Coimbra: Dia Cáritas lembrou 126 projetos sociais e valorizou o trabalho dos 950 colaboradores

Presidente Manuel Antunes alertou para as »problemas orçamentais nunca antes sentidos»

Coimbra, 18 nov 2023 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu esta sexta-feira, pela primeira vez, o Dia Cáritas para homenagear os três anteriores presidentes da instituição, distinguir os colaboradores com mais de 35 anos na casa e assinalar a sua “importância para região”.

No início da sessão, o presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Manuel Antunes, disse que a organização é a “maior de todas as Cáritas diocesanas portuguesas”, quer em termos orçamentais, quer no número de colaboradores, concretizando a sua ação em 126 serviços sociais que se desenvolvem em 26 municípios, 17 do distrito de Coimbra e 9 de distritos vizinhos.

A sessão comemorativa do Dia da Cáritas Diocesana de Coimbra lembrou o padre António Sousa, presidente da instituição desde 1967 até 2005, que foi o gradne “impulsionador” dos projetos que mantem na atualidade, assim como os dois sacerdotes que lhe sucederam, o padre Aníbal Castelhano e o padre Luís Costa.

O atual presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra alertou para os “problemas orçamentais nunca antes sentidos” pela instituição, assim como para os que afetam os recursos humanos dos vários projetos, seja pela “insuficiência” de colaboradores, seja pelas “desigualdades salariais” que, tendo em conta “a dimensão e as dificuldades orçamentais”, não consegue ultrapassar.

Manuel Antunes lembrou os 950 trabalhadores e colaboradores da Cáritas Diocesana de Coimbra, uma “grande empresa”, e sublinhou o valor do “significado social e humano” da homenagem que foi prestada aos que estão há mais de 35 anos na instituições.

A realização do Dia da Cáritas Diocesana de Coimbra está calendarizado para o dia 4 de outubro de cada ano, dia de São Francisco de Assis, tendo sido adiado este ano para a última sexta-feira, dia 17 de novembro, por causa da realização da Assembleia do Sínodo dos Bispos, em Roma, onde esteve o bispo de Coimbra.

Presente na sessão, D. Virgílio Antunes valorizou o trabalho da Cáritas com a população emigrante que chega à região Centro de Portugal e desejou que o Dia Cáritas contribua para “reforçar o espírito Cáritas”.

“As instituições perduram no tempo quando são capazes de preservar a sua verdadeira identidade, contida nesta expressão, o verdadeiro espírito Cáritas Diocesana de Coimbra”, afirmou.

A sessão do Dia da Cáritas Diocesana de Coimbra contou também com uma comunicação do comentador Luís Marques Mendes.

PR

Partilhar:
Scroll to Top