Calendário

Out
3
Dom
Vida Consagrada: Tanzânia acolhe, este mês, Capítulo Geral dos Espiritanos
Out 3_Out 24 todo o dia

Lisboa, 01 Out 2021 (Ecclesia) – Os Missionários Espiritanos vão entrar em Capítulo Geral, de 03 a 24 deste mês na cidade de Bagamoyo, Tanzânia, que tem como tema «Vejam, vou fazer algo de novo» (Is.43; 19)

O XXI encontro magno desta congregação, fundada em 1703 e dedicada ao anúncio do Evangelho sobretudo entre os mais pobres e os que mal ouviram falar de Cristo, conta com a presença do provincial português, padre Pedro Fernandes, e do padre Tony Neves, responsável pela comunicação do capítulo, que fará também uma intervenção sobre o diálogo inter-religioso, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O Capítulo Geral realiza-se de oito em oito anos e, para além de eleger o Superior Geral e o seu Conselho, verifica a fidelidade da Congregação à sua missão na Igreja; anima a vitalidade religiosa e apostólica dos membros do Instituto; avalia a aplicação das medidas tomadas pelos Capítulos precedentes; estabelece as prioridades missionárias para os próximos anos e examina a situação financeira da Congregação.

O logótipo foi desenhado pelo padre Damasceno dos Reis, espiritano a trabalhar em Portugal.

LFS

Out
17
Dom
Portugal: Igreja Católica celebra Semana Nacional da Educação Cristã, apontando a «novos caminhos»
Out 17_Out 24 todo o dia

Comissão Episcopal do setor destaca que desafio da aliança educativa e da pedagogia sinodal «interessa grandemente aos educadores cristãos»

Foto: Lusa

Lisboa, 16 out 2021 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal começa este domingo a celebrar a Semana Nacional da Educação Cristã 2021, apontando a “novos caminhos” no setor, refere a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

“Porque o tempo que vivemos é sobretudo um tempo de esperança, de abertura ao futuro, na redescoberta da originalidade da missão e de novos caminhos para a realizar, não tenhamos medo de mergulhar no interior dos diferentes contextos em que vive a humanidade, de pensar e percorrer o caminho juntos”, lê-se na nota pastoral do organismo, enviada à Agência ECCLESIA.

A Semana Nacional  inclui diversas ações nos âmbitos de atuação da CEECDF.

O organismo episcopal destaca a importância de uma “aliança educativa para uma humanidade mais fraterna” e afirma que a necessidade de “unir e conjugar esforços” faz-se sentir de forma especial no campo educativo.

Este desafio da aliança educativa e da pedagogia sinodal interessa grandemente aos educadores cristãos. Em vez de cuidar apenas do seu grupo, precisam de ser promotores da ‘aldeia global’ integrando e conjugando a sua atividade com todas as forças envolvidas no processo educativo”.

Neste contexto, explica que a família, a escola, as associações desportivas e culturais, a catequese e atividades da paróquia, a Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a escola católica e outras instituições precisam de “conhecer, apoiar e unir” os seus esforços a todas as outras.

“A pandemia fez vir ao de cima a interdependência e a urgência de colaboração de todas as componentes sociais. Precisamos de caminhar para um novo modelo cultural que realce a solidariedade, o valor da transcendência, a liberdade e dignidade de todas as pessoas e a fraternidade social”, salienta a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Na nota pastoral ‘Sinodalidade, o caminho da Igreja no terceiro milénio’, a CEECDF explica os âmbitos da educação cristã que é “necessário cuidar”, nomeadamente na catequese, na disciplina de EMRC, que “ajuda a construir laços entre os diferentes implicados”, e Escolas Católicas, onde “todos os educadores são chamados a fazer caminho juntos”.

CB/OC

Out
20
Qua
Publicações: Lançamento da obra «A arte de viver em Deus» de Timothy Radcliffe
Out 20@19:00

Lisboa, 11 Out 2021 (Ecclesia) – A obra «A arte de viver em Deus» de Timothy Radcliffe vai ser lançada, dia 20 de outubro, às 19h00, na sede da Brotéria, em Lisboa.

