Calendário

Fev
1
Sáb
Beja: Diocese recorda contributo de congregações religiosas em 250 anos de história
Fev 1 todo o dia

Beja, 13 jan 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Beja, a celebrar 250 anos da sua restauração, quer assinalar, no dia 1 de fevereiro, o contributo que as congregações religiosas prestaram no trabalho pastoral.

“Sabemos que toda a vida cristã que ao longo dos séculos atravessou a história desta Diocese, está imbuída da presença dos Consagrados que aqui deixaram o seu coração e deram a sua vida”, apresenta um comunicado da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) enviado à Agência ECCLESIA.

A CIRP quer “dar continuidade ao fecundo trabalho das Congregações que em tantos anos de história, continua vivo” porque, acredita, “a fé enraizada e pura” que se encontra no Alentejo, “se deve a tantas congregações que viveram e amaram” a região.

O encontro, a decorrer no Centro Pastoral de Beja, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, terá início às 10h, estando prevista uma celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, D. João Marcos.

Pelas 11h45, o investigador Jacinto Guerreiro vai refletir numa conferência sobre o tema «Um presente de memória».

Da parte da tarde, pelas 15h30, está prevista uma visita à galeria de D. José do Patrocínio Dias, bispo de Beja e restaurador da diocese.

A Diocese de Beja iniciou a celebração da restauração dos 250 anos no passado dia 1 de dezembro.

LS