«Todos serão bem-vindos e estaremos prontos para os acolher garantindo as regras de segurança» – Cónego Hélder Fonseca Mendes
Angra do Heroísmo, Açores, 24 mar 2021 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. João Lavrador, vai presidir às celebrações da Semana Santa e do Tríduo Pascal, com a presença de pessoas, de 28 de março a 3 de abril, na Sé de Angra.
“Todos serão bem-vindos e estaremos prontos para os acolher garantindo todas as regras de segurança – uso de máscara e distanciamento físico – de forma a podermos celebrar este tempo”, disse o cónego Hélder Fonseca Mendes, paróco in solidum da Sé de Angra, ao portal ‘Igreja Açores’.
A Semana Santa começa com a celebração dos Ramos, este domingo, dia 28, com a bênção dos Ramos mas sem procissão, alterações adequadas à situação sanitária da pandemia da Covid-1, com duas celebrações.
O cónego Hélder Fonseca Mendes explica que as Missas são às 11h00 e às 18h00 para que “desfasadamente” as pessoas possam ter a possibilidade de participar “em segurança”.
D. João Lavrador vai presidir à Missa Crismal com clero da ilha Terceira, onde vão ser serão benzidos os santos óleos e renovadas as promessas sacerdotais, às 20h00 no dia 31 de março.
Na Quinta-feira Santa, dia 1 de abril, o bispo de Angra preside à Missa da Ceia do Senhor, sem rito do Lava-pés, às 20h00, seguida de uma “pequena” Vigília de Oração, entre as 21h00 e as 22h00.
No dia seguinte, Sexta-feira santa, às 15h00 vai ser celebrada a Paixão do Senhor, com adoração comunitária da Cruz, e, às 20h00, uma via-sacra, sem procissão, que, termina com um sermão, na igreja da Sé.
O bispo de Angra vai presidir à Vigília Pascal, com a bênção do lume novo e da luz, onde vai ser batizada uma catecúmena adulta, 20h30.
No dia 4 de abril, domingo de Páscoa vão ser celebradas duas Missas na Sé de Angra, às 11h00 e 18h00.
O sítio online diocesano ‘Igreja Açores’ informa que as principais celebrações do Tríduo Pascal e domingo de Páscoa vão ser transmitidas em direto pelos órgãos de comunicação social e pelos meios digitais: Na Quinta-feira Santa, a Missa da Ceia do Senhor, pela Vitec Azores; a Vigília Pascal, no Sábado Santo, na RTP Açores, e a Missa de Páscoa é transmitida pela Antena 1 Açores, o Rádio Clube de Angra e Vitec Azores.
D. João Lavrador destinou a renúncia quaresmal deste ano para a Cáritas diocesana e a Comissão Diocesana da Saúde para apoiar as vítimas do Covid-19.
CB/OC