Calendário

Jan
26
Ter
Lisboa: Formação Permanente do Clero sobre «Ler a “Fratelli Tutti” no Ano “Laudato Si”»
Jan 26_Jan 27 todo o dia

Lisboa, 26 Jan 2021 (Ecclesia) – A Jornada de Formação Permanente do Clero do Patriarcado de Lisboa realiza-se hoje e quarta-feira, através da via digital, e tem como tema «Ler a Fratelli Tutti no Ano «Laudato Si».

«O que aconteceu à nossa Casa Comum nestes cinco anos?» é o tema da conferência desta manhã, às 11h00, por Francisco Ferreira e, uma hora depois, Luisa Schmidt falará sobre «Cuidar da Casa Comum depois da Pandemia».

Esta quarta-feira, o presidente da Caritas Internationalis, cardeal Luis António Tagle aborda o tema “Responder ao clamor da Terra e ao clamor dos pobres: somos todos irmãos” e as jornadas encerram com a conferência do cardeal Manuel Clemente sobre «Laudato Si e Fratelli Tutti: Indicações pastorais».

LFS

Jan
27
Qua
JMJ 2023: Lisboa apresenta hino oficial da edição portuguesa
Jan 27@11:00

Lisboa, 26 jan 2021 (Ecclesia) – O organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa 2023 vai apresentar esta quarta-feira, pelas 11h00, o hino oficial da edição internacional deste evento, promovido pela Igreja Católica.

A divulgação vai acontecer pelas redes sociais da JMJ 2023 e através do site https://www.lisboa2023.org/pt, indica um comunicado da organização enviado à Agência ECCLESIA.

A escolha de Portugal como sede da próxima edição internacional da JMJ foi revelada a 27 de janeiro de 2019 no Panamá, pelo que a apresentação do hino decorre, assim, dois anos após este anúncio.

LFS

JMJ 2023: Lisboa apresenta hino oficial da edição portuguesa

 

Lisboa: Mesa redonda sobre a «Economia de Francisco» na Capela do Rato
Jan 27@21:30

Lisboa, 22 Jan 2021 (Ecclesia) – Na Capela do Rato, em Lisboa, vai realizar-se, dia 27 deste mês, às 21h30, através da plataforma Zoom, uma mesa redonda sobre a «Economia de Francisco».

Esta iniciativa conta com a participação de dois elementos no evento realizado em Assis, Itália, Rita Sacramento Monteiro e Francisco Maia e de dois gestores: José Theotónio e Paulo Lopes, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

A conversa sobre “as pistas e os caminhos para uma economia mais humana e justa” conta também com a participação do franciscano frei Hermínio Araújo.

No início do mês de maio de 2019, o Papa Francisco, inspirado em São Francisco de Assis, dirigiu uma carta aos jovens de todo o mundo, desafiando-os a prepararem e a realizarem um encontro, tendo como grande propósito o lançamento de bases para uma transformação económica, mais centrada na Pessoa Humana, da mesma forma que virada para o cuidado do nosso planeta, a nossa “casa comum”.

Foi deste modo que o Papa propôs, aos jovens do século XXI, uma reflexão sobre a economia e toda a sociedade, à luz da mensagem de Francisco de Assis.

A adesão “foi imediata” e, durante um ano e meio, os jovens de todo o mundo prepararam com grande entusiasmo este Encontro, dando origem a uma plataforma mundial de reflexão onde reuniram variados contributos e linhas orientadoras de ação, para uma economia “mais humana” e um futuro mais sustentável.

Ao longo de três dias, de 19 a 21 de Novembro de 2020, os jovens participantes escutaram e interpelaram diversas personalidades do mundo Económico, da Filosofia, da Teologia, do mundo empresarial, assim como do ativismo cívico e social.

Para participar nesta iniciativa da Capela do Rato: Link para entrada na sessão zoom é: https://us02web.zoom.us/j/81469155308?pwd=T2g1R00zV1FYTnJzME93ZnR4UnY4UT09 e ID da reunião: 814 6915 5308 e Senha de acesso: 966193.

