Cooperação: Políticos, escritores e futebolistas dão a cara pelos «Presentes Solidários»

Onze personalidades públicas apadrinham ofertas para populações de países lusófonos e do Sudão do Sul, o mais recente Estado do mundo

Lisboa, 06 dez 2011 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC) apresenta hoje em Lisboa a campanha “Presentes Solidários”, apoiada por 11 personalidades públicas, como a mulher do primeiro-ministro, Laura Garcês Ferreira, Marcelo Rebelo de Sousa e José Diogo Quintela.

A lista de padrinhos inclui o embaixador António Monteiro, a escritora Alice Vieira, a jornalista Maria João Avillez, a presidente nacional do Ano Europeu do Voluntariado, Fernanda Freitas, o antigo guarda-redes Vítor Baía, o atual titular da baliza do Sporting, Rui Patrício, o nadador Miguel Arrobas e o cantor Tito Paris, revela uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Os presentes solidários destinam-se a necessidades de populações carenciadas de países lusófonos (Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), bem como ao Sudão do Sul, o mais recente Estado do mundo.

As receitas serão entregues pela Fundação aos seus parceiros locais, responsáveis por comprar e entregar bens como vacas, medicamentos, manilhas de água, caixas de costura, livros, material didático e escolar, refeições, conjuntos de saúde e instrumentos musicais.

A compra dos presentes é feita em nome de uma pessoa conhecida, tornando-se uma oferta dupla ao beneficiar as populações e o familiar ou amigo que será considerado o doador da prenda, cujo valor começa nos sete euros, com a maleta de medicamentos para a Guiné-Bissau.

As dádivas mais dispendiosas são a formação musical para crianças de Cabo Verde (22 euros) e a vaca (225 euros), que será oferecida à tribo Mundari, no Sudão do Sul, o único país contemplado com dois dos 10 presentes disponíveis.

As ofertas, que podem ser adquiridas até 6 de janeiro na internet, “vão ao encontro de áreas tão importantes como a educação, a saúde e as infraestruturas e são comprados em cada país, a fim de promover o comércio local”, salienta o comunicado de imprensa.

A apresentação da iniciativa aos jornalistas decorre às 17h00 na Livraria Ferin (Rua Nova de Almada nº 72, Chiado), anuncia a FEC, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) criada em 1990 pela Igreja Católica em Portugal.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top