Calendário

Jan
24
Sex
Igreja: Encontro de comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré
Jan 24_Jan 26 todo o dia

Nazaré, 13 Jan 2020 (Ecclesia) – A localidade da Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vai acolher, de 24 a 26 deste mês, o primeiro encontro internacional de comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré.

Os participantes de vários países de língua portuguesa onde este culto está presente, sobretudo do Brasil, são esperados nesta vila portuguesa para este evento que constitui também um ponto alto no processo de candidatura do Culto de Nossa Senhora da Nazaré – Práticas e Manifestações, a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, bem como a sua inclusão no Inventário Nacional de Património Imaterial, numa iniciativa da Câmara Municipal da Nazaré, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em relação à UNESCO, a candidatura está “a ser desenvolvida em parceria com o governo do Estado do Pará (Brasil)”, lê-se.

Além de representantes de comunidades portuguesas onde existem festividades ou círios em honra a esta invocação mariana, o encontro contará com uma forte presença de individualidades do Pará (Brasil).

A imagem peregrina brasileira vai chegar a Lisboa no dia 22, ficando até 24 no Mosteiro dos Jerónimos em exposição, sendo ali celebrada uma missa especial na manhã deste dia, celebrada pelo cónego José Manuel Ferreira e concelebrada pelos representantes eclesiásticos brasileiros.

No domingo de manhã, já no Santuário da Nazaré, será celebrada uma Missa, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O culto a Nossa Senhora da Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições marianas portuguesas, também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil.

LFS

Jan
27
Seg
Lisboa: Ciclo «O prazer de Ler e Pensar» na Capela do Rato
Jan 27@18:15_20:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza, a partir do dia 13 deste mês, o ciclo intitulado «O prazer de Ler e Pensar» que reúne especialistas nos domínios da literatura e da espiritualidade cristã.

As sessões, de 13 de janeiro a 27 de abril, realizam-se às segundas-feiras, das 18h15 às 20h00, na Capela do Rato (Nossa Senhora da Bonança) e tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Fernando Savater, Alberto Caeiro, Viriato Soromenho-Marques, Dulce Maria Cardoso, Thomas Mann, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Kalil Gibran, Yuval Harari, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Tomáš Halík e Georges Bernanos são os autores que os vários especialistas vão refletir nesse ciclo.

“O valor de educar”, “A montanha mágica”, “Um deus passeando pela brisa da tarde”, “O profeta”, “Homo Deus”, “O admirável mundo novo”, “Paciência com Deus” e “Diário de um pároco de aldeia” são algumas obras analisadas.

LFS

Jan
28
Ter
Lisboa: Formação do clero propõe reflexão sobre várias periferias
Jan 28_Jan 30 todo o dia

Lisboa, 21 jan 2020 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai promover de 28 a 30 de janeiro a jornada anual de Formação Permanente do Clero da diocese, com o tema ‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’.

Os trabalhos, que vão decorrer na casa geral da CONFHIC (Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição), em Linda-a-Pastora, centram-se na temática central do ano pastoral no Patriarcado de Lisboa, sido dedicado à caridade.

Entre os oradores contam-se D. António Couto, bispo de Lamego, que vai falar sobre o ‘Fundamento Bíblico da Caridade cristã’ e ‘Cuidar das Periferias: o horizonte da Caridade cristã’; D. Nuno Brás, bispo do Funchal, e D. José Traquina, bispo de Santarém, vão refletir sobre ‘A Caridade pastoral, princípio animador da espiritualidade sacerdotal’ e ‘A Caridade fraterna presbiteral’, respetivamente.

A Formação Permanente do Clero vai ter ainda quatro painéis de debate.

OC

Vida Consagrada: Jornadas de estudo padre Léon Dehon no Seminário de Alfragide
Jan 28@21:00_22:30

Foto Agência ECCLESIA/MC

Lisboa, 08 Jan 2020 (Ecclesia) – O fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), padre Léon Dehon, é o centro de umas jornadas de estudo que decorrem, este mês de janeiro, no Seminário de Alfragide (Amadora – Lisboa).

Depois da primeira sessão que decorreu a 07 deste mês, o padre Manuel Barbosa vai falar, dia 14 deste mês, entre as 21h00 e 22h30, sobre «A Missão Social da Igreja», refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Uma semana depois – à mesma hora e no mesmo local – o padre João Chaves aborda o tema «A Democracia Cristã».

O ciclo promovido pelos Dehonianos encerra, dia 28 de janeiro, com uma conferência sobre «As verdadeiras causas e os remédios do mal-estar contemporâneo» pelo padre Ricardo Freire.

