D. Jorge Pina Cabral e os desafios ecuménicos de «pensar e realizar em conjunto» – Emissão 25-01-2024

O ecumenismo marcou cedo a pertença de D. Jorge Pina Cabral à Igreja Lusitana. Subir a Serra do Pilar para rezar o «Pai-nosso» com a comunidade católica, orientada na altura pelo padre Arlindo de Magalhães, surgia com naturalidade, na vida de um jovem nascido na tradição anglicana e que foi percebendo que a descoberta vocacional é um processo.

Não teve duas vidas, apesar de um amigo padre católico romano lhe ter dito isso mesmo: foi professor de Educação Física antes de ser padre ordenado o que lhe deu uma visão do mundo e da realidade. Mas antes já tinha atravessado o Muro de Berlim, contactado com as manifestações em Portugal que se opunham ao armamento nuclear ou ao ‘apartheid’ na África do Sul, atitudes que mostravam ao cidadão Jorge Pina Cabral que o seu compromisso político nascia do seu compromisso religioso.

Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos conversamos com o responsável pela Igreja Lusitana, de Comunhão Anglicana, em Portugal, que pede um «pensar e fazer» conjunto porque, diz, a sociedade «polarizada» necessita de sinais de unidade.

Partilhar:
Scroll to Top