Calendário

Abr
3
Sex
Pastoral Juvenil: Jovens portugueses peregrinam a Roma para receber os símbolos da JMJ (adiado 22 de novembro)
Abr 3_Abr 6 todo o dia

Lisboa, 03 jan 2020 (Ecclesia) – O Comité Organizador do Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal vai promover uma peregrinação de jovens a Roma para acolher os símbolos da JMJ no dia 5 de abril de 2020, Domingo de Ramos.

De acordo com a informação enviada à Agência ECCLESIA, o acolhimento dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, é organizada pelo COL e pelos COD’s (Comité Organizador Diocesano) e convida os jovens portugueses, das várias dioceses, a peregrinar a Roma entre os dias 3 e 6 de abril do próximo ano.

O programa prevê um encontro na Igreja de Santo António dos Portugueses e uma peregrinação por outras três igrejas de Roma, no sábado, o encontro com o Papa Francisco para a receção dos símbolos da JMJ, no domingo, e o regresso a Portugal na segunda-feira, dia 6 de abril.

A Cruz e Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ vão permanecer em Lisboa durante a Semana Santa do próximo ano, iniciando depois uma peregrinação por dioceses de fora de Portugal, onde regressam em novembro permanecer em todas as dioceses portuguesas até junho de 2022.

“As Jornadas Mundiais da Juventude são a manifestação concreta deste peregrinar. E agora chegou a nossa vez, jovens portugueses, de acolher este grande encontro. Em breve teremos em Portugal os 2 símbolos da JMJ, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Que grande alegria”, refere a comunicação de divulgação da peregrinação a Roma.

“Que a Cruz seja sinal de Esperança no Amor redentor de Cristo Crucificado, que venceu a morte, ressuscitou e vive entre nós. E Maria, a maior ‘influencer’ de Deus, modelo de humildade, dedicação e serviço, possa guiar-nos e acompanhar-nos nesta preparação para a JMJ Lisboa 2022, na certeza de nunca vamos sozinhos”, acrescenta o texto.

As informações sobre a peregrinação a Roma para acolher os símbolos da JMJ, o programa, as condições da viagem e do alojamento vão estar disponíveis em www.jmjlisboa2022.org.

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcaram o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo como sinal do “amor do Senhor à humanidade e anúncio que somente em Cristo morto e ressuscitado existe salvação e redenção”.

A próxima Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Portugal, no verão de 2022, e tem por tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

PR

JMJ 2022: Entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude adiada para 22 de novembro (c/vídeo)

Coimbra: Tertúlias no Seminário Maior sobre «Cuidar do Outro»
Abr 3@18:00_19:00

Coimbra, 28 Jan 2020 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Coimbra promove, ao longo deste ano, 08 tertúlias, na primeira sexta-feira de cada mês, às 18h00, subordinadas ao tema «Cuidar do Outro – Saúde, Arte e Espiritualidade na senda de Florence Nightingale».

A primeira tertúlia é dia 07 de fevereiro e tem como tema «Cuidar do Outro em Unidades de Cuidados na Comunidade»; a 06 de março o tema é «Cuidar do Outro na Unidades de Saúde Familiar», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na primeira sexta-feira de abril, a reflexão aborda «Cuidar do Outro nas Unidades de Saúde Pública» e 05 de junho o centro é «Cuidar do outro em Situações de Catástrofe».

«Cuidar do Outro em Cuidados Hospitalares» é o tema no dia 03 de julho e «Cuidar do Outro em Cuidados Paliativos» é a reflexão de 04 de setembro.

As duas últimas (02 de outubro e 06 de novembro) têm como tema «Cuidar do Outro em Situações de Exclusão Social» e «Cuidar do Outro no ensino da Enfermagem».

O Seminário Maior de Coimbra inaugurou a exposição «Cuidar do outro, pela xilogravura de monsenhor Nunes Pereira», a partir de um quadro sobre um momento da vida da enfermeira Florence Nightingale e vai promover um ciclo de conferências.

LFS

Coimbra: Museu diocesano Nunes Pereira promove exposição e ciclo conferências «Cuidar do outro»

 

Bragança-Miranda: Jovens promovem «Lectio Divina» durante a Quaresma (atualizada)
Abr 3@21:00

Bragança, 28 fev 2020 (Ecclesia) – Os jovens dos quatro arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda vão dinamizar as ‘Lectio Divinas’ semanais da Quaresma, que vão ser presididas pelo seu bispo, a partir das 21h00 de hoje, no Santuário da Senhora das Graças.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda informa que a primeira “catequese orante da Palavra” tem como tema ‘Escuta (e levanta-te)’ e vai ser dinamizado pelo Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional, que vai apresentar o cartaz do Dia Diocesano da Juventude 2020 (8 e 9 de maio), em Miranda do Douro

As ‘Lectio Divinas’, todas as sextas-feiras da Quaresma, vão ser presididas por D. José Cordeiro, a partir das 21h00, no Santuário da Senhora das Graças, na cidade de Bragança.

