Calendário

Jan
29
Sáb
Braga: Escola das Famílias aborda o tema «E em caso de infidelidade?»
Jan 29@21:00

Braga, 14 Jan 2022 (Ecclesia) – A próxima sessão da «Escola das Famílias» do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar de Braga realiza-se a 29 deste mês, pelas 21h00, no Salão Paroquial de Pereira, Arciprestado de Barcelos, e tem como tema «E em caso de infidelidade?»

Nesta Sessão conta-se com o testemunho escrito e anónimo de um casal, onde se partilha o caminho feito de reencontro e padre jesuíta Paulo Duarte fala desde a “perspetiva de quem acompanha casais a fazerem caminho de vida, com as suas luzes e sombras, mas sempre aspirando à felicidade matrimonial”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na iniciativa, o casal Juliana e Gonçalo Carvalho vão partilhar o seu caminho “de fidelidade enquanto família, em particular quando o Gonçalo, militar, tem de viver as suas missões fora do país em locais de conflito”, lê-se.

As duas sessões anteriores abordaram temas como a educação da fé e como lidar com a autoridade e a liberdade nas relações paternais e filiais e podem ser visualizadas no canal Youtube da Arquidiocese de Braga.

LFS

Jan
30
Dom
Braga: Curso da «Escola de Famílias» sobre «A Alegria do Amor em todas as fases da vida»
Jan 30 todo o dia

Braga, 13 Set 2021 (Ecclesia) – O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar (DAPF) de Braga propõe, para a Escola de Famílias de 2021/2022, um conjunto de temáticas que abordam várias fases da caminhada familiar.

A primeira sessão realiza-se no dia 26 de setembro e tem como tema “Filhos… não trazem livro de instruções!”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta sessão vai dedicada à infância, com testemunhos de casais sobre como transmitir Deus às crianças; como tornar Deus presente nas rotinas familiares com crianças pequenas; e como abordar interpelações dos filhos sobre a fé.

A 28 de novembro concretiza-se outra sessão sobre “Autoridade e Liberdade: como equilibrar?”, onde vão ser abordados “variados desafios que os pais enfrentam na educação dos filhos, especialmente na adolescência”.

“E em caso de infidelidade?” é o tema da sessão de 30 de janeiro de 2022 que aborda a problemática da infidelidade, focando aspetos como: “O que é a infidelidade? Como evitá-la? O relacionamento pode ser recuperado?”

O Ano Família Amoris Laetitia, que se iniciou a 19 de março, foi decretado pelo Papa Francisco com o objetivo de caminhar com as famílias.

A experiência da pandemia evidenciou o papel central da família como Igreja doméstica e a importância dos laços comunitários entre as famílias, que fazem da Igreja uma «família de famílias».

Em cada sessão haverá sempre testemunhos e a partilha de ideias e experiências.

O formato será presencial, mas também com transmissão online.

LFS