LFS

Jan
28
Qui
Igreja/Educação: «Scholas Occurrentes» organiza diálogo sobre «Vale tudo a pena ganhar?»
Jan 28@17:00

Lisboa, 26 Jan 2021 (Ecclesia) – A «Scholas Occurrentes», Organização Internacional de Direito Pontifício, através da sua área desportiva internacional, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais (Portugal) organiza, dia 28 deste mês, uma conversa sobre futebol e valores entre duas personalidades do futebol internacional.

Os ex-jogadores de futebol Paulo Sousa (Portugal) e Gianluca Zambrotta (Itália) vão falar às 17h00 (Lisboa), 18h00 (Roma), em modo virtual e através da plataforma Zoom, sobre «Vale tudo para ganhar?», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Como transmitir os valores do desporto no futebol de hoje?” é uma questão que os ex-jogadores vão responder em conjunto com treinadores de escolas de futebol, alunos e professores de Portugal e Itália.

Mario del Verme, coordenador do Scholas Sport Italia, e Edgardo Zanolli, coordenador do projeto da escola Milan Soccer, são os moderadores da conversa.

O encontro conta com o apoio da Federação Italiana de Futebol e do Instituto Italiano da Cultura de Lisboa.

O encontro que vai ser realizado em italiano, com tradução simultânea em português, necessita de registo prévio.

A ‘Scholas Occurrentes’ é uma Organização Internacional de Direito Pontifício que foi aprovada pelo Papa a 13 de agosto de 2013; está presente em 190 países nos cinco continentes e integra meio milhão de redes educativas.

Em Portugal, a Fundação Scholas Occurrentes tem sede em Cascais, na antiga escola Conde Ferreira, no centro histórico.

Arte, desporto e tecnologia são os pilares do programa educativo da Fundação ‘Scholas Occurrentes’ que utiliza a educação para promover mudanças sociais e nasceu em Buenos Aires, há cerca de 20 anos, por vontade do então arcebispo dessa cidade argentina, D. Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

LFS

 

Jan
29
Sex
Lisboa: Exposição «Diálogo na Sé» de Moita Macedo inaugurada por D. Manuel Clemente
Jan 29 todo o dia

Lisboa, 29 out 2020 (Ecclesia) – O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, inaugurou a exposição «Diálogo na Sé» que está patente, de 26 de outubro a 29 de janeiro, no Tesouro da Sé de Lisboa.

A “Cruz de Cristo” é o elemento pictórico central na exposição de Moita Macedo e na inauguração D. Manuel Clemente disse que as obras expostas “dialogam com a exposição [permanente] da antiga Patriarcal e até de peças mais antigas” e “valorizam muito o conjunto”.

“É uma continuidade, porque Moita Macedo incorporou, na sua arte pictórica, elementos cristãos essenciais, sobretudo o mais essencial de todos, figurado de vários modos, que é a Cruz”, sublinhou D. Manuel Clemente, valorizando a escolha da Sé para o local de exposição das obras.

“Isto é um lugar de culto e, por isso, é um lugar da cultura”, salientou.

Para o curador da exposição, Santiago Macias, esta mostra é também “uma homenagem” que se presta a Moita Macedo, “num mês simbólico, quando cumpriria 90 anos” e pela data escolhida para a inauguração da exposição (dia seguinte ao aniversário de dedicação da Sé).

“Moita Macedo foi um grande pintor e um homem militante, a vários níveis, e teve sempre a concretização do sonho dos seus ideais como a meta última”, assegurou.

Das 29 obras selecionadas que estão expostas junto aos objetos do Tesouro da Sé e para além dos “Cristos”, destacam-se também “algumas imagens mais gestualistas” que pretendem estar “em confronto com aquilo que são os relicários e imagens sagradas que a Sé de Lisboa tem”, verificou o curador da exposição, lembrando “a forma apaixonada” com que Moita Macedo (1930-1983), tendo “uma existência muito curta”, se expressou não só pela pintura, mas também pela poesia, deixando uma “notável obra”.

