Calendário

Out
21
Qua
Coimbra: Instituto Universitário Justiça e Paz retoma a atividade pastoral
Out 21@19:00

Foto DR – Coimbra

Coimbra, 10 Out 2020 (Ecclesia) – O Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP) na Diocese de Coimbra retoma a atividade pastoral, dia 21 deste mês, mas com novos horários devido aos constrangimentos da pandemia.

A abertura do ano pastoral, no dia 21 de outubro, começa, às 19h00, com a missa na Capela de São Miguel (Universidade de Coimbra), presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Devido aos constrangimentos da pandemia, este é o novo horário do Instituto Universitário Justiça e Paz: de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 16h30, e ao sábado, entre as 10h30 e as 16h30.

Em tempo de “distanciamento físico e, infelizmente, também social”, este organismo recorda que é uma “comunidade” e são “interdependentes.

LFS

Out
22
Qui
Fátima: Escolas Católicas fazem peregrinação simbólica ao Santuário
Out 22 todo o dia

Foto Agência ECCLESIA/LFS – Peregrinação das Escolas Católicas 2016

Fátima, 02 Out 2020 (Ecclesia) – A peregrinação nacional das Escolas Católicas ao Santuário de Fátima vai realizar-se a 22 de outubro, em plena Semana Nacional da Educação Cristã, mas este ano vai ter uma “participação simbólica” e “animada nas redes sociais”.

Em ano marcado pela pandemia, a peregrinação tem como tema «EComMaria 2020» e é organizada pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa cumpre “uma tradição iniciada em 2012” e que quer “congregar as Escolas Católicas na oração e na comunhão, junto de Maria”, refere a nota.

A APEC acredita que “no contexto da pandemia” a Peregrinação surge como “um sublime argumento para as Escolas Católicas se unirem ainda mais, na comunhão e na partilha, em torno da sua essência – Jesus Cristo e de Maria” – , a quem vão “agradecer e pedir especial proteção”.

Tendo em conta a impossibilidade de reunir no santuário “uma grande assembleia de peregrinos” a organização prevê “uma representação de cada Escola Católica” num programa mais reduzido que contempla um encontro entre os representantes das Escolas Católicas e de D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), pelas 11h00, e a celebração da Eucaristia, na Capelinha das Aparições, pelas 12h30 com transmissão online.

Em Portugal existem cerca de 144 escolas católicas, do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, que são frequentadas por cerca de 73 mil alunos, refere o site Educris.

LFS

Património: Início dos trabalhos de conservação e restauro do sacrário da Basílica de Mafra
Out 22@14:30

Foto Agência ECCLESIA/LFS – Basílica de Mafra

Mafra, 20 Out 2020 (Ecclesia) – O sacrário da Capela de São Pedro de Alcântara, na Basílica de Mafra, vai sofrer obras de restauro e conservação que têm início esta quinta-feira (22 de outubro).

A escolha desta data deve-se à comemoração, nesse mesmo dia, do 290.º aniversário da sagração da Real Basílica de Nossa Senhora e de Santo António de Mafra, o que levou a Irmandade em concordância com o Palácio Nacional de Mafra, a efetuar as obras de restauro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este sacrário encontra-se ao serviço da basílica desde a sagração, em 1730, e “aparentemente, nunca foi alvo de uma intervenção de conservação e restauro integral”, lê-se.

LFS

Santa Sé: Quatro webconferências sobre «Desporto: Repensando o futuro»
Out 22@16:00

Foto DR

Cidade do Vaticano, 29 Set 2020 (Ecclesia) – O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, organismo da Santa Sé, juntamente com Fundação São João Paulo II organiza, neste mês de outubro, quatro webconferências sobre «Desporto: Repensando o futuro».

A série de webinars (videoconferência com intuito educacional) realiza-se nos dias 01, 08, 15 e 22 deste mês e pretende promover uma justa “reiniciação” do desporto na sociedade, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“O desporto depois da pandemia: mudará alguma coisa?”; “Dar o melhor de si: o desporto como modelo de vida”; “Desporto inclusivo: uma oportunidade a não perder” e “Propostas para um melhor reinício: uma ecologia antropológica” são os temas das videoconferências.

