Coimbra, 15 Out 2020 (Ecclesia) – Para assinalar os 700 anos do Culto da Imaculada Conceição em Portugal realiza-se, este sábado, na antiga Igreja do Convento de São Francisco (Coimbra) um colóquio sobre esta temática que reúne um painel de especialistas em história e teologia.

A 17 de outubro de 2020 celebram-se os 700 anos do Decreto do Bispo de Coimbra, D. Raimundo Evrard, que instituiu o culto da Imaculada Conceição em Portugal, nomeadamente na Sé Velha de Coimbra, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa (das 09h30 às 18h30) é promovida pelo Cabido da Sé de Coimbra e o Centro Académico de Democracia Cristã e tendo em conta a restrições impostas pela pandemia, o evento foi organizado em modelo misto, presencial e online.

Na Nota Pastoral elaborada a propósito desta comemoração, D. Virgílio Antunes refere que “Coimbra faz parte irrenunciável desta história de acolhimento da Virgem Maria pela Igreja, pois, tanto nas manifestações da piedade popular como na reflexão académica de cariz teológico dá passos muito significativos.”

Para celebrar esta efeméride, a Diocese de Coimbra promove um conjunto de iniciativas, em parceria com diversas instituições da cidade – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Centro Académico de Democracia Cristã, Museu Nacional de Machado de Castro e União de Freguesias de Coimbra.

Para mais informações, deverá ser consultado o cartaz e o site da Diocese de Coimbra em: http://www.diocesedecoimbra.pt/noticias/700-anos-do-culto-da-imaculada-conceicao-em-coimbra:2275

LFS

Partilhar:
Share