Calendário

Fev
17
Seg
Igreja/Desporto: 16 padres procuram conquistar sexto título europeu em futsal
Fev 17_Fev 21 todo o dia

19 seleções participam na prova, que decorre na República Checa entre 17 e 21 de fevereiro

Lisboa, 17 Fev 2020 (Ecclesia) – A seleção portuguesa de futsal do clero começa hoje na Republica Checa a defender o título de campeã e conquistar o sexto troféu, num torneio que decorre até sexta-feira, com a participação de 19 seleções.

A seleção dos sacerdotes católicos portugueses, liderada pelo selecionador Ricardo Costa, é constituída por 16 padres de várias dioceses que pretendem este ano chegar ao sexto título e “assim igualar a Polónia que também tem seis títulos”, disse o padre Ivo Coelho à Agência ECCLESIA

A seleção, orientada por Ricardo Costa, tem como fisioterapeuta João Oliveira e é constituída pelos padres Ivo Coelho, André Meireles, Marco Amaro, Carlos Rubens (da Diocese de Vila Real); Diogo Martinho (da. Diocese de Lamego); José Ricardo (da Diocese do Porto); Custódio Branco, José Cunha, Jorge Agostinho, Joel Brito (da Diocese de Viana do Castelo) e Marco Gil, Paulo Sá, Nuno Vilas Boas, Vítor Pinheiro, Domingos Mendes, Fernando Torres (da Diocese de Braga).

O padre Ivo Coelho considera esta prova uma “experiência única” entre as 19 seleções; Portugal integra o grupo da Hungria, Itália, República Checa e Cazaquistão.

No europeu há Eucaristia todos os dias, presidida por um bispo e concelebrada por todos os padres.

Os padres portugueses estão a treinar uma vez por semana, ao domingo no final da tarde, em Riba de Ave ou em Braga, desde Setembro.

A seleção de futsal do clero de Portugal realizou um jogo de apresentação no dia 9 de fevereiro, em Montalegre (Diocese de Vila Real), e venceu por 8-1 a equipa da Câmara Municipal de Montalegre/Bombeiros.

LFS

Fev
18
Ter
Coimbra: Na festa do fundador do Mosteiro de Santa Cruz realiza-se uma «Serenata a São Teotónio»
Fev 18 todo o dia

Coimbra, 18 Fev 2020 (Ecclesia) – Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, celebra a festa litúrgica do fundador do mosteiro e primeiro santo português, São Teotónio.

Durante todo o dia está exposta a relíquia do padroeiro secundário da Diocese de Coimbra para a veneração dos fiéis e após a celebração da Eucaristia das 17h30, presidida por D. Virgílio Antunes, realiza-se à porta da Igreja de Santa Cruz, uma «Serenata a São Teotónio» com fado e música de Coimbra, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

São Teotónio nasceu em Ganfei (Valença do Minho) aproximadamente no ano 1082 e foi educado “piedosamente desde a infância”.

Quando D. Crescónio, seu tio, foi nomeado bispo de Coimbra, levou-o consigo para esta cidade e confiou ao arcediago D. Telo a sua formação nas disciplinas eclesiásticas.

Depois de ordenado sacerdote foi nomeado prior da Igreja da Sé de Viseu.

Fez duas peregrinações à Terra Santa e no regresso da segunda peregrinação, insistentemente convidado por D. Telo e outros dez homens de grande virtude, fundou com eles o mosteiro da Santa Cruz em Coimbra, de que foi membro eminente e muito admirado, nomeadamente por São Bernardo de Claraval.

Morreu em 18 de Fevereiro de 1162.

LFS

Fev
19
Qua
Fátima: Celebrações do centenário da morte de Santa Jacinta
Fev 19 todo o dia

Fátima, 20 Dez 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai assinalar o centenário da morte de Santa Jacinta (20 de fevereiro de 1920) e do programa celebrativo constam momentos de oração na Cova da Iria e em Lisboa.

