Faro, 02 set 2019 (Ecclesia) – O acampamento regional (ACAREG) do Algarve do Corpo Nacional de Escutas (CNE) realiza-se de 03 a 08 de setembro no sítio do Vale das Almas, concelho de Faro, e este ano tem como tema «Lado a Lado És…», e como imaginário o «Tetris», um dos primeiros jogos eletrónicos de grande popularidade em todo o mundo.

“Uma peça sozinha não faz qualquer sentido, e nenhuma peça é mais importante que outra, sendo o objetivo do Tetris encaixar, lado a lado, várias peças, de diferentes formas e de diferentes cores, de modo a construir-se uma linha. Pode jogar-se infinitamente, e ninguém perde ou ganha porque não há limite! Também no escutismo, o estar sozinho não faz sentido. Cada um de nós é uma peça importante de uma construção maior, pois só lado a lado fazemos este grande Movimento que é o CNE”, pode ler-se na descrição do imaginário do ACAREG 2019.

O documento acrescenta ainda que os escuteiros, também de “formas diversas”, porque “todos diferentes uns dos outros”, constroem “laços” e realça que, “tal como no Tetris”, têm que “estar atentos” para conseguirem “construir e alcançar” os seus objetivos no escutismo, onde, “tal como no Tetris, ninguém ganha ou perde, porque o que verdadeiramente importa é a Amizade e a União”.

“Tal como no Tetris não há limites, porque podemos fazer sempre Mais e Melhor. Aqui, embora diferentes uns dos outros, construímos, lado a lado, um só coração que nos une e que simboliza a nossa amizade, a nossa fé e o nosso amor em Jesus. Lado a lado … vamos construir um Mundo Melhor!”, remata a organização.

O acampamento será constituído por cinco subcampos: Lobitos (escuteiros dos 6 aos 10 anos, pertencentes à I secção do CNE), Exploradores/Moços (escuteiros dos 10 aos 14 anos, respetivamente dos ramos terrestre e marítimo do CNE, pertencentes à II secção), Pioneiros/Marinheiros (escuteiros dos 14 aos 18 anos, respetivamente dos ramos terrestre e marítimo do CNE, pertencentes à III secção), Caminheiros/Companheiros (escuteiros dos 18 aos 22 anos, respetivamente dos ramos terrestre e marítimo do CNE, pertencentes à IV secção) e Bem-Estar (Serviços).

O ACAREG 2019 conta com a participação de quase todo o efetivo do CNE da região algarvia e o movimento, fundado em 1932 no Algarve pelo cónego José Augusto Vieira Falé, conta atualmente com 35 agrupamentos num total de quase 2.400 elementos.

LFS

Partilhar:
Share