Calendário

Abr
3
Sex
Bragança-Miranda: Jovens promovem «Lectio Divina» durante a Quaresma (atualizada)
Abr 3@21:00

Bragança, 28 fev 2020 (Ecclesia) – Os jovens dos quatro arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda vão dinamizar as ‘Lectio Divinas’ semanais da Quaresma, que vão ser presididas pelo seu bispo, a partir das 21h00 de hoje, no Santuário da Senhora das Graças.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda informa que a primeira “catequese orante da Palavra” tem como tema ‘Escuta (e levanta-te)’ e vai ser dinamizado pelo Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional, que vai apresentar o cartaz do Dia Diocesano da Juventude 2020 (8 e 9 de maio), em Miranda do Douro

As ‘Lectio Divinas’, todas as sextas-feiras da Quaresma, vão ser presididas por D. José Cordeiro, a partir das 21h00, no Santuário da Senhora das Graças, na cidade de Bragança.

No dia 6 de março, o encontro de reflexão e oração é organizado pelos alunos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a Plataforma “Jovens sem Sofá” e os jovens do Seminário com o tema ‘Eu sou a ressurreição e a vida’ (cf. Jo 11, 1-27).

‘O Mestre está aqui e chama-te’ é o tema da catequese do dia 13 de março que vai ser animada pelos jovens e acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo, em Mirandela, e o grupo “INVOX”, da Unidade Pastoral de S. José, de Torre de Moncorvo.

Foram cancelados os encontros diocesanos da Lectio Divina dos dias 20 e 27 de março e 3 de abril medidas para prevenir e combater o coronavírus Covid-19.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional coordena os encontros “Lectio Divina”, no Santuário da Senhora das Graças, e no final de cada catequese existe um momento de convívio nos claustros da Casa Episcopal.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas – este ano no próximo dia 26 – marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

CB/OC

(Notícia atualizada a 20 de março)

Mai
8
Sex
Bragança: Dia da Juventude centrado no lema «Escuta e levanta-te»
Mai 8_Mai 9 todo o dia

Bragança, 04 Mar 2020 (Ecclesia) – O Dia da Juventude da Diocese de Bragança-Miranda realiza-se nos dias 08 e 09 de maio e tem como lema «Escuta e levanta-te».

Esta iniciativa da Pastoral Juvenil decorre na cidade de Miranda do Douro e está integrada na caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, no ano de 2022, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade pretende ser um “espaço de encontro, escuta e compromisso dos jovens da Diocese de Bragança Miranda”.

Miranda do Douro acolheu há 25 anos esta “dinâmica juvenil na celebração dos então 450 anos da diocese”.

Este ano, os jovens rumam à concatedral da diocese para, juntos, celebrarem “a fé no dom da caridade e mistério da eterna vida que é Jesus Cristo”, lê-se

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional propõe, assim, dois dias de peregrinação através do “ciclo do pão, que mergulha totalmente no âmbito eucarístico do plano pastoral da Diocese”.

LFS