Dominicanos: Congresso em Roma assinala 800 anos de missão no mundo

Encontro dos frades pregadores com o Papa Francisco está marcado para sábado

Cidade do Vaticano, 17 jan 2017 (Ecclesia) – A congregação dos Dominicanos está reunida em Roma a celebrar 800 anos de existência, com um congresso dedicado ao tema “Enviados a pregar o Evangelho”.

De acordo com a Rádio Vaticano, o evento da Ordem dos Pregadores conta com a presença de 600 participantes e está a ser acolhido pela Universidade de São Tomás de Aquino, na capital italiana.

Ao longo desta semana, os religiosos querem “redescobrir a sua vocação” no mundo, contando para isso com um programa repleto de encontros, plenários e oportunidades de debate.

A missa de encerramento do evento, este sábado, vai ser presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São João de Latrão.

O mestre geral dos Dominicanos, frei Bruno Cadoré, destaca a necessidade de responder nestes dias a duas questões essenciais: “Como tornar a evangelização uma boa notícia” e “que serviço específico é que a Ordem, com a sua experiência e vivência, pode oferecer à Igreja no mundo?”.

Numa mensagem enviada durante um Capítulo Geral da Ordem, em julho de 2016, o Papa Francisco  sublinhou a importância da “misericórdia” como fator de credibilidade para a ação da Igreja Católica.

“O pilar que sustenta a vida da Igreja é a misericórdia: toda a sua ação pastoral deve ser envolvida pela ternura e nenhum anúncio ou testemunho no mundo pode ser privado da misericórdia”, escreveu na altura o Papa argentino.

O congresso que assinala os 800 anos da Ordem dos Pregadores pode ser acompanhado através da internet, no site dos dominicanos, em francês, inglês e espanhol.

Tem ainda a particularidade de estar aberto à intervenção do público em geral, através da ‘hashtag’ OP800.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top