A apresentação da obra, com a chancela das Paulinas Editora, vai estar a cargo de padre José Frazão Correia, sj e frei José Nunes, op, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Salesianos: Jornadas E-vangelizar 2021 acontecem online
Out 20@21:00_22:00

Lisboa, 09 out 2021 (Ecclesia) – As Jornadas E-vangelizar 2021 vão acontecer online, nos dias 18 a 21 de outubro, pelas 21h00, com transmissão no canal de Youtube das edições Salesianas.

“Trata-se de um evento de formação pastoral online, gratuito, a acontecer de 18 a 21 de outubro, das 21h00 às 22h00, através do Youtube Edições Salesianas”, informa o site.

As jornadas destinam-se a “qualquer agente pastoral ou educador cristão interessado em melhorar as suas competências de comunicação”.

O evento de formação conta com o tema “Comunicar melhor” – Para melhorar as competências comunicativas, com a ajuda do padre Tarcízio Morais, a 18 de outubro;” O grupo de catequistas” – Mais comunhão, mais eficiência – com o padre Rui Alberto, no dia a seguir;  “Treinar a Criatividade” – Anunciar com seriedade e criatividade com o salesiano José Cordeiro é o tema de 20 de outubro e no último dia o tema é “Adolescência” – Garantir o bem estar social e emocional, com a ajuda da psicóloga Mónica Freire.

As jornadas requerem inscrição para aceder aos tempos de formação e aos conteúdos fornecidos.

SN

Santarém: Pastoral Familiar promove «Ciclo de Conferências em Família»
Out 20@21:00_22:00

Santarém, 09 out 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar vai promover a realização de um Ciclo de Conferências em Família, durante sete meses, dedicado aos temas da vida familiar.

“Serão sete conferências, uma em cada vigararia da Diocese, de Outubro a Junho de 2022 (exceto nos meses de Dezembro e Maio) dedicadas a temas da vida familiar”, conforme comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Os encontros, “ao longo deste ano da Família Amoris Laetitia e à luz da Encíclica a Alegria do Amor”, serão um em cada vigararia da diocese de Santarém.

“Serão momentos de reflexão, discussão e partilha para nos ajudar a encontrar respostas amorosas e concretas à realidade de cada família, acompanhando-nos mutuamente neste caminho de Igreja doméstica”, informam.

O primeiro realiza-se no próximo dia 20 de outubro, às 21h15, em Santarém, na Casa Madre Luiza Andaluz, à luz do tema “Catequese doméstica – como falar de Jesus aos filhos”.

As conferências vão ter transmissão online através da página do Facebook, para que todos possam participar, a 17 de novembro, em Tomar; a 26 de janeiro em Almeirim; 16 de fevereiro no Entroncamento; 16 de março em Alcanena, 27 de abril em Torres Novas e a 15 de junho em Rio Maior.

SN

Out
21
Qui
Ordinariato Castrense: Abertura do processo sinodal realiza-se a 21 de outubro
Out 21@11:00

Lisboa, 13 Out 2021 (Ecclesia) – A Diocese das Forças Armadas e de Segurança vai dar início, dia 21 de outubro, às 11h00, na Igreja da Memória, em Lisboa, à caminhada sinodal.

A equipa é constituída pelo capelão Leonel Castro, que é o elemento de ligação e coordenador, e depois há um elemento de cada ramo das Forças Armadas (Marinha, Força Aérea e Exército) e das Forças de Segurança (GNR e PSP), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na celebração vão estar presentes os capelães militares, militares e elementos das forças de segurança e civis.

O Papa Francisco convida as dioceses a cumprir a primeira etapa do Sínodo Geral da Igreja (Sínodo dos Bispos) que terá a sua sessão final em outubro de 2023, subordinado ao seguinte tema – “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Este processo sinodal terá lugar entre outubro de 2021 e outubro de 2023 e procura questionar a Igreja sobre a sua sinodalidade, um tema decisivo para a sua ação e missão.

