Calendário

Fev
29
Sáb
Lisboa: Mosteiro São Vicente de Fora dinamiza peddy-paper para as famílias
Fev 29@15:00

Foto Agência Ecclesia; Capela de Santo António no Mosteiro de São Vicente de Fora

Lisboa, 13 jan 2020 (Ecclesia) – O Mosteiro São Vicente de Fora, no Patriarcado de Lisboa, vai dinamizar o peddy-paper ‘O Mosteiro Medieval de Santo António’, que tem público-alvo as famílias, a partir de 29 de fevereiro, uma vez por mês, até dezembro.

“Esta atividade é um desafio onde cada família pode aprender, de forma lúdica e divertida, como era o dia-a-dia de um monge, quem tratava das lides domésticas, como contavam o tempo, como se sustentavam, entre outras curiosidades”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A coordenadora do Museu do Patriarcado de Lisboa, Joana Santos, explica que cada família vai viajar pelos caminhos da história “descobrindo o quotidiano num mosteiro medieval”, como o de São Vicente de Fora onde viveu Santo António.

O peddy-paper ‘O Mosteiro Medieval de Santo António’ insere-se nas comemorações do jubileu dos 800 anos da partida do santo português para Marrocos, que vai ser assinalado com diversas iniciativas durante 2020.

A atividade começa no dia 29 de fevereiro e vai repetir-se no último sábado de cada mês, sempre às 15h00, até dezembro; As famílias podem participar em grupos de dois a cinco elementos e a inscrição é limitada a 20 grupos por sessão.

Para além desta iniciativa dedicada às famílias, o Mosteiro São Vicente de Fora está a dinamizar visitas temáticas, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, às 10h30, como este sábado, dia 18 de janeiro, sobre o ‘O Quotidiano no Mosteiro’.

O monumento nacional é uma “preciosa testemunha” da história nacional e “uma joia do património português”, onde atualmente está instalada a Cúria Diocesana do Patriarcado de Lisboa, à qual pertence a tutela do monumento.

CB

Mar
2
Seg
Lisboa: Ciclo «O prazer de Ler e Pensar» na Capela do Rato
Mar 2@18:15_20:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza, a partir do dia 13 deste mês, o ciclo intitulado «O prazer de Ler e Pensar» que reúne especialistas nos domínios da literatura e da espiritualidade cristã.

As sessões, de 13 de janeiro a 27 de abril, realizam-se às segundas-feiras, das 18h15 às 20h00, na Capela do Rato (Nossa Senhora da Bonança) e tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Fernando Savater, Alberto Caeiro, Viriato Soromenho-Marques, Dulce Maria Cardoso, Thomas Mann, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Kalil Gibran, Yuval Harari, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Tomáš Halík e Georges Bernanos são os autores que os vários especialistas vão refletir nesse ciclo.

“O valor de educar”, “A montanha mágica”, “Um deus passeando pela brisa da tarde”, “O profeta”, “Homo Deus”, “O admirável mundo novo”, “Paciência com Deus” e “Diário de um pároco de aldeia” são algumas obras analisadas.

LFS

Mar
3
Ter
Lisboa: Instituto da Formação Cristã promove curso para catequistas
Mar 3 todo o dia

Lisboa, 11 fev 2020 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, vai promover um curso para Catequistas, ‘Catequética: A Alegria de Evangelizar’, em regime b-Learning – aprendizagem online e presencial, e as inscrições terminam a 17 de fevereiro.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o IDFC informa que o curso tem como base o “novo Plano de Formação de Catequistas”, que assenta em “quatro grandes blocos divididos em dez unidades” e a última dedicaram “especialmente à figura do catequista”.

A data limite de inscrições é a próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, e o curso ‘Catequética: A Alegria de Evangelizar’ vai decorrer, em regime b-Learning, a aprendizagem é online e presencial, entre 3 de março e 27 de junho de 2020.

O Instituto Diocesano da Formação Cristã informa que os alunos têm três encontro presenciais, e têm de assistir “obrigatoriamente a um”, que se realizam ao sábado – 14 de março; 9 de maio e 27 de junho -, das 10h00 às 12h00, nas suas instalações em Lisboa, e “todos os encontros são transmitidos em direto online”.

O curso de Catequética para catequistas vai ser promovido pelo Centro de Formação a Distância do IDFC, em parceria com o Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

CB

 

Mar
7
Sáb
Igreja/Ecologia: «Metanoia» promove sessão de estudos sobre «Justiça ambiental»
Mar 7 todo o dia

Lisboa, 11 Fev 2020 (Ecclesia) – O «Metanoia» (Movimento Católico de Profissionais) promove, dia 7 de março, no Seminário da Torre d´Aguilha (São Domingos de Rana – Lisboa) uma sessão de estudos sobre «Justiça ambiental – “A Terra não se pode vender!”».

