Educação: Cursos «são vias de comunicação» para servir a sociedade, afirma bispo do Porto a milhares de finalistas

D. Manuel Linda presidiu à celebração da bênção das pastas, na Avenida dos Aliados

Porto, 06 mai 2024 (Ecclesia) – O bispo do Porto presidiu este domingo à Eucaristia da bênção das pastas dos finalistas universitários do Porto, na Avenida dos Aliados, destacando o papel dos cursos superiores ao serviço da sociedade.

“Os vossos cursos não vão ser uma espécie de escudos de defesa para subirdes mais em relação ao comum da sociedade. Os vossos cursos vão ser vias de comunicação para que estando na sociedade a sirvais, essa mesma sociedade. Dediqueis doação, porque quando há doação, há amor”, disse D. Manuel Linda aos estudantes.

Na celebração, em que participaram cerca de 10 mil pessoas, o bispo do Porto fez uma reflexão mais curta sobre a felicidade, expressão escutada no Evangelho, devido à chuva, não tendo lido a homilia preparada para a ocasião.

“É verdade que neste momento não está a chover, mas nada prova que não venha de um momento para o outro e já estais suficientemente molhados, não quero contribuir para mais sofrimento”, referiu.

Na homilia, D. Manuel Linda evocou o amor como o “segredo da felicidade” e pediu aos jovens para dedicarem doação, porque “porque quando há doação, há amor”.

“Se vos doardes, a sociedade vai responder-vos com aquilo que nós chamamos felicidade individual, de cada um de vós. Se pensardes em vós e não na sociedade, a felicidade pode não estar ao vosso alcance”, assinalou.

No Dia da Mãe, o bispo ressaltou a figura materna como um exemplo de serviço: “Ninguém se doou tanto a vós, vos amou tanto até este momento como as vossas próprias mães”.

“E de certeza absoluta também ninguém sente tanta alegria, tanta felicidade pelos vossos cursos como elas mesmas, isto é, o amor gera felicidade. Saibais vós dar esta mesma felicidade à sociedade, porque quem lucra sois vós”, sublinhou.

No final da intervenção, D. Manuel Linda pediu para que jovens se façam generosos para com a sociedade, porque dela vão receber “a alegria e o contentamento”.

A celebração terminou, debaixo de chuva, com o bispo diocesano a abençoar as pastas dos finalistas.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top