Calendário

Mai
21
Sex
Algarve: Sobrevivente de leucemia faz caminhada solidária de Lagos a Fátima
Mai 21 todo o dia

Faro, 13 mai 2021 (Ecclesia) – O sobrevivente de leucemia, Ricardo Martins, vai realizar uma caminhada entre Lagos e Fátima, de 14 a 21 deste mês, com o duplo objetivo de cumprir a promessa por ter vencido o cancro e angariar cem mil euros para a casa de acolhimento «Porto Seguro», da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL).

Aos 31 anos, Ricardo Martins descobriu que tinha leucemia das células pilosas, considerada, na altura, um tipo muito raro de leucemia.

“Em 2004, quando me foi diagnosticada leucemia, uma das promessas que fiz a mim mesmo caso vencesse o cancro foi que iria caminhar até Fátima”, lê-se num comunicado da APCL enviado à Agência ECCLESIA.

Determinado a cumprir a promessa este ano, decidiu apoiar um projeto com o qual se identificasse e angariar fundos.

Com partida marcada para 14 de maio e chegada prevista para 21 de maio, o percurso entre Lagos (Diocese do Algarve) e Fátima totalizará mais de 340 quilómetros a pé.

A iniciativa pode ser acompanhada nas páginas de Facebook e Instagram da APCL, assim como na página de Facebook da própria ação.

O projeto “Casa Porto Seguro” da APCL consiste numa casa de acolhimento em Lisboa destinada a doentes hemato-oncológicos, a transplantar ou em fase de terapêutica, e respetivo agregado familiar, para que durante o período de tratamentos e isolamento inerente à recuperação do doente, criança ou adulto, a família possa estar próximo e acompanhar, proporcionando assim o suporte emocional fundamental à recuperação.

LFS

 

Mai
26
Qua
Pastoral Universitária: Apresentação e debate sobre a «Economia de Francisco» no Algarve
Mai 26@21:00

Faro, 14 mai 2021 (Ecclesia) – A Capelania da Universidade do Algarve (UALG), em parceria com a ACEGE Next, da Associação de Cristã de Empresários e Gestores, promove uma sessão de apresentação e debate sobre a ‘Economia de Francisco’ dia 26 de maio, pelas 21h00.

O jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, informa que a sessão conta com a presença de Joana Castro e Costa, diretora executiva do Leadership for Impact – Knowledge Center da Nova SBE (School of Business and Economics)), e o professor Ricardo Zózimo, da NOVA SBE.

A Capelania da UALG contextualiza que o projeto ‘Economia de Francisco’ nasceu após o convite do Papa Francisco aos jovens para repensarem uma “economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta”.

Em Portugal, este movimento mundial, mobiliza profissionais, investigadores, empreendedores, estudantes e jovens que querem “desafiar, refletir e agir” para uma economia mais centrada “no amor e no cuidado, com S. Francisco de Assis como inspiração”.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa ainda que a sessão de apresentação e debate sobre a ‘Economia de Francisco’, promovido pela Capelania da UALG, a partir das 21h00, do próximo dia 26, realiza-se na plataforma zoom e as inscrições já estão a decorrer online.

Esta iniciativa conta com a parceria da ACEGE Next, o núcleo que representa a geração entre os 20 e os 40 na Associação de Cristã de Empresários e Gestores.

CB