Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
24
Seg
Igreja/Cultura: Exposição «Nuno, o Homem e o Santo» em Ourém
Jun 24 todo o dia

Ourém, 18 jun 2019 (Ecclesia) – Na data de nascimento de D. Nuno Ávares Pereira, 24 de junho, vai ser inaugurada, pelas 17h00, no auditório cultural dos Paços do Concelho de Ourém, a exposição coletiva «Nuno, o Homem e o Santo».

Esta iniciativa, com o apoio do município, insere-se num conjunto mais alargado de propostas que a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém tem vindo a realizar no sentido de divulgar e fazer memória de pessoas, naturais ou residentes, que se destacaram na vivência de valores humanos e cristãos, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste contexto, vários artistas oureenses (Ana Oliveira, Conceição Mendes, Gabriel Lagarto, Lena Perdigão, Nuno Gaivoto e Roberto Chichorro) foram desafiados a trabalhar a figura do Santo Condestável “em toda a riqueza e complexidade da sua personalidade”.

Com esta iniciativa, que pode ser visitada até 11 de agosto, pretende-se também evocar os dez anos da sua canonização (26/4/2019) e os 100 anos da sua beatificação (23/12/1918) e assinalar a inauguração oficial da remodelação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, principal via de comunicação da cidade de Ourém.

LFS

 

 

Jun
29
Sáb
Leiria: Diocese promove jornada sobre dinâmicas de liderança
Jun 29 todo o dia

Leiria, 13 mai 2019 (Ecclesia) – O dirigente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), João Pedro Tavares, vai orientar, dia 29 de junho, em Leiria, uma jornada sobre dinâmicas de liderança.

«Da manutenção à missão, despertar para o coração do Evangelho» é o tema que serve de mote para “motivar e formar para uma liderança eclesial dinâmica e missionária, incentivar a partilha de tarefas e o trabalho em equipa (corresponsabilidade) e suscitar um processo de renovação e mudança” na Diocese de Leiria-Fátima, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A jornada tem lugar na aula magna do Seminário de Leiria, no dia 29 de junho, das 09h30 às 18 horas e tem como destinatários os padres, colaboradores da cúria diocesana, membros dos conselhos pastorais e económicos paroquiais, superiores das comunidades de vida consagrada, e outros agentes de pastoral.

LFS

Ago
15
Qui
Igreja/Cultura: Espetáculo sobre a vida e obra do padre Manuel Formigão
Ago 15@15:30

Fátima, 24 jun 2019 (Ecclesia) – O espetáculo «Magnificat – Padre Formigão, O Apóstolo de Fátima» vai ser apresentado, dia 15 de agosto, às 15h30, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima.

O espetáculo é concebido pela «Vortice Dance Company» com direção artística dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, e é uma encomenda da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima para celebrar os 70 anos da aprovação Canónica da Congregação, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os coreógrafos, o trabalho artístico será “mais uma oportunidade de dar a conhecer a vida e obra do Padre Formigão, personalidade ímpar na história de Fátima”, lê-se

“Fazendo uso de diversas valências artísticas, pretendemos sublinhar nesta obra a importância do Cónego Formigão na história e na mensagem de Fátima, já que o seu papel se destacou desde os primeiros contactos e interrogatórios aos Pastorinhos, na investigação e divulgação da mensagem de Fátima e na fundação de uma congregação religiosa”, referem Cláudia Martins e Rafael Carriço.

O espetáculo “colocará em evidência três das principais caraterísticas do nosso fundador: Homem de Deus, Apóstolo de Nossa Senhora de Fátima e Fundador da nossa Congregação”, sublinha a irmã Ana Paula Rodrigues Teixeira, superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

Recorde-se que, no contexto do processo de canonização, o Papa Francisco declarou Venerável o Padre Manuel Nunes Formigão, a 14 de abril de 2018.

LFS