LFS

Igreja: Conferências missionárias dedicadas «à escuta do diálogo»
Out 21@21:00

Lisboa, 16 set 2021 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e os seus animadores (ANIMAG), em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), vão organizar um ciclo de cinco conferências, intitulado ‘À escuta do Diálogo’, por videoconferência, às 21h00, em setembro e outubro.

“Queremos abrir-nos à escuta e ao encontro na nossa diversidade, pois, como apela o título da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2021: ‘Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos’”, explicam os organizadores do ciclo de conferências.

O ciclo missionário ‘à escuta do Diálogo’ vai ser uma oportunidade de se cruzarem e de nas diferenças criarem “pontes” que levem a percorrer “caminhos de encontro, a entrar em relação com o outro”.

As conferências vão começar no dia 30 de setembro e continuam todas as quintas-feiras do mês de outubro, dias 7, 14, 21 e 28, às 21h00, por videoconferência.

Os encontros começam com o fundador do Centro de Diálogo Inter-religioso Shinmeizan, Franco Sottocornola, e a vice-presidente, Maria De Giorgi, sobre o verbo ‘escutar!’, depois, na primeira quinta-feira de outubro, Paulo Borges, da União Budista Portuguesa, vai desenvolver o tema ‘esvaziar-se’ e vão ‘encontrar-se’ com Diana Palanca, especializada em formação e assessoria intercultural, dia 14 do próximo mês.

O verbo ‘dialogar’ vai orientar a reflexão do xeque David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa, e o ciclo de conferências vai terminar com a partilha do presidente dos IMAG, o padre Adelino Ascenso, sobre ‘refazer-se’, a 28 de outubro.

Os IMAG e os Animadores dos Institutos Missionários Ad Gentes informam que o ciclo de reflexão, realizado no âmbito do mês missionário de outubro, é gratuito e as conferências “estão abertas a todos”, mas a inscrição é obrigatória, até dia 23 de setembro.

CB

 

Salesianos: Jornadas E-vangelizar 2021 acontecem online
Out 21@21:00_22:00

Lisboa, 09 out 2021 (Ecclesia) – As Jornadas E-vangelizar 2021 vão acontecer online, nos dias 18 a 21 de outubro, pelas 21h00, com transmissão no canal de Youtube das edições Salesianas.

“Trata-se de um evento de formação pastoral online, gratuito, a acontecer de 18 a 21 de outubro, das 21h00 às 22h00, através do Youtube Edições Salesianas”, informa o site.

As jornadas destinam-se a “qualquer agente pastoral ou educador cristão interessado em melhorar as suas competências de comunicação”.

O evento de formação conta com o tema “Comunicar melhor” – Para melhorar as competências comunicativas, com a ajuda do padre Tarcízio Morais, a 18 de outubro;” O grupo de catequistas” – Mais comunhão, mais eficiência – com o padre Rui Alberto, no dia a seguir;  “Treinar a Criatividade” – Anunciar com seriedade e criatividade com o salesiano José Cordeiro é o tema de 20 de outubro e no último dia o tema é “Adolescência” – Garantir o bem estar social e emocional, com a ajuda da psicóloga Mónica Freire.

As jornadas requerem inscrição para aceder aos tempos de formação e aos conteúdos fornecidos.

SN

Out
22
Sex
Igreja/Cultura: Dioceses de Aveiro, Guarda, Lamego e Viseu promovem exposição itinerante
Out 22 todo o dia

Lisboa, 06 jul 2021 (Ecclesia) – As Dioceses de Aveiro, da Guarda, de Lamego e Viseu vão inaugurar a exposição itinerária ‘Diálogos. Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador’, pelas 18h00 desta sexta-feira, que abre ao público no dia seguinte, 10 de julho.

“As obras selecionadas permitem compreender a temática que estrutura a exposição: A complexidade e interesse dos diálogos que se desenvolvem entre o artista e os materiais que utiliza para a criação de obras de arte, são fruto da criação de Deus”, lê-se na nota de imprensa enviada hoje à Agência ECCLESIA.

