Calendário

Jul
25
Dom
Schoenstatt: Movimento dá a conhecer «Chá e Companhia com Maria»
Jul 25 todo o dia

Lisboa, 05 jul 2021 (Ecclesia) – O Movimento Apostólico de Schoenstatt, no Patriarcado de Lisboa, vai dar a conhecer, a 25 deste mês, Dia mundial dos Avós e do Idoso, o projeto “Chá e Companhia com Maria”.

“Respondendo a mais um desafio que o Papa Francisco lançou ao mundo – a celebração do Dia Internacional dos Avós e idosos – acreditamos que é o momento certo para dar conhecer de novo este projeto”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os” bons resultados” alcançados permitem acreditar que o mesmo constitui “uma boa resposta para “a missão de pessoas maiores” e, naturalmente, a “desejar partilhá-lo amplamente”, lê-se na nota.

Este projeto tem como pilar central o encontro de avós que se encontram “para rezar, partilhar, fortalecer a amizade e fazer o bem”.

Algumas pessoas, unidas pela Liga das Famílias de Schoenstatt decidiram “fazer o bem, de uma forma simples e útil e procuraram ajuda para se organizarem e, em março de 2015, reuniram-se pela primeira vez com um objetivo: fazer enxovais para mães que deles necessitassem”.

Depois do ponto de partida, entregaram o “primeiro enxoval em abril desse ano e nunca mais pararam”.

Encontram-se de 15 em 15 dias, no Santuário de Schoenstatt em Lisboa e, nos intervalos vão recolhendo e fazendo peças e rezando pelas mães grávidas e os seus bebés.

Em 2019, este grupo sentiu que havia condições para replicar este projeto de ajuda nas paróquias que assim o desejassem e nesse mesmo ano, arrancou um segundo grupo do Chá e Companhia, na Igreja São Francisco de Paula.

Pode pedir mais informações nestes endereços – info@familiasdeschoenstatt.or ou cruzarcaminhos@convergencia.pt

LFS

Set
23
Qui
Lisboa: Instituto da Formação Cristã começa ano pastoral 2021-2022 com Eucaristia e entrega de diplomas (c/vídeo)
Set 23 todo o dia

Lisboa, 18 jun 2021 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, informa que o ano pastoral 2021-2022 vai começar com uma Eucaristia e entrega de diplomas da Escola de Leigos, no dia 23 de setembro.

Na mensagem de encerramento do atual ano pastoral 2020-2021, enviada hoje à Agência ECCLESIA, o cónego António Janela explica que não podem “fazer o encerramento” do ano pastoral do Instituto Diocesano da Formação Cristã por causa da pandemia Covid-19.

“A tradição de termos uma Eucaristia pelo ano que termina e o convivo e uma seção académica, mas vamos fazê-lo em setembro”, acrescenta o presidente do IDFC.

O Instituto Diocesano da Formação Cristã informa que já estão abertas as inscrições para o ano pastoral 2021-2022, que vai começar com uma Eucaristia e a entrega de diplomas da Escola de Leigos, no dia 23 de setembro.

O cónego António Janela salienta também que na Diocese de Lisboa vão começar “uma nova fase” orientada para o “grande encontro” da juventude, que vai ser a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude na capital portuguesa, em 2023, e a colaboração de base “na preparação do sínodo”, que se vai realizar em Roma, em 2022.

O Instituto Diocesano da Formação Cristã tem três instâncias formativas para adultos: Escola de Leigos, criada em 1988, o Centro de Formação a Distância, desde 1992, a Escola de Música Sacra.

CB/PR