Entre os palestrantes, além do Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério, e Daniele Pasquini, presidente da Fundação João Paulo II para o Desporto, falam também Gian Paolo Montali, diretor geral da Ryder Cup 2023; Dyan Castillejo-Garcia, ex-tenista; Wolfgang Baumann, membro do CIO (Comitê olímpico internacional) e o professor de Teologia Patrick Kelly.

A iniciativa realiza-se na plataforma ZOOM e todas as sessões são em língua inglesa e podem ser acompanhados no canal YouTube do Dicastério. (https://www.youtube.com/channel/UC7oVBYCke8VNKz7c7KtWlkg)

LFS

Igreja: Família e recursos digitais marcam a Semana Nacional da Educação Cristã
Out 22@16:54

Lisboa, 17 out 2020 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal assinala a partir deste domingo a Semana Nacional da Educação Cristã, tendo este ano por tema “Fortalecer e apoiar a Família, Igreja Doméstica”.

A marcar o início desta semana, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), preside a uma Eucaristia no domingo, às 11h00, na capela do Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, com a realização do sacramento do crisma.

No dia 22 de outubro, a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, promovem a V Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima

No dia 25 de outubro a Semana Nacional da Educação Cristã termina em Peniche, com uma celebração da Eucaristia, presidida por D. Daniel Batalha Henriques, bispo auxiliar de Lisboa e membro da CEECDF.

Entre os dias 23 e 25, decorrem no ambiente digital as Jornadas Nacionais de Catequistas sobre o tema “Catequese e Família”.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé escreveu uma Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã, assumindo a necessidade de apostar em famílias “subsídios digitais de qualidade, práticos e acessíveis”.

O documento intitulado “Fortalecer e Apoiar a Família, Igreja Doméstica” refere que é fundamental dialogar com as famílias “a possibilidade de alternar a catequese presencial na paróquia com a formação em família, sem esquecer a necessidade da sistematização da formação que identifica a catequese”.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé dirige a “todos os obreiros da educação cristã” uma mensagem de “apreço e incentivo pela dedicação e coragem com que abraçam este desafio em tempos de incerteza e de dificuldades variadas”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A situação criada pela pandemia pede um “novo olhar” e que se prepare “um futuro diferente e redescobrir nesse horizonte o lugar fundamental da família”, refere a nota.

A Catequese, a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e a Escola Católica têm “prestado atenção e cuidado à família, na sua missão evangelizadora, com propostas válidas para apoiar a sua missão educativa”, assinala o organismo episcopal.

Perante as circunstâncias presentes, torna-se “imperioso aprofundá-las e abrir caminhos para o futuro”, aponta a CEECDF.

“Não é com um regresso ao passado, como alguns sonham, mas com um discernimento lúcido dos sinais dos tempos e com a colaboração esclarecida de todos que podemos promover a formação humana e cristã nas diferentes realidades educativas”, conclui o documento.

OC/PR

Publicações: Lançamento do livro «O Tempo de Jesus – O mundo e as instituições judaicas»
Out 22@18:00

Lisboa, 14 out 2020 (Ecclesia) – A obra «O Tempo de Jesus – O mundo e as instituições judaicas» da autoria do biblista e padre franciscano, João Lourenço, vai ser lançada a 22 deste mês, às 18h00, no auditório Cardeal Medeiros, Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.

Com apresentação da anterior reitora da UCP, Maria da Glória Garcia, e participação do teólogo Alexandre Palma, a sessão vai ser transmitida também através da plataforma digital ZOOM, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A obra tem a chancela da universidade Católica Editora e é necessário o registo, através do site http://bit.ly/otempodejesus

LFS

Missões: Ciclo de conferências «A falta que um rosto faz!» desafia a pensar no «valor do outro»
Out 22@21:00_22:00

Lisboa, 29 set 2020 (Ecclesia) – A Igreja católica assinala o mês de outubro missionário e convida à participação de um ciclo de conferências, «A falta que um rosto faz!», onde o cardeal José Tolentino Mendonça e o bispo de Lamego irão participar.

