Calendário

Fev
11
Qui
Évora: Livro «Advento com D. Manuel Mendes da Conceição Santos» ajuda a preparar o Natal
Fev 11 todo o dia

Évora, 27 Nov 2020 (Ecclesia) – A Postulação da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus D. Manuel Mendes da Conceição Santos, a fim de preparar a celebração do centenário da entrada do antigo arcebispo em Évora (11 de fevereiro de 2021) lança a primeira obra da «Coleção D. Manuel Mendes» com o título «Advento com D. Manuel Mendes da Conceição Santos».

O livro está organizado para ajudar o leitor a fazer a sua caminhada até ao Natal, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com 190 páginas, este pequeno livro apresenta-se em formato de livro de bolso (A6) e tem o preço simbólico de cinco euros.

Com a publicação deste e de outros livros da «Coleção D. Manuel Mendes» que vão ser apresentados faseadamente, a postulação deseja dar a conhecer a vida, a obra, a espiritualidade de D. Manuel Mendes da Conceição.

D. Manuel Mendes da Conceição Santos (1876-1955) dedicou-se sobretudo à evangelização das comunidades e ao desenvolvimento das vocações sacerdotais na região e esteve na Arquidiocese de Évora (1920-1955).

No dia 4 de junho de 1920 foi nomeado bispo-coadjutor do arcebispo de Évora, D. Augusto Eduardo Nunes, entrando definitivamente a 11 de fevereiro de 1921.

LFS

Évora: Sítio na internet permite conhecer vida e obra de D. Manuel Mendes Santos

 

Mar
25
Qui
Igreja: Congresso sobre os 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal
Mar 25_Mar 27 todo o dia

Vila Viçosa, 27 Nov 2020 (Ecclesia) – Para comemorar os 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal vai realizar-se, de 25 a 27 de março de 2021, em Vila Viçosa (Arquidiocese de Évora) o congresso internacional «Mulher, Mãe e Rainha».

O congresso conta com a presença de vários investigadores de diferentes áreas de estudo e provenientes de diferentes academias, portuguesas e internacionais, de onde se destacam, “para além das universidades portuguesas, várias academias e institutos do Vaticano”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Historiografia – estudos sobre um tema maior; fundamentos bíblicos e discurso parenético; representações institucionais, plásticas e artísticas; marcas marianas na cultura dos povos; religiosidade popular, discursos teológicos e vivências cultuais são os eixos temáticos do congresso «Mulher, Mãe e Rainha».

Sendo a figura da Virgem Maria tomada como “bandeira de diferentes tipos de pensamento, vão passar pelo congresso análises e posicionamentos intelectuais muito diversos, mostrando a premência do tema no contexto de uma sociedade tão complexa como é a sociedade atual”.

Para a realização do congresso, associaram-se ao IPPEM (O Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia) a Arquidiocese de Évora, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, o Santuário de Vila Viçosa, o Santuário do Sameiro e o Santuário de Fátima, além de vários institutos e centros de investigação científicos.

O Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM) tem como principal objetivo promover o estudo sobre a Padroeira de Portugal, nas mais diversas perspetivas culturais e científicas.

LFS