No dia 6 de março, o encontro de reflexão e oração é organizado pelos alunos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a Plataforma “Jovens sem Sofá” e os jovens do Seminário com o tema ‘Eu sou a ressurreição e a vida’ (cf. Jo 11, 1-27).

‘O Mestre está aqui e chama-te’ é o tema da catequese do dia 13 de março que vai ser animada pelos jovens e acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo, em Mirandela, e o grupo “INVOX”, da Unidade Pastoral de S. José, de Torre de Moncorvo.

Foram cancelados os encontros diocesanos da Lectio Divina dos dias 20 e 27 de março e 3 de abril medidas para prevenir e combater o coronavírus Covid-19.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional coordena os encontros “Lectio Divina”, no Santuário da Senhora das Graças, e no final de cada catequese existe um momento de convívio nos claustros da Casa Episcopal.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas – este ano no próximo dia 26 – marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

CB/OC

(Notícia atualizada a 20 de março)

Abr
4
Sáb
Fátima: Primeiros sábados com crianças no centenário de Santa Jacinta
Abr 4 todo o dia

Peregrinação Nacional das Crianças

Fátima, 21 Jan 2020 (Ecclesia) – No centenário da morte de Santa Jacinta Marto, o Santuário de Fátima promove um programa dos primeiros sábados adaptado aos mais novos, que é orientado pelas Irmãs da Aliança de Santa Maria.

Esta iniciativa tem como objetivo tem como objetivo “despertar as crianças para o afeto e o desejo de reparar e consolar o Coração Imaculado de Maria”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“É um momento de oração, que conduz a centrar o coração em Jesus através de uma preparação interior para celebrar os sacramentos da Reconciliação e Comunhão”, lê-se

A atividade recorre a “diversas dinâmicas” que possibilitam “o contacto com a Palavra de Deus” e conduzem “a um compromisso a concretizar no dia-a-dia das crianças sobre aquilo que conheceram acerca da vida de Jesus”.

Há ainda um lanche-convívio oferecido pelo Santuário que favorece o acolhimento e a amizade.

Este programa realiza-se sempre no primeiro sábado de cada mês, com a possibilidade de participar na celebração da Eucaristia no Santuário, ficando a decisão ao critério do grupo.

LFS

Igreja/Música: Paróquia de Lisboa institui Prémio de Composição padre Miguel Carneiro
Abr 4 todo o dia

Lisboa, 01 out 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, com o apoio da PAULUS Editora, promove o Prémio de Composição padre Miguel Carneiro que será anunciado a 04 de abril de 2020.

O prémio, no valor de mil euros, pretende distinguir uma “composição inédita de música sacra” e a obra vencedora vai ser apresentada em concerto, no dia 28 de junho de 2020, na Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este prémio internacional – destina-se a candidatos dos 16 aos 50 anos e têm como objetivo despertar e divulgar novos compositores litúrgicos – é uma homenagem a este sacerdote, pela sua contribuição para a música sacra em Portugal, e pelo 50.º aniversário da fundação do Coro do Sagrado Coração.

O padre Miguel Carneiro é natural de Vila de Ponte e fez os seus estudos nos seminários diocesanos de Braga sendo ordenado em 1957.

Na sua carreira musical teve um papel preponderante o compositor padre Manuel Faria.

Em 1959 foi convidado para colaborador de Monsenhor Lopes da Cruz, fundador e diretor da Rádio Renascença.

Frequentou também o Conservatório de Música de Lisboa, onde concluiu o Curso Superior de Canto, com o professor Oliveira Lopes.

As inscrições já estão abertas e o regulamento, informações e mais detalhes poderão ser consultados em www.paroquiatomasaquino.com

LFS

Vida Consagrada: Salesianos realizam capítulo geral em Itália
Abr 4 todo o dia

Turim, Itália, 11 Fev 2020 (Ecclesia) – Os Salesianos realizam, de 16 de fevereiro a 4 de abril, o seu capítulo geral que vai decorrer em Valdocco, na cidade de Turim (Itália).

