Braga, 20 fev 2019 (Ecclesia) – O prior da Comunidade Monástica de Bose (Itália), Luciano Manicardi, vai proferir, esta quinta-feira, no Espaço Vita (Braga), às 21h15, uma conferência subordinada ao tema «Tecer Comunidades de Esperança».

Este evento insere-se na temática do atual ano pastoral e, apesar de os destinatários preferenciais da conferência, a iniciativa é aberta a todos os cristãos da Arquidiocese de Braga, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Luciano Manicardi é o prior da Comunidade Monástica de Bose e é também responsável pela formação dos noviços.

Nascido em 1957, formou-se em Bolonha com uma tese sobre o Salmo 68. Entrou na comunidade monástica de Bose em 1980, onde continuou os seus estudos bíblicos.

Em 1983 fundou a editora Edizioni Qiqajon, que publica textos de espiritualidade bíblica, patrística, litúrgica e monástica e em 2000, a Universidade de Turim concedeu-lhe um grau honorário em “Ciência Política”.

Membro do Conselho do Comité Católico para a Cooperação Cultural com as Igrejas Ortodoxas e Orientais do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, fez parte da delegação nomeada e enviada pelo Papa João Paulo II a Moscovo em Agosto de 2004.

Participou como especialista nomeado pelo Papa Bento XVI no Sínodos dos Bispos sobre a Palavra de Deus e sobre a Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã.

Em 2014, o Papa Francisco nomeou-o Conselheiro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

LFS

Partilhar:
Share