Cinema: Vaticano recebe antestreia de filme sobre primeiro sacerdote coreano

Santo André Kim Taegon (1821-1846), mártir, estudou em Macau

Cidade do Vaticano, 16 nov 2022 (Ecclesia) – O Vaticano recebe hoje a antestreia do filme ‘A Birth’ (Um nascimento), sobre o primeiro sacerdote coreano, Santo André Kim Taegon (1821-1846), mártir, que estudou em Macau.

O Papa Francisco cumprimentou um grupo de coreanos, incluindo os produtores do filme, após a audiência pública semanal, na Praça de São Pedro.

A obra do realizador Park Heung-sik, que conta com o ator Yoon Si-Yoon no papel principal, tem lançamento previsto nos cinemas coreanos para 30 de novembro.

Em agosto de 2021, por ocasião do bicentenário de nascimento de André Kim, Francisco falou do santo coreano como “uma testemunha exemplar de fé heroica e um apóstolo incansável da evangelização em tempos difíceis, marcados pela perseguição e pelo sofrimento do seu povo”.

O portal de notícias do Vaticano recorda que o jovem sacerdote foi vítima da “opressão religiosa” durante a Dinastia Joseon, tendo sido condenado à morte por decapitação, em 1846.

André Kim, o seu pai e outros 101 mártires foram proclamados santos por João Paulo II em 1984, por ocasião do segundo centenário da fundação da Igreja Católica na Coreia.

Outros 124 católicos foram beatificados pelo Papa Francisco a 16 de agosto de 2014, durante a sua viagem apostólica à Coreia do Sul.

A primeira Missa pública dessa visita foi em Daejeon, localidade onde nasceu Santo André Kim Taegon.

OC

Partilhar:
Scroll to Top