Calendário

Fev
22
Sáb
Vida Consagrada: Semana de estudos centrada no verbo evangelizar
Fev 22_Fev 25 todo o dia

Fátima, 10 Fev 2020 (Ecclesia) – A Semana de Estudos sobre da Vida Consagrada que decorre de 22 a 25 de fevereiro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, tem como tema «Consagrados para Evangelizar»

Esta atividade formativa é promovida pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e tem como pilar central o verbo evangelizar: “Quem evangeliza?”; “A quem evangelizar?”; “Com quem evangelizar?” e “Como evangelizar?”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. António Couto, bispo de Lamego; D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda e D. Armando Esteves, bispo auxiliar do Porto são alguns dos conferencistas.

«Pessoas e comunidades ricas em carisma para a missão»; «Pessoas e comunidades alegres, afetivas e ecológicas»; «Em saída para as periferias existenciais e culturais»; «No mundo desafiado pela ecologia integral»; «Em comunhão eclesial no âmbito das Igrejas locais» e «A mulher na Igreja e na sociedade» são alguns dos temas a reflectir.

LFS

PROGRAMA da SEMANA

Fev
23
Dom
Catequese: Adolescência e a fé desafia catequistas para 48º encontro Inter-diocesano
Fev 23 todo o dia

Lisboa, 17 jan 2020 (Ecclesia) – O 48º encontro Inter-diocesano de catequistas, da zona centro, centrado nas «Linguagens da Fé na Catequese com Adolescentes» vai decorrer nos dias 22 e 23 de fevereiro no Centro Catequético, em Fátima.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA apresenta como temas em reflexão «As linguagens da fé», «Dimensão projetual na catequese com adolescentes», «Rezar com uma obra de arte» e ainda um painel sobre as linguagens de fé desenvolvidas a partir da «Expressão Dramática», do «Digital» e através das «Artes».

A organização junta o Serviço de Catequistas da diocese de Leiria-Fátima, o Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa, o Secretariado da Educação Cristã da Infância e Adolescência de Portalegre -Castelo Branco, o Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência de Santarém e o Secretariado Diocesano da Catequese de Infância e Adolescência de Setúbal.

LS

Migrações: Papa vai a Bari para encontro sobre a paz no Mediterrâneo
Fev 23@9:45

Francisco preside a Missa no dia 23 de fevereiro

Cidade do Vaticano, 06 jan 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai presidir no dia 23 de fevereiro, pelas 10h45 (menos uma em Lisboa), a uma Missa, por ocasião do encontro de reflexão e espiritualidade ‘Mediterrâneo, fronteira de paz’.

A iniciativa, na cidade do sul de Itália, vai reunir bispos da Europa, Ásia e África para falar sobre as migrações, a partir do dia 18 do próximo mês.

“O tema central será a migração, mas também vão ser analisados argumentos como a justiça social, a vida eclesial, os jovens, o desenvolvimento, o diálogo entre as várias confissões cristãs e com outras denominações religiosas pela reconciliação entre os povos”, avança o portal ‘Vatican News’.

Para o encontro de cinco dias são esperados “cerca de 100 bispos, representantes de Igrejas católicas de 19 países da Europa, Ásia e África”, estando prevista uma “dinâmica sinodal, com assembleias e círculos menores”.

A reflexão será feita “à porta fechada”, estando previstas conferências de imprensa diárias.

“Os bispos ainda são convidados a celebrar Missas nas paróquias da cidade para encontrar a comunidade local”.

LS/OC

Fev
24
Seg
Cáritas: No Carnaval, ícones das artes vão percorrer as ruas de Pombal
Fev 24 todo o dia

Coimbra, 10 Fev 2020 (Ecclesia) – A localidade de Pombal vai receber, pela primeira vez, dia 24 deste mês, o desfile de carnaval dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra “SER+” FOLIÃO.

Nesse dia as ruas de Pombal vão ser percorridas “por cerca de mil crianças e jovens fantasiados de personalidades únicas e marcantes das artes”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A partir das 11h00, a cidade ganha vida com a chegada de “artistas” das mais diversas áreas: pintores, atores, cantores, escritores e muitos outros.