LFS

Fev
1
Seg
Igreja/Jovens: Atividades da Juventude Hospitaleira em fevereiro
Fev 1 todo o dia

Lisboa, 26 Jan 2021 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai realizar, durante o mês de fevereiro, várias atividades que começam logo no primeiro dia desse mês com a iniciativa «Ecos de Loucura»

«Voluntariamente» é o tema do dia 06 de fevereiro e dois dias depois realiza-se «Oração de São João de Deus», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

No dia 11 de fevereiro realiza-se um concerto do «Dia do Doente» e o Carnaval Hospitaleiro de 12 a 16 de fevereiro.

«Catequeses JMJ» é a atividade do dia 20 de fevereiro e no dia seguinte promovem «Vidas.com».

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

LFS

Lisboa: Cadeia ininterrupta do Terço na Paróquia de Belas
Fev 1 todo o dia

Lisboa, 26 Jan 2021 (Ecclesia) – Um grupo de cristãos da Paróquia de Belas, Patriarcado de Lisboa, está a organizar uma cadeia ininterrupta do Terço, de 01 a 28 de fevereiro, pelo” fim do aborto e das barrigas de aluguer”.

Para além desta intenção, esta cadeia de oração pretende que “a eutanásia nunca seja permitida em Portugal” e para existam “mais vocações, religiosas, missionárias e hospitaleiras”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Fev
5
Sex
Educação: Colóquio online reflete sobre a «Religião nas Múltiplas Modernidades»
Fev 5@14:30_18:00

Lisboa, 15 Jan 2021 (Ecclesia) – A Rede de investigadores «Religião nas Múltiplas Modernidades» (ReliMM) organiza, nos dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, o colóquio homónimo, através da plataforma ZOOM, onde se apresentam “as mais recentes trajetórias de pesquisa” nesta área de investigação.

“As trajetórias recentes dos estudos de religião tornaram evidentes os riscos que se correm quando a reflexão sobre o fenómeno religioso é reduzida a uma narrativa única e as teorias da religião perdem a sensibilidade ao «religioso a fazer-se»”, lê-se no comunicado Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da UCP.

Os investigadores consideram que “a religião, enquanto objeto científico, exige hoje um olhar multiscópico, que permita o cruzamento de diversas escalas e supere as tendências para o seu isolamento ou marginalização na comunidade científica”, acrescenta.

A iniciativa que decorre em formato online, das 14h30 às 18h00, tem necessidade de inscrição prévia.

LFS

Fev
6
Sáb
Igreja/Jovens: Atividades da Juventude Hospitaleira em fevereiro
Fev 6 todo o dia

Lisboa, 26 Jan 2021 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai realizar, durante o mês de fevereiro, várias atividades que começam logo no primeiro dia desse mês com a iniciativa «Ecos de Loucura»

«Voluntariamente» é o tema do dia 06 de fevereiro e dois dias depois realiza-se «Oração de São João de Deus», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

No dia 11 de fevereiro realiza-se um concerto do «Dia do Doente» e o Carnaval Hospitaleiro de 12 a 16 de fevereiro.

«Catequeses JMJ» é a atividade do dia 20 de fevereiro e no dia seguinte promovem «Vidas.com».

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

LFS

Fev
8
Seg
Igreja/Jovens: Atividades da Juventude Hospitaleira em fevereiro
Fev 8 todo o dia

Lisboa, 26 Jan 2021 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai realizar, durante o mês de fevereiro, várias atividades que começam logo no primeiro dia desse mês com a iniciativa «Ecos de Loucura»

«Voluntariamente» é o tema do dia 06 de fevereiro e dois dias depois realiza-se «Oração de São João de Deus», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

No dia 11 de fevereiro realiza-se um concerto do «Dia do Doente» e o Carnaval Hospitaleiro de 12 a 16 de fevereiro.

«Catequeses JMJ» é a atividade do dia 20 de fevereiro e no dia seguinte promovem «Vidas.com».

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

LFS

Fev
11
Qui
Igreja/Jovens: Atividades da Juventude Hospitaleira em fevereiro
Fev 11 todo o dia

Lisboa, 26 Jan 2021 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai realizar, durante o mês de fevereiro, várias atividades que começam logo no primeiro dia desse mês com a iniciativa «Ecos de Loucura»

«Voluntariamente» é o tema do dia 06 de fevereiro e dois dias depois realiza-se «Oração de São João de Deus», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

No dia 11 de fevereiro realiza-se um concerto do «Dia do Doente» e o Carnaval Hospitaleiro de 12 a 16 de fevereiro.