As celebrações começam a 16 de fevereiro com o VI concerto evocativo dos três Pastorinhos de Fátima na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e no dia 19 de fevereiro, pelas 21h30, terá lugar uma vigília de oração, com rosário, procissão e veneração dos túmulos, na Capelinha das Aparições e na mesma basílica, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A 20 de fevereiro, Festa Litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, haverá pelas 10h00 rosário na Capelinha das Aparições, seguindo-se uma procissão com os ícones dos Santos Francisco e Jacinta até à Basílica da Santíssima Trindade.

Celebração do Centenário das Aparições 2017

Em Lisboa, o centenário da morte de Jacinta Marto será assinalado neste dia com uma conferência, pelas 15h00, no Hospital D. Estefânia, onde faleceu a pequena pastorinha. Nesse mesmo lugar, pelas 16h30 haverá uma missa, presidida pelo Cardeal – Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Jacinta de Jesus Marto morreu a 20 de fevereiro de 1920, com nove anos e era a filha mais nova de Manuel Pedro Marto e de sua esposa Olímpia de Jesus dos Santos.

Batizada na Igreja Paroquial de Fátima no dia 19 de março de 1910, Jacinta Marto foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 2000 e canonizada pelo Papa Francisco a 13 de maio de 2017.

LFS

Portugal: Universidade Católica dedica «open day nacional» ao «talento para o futuro»
Fev 19@16:00

Lisboa, 13 fev 2020 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai promover a 2.ª edição do seu ‘Open Day Nacional’, com o tema ‘Talento para o Futuro’, às 16h00 de 19 de fevereiro, com iniciativas em Lisboa, Porto, Braga e Viseu.

“Um dia aberto especialmente pensado para os alunos do ensino secundário, seus pais, professores e orientadores profissionais, com o objetivo de trazer para a discussão as profissões do futuro, as competências mais valorizadas para cada uma delas”, informa a UCP em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Neste contexto, a instituição de ensino superior acrescenta que vai ser também debatida a “multiplicidade de profissões que cada licenciatura poderá proporcionar à vida” dos futuros estudantes universitários.

Segundo o programa do próximo dia 19 de fevereiro, o ‘Open Day Nacional’ da UCP conta com a abertura da reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, depois, as perguntas ‘Que Talento se desenvolve na Universidade?’ e ‘Que Talento procuram as Organizações?’ vão reunir em dois painéis antigos alunos da universidade e profissionais de “sucesso das mais variadas áreas”; em Lisboa, a moderadora é Joana Cruz, locutora da rádio ‘RFM’ e licenciada em Comunicação Social e Cultural pela UCP.

O comunicado assinala que a 2.ª edição do ‘Católica | O Talento para o Futuro’ vai permitir um contacto personalizado com as “14 unidades de ensino” da UCP e tem transmissão em direto dos quatro campos – Lisboa, Porto, Braga e Viseu – no programa ‘Não é Tarde nem é Cedo’ da Mega Hits, rádio do Grupo Renascença Multimédia.

O ‘Open Day Nacional’ da Universidade Católica Portuguesa “promete fazer a diferença” no futuro de muitos jovens e é uma iniciativa de entrada livre mas com inscrições online.

CB

 

Igreja/Saúde: Celebração pelo dom da vida na Igreja do Espírito Santo em Évora
Fev 19@19:15

Évora, 07 Fev 2020 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, vai celebrar, dia 19 deste mês, às 19h15, na igreja do Espírito Santo naquela cidade a uma eucaristia de ação de graças pelo dom da vida.

No dia 12 de fevereiro assinala-se o XXVIII Dia Mundial do Doente e no dia 20 deste mês está agendada a discussão, na Assembleia da Republica, sobre a despenalização da eutanásia em Portugal.

LFS

Campo Grande: Paróquia promove conferência «O mundo é mais que um problema a resolver»
Fev 19@21:30_23:00

Lisboa, 17 fev 2020 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande, em Lisboa, vai promover esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, a conferência “O mundo é mais que um problema a resolver” com a participação de António Pinto Leite e José Ribeiro e Castro.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a conferência insere-se num ciclo de três encontros sobre a encíclica “Laudato si”, onde o Papa Francisco analisa o tema do ambiente e do cuidado da casa comum.