As quatro dioceses – Aveiro, Guarda, Lamego e Viseu – partilham 50 peças de diversas tipologias artísticas, como a pintura, a escultura, a azulejaria e a ourivesaria, dos períodos medieval, moderno e contemporâneo, “provocando o cruzamento de diferentes propostas estilísticas e iconográficas”.

A exposição temporária ‘Diálogos. Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador’ vai ser inaugurada esta sexta-feira, pelas 18h00, no Museu Diocesano de Lamego, e, por causa dos condicionalismos da pandemia Covid-19, abre ao público no sábado, dia 10.

“A realização desta iniciativa em parceria das quatro dioceses ocasiona a ampliação do acesso à fruição dos bens culturais da Igreja, bem como a troca de experiências e o confronto de especificidades e identidades entre o património deste vasto território, no quadro de uma mesma Igreja”, acrescenta a nota enviada pelo Departamento da Pastoral do Turismo da Diocese de Lamego.

As dioceses assinalam que a “a salvaguarda do património” está sempre associada estes projetos, promovida pelas intervenções de conservação e restauro das obras que vão ser expostas, uma oportunidade para “possibilitar a fruição a um público muito alargado de obras que na sua maioria não se encontram ao culto”, até outubro de 2022.

A nova exposição é itinerante e, depois de Lamego onde permanece até 15 de outubro, vai poder ser visitada na Casa da Cultura de Ílhavo, em Aveiro, de 22 de outubro a 04 de fevereiro de 2022.

A Diocese de Viseu, nomeadamente o Museu da Misericórdia, recebe esta mostra de 18 de fevereiro a 17 de junho do próximo ano e estes ‘Diálogos. Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador’ terminam o périplo no Museu Diocesano da Guarda, entre 24 de junho e 18 de outubro de 2022.

CB/PR

Vida Consagrada: Congresso sobre «Espiritualidade em tempos de crise» realiza-se em Fátima
Out 22_Out 24 todo o dia

Fátima, 07 Set 2021 (Ecclesia) – O IX congresso de espiritualidade com o tema “Espiritualidade em tempos de crise” realiza-se na Domus Carmeli, em Fátima, de 22 a 24 de outubro.

Os institutos de inspiração carmelita e teresiana – Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Carmelitas Missionárias, Companhia de Santa Teresa, Instituição Teresiana – ao programarem o congresso “desejam que o mesmo possa ser um humilde contributo para repropor a espiritualidade em tempos de crise” e abrir novos horizontes de esperança.

O congresso realiza-se em formato presencial e online.

LFS

Igreja/Património: A relação entre memória e arquivos vai estar em debate
Out 22@14:30_18:00

Lisboa, 11 Out 2021 (Ecclesia) – O 3º encontro da «Rede de Arquivos de Instituições Religiosas» (RAIR), a realizar dia 22 de outubro, entre as 14h30 e s 18h00, vai ter como tema a relação entre “Memória e Arquivos”.

A iniciativa da RAIR acontece em formato virtual e conta com intervenções de Paulo Fontes e Helena Osswald que vão fazer uma reflexão sobre história, memória e arquivos, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Francisco d’Orey Manoel aborda o caso do Arquivo Histórico da Misericórdia de Lisboa e Marco Daniel Duarte a situação do Arquivo do Santuário de Fátima.

A RAIR visa a promoção do estudo, da preservação, da organização e da divulgação do património documental das instituições religiosas.

LFS

Out
23
Sáb
Braga: Ação de formação para agentes pastorais que trabalham com menores e adultos vulneráveis
Out 23 todo o dia

Braga, 29 Set 2021 (ECCLESIA) – A Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga vai levar a cabo, nos dias 23 de outubro e 20 de novembro, uma formação com o tema «Por Comunidades Sãs e Seguras».

Com lugar no Espaço Vita, daquela cidade, entre as 10h00 e as 17h00, a formação destina-se a todos os agentes pastorais – catequistas, dirigentes de movimentos, funcionários e voluntários de IPSS – que trabalham com menores e adultos vulneráveis, realça a nota enviada à Agência ECCLESIA.

