Braga, 20 mar 2019 (Ecclesia) – A primeira romaria de São Bento da Porta Aberta (Arquidiocese de Braga) realiza-se a 21 deste mês e assinala-se a morte de São Bento e a celebração do Dia Mundial das Florestas.

Para assinalar a efeméride celebra-se a eucaristia, às 11h00 na Cripta de São Bento da Porta Aberta, presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e “solenizada pelo Coro da Universidade Sénior de Vieira do Minho, sendo seguida por uma procissão eucarística”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Seis dias antes da morte mandou abrir a sua sepultura. Logo depois, atacado por umas febres, começou a ressentir-se do seu ardor violento. Como a enfermidade se agravasse dia a dia, no sexto fez-se conduzir pelos discípulos ao oratório e ali se fortaleceu para a partida deste mundo recebendo o Corpo e o Sangue do Senhor; e apoiando os seus enfraquecidos membros nos braços dos discípulos, permaneceu de pé com as mãos erguidas para o céu, e exalou o último suspiro entre as palavras da oração”, escreveu São Gregório Magno.

O Santuário de São Bento da Porta Aberta situa-se nas franjas rendilhadas da Serra do Gerês e é um lugar preferencial de culto ao fundador dos beneditinos.

LFS

Partilhar:
Share