Faro, 20 mai 2020 (Ecclesia) – O bispo do Algarve convidou o clero da diocese para a Missa Crismal, que vai presidir no Dia Mundial de Oração pela santificação dos sacerdotes, a 19 de junho, a partir das 10h00, na catedral de Faro.

“Convido-vos a nos encontrarmos todos, neste dia, para celebrarmos a Missa Crismal, com a bênção e consagração dos óleos e renovarmos as promessas sacerdotais”, escreveu D. Manuel Quintas, nas orientações para a reabertura das igrejas algarvias ao culto público.

Na Missa Crismal, que habitualmente é celebrada na manhã de Quinta-feira Santa, este ano foi adiada por causa das medidas de contenção da pandemia do coronavírus Covid-19 e a suspensão comunitária das Missas, os párocos vão receber os santos óleos – que são usados na administração de vários sacramentos, como Batismo e Unção dos Doentes – para as suas paróquias.

O bispo do Algarve assinala que o presbitério algarvio, na Eucaristia no dia 19 de junho, vai unir-se “a toda a Igreja em Dia Mundial de Oração pela santificação dos sacerdotes” e celebram também o Dia Diocesano do Clero, na solenidade do Coração de Jesus.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ divulga que o bispo do Algarve informou o clero algarvio da data da Missa Crismal nas orientações que publicou para a reabertura das igrejas algarvias ao culto público onde explica que situação “mais aliviada” a pandemia “continua a exigir empenho e participação responsável”.

CB/OC

Partilhar:
Share