Esta reunião magna é “uma grande assembleia democrática que reúne inúmeras culturas, experiências e línguas”, que serve para “identificar as prioridades da congregação para o trabalho dos próximos seis anos, com atenção particular ao trabalho em sintonia com os jovens e com os leigos na missão”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA

O capítulo geral var ter a participação de jovens e leigos de todas as regiões salesianas e na qualidade de observadores, o Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, chamou a participar na reunião 18 jovens adultos e 11 colaboradores leigos.

De Portugal, Sílvio Monteiro vai participar no Capítulo entre 22 a 28 de março quando os capitulares abordarem o terceiro núcleo temático que estará a ser debatido na reunião: “Com os leigos em missão e formação”.

Sílvio Monteiro é antigo aluno dos Salesianos do Porto, animador do centro juvenil, foi coordenador do Conselho do Movimento Juvenil Salesiano, e é Salesiano Cooperador.

O Capítulo Geral vai juntar 243 capitulares em representação dos Salesianos de todo o mundo, e tem como tema “Que Salesianos para os Jovens de Hoje?”.

A assembleia vai eleger o Reitor-Mor e os membros do Conselho Geral para o sexénio 2020-2026.

LFS

 

Abr
5
Dom
Coimbra: Ciclo «Diálogos com António» no jubileu dos 800 anos
Abr 5@16:00

Coimbra, 14 Jan 2020 (Ecclesia) – A comissão organizadora do jubileu dos 800 anos dos Mártires de Marrocos e da vocação franciscana de Santo António promove um ciclo de diálogos com António.

A iniciativa «Diálogos com António 2020» realizam-se no domingo jubilar, às 16h00, no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, sendo o primeiro a 19 deste mês sobre «A força da Palavra», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O painel de convidados é composto por frei José António Correia Pereira, sacerdote franciscano da Ordem dos Frades Menores e autor, coordenador e editor de várias obras sobre Santo António e Santa Clara; António Carlos Cortez, poeta, crítico literário, ensaísta e professor de literatura portuguesa; José Carlos Silva Carvalho, pesquisador sobre temas bíblicos, que pretende colocar o texto bíblico em diálogo com a cultura contemporânea; Juan Ambrosio, coordenador do ciclo “Diálogos com António” e docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Lisboa.

A sessão será moderada por Secundino Correia, diretor adjunto da revista Mensageiro de Santo António.

A segunda sessão realiza-se a 02 de fevereiro e tem como tema «Famílias como as nossas» com a participação de Ana Filipa Nunes, Ghalia Taki, Henrique Raposo, Sara Belo Luis e Inês Espada Vieira.

«A Economia de Francisco» é o tema do terceiro diálogo (01 de março) que tem como intervenientes Paulo Rocha, Ricardo Zózimo, Carlos Farinha Rodrigues, Teresa Paiva Couceiro e Francisco Vaz.

Graça Franco, Gonçalo Cadilhe, Paulo Rangel, Carlos Fiolhais e Américo Ribeiro falam, 05 de abril, sobre «Europa, para onde vais?».

«O dom frágil da vida» é o pilar da reflexão no dia 03 de maio e conta com a contribuição de Ana Sofia Carvalho, Margarida Neto, Carlos Costa Gomes, padre Nuno Santos e Secundino Correia.

A última sessão deste ciclo (07 de junho) aborda o tema «Santo António: o monge, o frade, o santo» e os conferencistas são: frei Fabrízio, frei Luciano Bertazzo, frei Manuel Gonçalves e Pedro Teotónio Pereira.

LFS

Abr
6
Seg
Lisboa: Ciclo «O prazer de Ler e Pensar» na Capela do Rato [ADIADO]
Abr 6@18:15_20:00

Lisboa, 06 Jan 2020 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza, a partir do dia 13 deste mês, o ciclo intitulado «O prazer de Ler e Pensar» que reúne especialistas nos domínios da literatura e da espiritualidade cristã.

As sessões, de 13 de janeiro a 27 de abril, realizam-se às segundas-feiras, das 18h15 às 20h00, na Capela do Rato (Nossa Senhora da Bonança) e tem a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Fernando Savater, Alberto Caeiro, Viriato Soromenho-Marques, Dulce Maria Cardoso, Thomas Mann, Mário de Carvalho, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Kalil Gibran, Yuval Harari, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Tomáš Halík e Georges Bernanos são os autores que os vários especialistas vão refletir nesse ciclo.

“O valor de educar”, “A montanha mágica”, “Um deus passeando pela brisa da tarde”, “O profeta”, “Homo Deus”, “O admirável mundo novo”, “Paciência com Deus” e “Diário de um pároco de aldeia” são algumas obras analisadas.