“A reflexão centrar-se-á em dois temas: “Ecologia das grandes cidades – Pensar além das emissões de CO2” a cargo de José Ribeiro e Castro e “Ecologia económica – Que critérios de gestão?”, a cargo de António Pinto Leite”, acrescenta o comunicado.

A conferência “O mundo é mais que um problema a resolver” vai ser moderada pela jornalista Jacinta Oliveira e decorre no auditório da Paróquia do Campo Grande, a partir das 21h30 do dia 19 de fevereiro.

PR

Porto: Cardeal Ângelo Becciu nas bodas de prata da Casa Diocesana de Vilar
Fev 19@21:30

Porto, 29 Jan 2020 (Ecclesia) – O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Ângelo Becciu, vai estar no Porto, dia 19 de fevereiro, no início das comemorações dos 25 anos da Casa Diocesana de Vilar.

Para comemorar as bodas de prata desta instituição vão realizar-se uma série de conferências com “os homens da confiança do Papa” sendo a primeira com o cardeal Ângelo Becciu que vai falar, às 21h30, sobre “Santidade no magistério do Papa Francisco”, anunciou o bispo do Porto, D. Manuel Linda, na rede social Twitter.

Perante a urgência de dispor de um centro de pastoral na Diocese do Porto, apto a oferecer um clima de recolhimento, e capaz de cumprir as suas funções de evangelização, catequização e boa relação na igreja e no mundo, foi aprovado, no conselho presbiteral da Diocese do Porto, de 28 de fevereiro e 1 de Março de 1983, o aproveitamento do Seminário de Vilar como casa de retiros e a construção de um centro diocesano, capaz de integrar todas as obras e movimentos.

A 16 de fevereiro de 1989 iniciaram-se as obras de ampliação, que terminariam 5 anos mais tarde.

A 1 de julho de 1995, a par do 50º aniversário sacerdotal do “grande impulsionador desta casa”, D. Júlio Tavares Rebimbas, deu-se a inauguração oficial da Casa Diocesana – Seminário de Vilar.

LFS

Fev
20
Qui
Açores: Encontros de espiritualidade sobre «Vida Cristã — a lenta metamorfose»
Fev 20 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 16 jan 2020 (Ecclesia) – O padre Ricardo Tavares, especialista em Sagrada Escritura, está a organizar encontros de espiritualidade sobre a ‘Vida Cristã — a lenta metamorfose’, que começam esta sexta-feira, na Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, nos Açores.

O sítio informativo da Diocese de Angra divulga que o sacerdote vai orientar seis encontros sobre Cristo, “a sua relevância atual e a necessidade de desenvolver uma mística contemporânea, contemplativa”, que “desvende a presença de Deus no meio da Humanidade”.

“O moderador levará sempre alguns impulsos para promover a partilha e até a oração do silêncio”, divulga o sítio online ‘Igreja Açores’.

O padre Ricardo Tavares, especialista em Sagrada Escritura, a partir do seu livro ‘O Verme de Deus’, que reúne 95 ensaios sobre o ser humano, vai desenvolver momentos de diálogo com os participantes, para que “se crie a convicção de que qualquer ser humano, com vontade, pode afirmar-se à imagem do amor de Deus”.

Os seis encontros mensais sobre ‘Vida Cristã — a lenta metamorfose’ começam esta sexta-feira, no salão nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, até junho – 20 de fevereiro, 13 de março, 17 de abril, 22 de maio, 19 de junho – a entrada é livre e não é necessário inscrição.

CB

Fátima: Celebrações do centenário da morte de Santa Jacinta
Fev 20 todo o dia

Fátima, 20 Dez 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai assinalar o centenário da morte de Santa Jacinta (20 de fevereiro de 1920) e do programa celebrativo constam momentos de oração na Cova da Iria e em Lisboa.