Na primeira conferência, pelas 10h30, Carla Graça vai falar sobre “Será a água um bem para todos? Caminhos de desenvolvimento sustentável e justiça na gestão dos recursos hídricos”, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

«Casa comum, causas comuns» é o tema de um painel que tem como intervenientes Catarina Sá Couto, Estela Gameiro, Francisco Colaço Pedro, Pedro Franco e moderação de António Marujo

Durante a tarde, a irmã Irene Guia e Margarida Alvim vão abordar o tema «Reflexões críticas e redes de esperança».

O dia encerra com um documentário «Os Filhos de Gandhi», de Vishue Vasue seguido de comentários e debate com Fernando Sousa.

LFS

Lisboa: Sessão evocativa da professora Manuela Silva (1932-2019)
Mar 7 todo o dia

Foto Agência ECCLESIA

Lisboa, 29 Jan 2020 (Ecclesia) – O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa e o Grupo Economia e Sociedade (GES) promovem no dia 07 de março, entre as 09h30 e as 18h45, no ISEG, uma sessão evocativa da professora Manuela Silva (1932-2019).

Durante o encontro vão ser ouvidos testemunhos de “personalidades que com ela conviveram, trabalharam e aprenderam, nas áreas que mereceram uma atenção esclarecida por parte de Manuela Silva e onde ela deixou desafios que têm a ver com o futuro”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Guilherme d´ Oliveira Martins; Rosário Carneiro; José Leitão; Luísa Ribeiro Ferreira; Isabel Roque de Oliveira; Manuel Brandão Alves; Américo Ramos dos Santos; João Ferreira do Amaral; João Cravinho e Viriato Soromenho Marques são alguns dos oradores da sessão evocativa.

Manuela Silva foi professora catedrática convidada do ISEG, tendo recebido em 2013 doutoramento honoris causa pela Universidade Técnica de Lisboa.

Personalidade de referência, a nível nacional e internacional, desempenhou vários cargos e publicou diversos estudos reveladores da “sua profunda preocupação com uma economia solidária e sustentável, a justiça social e a luta contra as desigualdades, a pobreza e a exclusão social”.

Foi uma “ativa militante católica, tendo-se batido por uma participação acrescida das mulheres na vida da Igreja e pelo maior envolvimento dos cristãos na Doutrina Social da Igreja”, realça a nota.

LFS

Lisboa: Ciclo de visitas guiadas ao Mosteiro de São Vicente de Fora
Mar 7@10:30_12:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – O Museu do Patriarcado de Lisboa pretende dar a conhecer a “complexidade histórica e patrimonial” do Mosteiro de São Vicente de Fora e está a organizar um ciclo de visitas guiadas a este monumento no primeiro trimestre deste ano.

Esta iniciativa é composta por seis visitas temáticas, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, às 10h30, com duração de 01h30, e a primeira (04 de janeiro) abordou o tema «O Real Panteão dos Bragança», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«O Quotidiano no Mosteiro» (18 de janeiro); «A Azulejaria do Mosteiro» (1 de fevereiro); «Enterramentos em São Vicente» (15 de fevereiro); «História do Patriarcado de Lisboa» (7 de março) e «Arquitetura e Artes Decorativas do Mosteiro» (21 de março) são os temas das visitas seguintes.

Com estas sessões, o participante tem a “oportunidade de conhecer o Mosteiro de São Vicente de Fora de forma mais aprofundada”.

Por outro lado, os visitantes são levados a partes do mosteiro que “não são habitualmente visitáveis” como «A Casa dos Túmulos», «A história de José do Egipto em azulejo» e o «Carneiro», refere um comunicado do Museu do Patriarcado de Lisboa.

Para além destas seis visitas, haverá também as de carácter geral, que se realizam no último Domingo de cada mês (dias 26 de janeiro, 23 de fevereiro e 29 de março).

O Mosteiro de São Vicente de Fora, para além de monumento nacional, é também uma “preciosa testemunha” da história nacional e “uma jóia do património português”.

A partir do século XIX o mosteiro foi ocupado por diferentes instâncias e é nele que atualmente está instalada a Cúria Diocesana do Patriarcado de Lisboa, à qual pertence a tutela do monumento.

