Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
16
Ter
Santarém: Aniversário da diocese e lançamento do ano pastoral
Jul 16@21:00

Santarém, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém celebra, dia 16 deste mês, os 44 anos da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé e vai ser lançado o novo ano pastoral.

O bispo diocesano, D. José Traquina, convida as comunidades a estarem presentes na Sé de Santarém nesse dia, às 21h00, e vai entregar a representantes dos conselhos pastorais das paróquias a nova carta pastoral, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Traquina apela à presença dos membros dos conselhos pastorais de cada paróquia, de cada movimento e instituto religioso na diocese, “de modo que estes preparem os seus programas pastorais respetivos em consonância com a proposta da Diocese de Santarém”, lê-se.

LFS

Jul
19
Sex
Santarém: Museu diocesano promove observação astronómica noturna
Jul 19@22:00

Santarém, 11 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém promove, dia 19 de julho, uma observação “astronómica noturna” para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua.

Esta atividade decorre entre s 22h00 e as 24h00 e a observação é no pátio interior e na torre medieval daquele local, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A observação é “acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia e visita guiada ao céu”, onde se identificarão os objetos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação.

O evento, sob a responsabilidade técnica da empresa «Via Láctea», decorre no pátio interior e na torre medieval do “grande complexo do antigo Colégio Jesuíta de Santarém”, onde os participantes poderão subir para observar a Lua e “disfrutar da vista noturna para a cidade de Santarém”, realça a nota.

LFS

Jul
26
Sex
Santarém: Museu diocesano promove «tarde de fados» no Dia dos Avós
Jul 26 todo o dia

Santarém, 15 jul 2019 (Ecclesia) – Para comemorar o Dia de São Joaquim e Santa Ana (Dia dos Avós), o Museu Diocesano de Santarém disponibiliza aos visitantes, “em especial ao avós e netos”, um conjunto de atividades que decorrerem durante o dia 26 deste mês, no Pátio da Cisterna daquele museu.

A tarde vai ser animada com uma sessão de fados, com a presença dos fadistas: Natália Ferreira e José Neves, acompanhados na guitarra portuguesa e na viola por Diogo Ferreira e Rui Girão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O acesso às atividades “é gratuito para avós e netos” e para obterem o seu “passaporte de acesso” convidam-se os avós a partilhar com o museu uma memória de infância, uma tradição da sua terra natal, uma lenda, um conto, uma cantiga, uma foto antiga ou uma foto com os netos.

LFS