Calendário

Jul
16
Qui
Santarém: Bispo preside à Missa Crismal no aniversário da criação da diocese
Jul 16@19:00

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Santarém, 08 jun 2020 (Ecclesia) – O bispo de Santarém vai presidir à Missa Crismal, que não se realizou na Quinta-feira Santa por causa da pandemia, pelas 19h00, do dia 16 de julho, na Sé.

“Todos os presbíteros são convidados a renovar os seus compromissos da ordenação sacerdotal”, escreveu D. José Traquina sobre a Missa Crismal, numa carta enviada ao clero da diocese escalabitana.

A Diocese de Santarém lembra que devem estar presentes os padres desta Igreja local, os diáconos permanentes e um representante por cada paróquia.

D. José Traquina vai presidir à Eucaristia no próximo dia 16, pelas 19h00, na Sé; A Missa Crismal que era para ser celebrada em Quinta-feira Santa foi adiada por causa da pandemia do coronavírus Covid-19.

Neste dia, a Diocese de Santarém celebra o 45.º aniversário da sua criação pelo Papa Paulo V, em 1975.

O território que constitui a diocese escalabitana foi separado do Patriarcado de Lisboa, onde formava, desde 29 de maio de 1966, a Região Pastoral de Santarém; A Diocese de Santarém tem cerca de 3 mil quilómetros quadrados, e abrange 13 dos 21 concelhos do distrito.

CB