Agendado para as 13h00, o corso carnavalesco contará com a participação das crianças e jovens de todos os CATL da Cáritas de Coimbra (CATL de 1º Ciclo e CATL de 2º/3º Ciclos e Secundário, localizados em 5 distritos da região centro de Portugal – Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Viseu).

LFS

Santa Sé: Apresentação da Mensagem do Papa para a Quaresma 2020
Fev 24@10:30

Cidade do Vaticano, 19 Fev 2020 (Ecclesia) – A Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano vai ser apresentada, dia 24 de fevereiro, às 10h30 (hora de Lisboa), no Vaticano.

Na apresentação do documento, que tem como título «Pedimos-vos em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar com Deus», vão estar presentes o cardeal Peter Turkson (prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral); padre Bruno Marie Duffé (secretário do mesmo dicastério) e Mariella Enoc (presidente do Hospital Pediátrico Bambino Gesù), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

LFS

Fev
26
Qua
Quaresma: Diocese do Algarve lança campanha para a catequese da Infância e Adolescência
Fev 26 todo o dia

Faro, 18 fev 2020 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve preparou a campanha quaresmal ‘Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado’, proposta pelo Sector da Catequese da Infância e Adolescência, enquanto o Secretariado da Pastoral Juvenil incentiva as paróquias a promoverem a ‘Quaresma Jovem’.

Em informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ informa que a campanha ‘Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado’ assenta em vários símbolos e as imagens vão sendo acrescentadas à do Monte Calvário, desde Quarta-feira de Cinzas, este ano a 26 de fevereiro, até ao Domingo de Páscoa, no dia 12 de abril.

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência explica que quer “convidar toda a comunidade” a centrar-se no monte calvário, “que se vai preenchendo de forma pedagógica ao longo de toda a Quaresma, para se iluminar com a Luz do Ressuscitado na manhã de Páscoa”.

“Iniciando a visualização do monte em quarta-feira de Cinzas, iremos subindo o monte de forma muito objetiva, cada domingo, com uma imagem, sempre integrada nas leituras escutadas e com uma palavra que «ilumina» cada Domingo”, lê-se na introdução da campanha quaresmal.

Neste contexto, explicam que todas as semanas, a apresentação pode ser “imediatamente antes da Eucaristia, ou no momento do ato penitencial, substituindo-o, ou no momento pós-comunhão”, “coloca-se a imagem e a palavra, e lê-se o texto que o acompanha”.

“Liberdade, missão, ter sede, caminho, vida, abandono, aleluia” são expressões que vão ser colocadas em destaque na vivência semanal na comunidade paroquial.

Para o grupo de catequese, a campanha ‘Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado’ sugere uma oração, que pode ser lida no final de cada sessão e por uma música, e há ainda uma “dinâmica para as famílias”, que também é constituída por uma oração que pode ser feita após o jantar e que inclui uma música para a Semana Santa.

O jornal diocesano informa que o Algarve conta com “cerca de 1000 catequistas ao serviço nas suas cerca de 80 paróquias” para a formação de cerca de “9000 crianças e adolescentes”.

Para o setor da juventude, o Secretariado da Pastoral Juvenil sugere o encontro ‘Quaresma Jovem’, uma atividade de preparação para a Páscoa, que propôs às paróquias, através das estruturas vicariais.

O encontro que pretende ser um momento de reflexão para os jovens vai ter lugar na primeira sexta-feira da Quaresma, no próximo dia 28, nas vigararias de Faro, Loulé e Portimão.