“Neste momento de pandemia que vivemos, a tempestade que vivemos é inesperada e realmente estamos a sentir a falta e proximidade do rosto do outro. É uma oportunidade para repensar que sem o outro não fazemos sentido, deixamos de ter sentido. É em redação com o outro que ganhamos valor”, explica à Agência ECCLESIA o padre Simão Pedro, presidente dos Animadores Missionários dos Institutos Missionários Ad Gentes, ANIMAG, que está a organizar o mês que a Igreja católica dedica às missões.

A primeira conferência, na noite de 1 de outubro, vai ter como orador D. António Couto, bispo de Lamego, que vai partir da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2020, e “refletir sobre a transformação «de “eu” para “eis-me aqui!”»”.

No dia 8, a encenadora Matilde Trocado vai refletir sobre «As Expressões de Proximidade”.

A especialista em Intervenção Social, Rita Valadas é a conferencista convidada da sessão seguinte, no dia 15, para refletir sobre o tema «O outro diante de mim».

O professor da Universidade Católica, Juan Ambrósio, será o convidado na sessão no dia 22 dedicada a «Desmascarar a missão».

O ciclo de conferências termina na noite de 29 de outubro, com o cardeal, teólogo e poeta, D. José Tolentino Mendonça, que convida a refletir sobre «As palavras da missão».

As conferências realizam-se todas as quintas-feiras, às 21 horas, sendo a participação “aberta e gratuita, mediante inscrição prévia, até 31 de setembro”, explica a organização.

Esta iniciativa resulta de uma parceria dos Institutos Missionários Adgentes (IMAG) e dos ANIMAG (Animadores dos Institutos Missionários Adgentes), em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP).

O Guião Missionário 2020/2021 apresenta, nas suas sugestões, uma reflexão sobre economia e ecologia, a partir do pensamento do Papa.

“Pensar na origem do que consumimos diariamente, na relação com os companheiros de missão e comunidade que integramos, como integramos todo este estilo de vida nas atividades pastorais são algumas das dimensões a ter em conta, quando se quer experimentar vida e missão integradas”, pode ler-se.

A celebração do Dia Mundial das Missões acontece anualmente no terceiro domingo de outubro (18 de outubro, em 2020); os donativos recolhidos nas missas destinam-se a apoiar o trabalho das OMP.

Na sua mensagem para o 94.º Dia Mundial das Missões, o Papa assume que a pandemia de Covid-19 deve ser um “desafio também para a missão da Igreja”.

“Desafia-nos a doença, a tribulação, o medo, o isolamento. Interpela-nos a pobreza de quem morre sozinho, de quem está abandonado a si mesmo, de quem perde o emprego e o salário, de quem não tem abrigo e comida”, escreve Francisco, num texto com o título ‘Eis-me aqui, envia-me’.

OC/LS

Coimbra: Pastoral familiar promove iniciativa online «Em família às quintas»
Out 22@21:30

Coimbra, 19 Out 2020 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Família da Diocese Coimbra promove a iniciativa online «Em família às quintas» e a primeira sessão realiza-se, às 21h30, do dia 22 deste mês.

“Trata-se da oportunidade de dialogar e formar sobre temas da pastoral da família em tempo de COVID 19”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A primeira sessão tem como tema «Ser Família Hoje» e conta com testemunhos dos casais Leonor e José Carlos Seabra Pereira e Sofia Almeida e António Nascimento que conversam com Filomena Gaspar.

“Como é que estamos a viver estes tempos? O que significa ser família? Qual a identidade específica da família cristã?” são algumas perguntas que merecem reflexão.

A escolha dos temas resulta de uma consulta feita pelo secretariado a vários casais da diocese e a sacerdotes assistentes da pastoral familiar.

Quem quiser acompanhar basta entrar na página da rede social facebook do SDPF Coimbra.

LFS

Portugal: Faculdade de Teologia promove jornada prática, numa edição online
Out 22@21:30

Lisboa, 24 ago 2020 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia (FT), da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vai promover a Jornada de Teologia Prática 2020, sobre ‘o apelo do essencial’, uma edição online de 8 de outubro a 19 de novembro.

