Calendário

Mai
16
Sáb
Leiria: Pastoral Juvenil cria o grupo F5 para preparar o crisma
Mai 16 todo o dia

Leiria, 18 nov 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima (SDPJ) lançou a proposta F5, grupo de preparação para o crisma, destinado aos jovens que se estão a preparar para este sacramento.

Esta “novidade” pretende ajudar os jovens a frequentar o 10º ano da catequese e “com vontade de fazer um caminho sério de busca interior de Deus, com as dúvidas e inquietações próprias”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A proposta alia três dimensões: preparação para o crisma, percurso de aprofundamento da fé e integração num grupo diocesano e prevê três encontros: 7 de dezembro; 15 e 16 de fevereiro e 16 de maio.

LFS

Jul
25
Sáb
Leiria: Jovens da diocese fazem festa em Porto de Mós
Jul 25_Jul 26 todo o dia

Leiria, 04 Mar 2020 (Ecclesia) – A localidade de Porto de Mós (Diocese de Leiria-Fátima) vai acolher, dias 25 e 26 de julho, a festa da juventude, um dos projetos de D. António Marto e da diocese de Leiria-Fátima assumidos para o biénio pastoral.

Este evento conta “particularmente com o apoio da paróquia de Porto de Mós, a Câmara Municipal daquele concelho e várias instituições que têm mostrado grande entusiasmo com a sua realização”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para estes dois dias estão “a ser preparadas várias dinâmicas ao estilo de um festival”.

Os jovens farão o check-in na festa da juventude, na vila de Porto de Mós, a partir das 09h00 de 25 de julho e, durante o dia, os participantes vão poder escolher entre os cerca de 20 workshops que vão decorrer em vários pontos da localidade.

Estão previstos “workshops de música, atividades radicais, desporto, oração, meditação, teatro, escape room, auto-conhecimento, arte, entre outras surpresas”, lê-se

O domingo começa com a missa campal no Jardim da Esplanada, presidida pelo bispo D. António Marto e de tarde realiza-se o «MC’Fest», festival da canção de mensagem cristã da diocese.

LFS

Leiria-Fátima: «Sente a vida» é o convite da Festa da Juventude
Jul 25@9:00_Jul 26@19:00

Organização propõe «um dia com uma família de acolhimento» como nas Jornadas Mundiais da Juventude

Leiria, 21 fev 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima está a preparar a Festa da Juventude, com o lema ‘sente a vida’, com várias dinâmicas “ao estilo de um festival” para os dias 25 e 26 de julho, em Porto de Mós.

“Agora chegou a vez de serem os jovens os protagonistas da festa pelo que pretendemos encerrar em ambiente de festa estes dois anos que a diocese dedicou particularmente à pastoral juvenil e promover o encontro dos jovens da diocese, sem esquecer as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ 2022 Lisboa) que se aproximam”, assinala a equipa organizadora.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Leiria-Fátima realça a realização da Festa da Juventude é um dos projetos do seu bispo, o cardeal D. António Marto.

Segundo o programa, os jovens podem fazer o check-in a partir das 09h00, de 25 de julho, e, durante o dia, podem escolher entre cerca de 20 workshops, como música, atividades radicais, desporto, oração, meditação, teatro, escape room, autoconhecimento, arte, em vários locais de Porto de Mós, e há também a possibilidade de “celebrar o sacramento da Reconciliação no Parque Verde”.

Ainda durante o primeiro dia estão previstos concertos de rua e “o grande momento musical” é o concerto da Banda Missio, também no Parque Verde, e o sábado termina com um concerto orante.

No domingo, dia 26 de julho, o bispo D. António Marto preside à Missa campal, no Jardim da Esplanada, depois segue-se um almoço convívio e a Festa da Juventude da Diocese de Leiria-Fátima termina com o ‘MC’Fest’, o festival da canção de mensagem cristã diocesano, com o anúncio do vencedor do festival.

A Câmara Municipal de Porto de Mós cedeu o pavilhão desportivo para os jovens inscritos pernoitarem, acompanhado por adultos responsáveis, e as refeições doo encontro vão ser confecionadas pelos pais do Agrupamento de Escuteiros local.

Segundo o comunicado, qualquer jovem com mais de 15 anos (nascido em 2005) pode inscrever-se e vão ser apresentadas propostas direcionadas para as várias faixas etárias, a inscrição tem um valor de dez euros (10€) onde recebem o “kit de participante”, com todas as refeições, acesso aos workshops e concertos e dormida no pavilhão desportivo, acompanhado por adultos responsáveis: “Está previsto abrir  as inscrições no final do mês de março.”

Festa da Juventude ‘Sente a vida’, de Leiria-Fátima conta também com momentos abertos para qualquer pessoa que queira participar, como “os concertos, alguns workshops, a Missa e o MC’Fest”.

A organização anuncia também “um dia com uma família de acolhimento”, desde as 10h00 de sexta-feira, dia 24, até à manhã de sábado, como “extra” uma ‘Pré-Festa da Juventude’  para os “jovens mais audazes e para as famílias mais generosas”, à semelhança das Jornadas Mundiais da Juventude, evento internacional que o Patriarcado de Lisboa vai receber em 2022, e envolver toda a Igreja Católica em Portugal, com o lema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’.

CB