A ‘Quaresma Jovem’, que pretende ser um momento de reflexão para os jovens, realiza-se no próximo dia 28 deste mês nas vigararias de Faro, Loulé e Portimão.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa que os jovens das paróquias da vigararia de Loulé, encontram-se pelas 20h30, na Sé de Silves, nas vigararias de Faro e de Portimão, a ‘Quaresma Jovem’ começa às 21h00, respetivamente na igreja matriz de Olhão e em Alvor; Na Vigararia de Tavira o encontro vai decorrer em março, em data a anunciar.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos –, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

CB

Quaresma: Exposição «A Procissão das cinzas em Aveiro»
Fev 26 todo o dia

Aveiro, 17 Fev 2020 (Ecclesia) – As igrejas geminadas de Santo António e São Francisco (Aveiro) vão ter patente uma exposição evocativa «A Procissão das cinzas em Aveiro».

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e a Fraternidade Franciscana Secular desta cidade, vai estar patente ao público de 26 deste mês a 27 de setembro, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma forma de evocar a “grandiosa procissão das cinzas de Aveiro” saída pela última vez em 1969, e era das “maiores cerimónias que tinham lugar na cidade e para a qual concorriam multidões”, lê-se.

No dia 29, pelas 15h30, vai realizar-se uma sessão/evento com visita guiada.

LFS

Quaresma: Instituições convidam a rezar «pelos mártires e heróis do século XXI»
Fev 26 todo o dia

Braga, 21 fev 2020 (Ecclesia) – A Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal (RMOP-Portugal) e a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vão dinamizar uma campanha pelos ‘Mártires e Heróis por amor’ na Quaresma, de 26 de fevereiro a 9 de abril.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a RMOP-Portugal e a AIS informam que a iniciativa pensada para a Quaresma 2020, que este ano começa a 26 de fevereiro, pretende “honrar e recordar aqueles que heroicamente ofereceram a sua vida por Deus e pelos seus irmãos”.

“A divulgação destas histórias pretende levar os inscritos nesta campanha a orar e a sensibilizar-se com a dramática situação dos cristãos perseguidos”, acrescentam.

Em cada dia, de 26 de fevereiro a 9 de abril, vão ser propostas “vidas” de sacerdotes, religiosas e leigos que foram “assassinados, raptados, presos ou desapareceram por seguirem Jesus” e as histórias são acompanhadas  por uma oração e uma descrição final sobre “o auxílio” prestado pela fundação pontifícia AIS.

“No Iraque, Síria, Iémen, Burkina Faso, Nigéria, Índia ou Somália, ser cristão pode significar a morte – ainda hoje, em 2020 – às mãos de extremistas”, alerta a Ajuda à Igreja que Sofre  que nesta iniciativa quer lembrar essas pessoas e comunidades que, “nos bastidores e em silêncio, deram as suas vidas”.

Segundo o comunicado, a campanha quaresmal ‘pelos mártires e heróis do século XXI’ inclui a divulgação, no dia de Carnaval (25 de fevereiro) e nos domingos da Quaresma, de duas edições d’O Vídeo do Papa “dedicadas aos cristãos perseguidos” e de quatro vídeos da AIS que abordam os contextos de vida dos cristãos presentes no Iraque, Nigéria, Paquistão e Síria.

A Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal informa que a jornada de oração está disponível no seu sítio online e nas redes sociais (Instagram e Facebook) e os interessados podem também receber a proposta de oração, todos os dias, no seu e-mail, e a inscrição é online.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, este ano no próximo dia 26, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

CB

Fev
27
Qui
Braga: Portugal vai ter nova Basílica
Fev 27@12:00_13:00

Santuário de São Torcato recebeu distinção, por decisão do Papa

Braga, 05 nov 2019 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga anunciou que o Santuário de São Torcato vai ser elevado a “basílica menor”, por decisão do Papa Francisco, numa cerimónia marcada para 27 de fevereiro de 2020.

O santuário localiza-se perto de Guimarães, na vila de São Torcato.

“Rico em tradições, os fiéis deste santuário prestam particular devoção a S. Torcato, cujo corpo se conserva até aos nossos dias incorrupto. Arquitetonicamente é um edifício majestoso, imponente e devidamente preparado, incluindo a nível pastoral, para receber esta dignidade. São mais de 750 mil os peregrinos e fiéis que acorrem a este centro de culto”, referiu o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, na carta que enviou ao Vaticano, solicitando esta distinção.