A Jornada de Teologia Prática começa com o tema ‘música na demandada do essencial’, a 8 de outubro, e termina no dia 19 de novembro com ‘regressar a casa’, uma edição através dos meios digitais que se realizar todas as quintas-feiras, a partir das 21h30.

A partir do tema geral ‘o apelo do essencial’, a iniciativa promovida pela Faculdade de Teologia vai desenvolver-se diversos temas como: O tempo oportuno – o evangelho da crise (15 outubro); ‘uma Igreja pobre, para os pobres’ (22 outubro), ‘o elogio da ascese’ (29 outubro); ‘uma ecologia do essencial’ (5 novembro); ‘regressar à palavra’ (12 novembro).

Na informação divulgada online, a organização informa que as inscrições, também através dos meios digitais, começam a 7 de setembro.

A Jornada de Teologia Prática 2020 tem a coordenação científica e organização dos professores Alfredo Teixeira e João Eleutério (FT-Lisboa) e Luís Miguel Figueiredo Rodrigues (FT–Braga).

A 10.ª edição do encontro de reflexão, que se ia realizar presencialmente em Braga e Lisboa, no mês de março, foi adiada por causa da pandemia Covid-19.

CB

UCP: Jornada de Teologia Prática sobre «O Apelo do Essencial»
Out 22@21:30

Lisboa, 11 Set 2020 (Ecclesia) – Este ano, a X Jornada de Teologia Prática tem como tema «O Apelo do Essencial» e decorre todas as quintas-feiras, pelas 21h30, entre 08 de outubro e 19 de novembro, em ambiente digital.

As inscrições para esta iniciativa da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) já estão a decorrer e pode ser concretizada até 6 de outubro de 2020, mediante a submissão de formulário online, disponível na página do evento.

No contexto de crise que vive, a Jornada de Teologia Prática assume, nesta décima edição, uma forma de “comunicação diferente, privilegiando o ambiente digital”, no canal YouTube da Faculdade de Teologia, lê-se.

Os coordenadores da iniciativa são os professores Alfredo Teixeira e João Eleutério (FT-Lisboa) e Luís M. Figueiredo Rodrigues (FT-Braga).

LFS

Out
23
Sex
Educação: Jornadas Nacionais de Catequistas realizam-se online
Out 23_Out 25 todo o dia

Lisboa, 19 Out 2020 (Ecclesia) – As Jornadas Nacionais de Catequistas deste ano realizam-se em formato online, de 23 a 25 deste mês, e têm como tema «Catequese e família».

Esta iniciativa, da responsabilidade do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, decorre na plataforma Zoom, os catequistas de todo o país “esgotaram os 500 lugares previstos na plataforma”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em menos de 24 horas mais de “cinco centenas de catequistas, de todas as dioceses do país e alguns do estrangeiro, esgotaram os lugares previstos na plataforma digital Zoom onde a iniciativa decorre pela primeira vez em virtude da pandemia”, refere.

“Parece-me que é um sinal de como a catequese está viva na nossa Igreja, pois também significa que os catequistas, na sua generosidade, estão atentos ao trabalho diocesano e nacional e mostra como se adaptaram às novas exigências da vida em comum”, considera Cristina Sá Carvalho, coordenadora do departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Numa edição online a particularidade surge da “atenção” que a iniciativa mereceu “além-fronteiras” com inscrições de catequistas da Bélgica, Angola e Brasil.

Para a responsável este é um sinal “de enorme alegria” e uma possibilidade de “acolher os irmãos de outras latitudes”.

O tema deste ano «Catequese e Família» vai aprofundar a reflexão realizada “nas modalidades de Catequese Familiar que o Secretariado Nacional tem promovido e para as quais elaborou um conjunto de materiais que cobrem todo o itinerário da infância” e que a situação de confinamento convida a aprofundar.

“Durante as Jornadas vamos definir alguns princípios essenciais que são necessários para pensarmos melhor a família e para sermos capazes de trabalhar com os pais, com os avós, com os filhos, de um modo verdadeiramente inclusivo e dialogante”, sustenta.

Duas horas antes de cada videoconferência os participantes recebem um link com os códigos para acederem às sessões.

