Calendário

Fev
2
Dom
Bragança: Festa da vocação consagrada em Vinhais
Fev 2 todo o dia

Bragança, 24 Jan 2020 (Ecclesia) – No domingo da Festa da Apresentação do Senhor e Dia do Consagrado, (02 de fevereiro), D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, preside à Eucaristia, às 11h00, na igreja da Senhora da Encarnação (antigo Seminário de Vinhais).

Neste dia, os consagrados são convidados a renovar os seus votos e de tarde vão andar pelas ruas desta vila da diocese transmontana numa ação de evangelização, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na Diocese de Bragança-Miranda, a semana vai ser celebrada em todas as Unidades Pastorais, mas haverá “maior impacto” na Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, no concelho de Vinhais, lê-se.

“Sugerimos que em todas as Unidades Pastorais se assinale esta Semana do Consagrado, falando ao povo desta vocação específica dentro da Igreja, rezando pela fidelidade dos consagrados na missão e pedindo novas vocações consagradas”, salienta o padre Basileu Pires, presidente do Secretariado regional de Bragança da CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal).

Atualmente, no território da Diocese de Bragança-Miranda estão presentes: as Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus; as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado; as Irmãs de Santa Doroteias; a Ordem das Virgens Consagradas; as Irmãs de S. José de Cluny; as Franciscanas Missionárias de Maria; as Carmelitas da Antiga Observância; o Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado; a Sociedade Salesiana de S. João Bosco; os Padres Marianos da Imaculada Conceição, as Monjas Trapistas de Santa Maria, Mãe da Igreja, e as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.

LFS