Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Set
24
Ter
Santarém: Jornadas de formação do clero rumo ao cinquentenário da diocese
Set 24_Set 26 todo o dia

Santarém, 17 set 2019 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. José Traquina, faz a conferência de encerramento, dia 26 deste mês, nas jornadas de formação do clero desta diocese,

As jornadas de formação do clero da Diocese de Santarém realizam-se de 24 a 26 deste mês (Centro Diocesano de Pastoral) e a primeira conferência tem como tema «“À porta com Jesus” (Mc 1,33). O acolhimento pastoral nos Evangelhos» e proferida pelo padre Mário Sousa (Diocese do Algarve), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Identidade e Missão dos fiéis leigos no pontificado do Papa Francisco» pelo padre Arlindo Miguel (Diocese de Santarém) e «Ecologia Integral: desafios da Laudato si» por Margarida Alvim (Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade) são os temas a refletir também no primeiro dia.

No segundo dia, Graça Franco (Rádio Renascença) fala sobre «Um olhar sobre a Europa» e o padre Joaquim Ganhão (Diocese de Santarém) aborda a temática «O desafio missionário da Iniciação cristã: Catecumenado de adultos», lê-se.

Para além da conferência final, o padre jesuíta Lourenço Eiró reflete, no último dia, sobre «O discernimento espiritual como instrumento da ação pastoral» e A liderança a Missionário».

LFS

Nov
23
Sáb
Portugal: Quinto Encontro Nacional de Leigos decorre em Santarém
Nov 23 todo o dia

Santarém, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O quinto encontro nacional de leigos vai decorrer na cidade de Santarém, dia 23 de novembro, e vai ter como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

Esta iniciativa, promovida pela Conferência Nacional de Apostolado de Leigos, vai ter debates durante a manhã e a tarde vai ser preenchida com propostas “diferenciadas para os participantes” que vão passar por um “espaço de oração, sugestões culturais, reflexão, conversas e workshops”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro decorreu em Coimbra, em 2013, e teve como tema «Cultura do Encontro na Igreja e no Mundo Contemporâneo» e, o último, em 2017, teve lugar em Viseu e teve como pilar «Este é o tempo para esperar contra toda a esperança, para trabalhar pela justiça e pela paz, para amar as pessoas, para amá-las uma a uma».

Em relação ao programa de 2019, a Conferência Nacional de Apostolado de Leigos (CNAL) vai atualizando o seu site com as propostas.

LFS