LFS

Voluntariado: Leigos para o Desenvolvimento procuram «pessoas para mudar o mundo»
Jan 28@21:00

Lisboa, 17 jan 2020 (Ecclesia) – Os Leigos para o Desenvolvimento (LD) estão à procura de “pessoas para mudar o mundo” e vão apresentar o seu ciclo de formação de voluntários, a partir das 21h00, de 28 de janeiro, em Lisboa e no Porto.

“Existem atualmente muitas oportunidades de voluntariado e de intercâmbios internacionais mas convidamos todos a virem conhecer-nos e à forma como fazemos o nosso trabalho. Não se trata de mais uma experiência que acumulo no meu curriculum pessoal mas a Experiência que pode mudar e dar sentido à minha vida”, afirma a diretora-executiva dos LD, Carmo Fernandes.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização católica para o desenvolvimento informa nas sessões vão apresentar um novo ciclo de formação de voluntários, que vai começar em fevereiro, e é “uma oportunidade extra que permitirá partir em missão em setembro/outubro deste ano”.

Os Leigos para o Desenvolvimento vão “apelar ao voluntariado internacional e nacional”, prestar esclarecimentos e informações, apresentar os projetos, traçar o perfil do voluntário.

As sessões de apresentação no dia 28 de janeiro começam às 21H00, em Lisboa, no Centro Universitário Padre António Vieira – CUPAV, e no Porto no CREU-IL, o Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola.

Estes encontros destinam-se a jovens interessados numa experiência missionária em África e Portugal, durante um ano, dos 21 e os 45 anos de idade, e os participantes têm “sempre a possibilidade de trocar experiências” com voluntários que já estiveram em missão, colocar questões e pedir esclarecimentos sobre os LD, a missão e os projetos desenvolvidos.

Os Leigos para o Desenvolvimento trabalham há mais de 30 anos em prol do “desenvolvimento integral e integrado” em países de expressão portuguesa, atualmente Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, atuando, preferencialmente, “na área da formação e educação, da dinamização e organização comunitária, empreendedorismo e empregabilidade, capacitação de agentes locais, promoção do voluntariado e pastoral.

“Beneficiam dos seus projetos, em média, por ano, cerca de 50.000 pessoas e 150 organizações locais e já partiram em missão mais de 420 voluntários”, contabiliza ainda a organização católica.

CB

Jan
29
Qua
Lisboa: Curso sobre «Desafios atuais da nova evangelização»
Jan 29 todo o dia

Lisboa, 19 Dez 2019 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) de Lisboa promove, no mês de Janeiro, um módulo formativo sobre «Desafios atuais da nova evangelização».

A atividade formativa (dias 08, 15, 22 e 29) decorre no Auditório São Vicente – Alcabideche (Lisboa) e tem como formador o professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) Juan Ambrósio, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jan
30
Qui
Lisboa: Encontros de Santa Isabel refletem sobre «Jesus, periferias e nós»
Jan 30@21:30

Lisboa, 04 jan 2020 (Ecclesia) – O ciclo de encontros de Santa Isabel de 2020 vai ser dedicado ao tema «Jesus, as periferias e nós», tendo início a 9 de janeiro com o cardeal-patriarca de Lisboa.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA indica que D. Manuel Clemente vai, na primeira conferência, refletir sobre o tema «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias», estando a moderação a cargo de Leonor Cardoso.

Uma semana depois, a 16 de janeiro, será o padre Ricardo Freire, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a falar sobre «Jesus e as periferias», numa moderação de Rita Reino Assunção.

Na noite de 23 de janeiro será Isabel Mota, da Fundação Calouste Gulbenkian, a abordar o tema «Periferias», contando com a moderação de Rita Paiva e Pona e a atuação da Orquestra Geração.

O último encontro, marcado para a noite de 30 de janeiro, serão dois convidados da Cáritas diocesana de Lisboa, Luís Macieira Fragoso e Maria Cortez de Lobão, a refletir sobre «Aqui e agora», moderados pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, pároco da comunidade de Santa Isabel, em Lisboa.

Todos os encontros têm início às 21h30 e estão marcados para o Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

LS

Fev
1
Sáb
Lisboa: Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura sobre «Pensar a igreja. Projetar igrejas»
Fev 1 todo o dia

Lisboa, 22 Jan 2020 (Ecclesia) – A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, vai acolher, dia 01 de fevereiro, a V Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura que tem como tema «Pensar a igreja. Projetar igrejas».

