Coimbra, 09 dez 2019 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, celebra, esta terça-feira, às 21h00, a Eucaristia da memória litúrgica de Nossa Senhora do Loreto.

A celebração é na “vetusta Capela do Loreto (do século XVI), a norte da Cidade de Coimbra”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco decretou, no passado mês de Outubro, que a celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria do Loreto fosse inscrita como “memória facultativa” no Calendário Romano Geral, a 10 de dezembro.

“Esta celebração ajudará a todos, especialmente as famílias, os jovens e os religiosos, a imitar as virtudes da perfeita discípula do Evangelho, a Virgem Maria, que concebendo a Cabeça da Igreja acolheu também a nós consigo” explicava a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé.

Na ocasião, será exposto um painel com a reprodução fotográfica, devidamente autorizada, da imagem original da Virgem Maria daquela Capela, que, atualmente, encontra-se na exposição permanente do Museu Nacional de Machado de Castro.

No final da Eucaristia, terá lugar o anúncio da campanha para o restauro do altar-mor renascentista daquele templo.

LFS

Partilhar:
Share