Ponta Delgada, Açores, 20 mai 2019 (Ecclesia) – As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres (24 a 30 maio de 2019) vão ser presididas pelo núncio apostólico da Arménia e da Geórgia, o arcebispo D. José Avelino Bettencourt.

As festas do Senhor Santo Cristo começam no dia 24 com a habitual conferência de imprensa de apresentação da capa que a imagem irá envergar nos dias das procissões – sábado e domingo – e a apresentação do selo comemorativo dos 60 anos de elevação do Santuário.

De noite haverá a abertura das luzes na fachada da Igreja e do Convento, numa celebração no adro, presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador.

No sábado, dia 25, as atenções viram-se para o Campo de São Francisco onde decorre a procissão da mudança da imagem, durante a qual milhares de peregrinos cumprem as suas promessas.

No sábado, dia 25, as atenções viram-se para o Campo de São Francisco onde decorre a procissão da mudança da imagem, durante a qual milhares de peregrinos cumprem as suas promessas.

É nesta altura que a imagem é entregue à Irmandade pelas irmãs religiosas de Maria Imaculada.

A irmandade do Senhor Santo Cristo será a guardiã da imagem nas 24 horas seguintes, sendo responsável por todas as celebrações, nomeadamente, a mudança da imagem do convento para a Igreja de São José, à noite, para a vigília de oração e depois pelo seu regresso ao Convento para a missa campal de domingo.

Segue-se a Procissão solene pelas principais ruas de Ponta Delgada, passando por todas as ermidas e conventos do centro histórico da cidade, num percurso que demora sensivelmente quatro horas a ser feito.

A procissão termina no campo de São Francisco e nessa altura a Imagem é “devolvida” às irmãs que zelarão por ela durante todo o ano, ficando exposta no Coro Baixo do Convento da Esperança.

Às portas da festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no ano em que o Santuário celebra o 60º aniversário da sua elevação a Santuário diocesano, o reitor cónego Adriano Borges, destaca a missão para a nova evangelização dos santuários, e deste em particular.

As festas do Senhor Santo Cristo “são as mais importantes festas religiosas dos Açores e uma das maiores manifestações de fé em Portugal”.

LFS

Partilhar:
Share