LFS

Mar
8
Dom
Igreja/Desporto: Corrida dos Salesianos ajuda projetos sociais
Mar 8@10:00

Lisboa, 18 nov 2019 (Ecclesia) – A Fundação Salesianos e a Xistarca promovem, dia 08 de março, a 5.ª Corrida Salesianos cuja receita reverte a favor dos projetos sociais: Serviço SolSal; Escolas sócio desportivas, casa de acolhimento e o programa D. Bosco – Projeto Vida.

Esta atividade inicia-se às 10h00, na Praça do Império – Belém (Lisboa), e tem várias modalidades: 10 quilómetros ou 04 quilómetros e pode ser feita em corrida ou caminhada, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao participar na Corrida Salesianos 2020 está a apoiar os projetos sociais que os Salesianos desenvolvem atualmente em Portugal

Este ano existe uma novidade a «Kids Race», lê-se.

LFS

Mar
9
Seg
Lisboa: Ciclo «O prazer de Ler e Pensar» na Capela do Rato
Mar 9@18:15_20:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza, a partir do dia 13 deste mês, o ciclo intitulado «O prazer de Ler e Pensar» que reúne especialistas nos domínios da literatura e da espiritualidade cristã.

As sessões, de 13 de janeiro a 27 de abril, realizam-se às segundas-feiras, das 18h15 às 20h00, na Capela do Rato (Nossa Senhora da Bonança) e tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Fernando Savater, Alberto Caeiro, Viriato Soromenho-Marques, Dulce Maria Cardoso, Thomas Mann, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Kalil Gibran, Yuval Harari, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Tomáš Halík e Georges Bernanos são os autores que os vários especialistas vão refletir nesse ciclo.

“O valor de educar”, “A montanha mágica”, “Um deus passeando pela brisa da tarde”, “O profeta”, “Homo Deus”, “O admirável mundo novo”, “Paciência com Deus” e “Diário de um pároco de aldeia” são algumas obras analisadas.

LFS

Mar
11
Qua
Lisboa: Paróquia de São Tomás de Aquino promove ciclo de conferência sobre o tema «Viver a caridade hoje»
Mar 11@21:00


Lisboa, 20 set 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, promove, um ciclo de conferências sobre «Viver a caridade hoje» que têm o seu início a 13 de novembro e encerra a 13 de maio de 2020.

Na primeira reflexão, às 21h00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, vai estar presente Romualda Fernandes que aborda o tema «Política com Caridade», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A caridade começa em casa» é o tema abordado, dia 12 de fevereiro de 2020, às 21h00, por Pedro Mota Soares.

Regina Tavares fala, dia 11 de março, sobre «Desafio das minorias à caridade» e Manuel Ferreira Leite reflete, 21 de abril, sobre «Onde está a caridade na vida económica».

O ciclo encerra, dia 13 de maio de 2020, com uma conferência de Pêpê Rapazote sobre «A caridade em palco».

LFS

 

Mar
16
Seg
Lisboa: Ciclo «O prazer de Ler e Pensar» na Capela do Rato
Mar 16@18:15_20:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza, a partir do dia 13 deste mês, o ciclo intitulado «O prazer de Ler e Pensar» que reúne especialistas nos domínios da literatura e da espiritualidade cristã.

As sessões, de 13 de janeiro a 27 de abril, realizam-se às segundas-feiras, das 18h15 às 20h00, na Capela do Rato (Nossa Senhora da Bonança) e tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Fernando Savater, Alberto Caeiro, Viriato Soromenho-Marques, Dulce Maria Cardoso, Thomas Mann, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Kalil Gibran, Yuval Harari, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Tomáš Halík e Georges Bernanos são os autores que os vários especialistas vão refletir nesse ciclo.

“O valor de educar”, “A montanha mágica”, “Um deus passeando pela brisa da tarde”, “O profeta”, “Homo Deus”, “O admirável mundo novo”, “Paciência com Deus” e “Diário de um pároco de aldeia” são algumas obras analisadas.

LFS

Lisboa: Grupo de Teatro Musical Religioso promove «Segundas às 20h»
Mar 16@20:00

Lisboa, 14 Jan 2020 (Ecclesia) – O Grupo de Teatro Musical Religioso (GTMR) da Paróquia da Parede (Lisboa) promove a iniciativa «Segundas às 20h» palestras sobre “teatro, música, religião e tudo o que cabe no meio”.

As sessões realizam-se no salão do Centro Comunitário da Paróquia da Parede sendo a primeira no dia 20 deste mês com a presença de Armando Calado, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Joana Liberal fala no dia 17 de fevereiro e Ricardo Roque Martins a 16 de março.

O dia 13 de abril tem como interveniente Sofia Castro e Tiago Torres da Silva é o preletor no dia 18 de maio.

