Inscrições terminam esta quarta-feira, dia 27 de março

Angra do Heroísmo, Açores, 27 mar 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral Escolar da Diocese de Angra dinamiza uma romaria, entre a Escola das Laranjeiras e a igreja da Ribeirinha, na Ouvidoria da Ribeira Grande, a partir das 06h00 deste sábado, 30 de março.

A Romaria Escolar destina-se a alunos, auxiliares de educação professores e pais que queiram fazer a sua “caminhada penitencial” neste período da Quaresma e cada escola, na Ilha de São Miguel, tem “autonomia para fazer a sua própria caminhada”, divulga a Diocese de Angra.

‘Respeitar a tradição… Caminhar na luz’ é o tema da 18.ª romaria que a Pastoral Escolar dinamiza e dos objetivos destaca-se o entender e respeitar “uma tradição da religiosidade popular”, os participantes vão também pensar a escola como “um lugar de desafios pessoais” e realizar uma caminhada de “procura e afirmação de fé”, num “espaço de reflexão e comunicação”.

As inscrições terminam hoje, 27 de março, e segundo o programa, os romeiros vão fazer um “total de 25km” no próximo sábado: A caminhada começa às 06h00 (mais uma hora em Portugal continental e Madeira), na Escola das Laranjeiras, e terminam às 18h00, já depois da Eucaristia, na igreja da Ribeirinha, na Ribeira Grande.

“As romarias quaresmais açorianas terão surgido na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI na ilha de São Miguel”, e este ano um conjunto de 54 ranchos de Romeiros percorre as estradas do arquipélago até Quinta-feira Santa.

A Quaresma é um tempo de 40 dias, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, este ano dia 21 de abril.

“A Igreja percorre os caminhos da quaresma de olhar fixo em Cristo e na Sua Páscoa para poder renovar-se, despojar-se e viver em profundidade o amor a Deus e aos irmãos”, escreveu o bispo diocesano, D. João Lavrador, na sua mensagem para este tempo litúrgico.

O sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, lembra que esta Igreja local está a viver um ano pastoral 2018/2019 dedicado ao lema ‘Partilha, vem e segue-me’.

CB

Açores: Romaria Escolar recria «tradição com cerca de 500 anos»

Partilhar:
Share