Quando:
10 Março, 2021 todo o dia
2021-03-10T00:00:00+00:00
2021-03-11T00:00:00+00:00

Foto Bruno Rodrigues

Bragança, 10 Mar 2021 (Ecclesia) – O Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda (CCR-DBM) celebra hoje o sexto aniversário.

O centro está situado na vila de Sendim, em Miranda do Douro, e conta com uma equipa de “técnicos especializados que detêm formação académica exigida e experiência profissional na área”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os trabalhos focam-se nas áreas de talha dourada e policromada, escultura em madeira policromada, pintura de cavalete e sobre tábua, pintura mural, azulejaria, entre outras.

Atualmente, a equipa do CCR-DBM encontra-se “a intervencionar um retábulo barroco, espólio da Capela de Nossa Senhora de Jerusalém, paróquia de Sendim da Serra, Unidade Pastoral São Bartolomeu dos Mártires, em Alfândega da Fé”.

“Trata-se de um retábulo do século XVIII em talha dourada, com incalculável valor histórico-artístico”, refere o comunicado.

A intervenção iniciou-se pela desmontagem, dada a elevada degradação da estrutura do retábulo e será levada a cabo nas instalações do centro, até finalizar com a montagem.

Ao longo de três meses vão ser realizados “tratamentos de suporte, como limpeza mecânica, imunização e consolidação, revisão da estrutura, preenchimentos de lacunas e reconstituições volumétricas, e tratamentos da camada de policromia e dourada, como limpeza por meio de solventes, preenchimentos da camada de preparação e reintegração cromática”, salienta Joana Catarina Afonso, directora do CCR-DBM, ao site da diocese.

LFS

Partilhar:
Share