Paulo Carrilho encerra o ciclo no dia 15 de junho.

O Grupo de Teatro Musical Religioso surgiu em 2013 na Parede com o objetivo de integrar os jovens e suas famílias nas atividades da paróquia de uma maneira lúdica e divertida proporcionando um crescimento na componente religiosa da formação desses mesmos jovens.

LFS

Mar
21
Sáb
Lisboa: Ciclo de visitas guiadas ao Mosteiro de São Vicente de Fora
Mar 21@10:30_12:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – O Museu do Patriarcado de Lisboa pretende dar a conhecer a “complexidade histórica e patrimonial” do Mosteiro de São Vicente de Fora e está a organizar um ciclo de visitas guiadas a este monumento no primeiro trimestre deste ano.

Esta iniciativa é composta por seis visitas temáticas, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, às 10h30, com duração de 01h30, e a primeira (04 de janeiro) abordou o tema «O Real Panteão dos Bragança», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«O Quotidiano no Mosteiro» (18 de janeiro); «A Azulejaria do Mosteiro» (1 de fevereiro); «Enterramentos em São Vicente» (15 de fevereiro); «História do Patriarcado de Lisboa» (7 de março) e «Arquitetura e Artes Decorativas do Mosteiro» (21 de março) são os temas das visitas seguintes.

Com estas sessões, o participante tem a “oportunidade de conhecer o Mosteiro de São Vicente de Fora de forma mais aprofundada”.

Por outro lado, os visitantes são levados a partes do mosteiro que “não são habitualmente visitáveis” como «A Casa dos Túmulos», «A história de José do Egipto em azulejo» e o «Carneiro», refere um comunicado do Museu do Patriarcado de Lisboa.

Para além destas seis visitas, haverá também as de carácter geral, que se realizam no último Domingo de cada mês (dias 26 de janeiro, 23 de fevereiro e 29 de março).

O Mosteiro de São Vicente de Fora, para além de monumento nacional, é também uma “preciosa testemunha” da história nacional e “uma jóia do património português”.

A partir do século XIX o mosteiro foi ocupado por diferentes instâncias e é nele que atualmente está instalada a Cúria Diocesana do Patriarcado de Lisboa, à qual pertence a tutela do monumento.

LFS

Mar
23
Seg
Lisboa: Ciclo «O prazer de Ler e Pensar» na Capela do Rato
Mar 23@18:15_20:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza, a partir do dia 13 deste mês, o ciclo intitulado «O prazer de Ler e Pensar» que reúne especialistas nos domínios da literatura e da espiritualidade cristã.

As sessões, de 13 de janeiro a 27 de abril, realizam-se às segundas-feiras, das 18h15 às 20h00, na Capela do Rato (Nossa Senhora da Bonança) e tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Fernando Savater, Alberto Caeiro, Viriato Soromenho-Marques, Dulce Maria Cardoso, Thomas Mann, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Kalil Gibran, Yuval Harari, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Tomáš Halík e Georges Bernanos são os autores que os vários especialistas vão refletir nesse ciclo.

“O valor de educar”, “A montanha mágica”, “Um deus passeando pela brisa da tarde”, “O profeta”, “Homo Deus”, “O admirável mundo novo”, “Paciência com Deus” e “Diário de um pároco de aldeia” são algumas obras analisadas.

LFS

Mar
28
Sáb
Lisboa: Encontro diocesano vai proporcionar vivência de Jornada Mundial da Juventude
Mar 28_Mar 29 todo o dia

«Ao encontro de todos na evangelização, ao encontro de todos na caridade» – João Clemente

Foto: Agência Ecclesia/HM

Lisboa, 20 jan 2020 (Ecclesia) – O Serviço da Juventude de Lisboa vai dinamizar as jornadas diocesanas nos dias 28 e 29 de março, na Paróquia de Queluz, e propõe aos participantes uma experiência de Jornada Mundial da Juventude.

“Aquilo que queremos é que naqueles dois dias se possa fazer, a este nível diocesano, a experiência que acontece numa Jornada Mundial da Juventude”, disse o diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

Em declarações à Agência ECCLESIA, João Clemente explicou que na Jornada Diocesana da Juventude 2020, para poderem “proporcionar uma experiência mais rica” e que de alguma maneira que “toque a experiência da Jornada Mundial da Juventude”, entenderam que “era muito importante que houvesse uma vigília de oração”.

