Calendário

Jul
9
Qui
Braga: Pastoral da Cultura organiza ciclo de conferências «Espiritualidade, Arte e Poesia»
Jul 9@21:30

Organização propõe uma iniciativa que «inquiete e traga luz ao ser humano»

Braga, 09 jun 2020 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Cultura, da Arquidiocese de Braga, está a organizar um Ciclo de Conferências online dedicado à ‘Espiritualidade, Arte e Poesia’, sobre ‘o ser humano procura o que está ao longe’, a partir de 22 de junho.

“Esta temática propõe um grito profundo inscrito no ser humano que o faz querer pensar um mundo melhor, que o faz levantar para percorrer novos caminhos, que lhe confere inspiração capaz de recriar a beleza de cada coisa, que o faz querer abraçar o genuíno, o transparente, o verdadeiro”, explica a organização num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O Departamento da Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga está a organizar o ciclo de conferências ‘Espiritualidade, Arte e Poesia – o ser humano procura o que está ao longe’, em parceria com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa; As seis sessões, em formato de videoconferência, começam às 21h30.

O ciclo quer promover “o gosto pela arte e pela poesia”, possibilitar a comparação de “modelos e códigos poéticos, estéticos e ideológicos” e que “ajude a criar em cada pessoa a consciencialização mais aprofundada da inter-relação entre a arte em geral, a poesia em particular e a espiritualidade”.

As conferências em formato de videoconferência começam no próximo dia 22, com o poeta António Carlos Cortez, sobre a ‘Arte e Espiritualidade na contemporaneidade’, e três dias depois, 25 de junho, o professor José Carlos Seabra Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da Igreja Católica, apresenta ‘Os pontos de convergência na Arte, na Poesia e na Espiritualidade’.

Para a terceira de seis sessões, foi convidado Pedro Sobrado, dramaturgista e presidente do Teatro Nacional São João, para refletir sobre ‘Espiritualidade e Arte: o ser humano procura o que está ao longe’, dia 29 de junho.

O escritor Mário Cláudio vai falar sobre ‘Espiritualidade e a Arte na transformação do tempo e do espaço’, dia 2 de julho, e o sacerdote e pintor Adelino Ascenso, superior-geral dos missionários da Boa Nova, apresenta ‘O lugar da Arte. O lugar da poesia e da pintura. O lugar da Vida’, no dia 6 do próximo mês, enquanto o ator e encenador Luís Miguel Cintra encerra o ciclo com o tema ‘Aprendizagem e competências comunicacionais por meio das artes’, a 9 de julho.

O comunicado informa ainda que o Ciclo de Conferências ‘Espiritualidade, Arte e Poesia’ está aberto “a todos que se identificam com a missão da Pastoral da Cultura de Braga”, as sessões em formato de videoconferência começam às 21h30, com número limitado de participantes e inscrição obrigatória – www.arquidiocese-braga.pt/culturaedialogo e www.facebook.com/culturabraga – e “é creditado como ação de formação para professores”.

CB/OC

Jul
11
Sáb
Braga: Santuário do Bom Jesus comemora 1º aniversário como Património Mundial da UNESCO
Jul 11 todo o dia

Foto Agência ECCLESIA/LFS – Santuário do Bom Jesus do Monte

Braga, 03 Jul 2020 (ECCLESIA) – O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, comemora este mês dois aniversários: A elevação a Património Mundial da UNESCO e a elevação a Basílica.

A Confraria do Bom Jesus do Monte organizou um programa, nos dias 5, 7 e 11 de julho, para assinalar estas duas datas: o primeiro aniversário do Santuário do Bom Jesus como Património Mundial e o quinto aniversário da elevação a Basílica, refere o site da Arquidiocese de Braga.

No dia 5 de julho, às 11h00, celebra-se o 5º aniversário da Basílica com missa presidida pelo Arcebispo Braga, D. Jorge Ortiga, e a inclusão de novos Irmãos da Confraria e pelas 21h00 realiza-se o concerto pelo grupo vocal Cupertinos da Fundação Cupertino Miranda é transmitido online, através do Facebook do Santuário.

Já no dia 7 de Julho acontece a celebração do 1º aniversário da inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO com a inauguração, às 11h00, do Espaço Museológico do Coro Alto e Torre Sineira, com a presença do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Às 18h00 cantam-se os parabéns ao Bom Jesus com a ajuda do Coro Académico da Universidade do Minho, mais uma vez através de transmissão online e quinze minutos depois começa, também no Facebook, o Webinar “Bom Jesus Património Mundial: onde estamos e para onde vamos?”.

No dia 11 de julho, às 18h00, é a vez da Sinfonietta de Braga assinalar as comemorações, também através da página de Facebook do Santuário.

LFS

Braga: D. Jorge Ortiga preside a Missa no dia de São Bento
Jul 11@11:00_12:00

Braga, 23 Jun 2020 (ECCLESIA) – A Irmandade de São Bento da Porta Aberta, Arquidiocese de Braga, cancelou a «Segunda Romaria» do ano em honra a São Bento, dia 11 de julho, que vai assinalar com uma Missa.

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, preside à eucaristia, às 11h00, solenizada pelo Coro de São Bento da Porta Aberta e, nesse dia, a basílica e o andor de São Bento, que estará presente na Cripta durante a eucaristia, serão “ornamentados festivamente”, lê-se.

A Irmandade de São Bento da Porta Aberta cancelou a “Segunda Romaria” do ano em honra a S. Bento “por razões de segurança sanitária para bem de todos os devotos e peregrinos”, informa o Departamento para a Comunicação Social da Arquidiocese de Braga.

LFS/CB

[Notícia atualizada dia 26 de maio]