Organização propõe uma iniciativa que «inquiete e traga luz ao ser humano»

Braga, 09 jun 2020 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Cultura, da Arquidiocese de Braga, está a organizar um Ciclo de Conferências online dedicado à ‘Espiritualidade, Arte e Poesia’, sobre ‘o ser humano procura o que está ao longe’, a partir de 22 de junho.

“Esta temática propõe um grito profundo inscrito no ser humano que o faz querer pensar um mundo melhor, que o faz levantar para percorrer novos caminhos, que lhe confere inspiração capaz de recriar a beleza de cada coisa, que o faz querer abraçar o genuíno, o transparente, o verdadeiro”, explica a organização num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O Departamento da Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga está a organizar o ciclo de conferências ‘Espiritualidade, Arte e Poesia – o ser humano procura o que está ao longe’, em parceria com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa; As seis sessões, em formato de videoconferência, começam às 21h30.

O ciclo quer promover “o gosto pela arte e pela poesia”, possibilitar a comparação de “modelos e códigos poéticos, estéticos e ideológicos” e que “ajude a criar em cada pessoa a consciencialização mais aprofundada da inter-relação entre a arte em geral, a poesia em particular e a espiritualidade”.

As conferências em formato de videoconferência começam no próximo dia 22, com o poeta António Carlos Cortez, sobre a ‘Arte e Espiritualidade na contemporaneidade’, e três dias depois, 25 de junho, o professor José Carlos Seabra Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da Igreja Católica, apresenta ‘Os pontos de convergência na Arte, na Poesia e na Espiritualidade’.

Para a terceira de seis sessões, foi convidado Pedro Sobrado, dramaturgista e presidente do Teatro Nacional São João, para refletir sobre ‘Espiritualidade e Arte: o ser humano procura o que está ao longe’, dia 29 de junho.

O escritor Mário Cláudio vai falar sobre ‘Espiritualidade e a Arte na transformação do tempo e do espaço’, dia 2 de julho, e o sacerdote e pintor Adelino Ascenso, superior-geral dos missionários da Boa Nova, apresenta ‘O lugar da Arte. O lugar da poesia e da pintura. O lugar da Vida’, no dia 6 do próximo mês, enquanto o ator e encenador Luís Miguel Cintra encerra o ciclo com o tema ‘Aprendizagem e competências comunicacionais por meio das artes’, a 9 de julho.

O comunicado informa ainda que o Ciclo de Conferências ‘Espiritualidade, Arte e Poesia’ está aberto “a todos que se identificam com a missão da Pastoral da Cultura de Braga”, as sessões em formato de videoconferência começam às 21h30, com número limitado de participantes e inscrição obrigatória – www.arquidiocese-braga.pt/culturaedialogo e www.facebook.com/culturabraga – e “é creditado como ação de formação para professores”.

CB/OC

Partilhar:
Share