Nas páginas do Facebook e do Youtube da Educação Cristã também será possível acompanhar os trabalhos das jornadas.

LFS

PROGRAMA das JORNADAS

Igreja: Família e recursos digitais marcam a Semana Nacional da Educação Cristã
Out 23@16:54

Lisboa, 17 out 2020 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal assinala a partir deste domingo a Semana Nacional da Educação Cristã, tendo este ano por tema “Fortalecer e apoiar a Família, Igreja Doméstica”.

A marcar o início desta semana, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), preside a uma Eucaristia no domingo, às 11h00, na capela do Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, com a realização do sacramento do crisma.

No dia 22 de outubro, a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, promovem a V Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima

No dia 25 de outubro a Semana Nacional da Educação Cristã termina em Peniche, com uma celebração da Eucaristia, presidida por D. Daniel Batalha Henriques, bispo auxiliar de Lisboa e membro da CEECDF.

Entre os dias 23 e 25, decorrem no ambiente digital as Jornadas Nacionais de Catequistas sobre o tema “Catequese e Família”.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé escreveu uma Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã, assumindo a necessidade de apostar em famílias “subsídios digitais de qualidade, práticos e acessíveis”.

O documento intitulado “Fortalecer e Apoiar a Família, Igreja Doméstica” refere que é fundamental dialogar com as famílias “a possibilidade de alternar a catequese presencial na paróquia com a formação em família, sem esquecer a necessidade da sistematização da formação que identifica a catequese”.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé dirige a “todos os obreiros da educação cristã” uma mensagem de “apreço e incentivo pela dedicação e coragem com que abraçam este desafio em tempos de incerteza e de dificuldades variadas”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A situação criada pela pandemia pede um “novo olhar” e que se prepare “um futuro diferente e redescobrir nesse horizonte o lugar fundamental da família”, refere a nota.

A Catequese, a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e a Escola Católica têm “prestado atenção e cuidado à família, na sua missão evangelizadora, com propostas válidas para apoiar a sua missão educativa”, assinala o organismo episcopal.

Perante as circunstâncias presentes, torna-se “imperioso aprofundá-las e abrir caminhos para o futuro”, aponta a CEECDF.

“Não é com um regresso ao passado, como alguns sonham, mas com um discernimento lúcido dos sinais dos tempos e com a colaboração esclarecida de todos que podemos promover a formação humana e cristã nas diferentes realidades educativas”, conclui o documento.

OC/PR

Franciscanos: Conferência sobre «Viagem de Leitura pelo interior da Laudato Si»
Out 23@21:30

Lisboa, 10 Out 2020 (Ecclesia) – O padre Joaquim Cerqueira Gonçalves vai proferir, dia 23 deste mês, às 21h30, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, uma conferência sobre «Viagem de Leitura pelo interior da Laudato Si».

Esta iniciativa está inserida no Ano Laudato Si que serve para comemorar o quinto aniversário desta encíclica do Papa Francisco, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Out
25
Dom
Algarve: Diocese vai dinamizar ‘Semana Conviva’ online
Out 25_Out 31 todo o dia

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 09 set 2020 (Ecclesia) – O diretor espiritual do Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) na Diocese do Algarve anunciou uma ‘Semana Conviva’, de 25 a 31 de outubro, aos 42 convivas que participaram no encontro nacional este ano realizado online e nas Igrejas locais.

O padre António de Freitas explicou que a ‘Semana Conviva’ vai ser promovida sobretudo através dos meios digitais “com pequenos testemunhos, pequenas partilhas e um momento de oração” mas pode incluir um encontro presencial, com “uma eucaristia, uma vigília ou uma adoração”, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O movimento juvenil dos Convívios Fraternos promoveu o 47.º encontro nacional, com o tema “#Ao Encontro”, no sábado, dia 5 de setembro, este ano em formato online mas com um programa que incluia uma Eucaristia presencial nas dioceses.

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O diretor espiritual do Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) na Diocese do Algarve questionou os 42 convivas que participaram na Missa na igreja das Ferreiras ondem “andam os outros convivas” das suas paróquias ou que fizeram o encontro com eles e incentivou-os a “irem procurar quem afastou do movimento”.