A formação vai ser orientada por uma equipa de professores e técnicos do Projeto “Cuidar”, da Universidade Católica Portuguesa, e do Serviço de Proteção e Cuidado da Companhia de Jesus.

A inscrição para a formação é gratuita e obrigatória, e deve ser realizada até ao dia 20 de Outubro.

LFS

Fátima: «Sinodalidade e Catequese» é o tema das jornadas nacionais de catequistas
Out 23_Out 24 todo o dia

Foto: Samuel Mendonça

Fátima, 30 Set 2021 (Ecclesia) – As Jornadas Nacionais de Catequistas realizam-se nos dias 23 e 24 de outubro, no Salão do Bom Pastor do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, e têm como tema «Sinodalidade e Catequese».

O dia de sábado inicia-se com uma conferência sobre «A Catequese: primeiro anúncio na família e na comunidade cristã» por D. António Moiteiro, seguida de «A sinodalidade na ação evangelizadora da Igreja» pelo padre Tiago Freitas, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

No início da tarde será aprofundado o tema «A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs», pelo padre Luís Figueiredo Rodrigues, seguindo-se a apresentação do «Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, com as crianças e com os adolescentes», concluindo esse dia com o tema «O Diretório para a Catequese: desafios à sinodalidade na catequese», pelo padre Manuel Queirós.

No domingo, dia 24 de outubro, Isabel Oliveira e o padre Diogo José Pereira apresentam o tema «Catequista: discípulo e construtor de comunidade: desafios para uma pedagogia sinodal», terminando o encontro com eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Pelino.

LFS

JMJ2023: O itinerário «Sentido 23» na Diocese de Setúbal realiza-se em vários locais
Out 23@21:30

Setúbal, 19 Out 2021 (Ecclesia) – O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal dá continuidade ao «Sentido 23», o itinerário que convoca os jovens da diocese rumo à JMJ Lisboa 2023, e este mês, dia 23, promove encontros em vários locais.

O mês de Outubro convida os jovens a unirem-se em oração ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, a partir dos encontros que vão ocorrer, simultaneamente, no dia 23 de outubro (21h30), em diversos locais da Diocese de Setúbal, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As vigararias vão estar em comunhão de oração, partindo de um guião preparado pelos jovens da Paróquia do Castelo de Sesimbra que incluirá uma mensagem do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, dirigida a todos os jovens.

O Santuário do Cabo Espichel acolhe o encontro da vigararia de Palmela/Sesimbra, o qual contará com a presença de D. José Ornelas, inserindo-se ainda no caminho de preparação para a Praça Central (evento da Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos, que ocorrerá em novembro, na Diocese de Setúbal).

LFS

Out
24
Dom
Braga: Inauguração da Exposição «Olhares da imprensa» – 40 anos do Papa João Paulo II no Sameiro
Out 24 todo o dia

Braga, 17 Set 2021 (ECCLESIA) – O Santuário do Sameiro, em Braga, acolhe de 19 de setembro a 24 de outubro, a exposição «Olhares da imprensa» – 40 anos do Papa João Paulo II no Sameiro.

O “primeiro evento, do vasto programa previsto” relacionado com a comemoração dos 40 anos da visita do Papa São João Paulo II ao Sameiro, acontece este domingo, logo após a habitual eucaristia das 16h30, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“É uma exposição de recortes de imprensa, publicados em diversos títulos de jornais e revistas, locais e nacionais, que relatam os diversos episódios do antes, durante e pós visita”, lê-se.

O cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria do Sameiro, refere que a visita foi “um acontecimento ímpar” e a vinda do Papa João Paulo II a Portugal começou a ser “notícia com grande antecedência, tudo foi cuidadosamente preparado e os jornais e revistas abriram espaço para ecoarem o acontecimento”.

“Unânimes, os mass media ficaram maravilhados com a incontável multidão que encheu o Sameiro”.

LFS