O arcebispo primaz apontou ainda o esforço da Irmandade em acolher todos os peregrinos, incluindo aqueles que têm a sua mobilidade condicionada.

“A elevação a basílica menor, mais do que uma dignidade, será um estímulo e uma responsabilização a tornar este santuário um espaço acolhedor, fraterno, um espaço de espiritualidade onde é possível um encontro com Cristo mediante a oração, a eucaristia e a reconciliação. Será, para toda a Arquidiocese, um compromisso com a nova evangelização e com o espírito inclusivo do nosso Santo Padre, o Papa Francisco”, indicava D. Jorge Ortiga.

Na Igreja Católica há “basílicas maiores” e “basílicas menores”; a palavra basílica, com origem nos termos gregos ‘basileus’ (rei) e ‘basilikos’ (real), era utilizada na Roma antiga para designar grandes edifícios de reunião.

OC

Publicações: Lançamento de obra sobre o claustro da abadia de Santa Maria de Celas
Fev 27@16:00

Coimbra, 18 Fev 2020 (Ecclesia) – A obra «Santos, Heróis e Monstros – O claustro da abadia de Santa Maria de Celas» da autoria de Carla Varela Fernandes vai ser apresentada dia 22 deste mês, às 16h00, no Mosteiro de Celas, em Coimbra.

A obra, com a chancela das edições Colibri, vai ser apresentada por Ana Alcoforado, diretora do Museu Nacional de Machado de Castro, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A monografia em bilingue (Português/Inglês) vai ser também apresentada em Lisboa, dia 27 deste mês, às 18h00, na Livraria Ferin por António Filipe Pimentel, professor da Universidade de Coimbra e ex-diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, refere o comunicado.

O livro fala sobre santos, heróis e “até sobre seres monstruosos” e para isso, ao texto da autora juntam-se “muitas imagens” (fotografias e desenhos) para “desvendar a história e as várias histórias em torno de uma obra de arte excecional no panorama das construções medievais portuguesas”.

A abadia de Santa Maria de Celas, em Coimbra foi mandada construir pela princesa D. Sancha (filha de D. Sancho I) tem um claustro “que é caso único” porque “não há outro em Portugal que, através das figuras e cenas esculpidas nos seus muitos capitéis nos conte histórias”.

LFS

Publicações: Lançamento da obra «Manual de Desintoxicação»
Fev 27@19:00

Lisboa, 12 Fev 2020 (Ecclesia) – A obra «Manual de Desintoxicação», que reúne textos de 19 cronistas publicados no portal dos jesuítas em Portugal, vai ser lançada dia 27 de fevereiro, às 19h00, em Lisboa (Rua de São Pedro de Alcântara nº 3).

A apresentação conta com uma conversa entre Viriato Soromenho-Marques e Isabel Lucas que será moderada pelo jornalista Luis Osório.

LFS

Funchal: Diocese promove debate sobre as razões do não à eutanásia
Fev 27@19:30_19:30

Funchal 22 fev 2020 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai promover um debate sobre as razões do não à eutanásia no próximo dia 27 de fevereiro, às 19h30, no Auditório da Casa da Luz.

Moderado por Virgílio Nóbrega, vão participar no debate Teresa de Melo Ribeiro, advogada e mandatária da Iniciativa Popular de Referendo sobre a (des)penalização da Morte a Pedido, João Meirinho Moira, médico, Rubina Berardo, economista e antiga deputada, e Paula Margarido, advogada.

PR

Fev
28
Sex
Fátima: Escola do Santuário promove retiro de silêncio na Quaresma
Fev 28_Mar 1 todo o dia

Fátima, 29 Jan 2020 (Ecclesia) – Na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima, vai realizar-se, de 28 de fevereiro a 01 de março, um retiro de silêncio na Quaresma

«Pelo sofrimento à luz» é o título do segundo de quatro retiros de silêncio que a Escola do Santuário propõe para o ano Pastoral de 2019/2020 numa proposta do santuário “inspirada na experiência da luz descrita pelos Pastorinhos, no final das aparições, que visa proporcionar uma experiência interior da misericórdia de Deus, através da prática da oração da compaixão e da confiança”.

