Covid-19: Papa destaca impacto da pandemia na vida familiar dos profissionais de saúde

Francisco reza por todos os que sofreram perdas, nos últimos meses

Cidade do Vaticano, 27 dez 2020 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje no Vaticano para o impacto da pandemia na vida familiar dos profissionais de saúde.

“Penso nos médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde, cujo grande compromisso na primeira linha do combate contra a propagação do vírus teve repercussões significativas sobre a vida familiar”, indicou, na biblioteca do Palácio Apostólico, após a recitação do ângelus, com transmissão online.

No dia em que a Igreja Católica celebra a festa da Sagrada Família (primeiro domingo depois do Natal), Francisco evocou as famílias que, nos últimos meses, sofreram perdas ou “foram provadas pela pandemia”.

“Hoje confio ao Senhor todas as famílias, especialmente as mais provadas pelas dificuldades da vida e pelas chagas da incompreensão, da divisão. Que o Senhor nascido em Belém, ofereça a todas a serenidade e a força de caminhar unidos, pelo caminho do bem”, declarou.

Na sua reflexão deste domingo, antes da oração do ângelus, o Papa desafiou as famílias católicas “à colaboração para a construção de um mundo sempre novo e melhor”.

“A família evangeliza com o exemplo de vida”, observou.

Imitando a Sagrada Família, somos chamados a redescobrir o valor educativo do núcleo familiar: este exige estarmos fundados no amor, que regenera sempre as relações, abrindo horizontes de esperança. Na família é possível experimentar a comunhão sincera, quando ela é uma casa de oração, quando os afetos são profundos e puros, quando o perdão prevalece sobre as discórdias, quando a amargura a vida diária é suavizada pela ternura mútua e pela adesão serena à vontade de Deus”.

Falando de improviso, o Papa reforçou a necessidade de respeitar três palavras-chave na relação familiar: “com licença, obrigado, desculpa”.

“Se discutimos em família, que nunca termine o dia sem fazer as pazes”, acrescentou.

Francisco anunciou hoje a convocação de um ano especial dedicado à família, no 5.º aniversário da exortação ‘Amoris Laetitia’ (A alegria do amor), resultado de duas assembleias do Sínodo dos Bispos.

OC

«Urbi et Orbi»: Papa dirige-se às famílias afetadas pela pandemia e pede vacinas para todos (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top