Faro, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai começar este sábado, 23 de novembro, a visitas pastorais a oito paróquias que estão programadas para o ano 2019/2020.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha de Domingo’, adianta que D. Manuel Quintas começa a visita na Paróquia de Aljezur, este sábado preside à Eucaristia nas Alfambras, às 15h00, e duas horas mais tarde (17h00) na Carrapateira.

A abertura oficial da primeira visita pastoral deste ano é no dia seguinte, domingo, e o bispo diocesano vai presidir à Missa das 9h00 no Rogil, das 10h30 em Odeceixe e das 12h00 em Aljezur.

Até dia 1 de dezembro, vai visitar também as Paróquias da Bordeira, incluindo a comunidade da Carrapateira, e Odeceixe.

Ao longo da semana estão previstas reuniões com os Conselhos Económico e Pastoral, com os serviços da Paróquia de Aljezur, escuteiros, catequese (catequistas, crianças, pais), movimentos e grupo de catequese de adultos.

D. Manuel Quintas vai visitar também os doentes, a câmara municipal, as juntas de freguesia, a Santa Casa da Misericórdia, a Casa da Criança, os bombeiros, escolas, o Centro de Dia de Odeceixe e a creche do Rogil.

Durante o atual ano pastoral 2019/2020, o bispo do Algarve vai visitar ainda as paróquias da cidade de Faro, de 8 a 23 de fevereiro em 2020, e as da cidade de Loulé, de 8 a 22 de março.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ contextualiza que o Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Segundo o ‘Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos’, as visitas pastorais permitem “reavivar as energias dos obreiros evangélicos”, são uma “oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa”.

CB

Partilhar:
Share