LFS

Abr
9
Qui
Juventude: Carmelitas Missionárias propõem atividades para a Semana Santa e a Páscoa
Abr 9_Abr 12 todo o dia

Faro, 02 mar 2020 (Ecclesia) – As irmãs Carmelitas Missionárias da Província ‘Mater Carmeli’ (Europa) vão promover uma atividade para os jovens celebrarem a Semana Santa e a Páscoa em missão, em Portugal, Espanha e Roménia.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha de Domingo’, da Diocese do Algarve, destaca que a Paróquia de Santa Catarina da Fonte do Bispo recebe esta atividade de 9 a 12 de abril, uma missão na serra algarvia.

As Carmelitas Missionárias querem “proporcionar uma vivência da Semana Santa e da Páscoa em dinâmica de Missão e Serviço” e “oferecer a espiritualidade do Carmelo Missionário, como veículo de encontro com Jesus Cristo”.

A ‘Páscoa Juvenil’ é para jovens dos 18 aos 30 anos, em Espanha a missão é num lar de idosos e na Roménia vão participar numa Páscoa Ortodoxa.

Em Portugal, a responsável pela missão é a irmã Leonor Bernardino, delegada da Pastoral Juvenil Vocacional da Província ‘Mater Carmeli’ das Carmelitas Missionárias e membro da equipa provincial da Europa de Pastoral Juvenil Vocacional, constituída por irmãs de Espanha, França, Itália, Polónia e Roménia.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa ainda que os jovens interessados em participar nesta missão devem contactar a organização através do endereço de email pjvCMportugal@gmail.com (ou do telefone 969340636)

A atividade realiza-se depois da Quaresma, um tempo de 40 dias que teve início com a celebração de Cinzas, este ano a 26 de fevereiro, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, em 2020 dia 12 de abril.

CB

Abr
13
Seg
Açores: Diocese de Angra promove retiros para os sacerdotes
Abr 13_Abr 17 todo o dia

Padre Mário Sousa

Angra do Heroísmo, Açores, 14 jan 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai promover três retiros para o seu clero nos meses de janeiro, fevereiro e abril, nas Ilhas de São Miguel, Terceira e Pico.

O sítio informativo ‘Igreja Açores’ divulga que os dois primeiros turnos do retiro anual do clero diocesano vão ser orientados pelo padre Mário Rodrigues Sousa de 27 a 31 de janeiro, em São Miguel, e de 3 a 7 de fevereiro, na ilha Terceira.

O sacerdote convidado para orientar o retiro é Biblista e é professor no Instituto Superior de Teologia de Évora mas é da Diocese do Algarve e está em Portimão.

A Diocese de Angra destaca que o padre Mário Rodrigues Sousa já escreveu diversas publicações, como: “Introdução ao Evangelho de S. João”; “«Para que também vós acrediteis». Estudo exegético-teológico de Jo 19,31-37” e “Os encontros de Jesus no Evangelho de São João”.

O retiro na ilha de São Miguel decorre no Centro Pastoral Pio XII, entre o jantar de 27 de janeiro e termina dia 31 ao almoço; Em fevereiro reúne-se o segundo turno, de 3 a 7, na ilha Terceira, e o retiro anual do clero da Diocese de Angra termina depois da edição na ilha do Pico, no Santuário do Senhor Bom Jesus, em São Mateus, “a partir do dia 13 de abril”, divulga o sítio ‘Igreja Açores’.

CB

Lisboa: Grupo de Teatro Musical Religioso promove «Segundas às 20h» [Adiada sessão 16 de março]
Abr 13@20:00

Lisboa, 14 Jan 2020 (Ecclesia) – O Grupo de Teatro Musical Religioso (GTMR) da Paróquia da Parede (Lisboa) promove a iniciativa «Segundas às 20h» palestras sobre “teatro, música, religião e tudo o que cabe no meio”.

As sessões realizam-se no salão do Centro Comunitário da Paróquia da Parede sendo a primeira no dia 20 deste mês com a presença de Armando Calado, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Joana Liberal fala no dia 17 de fevereiro e Ricardo Roque Martins a 16 de março (adiado).

O dia 13 de abril tem como interveniente Sofia Castro e Tiago Torres da Silva é o preletor no dia 18 de maio.

Paulo Carrilho encerra o ciclo no dia 15 de junho.

O Grupo de Teatro Musical Religioso surgiu em 2013 na Parede com o objetivo de integrar os jovens e suas famílias nas atividades da paróquia de uma maneira lúdica e divertida proporcionando um crescimento na componente religiosa da formação desses mesmos jovens.