Após a sessão de abertura, marcada para as 09h45, com D. Manuel Clemente e João Luís Marques, dá-se início ao painel «Contextos», centrado no “Pensar a Igreja”, com quatro reflexões: Cónego António Janela, Helena Valentim, António Marujo e Hugo Casanova, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O painel «Formas» apresentará durante a parte da tarde o tema “Projetar Igrejas”, a partir da obra dos arquitetos Diogo Lino Pimentel, António Freitas Leal, António Flores Ribeiro e Luiz Cunha, de” grande relevância na arquitetura religiosa em Portugal”.

As intervenções vão estar a cargo de colaboradores e amigos dos quatro arquitetos.

A jornada é promovida por um grupo informal e voluntário de arquitetos, o «Átrio» que se dedica “à partilha, estudo e discussão da arquitetura, arte e liturgia”, lê-se

A organização propõe ainda, no dia 31 de janeiro, às 21h00, um programa complementar dedicado à apresentação do filme «A Espessura da Luz», sobre a Igreja de Olivais-Sul, na própria Igreja de Olivais Sul,

No dia 02 de fevereiro faz-se a apresentação do Livro «Nuno Portas: 18 Obras Partilhadas», às 16h30, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ela própria um projeto de Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira.

A organização da Jornada conta com a colaboração do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP) e do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura do Porto (CEAU-FAUP) e ainda com o apoio da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS, PRERICO, Escola Artística António Arroio e Ordem dos Arquitectos.

LFS

Património: Inauguração dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra
Fev 1_Fev 2 todo o dia

Mafra, 20 Jan 2020 (Ecclesia) – Após restauro, os carrilhões do Palácio Nacional de Mafra (Patriarcado de Lisboa) vão ser inaugurados nos dias 01 e 02 de fevereiro com várias atividades.

No primeiro dia, sábado, entre as 10h00 e as 12h00, haverá recitais e, após o almoço, às 14h30, haverá uma palestra, a que se seguem, das 15h00 às 16h30, novos recitais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na manhã de domingo, o programa preparado pela Direção-Geral do Património Cultural inclui um colóquio (10h00 às 11h30) e a Missa, com o primeiro toque do Sino de Bamboar (Torre Sul).

À tarde, após a receção oficial, às 15h00, haverá a bênção dos sinos, às 15h30, e o concerto inaugural, pelas 16h00.

LFS

Lisboa: Ciclo de visitas guiadas ao Mosteiro de São Vicente de Fora
Fev 1@10:30_12:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – O Museu do Patriarcado de Lisboa pretende dar a conhecer a “complexidade histórica e patrimonial” do Mosteiro de São Vicente de Fora e está a organizar um ciclo de visitas guiadas a este monumento no primeiro trimestre deste ano.

Esta iniciativa é composta por seis visitas temáticas, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, às 10h30, com duração de 01h30, e a primeira (04 de janeiro) abordou o tema «O Real Panteão dos Bragança», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«O Quotidiano no Mosteiro» (18 de janeiro); «A Azulejaria do Mosteiro» (1 de fevereiro); «Enterramentos em São Vicente» (15 de fevereiro); «História do Patriarcado de Lisboa» (7 de março) e «Arquitetura e Artes Decorativas do Mosteiro» (21 de março) são os temas das visitas seguintes.

Com estas sessões, o participante tem a “oportunidade de conhecer o Mosteiro de São Vicente de Fora de forma mais aprofundada”.

Por outro lado, os visitantes são levados a partes do mosteiro que “não são habitualmente visitáveis” como «A Casa dos Túmulos», «A história de José do Egipto em azulejo» e o «Carneiro», refere um comunicado do Museu do Patriarcado de Lisboa.

Para além destas seis visitas, haverá também as de carácter geral, que se realizam no último Domingo de cada mês (dias 26 de janeiro, 23 de fevereiro e 29 de março).

O Mosteiro de São Vicente de Fora, para além de monumento nacional, é também uma “preciosa testemunha” da história nacional e “uma jóia do património português”.

A partir do século XIX o mosteiro foi ocupado por diferentes instâncias e é nele que atualmente está instalada a Cúria Diocesana do Patriarcado de Lisboa, à qual pertence a tutela do monumento.

LFS

Fev
3
Seg
Lisboa: Ciclo «O prazer de Ler e Pensar» na Capela do Rato
Fev 3@18:15_20:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza, a partir do dia 13 deste mês, o ciclo intitulado «O prazer de Ler e Pensar» que reúne especialistas nos domínios da literatura e da espiritualidade cristã.

