«Conversas Além-fronteiras»: «Não consigo estar a rezar no meu convento e sentir que estão pessoas a bater à porta, com necessidades» – Irmã Domingas Trindade (c/vídeo)

Religiosa em missão na ilha de Santiago, em Cabo Verde, revela existência de problemas de toxicodependência e alcoolismo aumentando a delinquência juvenil

Lisboa, 22 out 2020 (Ecclesia) – A irmã Domingas Trindade, Missionária Reparadora do Sagrado Coração de Jesus, disse à Agência ECCLESIA que Cabo Verde vive problemas sociais como a  “toxicodependência e alcoolismo que levam à delinquência juvenil” e em tempo de pandemia a “pobreza aguda” das famílias.

“Neste bairro, na zona de Achadinha, temos o problema da toxicodependência, depois associada ao alcoolismo, que leva a delinquência e isso é uma preocupação muito grande na integração dos jovens, depois a pobreza aguda de famílias, agora agravada pelo contexto da pandemia”, conta.

A Missionária Reparadora do Sagrado Coração de Jesus, em missão na cidade da Praia, na ilha de Santiago, Cabo Verde, conta que os pedidos de ajuda aumentaram muito em tempo de pandemia e que “procuram atender às pessoas articulando com o apoio do Estado”. 

“No nosso convento conseguimos apoio e distribuir cestas básicas às famílias, porque a gente sabe que as pessoas estão com fome, abalados, e em situação de angústia e incerteza; eu não consigo estar em casa, a rezar no meu convento e sentir que estão pessoas a bater à porta, com necessidades de apoios”, refere. 

A religiosa e assistente social vive esta realidade com muita preocupação e, com as colaboradoras do centro educativo da congregação, organizaram “visitas domiciliárias para perceber a verdadeira realidade dos pais das crianças”.

A irmã Domingas Trindade explicou ainda que o carisma da congregação é a “reparação” e a catequese é a grande aposta, uma vez que os desafios pastorais na ilha são muitos. 

“A cidade da Praia tem sido devastada pelas seitas, uma grande preocupação, por isso temos novas paróquias para concretizar uma pastoral de proximidade e não deixar os cristãos perderem a identidade; outro desafio são as famílias que, através do movimento Equipas de Nossa Senhora, trabalhamos na formação dos casais para empoderamento e aquisição de identidade cristã forte”, descreve.

Natural de Cabo Verde, e ali em missão, considera que é “um miminho que Deus” lhe deu e sabe, que em breve, partirá para outra ilha. 

No mês de outubro missionário, assim designado pela Igreja Católica, a Agência ECCLESIA apresenta as «Conversas Além-fronteiras», que trazem a missão desenvolvida em diferentes pontos do mundo; serão transmitidas e publicadas online, às 17h00, e no programa Ecclesia, na rádio Antena 1, pelas 22h45.

SN

Partilhar:
Scroll to Top