Calendário

Out
29
Qui
Solidariedade: Sessão de esclarecimento dos «Leigos para o Desenvolvimento» em Lisboa.
Out 29@21:00

Lisboa, 19 Out 2020 (Ecclesia) – Os «Leigos para o Desenvolvimento» vão realizar, dia 29 deste mês, uma sessão de esclarecimento sobre a sua proposta de voluntariado nacional e internacional, no Centro Universitário Padre António Vieira, às 21h00, em Lisboa.

Com o lema «Os teus likes não mudam nada. Mas o teu tempo pode transformar o mundo!», esta sessão têm como objetivo “apresentar os projetos dos Leigos para o Desenvolvimento, traçar o perfil do voluntário e o plano de formação para a missão”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No total vão ser realizadas 6 sessões de apresentação em vários pontos do país – Braga, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto e pela primeira vez uma sessão online – e destinam-se a jovens interessados numa experiência missionária em África e em Portugal, com idades compreendidas entre os 21 e os 45 anos, pelo período mínimo de um ano.

Além disso, há sempre a possibilidade “de trocar experiências com voluntários que chegaram de missão, colocar questões e pedir esclarecimentos” sobre os Leigos para o Desenvolvimento, a missão e os projetos desenvolvidos pela associação.

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 30 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa.

Atualmente conta com projetos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, atuando preferencialmente na área da Formação e Educação, da Dinamização e Organização Comunitária, Empreendedorismo e Empregabilidade, Capacitação de Agentes Locais, Promoção do Voluntariado e Pastoral.

LFS

Out
31
Sáb
Publicações: Lançamento da Revista «Reflexão Cristã» dedicada à economista Manuela Silva
Out 31@15:30

Foto Agência ECCLESIA

Lisboa, 27 Out 2020 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) está a celebrar 45 anos e este sábado, 31 de outubro, às 15h30, terá lugar na igreja do Convento de São Domingos, em Lisboa, uma celebração de ação de graças e o lançamento do número duplo da revista «Reflexão Cristã» dedicado à economista Manuela Silva.

“Tal como anunciado em janeiro, por ocasião do tributo a Manuela Silva, o número duplo da revista Reflexão Cristã é dedicado à economista, fundadora do Centro de Reflexão Cristã (CRC), falecida em outubro do ano passado”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O número atual abre com um texto de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e conta com textos de José Leitão, Fernando Gomes da Silva, Guilherme d’Oliveira Martins, Isabel Allegro de Magalhães, Carlos Farinha Rodrigues, Rita Veiga, Jorge Braga de Macedo, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Pedro Vaz Patto, Maria Regina Tavares da Silva, Maria do Rosário Carneiro, Ana Cardoso e Inês Espada Vieira, bem como com os depoimentos de Jorge Miranda e de José Mattoso, lê-se.

A revista conta ainda com uma recensão ao livro «Resiliência, Criatividade e Beleza», escrita por João Miguel Almeida, e com uma biografia de Manuela Silva.

É também reeditado um texto da sua autoria, “Um convite à leitura do Livro de Job”.

A fechar, reproduzem-se os primeiros estatutos do CRC e apresentam-se os nomes dos sócios fundadores.

A celebração será concelebrada por frei Bento Domingues, o.p., pelo padre Peter Stilwell e por frei Filipe Rodrigues, o.p e serão respeitadas todas as normas de saúde em vigor e devido às restrições de circulação entre concelhos haverá transmissão em direto através do canal de Youtube do CRC.

LFS

Nov
7
Sáb
Ecologia: Conferência anual da CNJP sobre «Viver a Laudato Si´ Hoje»
Nov 7@15:00

Lisboa, 23 Out 2020 (Ecclesia) – A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) realiza, dia 07 de novembro, às 15h00, a sua conferência anual subordinada ao tema «Viver a Laudato Si´ – Hoje».

Em contexto de pandemia, o “habitual modelo presencial será substituído por videoconferência” e a primeira reflexão, às 15h15, tem como tema «Cuidar da Casa Comum depois da pandemia» pela socióloga do ambiente Luísa Schmidt, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma hora depois, o professor da Academia Alfonsina (Roma – Itália), padre Martin Nunez, falará sobre «Viver a Laudato Si´ Hoje».

Na sessão de abertura vai estar presente o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, e na sessão de encerramento D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Para assistir à videoconferência tem de clicar neste endereço:  https://us02web.zoom.us/j/86070547948

LFS

Dez
31
Qui
Natal: Grupo Renascença ajuda idosos e apoia na criação de emprego
Dez 31 todo o dia

Lisboa, 27 Out 2020 (Ecclesia) – As rádios Renascença, RFM e MEGA HITS em parceria com outros grupos comerciais vão voltar a contribuir, neste Natal, para uma sociedade “mais justa e equilibrada”.

Neste Natal, por cada talão de compra com artigos Deluxe, gama exclusiva Lidl, os portugueses estão a contribuir para apoiar projetos de inovação social dirigidos “ao bem-estar dos idosos e à capacidade de gerar emprego com problemas sociais cada vez mais evidentes no contexto de pandemia”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesta 2ª edição, e tendo em conta os desafios atuais que o país atravessa, vão ser distinguidos “10 projetos (5 IPSSs e 5 startups), aumentando-se assim o alcance da ajuda”.

No ano passado, o programa «Mais Ajuda» entregou 150 mil euros a 6 projetos diferenciadores de apoio à comunidade.

Os projetos das IPSS, ou equiparadas, que venham a concorrer vão ter como beneficiários uma franja muito fragilizada da população – os idosos -, que está significativamente enfraquecida com a pandemia; já as startups serão bonificadas na sua avaliação pela capacidade de geração de emprego, igualmente importante nos dias que correm.

Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença Multimédia, realça que “o Grupo Renascença Multimédia congratula-se com esta segunda edição do Mais Ajuda, uma iniciativa que já conquistou um espaço relevante no exercício da solidariedade social, tão decisiva neste tempo que vivemos”.

“Queremos também testemunhar como é para nós gratificante, este trabalho em parceria com o Lidl e a Beta i. Unindo esforços, conhecimentos e capacidades conseguimos chegar mais perto de tantos que precisam de todos”, frisou Isabel Figueiredo.

Entre 26 de outubro e 31 de dezembro de 2020, por cada talão de compras que inclua produtos da gama Deluxe, o Lidl contribuirá com 0,20€ para este programa, cujo valor acumulado será posteriormente entregue aos projetos vencedores.

As candidaturas para participação abrem em janeiro de 2021, após o apuramento do valor final.

LFS