Os retiros da luz são retiros de silêncio, propostos a todos as pessoas, mais crentes ou menos crentes, que sintam a necessidade espiritual de recomeçar/renovar a vida.

O programa começa pelas 21h00 de 28 de fevereiro, sexta-feira e finda no domingo, dia 01 de março, com a eucaristia, pelas 15h00.

LFS

Guarda: Jornadas do Conhecimento refletem sobre «a bioética e o valor da vida»
Fev 28 todo o dia

Seia, 20 fev 2020 (Ecclesia) – As Jornadas do Conhecimento 2020 em Seia, na Diocese da Guarda, têm como tema ‘A bioética e o valor da vida, no presente e no futuro’ e decorrem entre 28 de fevereiro e 22 de maio.

Os promotores da 13.ª edição ‘Jornadas do Conhecimento’ informam que esta iniciativa começa com a intervenção do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, sobre ‘Bioética: uma leitura a partir dos documentos da Igreja’, e do padre Joaquim Pinheiro com o tema ‘implicações sociais da bioética’, às 21h00, do próximo dia 28, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

No dia seguinte, a partir das 10h00, a pergunta ‘Para que serve a vida humana?’ dá mote ao retiro que vai ser orientado pelo padre Henrique Rios (Jesuíta), na Casa de São José, também em Seia.

As Jornadas do Conhecimento são organizadas pela ‘Galeria Paz de Espírito’, pelos Arciprestados de Seia e Covilhã, da Diocese da Guarda, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e o Centro Académico Pastoral UBICASP.

Segundo o programa, em março vão realizar-se três encontros: No dia 18 sobre a ‘bioética: a vida numa questão’, às 21h00 na Universidade da Beira Interior, na Covilhã; Dia 25, também às 21h00, no salão paroquial de São Romão a reflexão é sobre ‘deixar morrer, não é matar’ e o terceiro encontro do próximo mês, dia 26, ‘os desafios éticos da atualidade’ vão ser apresentados no Agrupamento de Escolas de Seia, a partir das 09h30.

A 13.ª edição das Jornadas do Conhecimento continuam no dia 30 de abril, com intervenções do presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e o bispo de Viseu, formado em enfermagem, que vão falar, respetivamente, sobre ‘a vida integral sob a perspectiva bioética, com foco no cuidador informal’ e ‘bioética numa sociedade plural’, às 21h00, na igreja paroquial de São Martinho, em Seia.

A 15 de maio, no Dia Internacional da Família, o convite é para uma Caminhada pela Vida, a partir das 21h00, em Seia.

‘A bioética e o valor da vida, no presente e no futuro’ é o tema geral das Jornadas do Conhecimento 2020, que terminam no dia 22 de maio, a partir das 21h00, na igreja paroquial de Carragosela, em Seia, com o padre José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima, e o vigário geral da Diocese da Guarda, o padre Manuel Matos.

CB

Santa Sé: Academia Pontifícia para a Vida realiza encontro sobre inteligência artificial
Fev 28 todo o dia

Cidade do Vaticano, 29 Jan 2020 (Ecclesia) – A Academia Pontifícia para a Vida (organismo da Santa Sé) realiza, dia 28 de fevereiro, um encontro sobre «Por uma inteligência artificial humanista».

Esta iniciativa tem na abertura dos trabalhos D. Vincenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida, e a participação de Brad Smith, presidente da Microsoft; John Kelly III, vice-diretor executivo da IBM, do Presidente do Parlamento Europeu David Sassoli e do diretor-geral da FAO Qu Dongyu, refere o site VaticanNews.

Durante a manhã, Microsoft e IBM vão assinar um «Call for Ethics» que pretende “ajudar as empresas num processo de avaliação dos efeitos das tecnologias coligadas com a inteligência artificial, os riscos que envolvem, e possíveis estradas de regulamentação, incluindo a nível educacional”.

LFS