«Catequeses JMJ» é a atividade do dia 20 de fevereiro e no dia seguinte promovem «Vidas.com».

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

LFS

Fev
12
Sex
Igreja/Jovens: Atividades da Juventude Hospitaleira em fevereiro
Fev 12 todo o dia

Lisboa, 26 Jan 2021 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai realizar, durante o mês de fevereiro, várias atividades que começam logo no primeiro dia desse mês com a iniciativa «Ecos de Loucura»

«Voluntariamente» é o tema do dia 06 de fevereiro e dois dias depois realiza-se «Oração de São João de Deus», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

No dia 11 de fevereiro realiza-se um concerto do «Dia do Doente» e o Carnaval Hospitaleiro de 12 a 16 de fevereiro.

«Catequeses JMJ» é a atividade do dia 20 de fevereiro e no dia seguinte promovem «Vidas.com».

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

LFS

Educação: Colóquio online reflete sobre a «Religião nas Múltiplas Modernidades»
Fev 12@14:30_18:00

Lisboa, 15 Jan 2021 (Ecclesia) – A Rede de investigadores «Religião nas Múltiplas Modernidades» (ReliMM) organiza, nos dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, o colóquio homónimo, através da plataforma ZOOM, onde se apresentam “as mais recentes trajetórias de pesquisa” nesta área de investigação.

“As trajetórias recentes dos estudos de religião tornaram evidentes os riscos que se correm quando a reflexão sobre o fenómeno religioso é reduzida a uma narrativa única e as teorias da religião perdem a sensibilidade ao «religioso a fazer-se»”, lê-se no comunicado Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da UCP.

Os investigadores consideram que “a religião, enquanto objeto científico, exige hoje um olhar multiscópico, que permita o cruzamento de diversas escalas e supere as tendências para o seu isolamento ou marginalização na comunidade científica”, acrescenta.

A iniciativa que decorre em formato online, das 14h30 às 18h00, tem necessidade de inscrição prévia.

LFS

Fev
19
Sex
Educação: Colóquio online reflete sobre a «Religião nas Múltiplas Modernidades»
Fev 19@14:30_18:00

Lisboa, 15 Jan 2021 (Ecclesia) – A Rede de investigadores «Religião nas Múltiplas Modernidades» (ReliMM) organiza, nos dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, o colóquio homónimo, através da plataforma ZOOM, onde se apresentam “as mais recentes trajetórias de pesquisa” nesta área de investigação.

“As trajetórias recentes dos estudos de religião tornaram evidentes os riscos que se correm quando a reflexão sobre o fenómeno religioso é reduzida a uma narrativa única e as teorias da religião perdem a sensibilidade ao «religioso a fazer-se»”, lê-se no comunicado Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da UCP.

Os investigadores consideram que “a religião, enquanto objeto científico, exige hoje um olhar multiscópico, que permita o cruzamento de diversas escalas e supere as tendências para o seu isolamento ou marginalização na comunidade científica”, acrescenta.

A iniciativa que decorre em formato online, das 14h30 às 18h00, tem necessidade de inscrição prévia.

LFS

Fev
20
Sáb
Igreja/Jovens: Atividades da Juventude Hospitaleira em fevereiro
Fev 20 todo o dia

Lisboa, 26 Jan 2021 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai realizar, durante o mês de fevereiro, várias atividades que começam logo no primeiro dia desse mês com a iniciativa «Ecos de Loucura»

«Voluntariamente» é o tema do dia 06 de fevereiro e dois dias depois realiza-se «Oração de São João de Deus», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

No dia 11 de fevereiro realiza-se um concerto do «Dia do Doente» e o Carnaval Hospitaleiro de 12 a 16 de fevereiro.

«Catequeses JMJ» é a atividade do dia 20 de fevereiro e no dia seguinte promovem «Vidas.com».

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

LFS