“Vamos à procura dos outros. Este tempo de pandemia não pode anular a nossa preocupação de ir ao encontro uns dos outros”, afirmou o padre António de Freitas.

“Jesus pede que profetizemos, que anunciemos o seu amor aos outros. A cada um de nós Jesus pede este movimento de irmos ao encontro dos outros”, acrescentou.

O sacerdote incentivou os convivas a realizarem nas suas paróquias um encontro mensal “para adorar Jesus na Eucaristia, para partilhar algum tema da vida ou da palavra de Deus” e para colocarem “à consideração dos outros as dificuldades na vida da fé”.

Neste contexto, o diretor espiritual do MCF na Diocese do Algarve pediu também que em cada paróquia os convivas criem “uma rede de contactos para que seja mais fácil partilharem com todos os outros o que vai acontecendo”.

“Que possamos levar daqui a coragem, o entusiasmo e a força para nos começarmos a relançar. Não podemos continuar a viver cada um no seu sítio com os medos, as fugas. Lancemo-nos para a frente. Cristo está connosco e conta connosco”, desenvolveu o padre António de Freitas, realçando que a comunidade, a eucaristia e a oração “são fundamentais na vida de um cristão e de um conviva”.

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Sem oração, eucaristia e comunidade perdemo-nos. Ninguém sozinho consegue fazer bem o caminho”, observou o diretor espiritual do Movimento dos Convívios Fraternos na Diocese do Algarve, divulga o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Os Convívios Fraternos nasceram a 17 de maio de 1968, em Castelo Branco, da visão pastoral do padre Valente de Matos; A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os estatutos do movimento a 1 de março de 2010.

O movimento juvenil católico dirige-se a adolescentes e jovens a partir dos 16 anos a quem proporciona um retiro de três dias, em três etapas: No encontro com Deus, no encontro intrapessoal e com os outros que estão a viver a mesma experiência.

CB

Igreja: Família e recursos digitais marcam a Semana Nacional da Educação Cristã
Out 25@16:54

Lisboa, 17 out 2020 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal assinala a partir deste domingo a Semana Nacional da Educação Cristã, tendo este ano por tema “Fortalecer e apoiar a Família, Igreja Doméstica”.

A marcar o início desta semana, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), preside a uma Eucaristia no domingo, às 11h00, na capela do Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, com a realização do sacramento do crisma.

No dia 22 de outubro, a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, promovem a V Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima

No dia 25 de outubro a Semana Nacional da Educação Cristã termina em Peniche, com uma celebração da Eucaristia, presidida por D. Daniel Batalha Henriques, bispo auxiliar de Lisboa e membro da CEECDF.

Entre os dias 23 e 25, decorrem no ambiente digital as Jornadas Nacionais de Catequistas sobre o tema “Catequese e Família”.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé escreveu uma Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã, assumindo a necessidade de apostar em famílias “subsídios digitais de qualidade, práticos e acessíveis”.

O documento intitulado “Fortalecer e Apoiar a Família, Igreja Doméstica” refere que é fundamental dialogar com as famílias “a possibilidade de alternar a catequese presencial na paróquia com a formação em família, sem esquecer a necessidade da sistematização da formação que identifica a catequese”.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé dirige a “todos os obreiros da educação cristã” uma mensagem de “apreço e incentivo pela dedicação e coragem com que abraçam este desafio em tempos de incerteza e de dificuldades variadas”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A situação criada pela pandemia pede um “novo olhar” e que se prepare “um futuro diferente e redescobrir nesse horizonte o lugar fundamental da família”, refere a nota.

A Catequese, a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e a Escola Católica têm “prestado atenção e cuidado à família, na sua missão evangelizadora, com propostas válidas para apoiar a sua missão educativa”, assinala o organismo episcopal.

Perante as circunstâncias presentes, torna-se “imperioso aprofundá-las e abrir caminhos para o futuro”, aponta a CEECDF.

“Não é com um regresso ao passado, como alguns sonham, mas com um discernimento lúcido dos sinais dos tempos e com a colaboração esclarecida de todos que podemos promover a formação humana e cristã nas diferentes realidades educativas”, conclui o documento.

OC/PR