As sessões, de 13 de janeiro a 27 de abril, realizam-se às segundas-feiras, das 18h15 às 20h00, na Capela do Rato (Nossa Senhora da Bonança) e tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Fernando Savater, Alberto Caeiro, Viriato Soromenho-Marques, Dulce Maria Cardoso, Thomas Mann, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Kalil Gibran, Yuval Harari, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Tomáš Halík e Georges Bernanos são os autores que os vários especialistas vão refletir nesse ciclo.

“O valor de educar”, “A montanha mágica”, “Um deus passeando pela brisa da tarde”, “O profeta”, “Homo Deus”, “O admirável mundo novo”, “Paciência com Deus” e “Diário de um pároco de aldeia” são algumas obras analisadas.

LFS

Fev
5
Qua
Lisboa: Debate sobre «Eutanásia e boa morte hoje?»
Fev 5@18:30

Lisboa, 24 Jan 2020 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) promove um debate, em Lisboa, dia 05 de fevereiro, às 18h30, sobre «Eutanásia e boa morte hoje?».

Esta iniciativa realiza-se no Centro Nacional de Cultura (Largo do Picadeiro – Lisboa) e tem como intervenientes o padre José Manuel Pereira d´Almeida e Manuel Luis Capelas, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Fev
8
Sáb
Lisboa: Pastoral da Família organiza encontro «Do Sonho à Beleza da Realidade»
Fev 8 todo o dia

Lisboa, 20 Jan 2020 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa organiza, dia 08 de fevereiro, uma jornada sobre «Do Sonho à Beleza da Realidade – O Acompanhamento de casais novos e apoio à educação dos filhos».

O encontro que decorre no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, (Torres Vedras), vai ser uma “jornada de formação para reflexão e partilha sobre a importância d acompanhamento de casais novos e no apoio à educação dos filhos, nos vários âmbitos da vida das famílias”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa destina-se a todos os agentes de pastoral familiar; equipas paroquiais e vicariais de pastoral da família; aos agentes de preparação para o batismo das crianças; agentes de preparação para o matrimónio e responsáveis de movimentos familiares.

LFS

Fev
9
Dom
Lisboa: Semana da Caridade na Vigararia de Sintra
Fev 9_Fev 16 todo o dia

Lisboa, 14 jan 2020 (Ecclesia) – A Vigararia de Sintra (Patriarcado de Lisboa) promove, de 09 a 16 de fevereiro, uma semana da caridade onde vão ser debatidos temas relacionados com a pastoral social e da saúde.

O início desta atividade começa na Igreja de Rio de Mouro com a presença de D. Joaquim Mendes e no dia seguinte o padre José Manuel Pereira d´Almeida, na Igreja de Terrugem, às 21h30, fala sobre pastoral social, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 11 de fevereiro, o padre Fernando Sampaio fala sobre a pastoral da saúde em Sintra e Ricardo Jacinto e Idálio, no dia 12 de fevereiro, abordam a temática da pastoral prisional.

O tema «cuidador informal» vai estar em destaque, dia 13 de fevereiro, na Igreja de Algueirão por Pedro Cardoso e, no dia seguinte, na igreja de Montelavar, Susana Queiroga reflete sobre voluntariado.

Margarida Neto dá o seu testemunho sobre saúde mental, dia 15 de fevereiro, na Igreja do Cacém e a semana encerra, em Colares, com o tema «Ter um coração que vê» por Alberto Mendes e Carlos Pinto.

LFS

Fev
10
Seg
Lisboa: Ciclo «O prazer de Ler e Pensar» na Capela do Rato
Fev 10@18:15_20:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza, a partir do dia 13 deste mês, o ciclo intitulado «O prazer de Ler e Pensar» que reúne especialistas nos domínios da literatura e da espiritualidade cristã.

As sessões, de 13 de janeiro a 27 de abril, realizam-se às segundas-feiras, das 18h15 às 20h00, na Capela do Rato (Nossa Senhora da Bonança) e tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Fernando Savater, Alberto Caeiro, Viriato Soromenho-Marques, Dulce Maria Cardoso, Thomas Mann, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Kalil Gibran, Yuval Harari, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Tomáš Halík e Georges Bernanos são os autores que os vários especialistas vão refletir nesse ciclo.

“O valor de educar”, “A montanha mágica”, “Um deus passeando pela brisa da tarde”, “O profeta”, “Homo Deus”, “O admirável mundo novo”, “Paciência com Deus” e “Diário de um pároco de aldeia” são algumas obras analisadas.

LFS