Deste modo, o encontro começa no dia 28 de março, com um “momento artístico, cultural de festival da juventude”, nessa tarde, e a vigília de oração à noite, enquanto na manhã do dia seguinte, estão previstas as “catequeses, os ateliês e workshops” e depois um encontro com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O diretor do Serviço da Juventude de Lisboa salienta que durante os dois dias os participantes também vão ter a “possibilidade do sacramento da reconciliação”, através do parque do perdão, para além de uma “abordagem à temática vocacional”.

Jornada Diocesana da Juventude

👋👋 Hey, jovem! Sim, tu!… Sabias que a Jornada Diocesana da Juventude está a chegar? 🙌Este ano, temos uma novidade para ti! Pois é… a JDJ será em 2 dias! Marca já na agenda os dias 28 e 29 de março para vires a Queluz divertir-te, rezar e encontrar-te com jovens de toda a diocese e com o teu bispo. 🤩As inscrições abrem brevemente! 💻Levanta-te e arrisca! 👏#JDJ #Queluz #JMJ_2022 #Patriarcado_de_Lisboa

Publicado por Serviço da Juventude de Lisboa em Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

 

‘Com Cristo ao encontro de todos’ é o tema da Jornada Diocesana da Juventude que une o sínodo diocesano e o itinerário para a JMJ Lisboa 2022, que segundo João Clemente é para ir “ao encontro de todos na evangelização, ao encontro de todos na caridade”.

“Gostaríamos que tocássemos as várias periferias existênciais, geográficas, sociais nesta jornada: ‘Com Cristo ao encontro dos presos’; ‘com Cristo ao encontro dos bairros socias’, ‘com Cristo ao encontro dos idosos’”, exemplificou João Clemente.

O diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa adiantou que querem partilhar o testemunho de pessoas que têm trabalhado nessas periferias, com jovens que foram “tocados por Jesus nestas periferias e dão testemunho disso”.

“É possível em realidades muito frágeis tocar e conhecer Jesus”, realçou.

DR

Na Jornada Diocesana da Juventude, os jovens do Patriarcado de Lisboa vão ser incentivados “com Cristo” a ir ao encontro de muitas periferias, como saírem com Cristo “ao encontro daqueles que são mais frágeis, mais vulneráveis, que estão mais excluídos”.

O encontro acontece dias antes da peregrinação dos jovens a Roma onde vão acolher os símbolos da JMJ – cruz de madeira e ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, no dia 5 de abril de 2020, Domingo de Ramos, organizada pelo Comité Organizador do Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, com as dioceses.

Em 2022, a Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa e tem por tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”; O anúncio foi feito na anterior edição internacional deste evento a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

A Jornada Diocesana da Juventude decorre na Paróquia de Queluz, Vigararia da Amadora, nos dias 28 e 29 de março.

LS/CB/PR

Lisboa: Mosteiro São Vicente de Fora dinamiza peddy-paper para as famílias
Mar 28@15:00

Foto Agência Ecclesia; Capela de Santo António no Mosteiro de São Vicente de Fora

Lisboa, 13 jan 2020 (Ecclesia) – O Mosteiro São Vicente de Fora, no Patriarcado de Lisboa, vai dinamizar o peddy-paper ‘O Mosteiro Medieval de Santo António’, que tem público-alvo as famílias, a partir de 29 de fevereiro, uma vez por mês, até dezembro.

“Esta atividade é um desafio onde cada família pode aprender, de forma lúdica e divertida, como era o dia-a-dia de um monge, quem tratava das lides domésticas, como contavam o tempo, como se sustentavam, entre outras curiosidades”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A coordenadora do Museu do Patriarcado de Lisboa, Joana Santos, explica que cada família vai viajar pelos caminhos da história “descobrindo o quotidiano num mosteiro medieval”, como o de São Vicente de Fora onde viveu Santo António.

O peddy-paper ‘O Mosteiro Medieval de Santo António’ insere-se nas comemorações do jubileu dos 800 anos da partida do santo português para Marrocos, que vai ser assinalado com diversas iniciativas durante 2020.

A atividade começa no dia 29 de fevereiro e vai repetir-se no último sábado de cada mês, sempre às 15h00, até dezembro; As famílias podem participar em grupos de dois a cinco elementos e a inscrição é limitada a 20 grupos por sessão.

Para além desta iniciativa dedicada às famílias, o Mosteiro São Vicente de Fora está a dinamizar visitas temáticas, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, às 10h30, como este sábado, dia 18 de janeiro, sobre o ‘O Quotidiano no Mosteiro’.

O monumento nacional é uma “preciosa testemunha” da história nacional e “uma joia do património português”, onde atualmente está instalada a Cúria Diocesana do Patriarcado de Lisboa, à qual pertence a tutela do monumento.

CB