Calendário

Jan
23
Sáb
Porto: Um «Quizizz bíblico» em família rumo às JMJ2023
Jan 23@21:00

Porto, 20 Jan 2021 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Porto propõe, para o dia 23 deste mês, às 21h00, um «Quizizz bíblico», uma atividade dos jovens daquela diocese que se vão preparando para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023.

Para proposta «QB_DE_FÉ» estão “todos convidados”, desde jovens, animadores, catequistas e catequizandos, famílias inteiras desde a avó ao tio mais velho lá de casa…”, lê-se no comunicado.

Os interessados para participarem na atividade do próximo sábado dia 23 têm de instalar o QUIZIZZ (https://quizizz.com) no telemóvel (compatível com android e IOS) ou usar um computador.

Além disso, o secretariado deixa também um link de reunião zoom (https://us02web.zoom.us/j/88983667950) para os participantes se manterem ligados a todos que vão estar em jogo.

Todos os dias 23 de cada mês, o Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Porto tem uma atividade que marca o caminho até à Jornada Mundial da Juventude #Lisboa2023.

LFS

Jan
29
Sex
Igreja/Formação: Carmelitas Descalços promovem workshop sobre música e espiritualidade
Jan 29_Jan 31 todo o dia

Porto, 06 Jan 2021 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal promove, de 29 a 31 deste mês, no Convento de Avessadas (Marco de Canaveses – Porto) um workshop sobre música e espiritualidade que vai ser orientado pelo frei Francisco Braguês.

O Centro de Espiritualidade sediado no Convento de Avessadas foi inaugurado no ano 1984 e foi “pioneiro na oferta a toda a Igreja Portuguesa de um excelente espaço para retiros, em grupos e a título individual, semanas e encontros de espiritualidade, acolhimento a grupos pastorais das mais variadas entidades da Igreja, a peregrinações e outros eventos culturais”, lê-se no site da ordem.

A Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal encontrou neste centro “uma porta aberta para comunicar o rico património espiritual que recebeu dos seus fundadores e demais mestres de vida espiritual”.

LFS

Fev
1
Seg
Porto: Jornadas de Teologia dedicadas ao Batismo e diversidade dos Carismas
Fev 1_Fev 4 todo o dia

Porto, 20 Jan 2021 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), do Centro Regional do Porto, realiza de 1 a 4 de fevereiro as suas jornadas dedicadas ao tema «Um só Corpo, um só Batismo (Ef 4, 4) – A Diversidade dos Carismas e a Construção da Comunhão».

Devido à pandemia de covid-19 e às recentes medidas de confinamento as Jornadas de Teologia decorrem online e são organizadas em colaboração com a Diocese do Porto, a Diocese de Vila Real e a Irmandade dos Clérigos, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Depois da sessão de abertura, Gonzalo Tejerina Arias, professor da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha) aborda os temas «De los desafíos de un mundo plural a la conciencia de la diversidad eclesial» e «Sinodalidad, democracia y participación activa en la comunidad eclesial», lê-se no programa.

“O papel das instâncias de corresponsabilidade eclesial e de coordenação pastoral” pelo professor da Faculdade de Teologia da UCP e “O batismo na vida de uma comunidade paroquial” por Manuel Mendes, Diocese do Porto, são os temas das conferências da tarde do primeiro dia.

“A hospitalidade como realização da condição batismal: lições neotestamentárias”; “A hospitalidade como realização da condição batismal nas igrejas do Cristianismo antigo”; “Une réflexion sur la taille des communautés (à l’échelle humaine)”; “A identidade batismal e a sinodalidade”; “O batismo em perspetiva ecuménica”; “Batismo e ecumenismo na área metropolitana do Porto”; “O sacramento do batismo: questões canónicas e pastorais” são alguns temas abordados nas Jornadas de Teologia.

LFS

Mai
22
Sáb
Porto: Comissão Ecuménica adia celebração para 22 de maio
Mai 22 todo o dia

Foto João Lopes Cardoso – Ecumenismo

Porto, 19 Jan 2021 (Ecclesia) – A Comissão Ecuménica do Porto adiou a celebração que estava agendada para esta quarta-feira, na Igreja de Cedofeita naquela cidade,  para o dia 22 de maio, véspera de Pentecostes.

Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que se celebra entre os dias 18 e 25 de janeiro, a Comissão Ecuménica do Porto tendo refletido sobre o confinamento decretado e seus efeitos, nomeadamente o dever de recolhimento domiciliário, bem como o espírito de sacrifício vivido pelo Povo de Deus, decidiu “não realizar a celebração ecuménica do Porto”, refere um comunicado citado pelo jornal «Voz Portucalense».

Este ano, a semana tem como tema “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (João 15, 5-9), existindo, para o efeito um guião com subsídios em Português, editado pela Conferência Episcopal Portuguesa – Comissão Missão e Nova Evangelização e pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC).

Na nota, a Comissão Ecuménica do Porto sublinha que na localidade “o ecumenismo tem uma história e um espaço vivo e relevante nas Igrejas com sensibilidade ecuménica, que juntas anunciam em várias iniciativas, a Boa Nova de Jesus, numa base de respeito fraterno, conhecendo as diferenças e estando unidas no essencial, porque é mais o que une – JESUS – do que aquilo que separa”.

A Comissão Ecuménica do Porto que integra as Igrejas Católica Romana, Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista, Evangélica Alemã do Porto, Ortodoxa Russa, Ortodoxa de Constantinopla e a Igreja de St. James “recomenda a visualização online da Celebração Ecuménica Nacional em que se fará ação de graças pelo 50º aniversário do COPIC, pelas 15h30, no dia 23 de janeiro”.

LFS