Covid-19: Pandemia revelou «fragilidades» de mundo em crise – Juan Ambrósio

Docente da Faculdade de Teologia sublinha proposta de mudança «global» do Papa Francisco, a partir da «cultura do cuidado»

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 05 jan 2021 (Ecclesia) – Juan Ambrósio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), disse à Agência ECCLESIA que a pandemia veio revelar as “fragilidades” de um mundo que já se encontrava em crise

“O que é que este território inóspito nos revela? As nossas fragilidades, deste mundo que estávamos a construir, onde estamos a viver, que tem enormes diferenças, muitos ritmos, com pessoas totalmente esquecidas, periferias ignoradas. Todas essas fragilidades vieram ao de cima”, refere o docente, convidado desta semana para as edições do programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública (22h45).

O teólogo considera que a pandemia foi um território desconhecido, numa sociedade “tão tecnológica”, questionando o “sentido do viver” de um mundo que não vive como “uma só humanidade”.

Esta crise também revelou “coisas positivas”, com gestos de solidariedade e de mobilização, como aconteceu no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.

Juan Ambrósio fala do sonho de uma “nova humanidade” proposto pelo Papa, num exercício de olhar para o mundo para além das próprias fronteiras.

“Precisamos de gente que tenha a capacidade de olhar global”, sustenta

Para o professor de Teologia da UCP, Francisco tem o projeto de “colocar as periferias no centro”, promovendo uma “mudança de paradigma”: “Que o centro se organize, se pense e aja por causa das periferias”.

A mensagem para o Dia Mundial da Paz 2021 propõe uma “gramática do cuidado”, com referências para “declinar” esta linguagem.

“O exercício do cuidado tem modulações que devem ser realizadas, não é apenas fruto do acaso, uma questão de moda”, indica o entrevistado.

Juan Ambrósio destaca um “programa de ação, que não é só social, mas também tem de ser lida de um ponto de vista político”.

O docente da UCP é entrevistado, de segunda a sexta-feira, sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz de 2021 e as propostas de Francisco para uma nova humanidade.

OC

Dia Mundial da Paz 2021: Papa defende novo rumo para a globalização, por um mundo mais humano

 

Partilhar:
Scroll to Top