Braga, 18 set 2019 (Ecclesia) – O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga começou o ano pastoral 2019/2020 e vai reunir todas as equipas arciprestais, “para potenciar a vivência do plano de atividades”, a 19 de outubro, no Centro Pastoral da Arquidiocese.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga informa que, ao longo do ano, e particularmente no contexto das suas reuniões mensais vão procurar “refletir” a partir da exortação do Papa Francisco ‘Cristo Vive’.

“Entre muitas atividades e solicitações”, do programa pastoral 2019/2020 destacam-se encontros destinados aos Arciprestados de Amares e Vila do Conde e Póvoa de Varzim e a Semana de Oração pelas Vocações.

Neste contexto, o departamento explica que a Semana de Oração pelas Vocações 2019, que “a Igreja vive e assinala em pleno Tempo Pascal”, na Arquidiocese de Braga centra-se no Arciprestado de Esposende.

A Exortação do Papa Francisco ‘Christus Vivit’, publicada na sequência do Sínodo dos Bispos dedicado aos ‘jovens, a fé e o discernimento vocacional’, vai “servir de base e de orientação para a atuação” do departamento.

O comunicado informa que “todas as atividades” vão ser “pensadas e concretizadas à luz” do programa pastoral que tem como tema ‘Levantar-se e Semear Esperança’ e como mote a frase “Transbordeis de Esperança, pela força do Espírito Santo”, da Carta de S. Paulo aos Romanos.

O novo Ano Pastoral 2019/2020 começou com uma reunião, esta segunda-feira, dia 16 de setembro, no Centro Pastoral da Arquidiocese.

A equipa do Departamento da Pastoral Vocacional, coordenada pelo padre Mário Martins conta com mais de 20 elementos, “foi reforçada com alguns novos membros”, e é composta por sacerdotes, consagrados e leigos, de diferentes institutos religiosos e de diferentes pontos da arquidiocese.

CB

Partilhar:
Share