LFS

(Notícia atualizada a 16 de março)

Abr
15
Qua
Lisboa: Início da II edição do curso «Gestão e liderança para dirigentes eclesiais»
Abr 15 todo o dia

Lisboa, 05 Fev 2020 (Ecclesia) – O Cardeal-Patriarca de Lisboa. D. Manuel Clemente, dirigiu uma carta às comunidades paroquiais e às instituições sociocaritativas, onde apela à participação na II edição do curso «Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais», que começa a 15 de abril.

O curso é promovido pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), e coordenação do mesmo está a cargo dos professores universitários João César das Neves e Luís Caeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O corpo docente é composto pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, o ecónomo diocesano do Patriarcado de Lisboa, cónego Álvaro Bizarro, e por outros profissionais.

A atividade formativa tem em vista a “prestação de serviço eclesial” que se deseja “cada vez mais qualificado” e “afigura-se essencial para o aprofundamento da realidade orgânica da Igreja e da sua administração, enquanto realidade que vive no tempo a dimensão espiritual”, escreveu D. Manuel Clemente.

De acordo com a apresentação desta proposta formativa destacam-se os objetivos de “desenvolver a capacidade de gestão dos dirigentes, reforçando o seu rigor e profissionalismo” e “dar uma perspetiva aplicada dos instrumentos de gestão e liderança, à realidade específica das entidades eclesiais”.

Contando com o apoio da ACEGE e o patrocínio da Fundação Amélia de Mello, a II edição do curso «Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais» tem início a 15 de abril e vai decorrer ao longo de 80 horas.

LFS

Abr
17
Sex
Açores: Encontros de espiritualidade sobre «Vida Cristã — a lenta metamorfose»
Abr 17 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 16 jan 2020 (Ecclesia) – O padre Ricardo Tavares, especialista em Sagrada Escritura, está a organizar encontros de espiritualidade sobre a ‘Vida Cristã — a lenta metamorfose’, que começam esta sexta-feira, na Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, nos Açores.

O sítio informativo da Diocese de Angra divulga que o sacerdote vai orientar seis encontros sobre Cristo, “a sua relevância atual e a necessidade de desenvolver uma mística contemporânea, contemplativa”, que “desvende a presença de Deus no meio da Humanidade”.

“O moderador levará sempre alguns impulsos para promover a partilha e até a oração do silêncio”, divulga o sítio online ‘Igreja Açores’.

O padre Ricardo Tavares, especialista em Sagrada Escritura, a partir do seu livro ‘O Verme de Deus’, que reúne 95 ensaios sobre o ser humano, vai desenvolver momentos de diálogo com os participantes, para que “se crie a convicção de que qualquer ser humano, com vontade, pode afirmar-se à imagem do amor de Deus”.

Os seis encontros mensais sobre ‘Vida Cristã — a lenta metamorfose’ começam esta sexta-feira, no salão nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, até junho – 20 de fevereiro, 13 de março, 17 de abril, 22 de maio, 19 de junho – a entrada é livre e não é necessário inscrição.

CB

Abr
18
Sáb
Fátima: Atividade «Um dia com o Francisco e a Jacinta»
Abr 18 todo o dia

Peregrinação Nacional das Crianças

Fátima, 21 Jan 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima apresenta às crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos uma proposta pastoral que contempla um programa específico de apresentação da Mensagem de Fátima.

Esta iniciativa, adequada a esta faixa etária, para além de permitir um contacto com a espiritualidade da Mensagem de Fátima pretende ainda dar a conhecer a aventura e o jeito de viver dos santos Francisco e Jacinta Marto como testemunhos de santidade num mundo contemporâneo.

«Um dia com o Francisco e a Jacinta» realiza-se no terceiro sábado dos meses de janeiro, março, abril, maio, junho, outubro e novembro.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

LFS

Igreja/História: Conferências sobre a Diocese de Beja na Pousada de São Francisco [Cancelada]
Abr 18@21:00

Beja, 03 Mar 2020 (Ecclesia) – «A presença do cristianismo ao tempo do domínio islâmico, na Diocese de Beja» é o tema da conferência de Cláudio Torres, dia 14 de março, às 21h00, na Pousada de São Francisco naquela cidade.

Esta palestra está integrada nas celebrações dos 250 anos da restauração da diocese de Beja e continua, dia 28 deste mês, com uma reflexão sobre «Os bispos de Beja no século XIX» proferida por Paulo Alves, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O ciclo encerra, dia 18 de abril, também às 21h00, e no mesmo local, com uma conferência de D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, sobre «Como olhar hoje e que lição tirar dos fatores e circunstâncias culturais, sociais, políticas e religiosas explicativas da descristianização do Alentejo no passado?»

LFS