As celebrações começam a 16 de fevereiro com o VI concerto evocativo dos três Pastorinhos de Fátima na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e no dia 19 de fevereiro, pelas 21h30, terá lugar uma vigília de oração, com rosário, procissão e veneração dos túmulos, na Capelinha das Aparições e na mesma basílica, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A 20 de fevereiro, Festa Litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, haverá pelas 10h00 rosário na Capelinha das Aparições, seguindo-se uma procissão com os ícones dos Santos Francisco e Jacinta até à Basílica da Santíssima Trindade.

Celebração do Centenário das Aparições 2017

Em Lisboa, o centenário da morte de Jacinta Marto será assinalado neste dia com uma conferência, pelas 15h00, no Hospital D. Estefânia, onde faleceu a pequena pastorinha. Nesse mesmo lugar, pelas 16h30 haverá uma missa, presidida pelo Cardeal – Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Jacinta de Jesus Marto morreu a 20 de fevereiro de 1920, com nove anos e era a filha mais nova de Manuel Pedro Marto e de sua esposa Olímpia de Jesus dos Santos.

Batizada na Igreja Paroquial de Fátima no dia 19 de março de 1910, Jacinta Marto foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 2000 e canonizada pelo Papa Francisco a 13 de maio de 2017.

LFS

Fátima: Santuário lança réplica da escultura de Santa Jacinta Marto
Fev 20 todo o dia

Fátima, 18 Fev 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai lançar, dia 20 deste mês, dia em que se assinala o centenário do falecimento de Santa Jacinta Marto, uma réplica da escultura da mais jovem vidente de Fátima.

A peça foi feita a partir da escultura encomendada pelo Santuário de Fátima por ocasião da exposição Capela Múndi, em 2019, e fica disponível nas Lojas Oficiais do Santuário de Fátima e na sua Loja Online, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O objeto, com 15 cm, e fiel à escultura oficial de Santa Jacinta Marto, da autoria da escultora Sílvia Patrício, resulta de uma parceria entre o Santuário de Fátima e a Farup, empresa de artigos religiosos da região, desenvolvida com a assessoria artística da autora bem como de um conjunto de outras empresas de Ourém, Leiria e Marinha Grande.

A 13 de maio será lançada uma réplica da escultura de São Francisco Marto, em moldes idênticos, e proximamente réplicas em tamanho real das esculturas oficiais, da autoria de Sílvia Patrício.

LFS

Leiria: Início do segundo semestre com História da Igreja e Ética
Fev 20 todo o dia

Leiria, 05 Fev 2020 (Ecclesia) – A 20 de fevereiro arranca o semestre no ciclo de estudos «Bíblia e Teologia Cristã», uma proposta do Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Diocese de Leiria-Fátima para “ir mais fundo no aprofundamento da fé”.

“Aprender Teologia é disponibilizar-se a aprofundar as raízes da tradição cristã que alicerçam a fé e a cultura, de modo a compreender quem somos e o que acreditamos”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste segundo semestre, o CCFC propõe, no âmbito deste ciclo de estudos, as disciplinas de História da Igreja, lecionada pelo Marco Daniel, e de Ética Cristã, lecionada pelo padre Vítor Coutinho.

O ciclo diocesano de estudos Bíblia e Teologia Cristã (BTC), oferecido pelo CCFC, pretende ser “uma sólida introdução ao estudo da Teologia”, oferecendo os instrumentos para “a compreensão dos fundamentos bíblicos e sistemáticos do pensamento cristão, com um alcance espiritual e pastoral”, realça

No final do semestre haverá um módulo interdisciplinar sobre o tema «Ícone da vida cristã: mariologia como síntese teologal», que ajuda a olhar para Nossa Senhora como ícone da vida cristã.

O curso funciona em ritmo semanal, às quintas-feiras, a começar no dia 20 de fevereiro, decorre no Centro Pastoral Diocesano, no Seminário de Leiria.

LFS

Lisboa: «Tríduo de oração» no Centenário da morte de Santa Jacinta
Fev 20_Fev 22 todo o dia

Lisboa, 31 Jan 2020 (Ecclesia) – O Movimento da Mensagem de Fátima está a organizar um «Tríduo de Oração», entre 20 e 22 de fevereiro, em Lisboa.

O Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, vai receber, no dia 20 de fevereiro – Festa Litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto -, o início das celebrações que assinalam o centenário da vidente de Fátima, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

A partir das 15h00, no hospital onde a pastorinha viria a morrer, em 1920, está prevista uma conferência e, às 16h30, a eucaristia que será presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente.

No dia seguinte, as celebrações prosseguem na Igreja dos Anjos, às 17h30, com a Oração do Rosário, seguida de Missa.

No dia 22 de fevereiro, pelas 14h00, na Estrela, está prevista a visita ao quarto onde esteve Santa Jacinta, no atual Mosteiro das Irmãs Clarissas e, às 15h30, decorre a oração do Rosário na Capela dos Milagres.

Neste último dia do “Tríduo de Oração”, o Cardeal-Patriarca de Lisboa vai presidir à Missa, às 16h30, na Basílica da Estrela.

LFS

Funchal: Celebração em memória das vítimas do «20 de fevereiro de 2010»
Fev 20@11:15

Funchal, Madeira, 17 Fev 2020 (Ecclesia) – A Sé do Funchal (Ilha do Funchal) acolhe no dia 20 de fevereiro, às 11h15, uma celebração eucarística em memória das vítimas do «20 de fevereiro de 2010» que vai ser presidida por D. Nuno Brás.

Passados 10 anos sobre o “trágico acontecimento”, a iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa da Madeira, pretende “homenagear os que morreram, mas também todos os que sofreram com as enxurradas”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A tempestade que se abateu sobre o arquipélago da Madeira provocou 47 mortos, 4 desaparecidos, 250 feridos e mais de 600 desalojados.

É considerada a maior catástrofe dos últimos 200 anos na região e os concelhos do Funchal, da Ribeira Brava, de Câmara de Lobos e de Santa Cruz foram os mais fustigados.

LFS

Fev
22
Sáb
Braga: Noites de formação cristã de adultos sobre a missão
Fev 22 todo o dia

Braga, 08 Jan 2020 (Ecclesia) – O arciprestado de Fafe promove, em fevereiro, quatro noites de formação cristã de adultos sobre a missão, orientadas pelo Centro Missionário da Arquidiocese de Braga.

Esta iniciativa inclui-se na programação mais vasta levada a cabo em Fafe (Arquidiocese de Braga) a propósito do Mês Missionário Extraordinário e decorrerá em quatro locais diferentes do arciprestado, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em Travassós, a 1 de fevereiro, os formadores vão falar do tema «Grupos Missionários Paroquiais, Obras Missionárias Pontifícias: Infância Missionária»; em Silvares São Martinho, dia 8, será explanado o tema «Educação para a cidadania global, voluntariado, cooperação, culturas, religiões»; em Estorãos, dia 15, aborda-se a temática «Papa Francisco. Evangelii Gaudium – “não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário» e, por fim, em Golães, a 22 de Fevereiro, será desenvolvida a questão da «Missão e doutrina social da Igreja: justiça, paz e direitos humanos».

Estes encontros são abertos a toda à população e têm a duração de 60 minutos.

LFS

Bragança-Miranda: Diocese promove formação catequética para a Jornada Mundial da Juventude
Fev 22 todo o dia

Bragança, 18 fev 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai promover uma ação de formação sobre a temática ‘SAY YES/Aprender a dizer sim’, no contexto da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022, este sábado, na Escola Secundária Emídio Garcia.

“Esta formação destina-se ao clero, aos consagrados e aos leigos, de forma especial catequistas e animadores juvenis, que queiram aprofundar o desafio missionário de ser Igreja”, explica o vigário episcopal para a ação episcopal e diaconia da caridade, o padre José Bento Soares.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, informa que o formador é o padre Tiago Neto, responsável pelo setor da Catequese no Patriarcado de Lisboa, que “pensou e desenvolveu” o itinerário catequético.

O projeto de catequese ‘SAY YES/Aprender a dizer sim’ com adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022 foi criado pelo Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa e alargado a todas as dioceses de Portugal por sugestão da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

A ação de formação assente na temática ‘SAY YES/Aprender a dizer sim’ realiza-se este sábado, dia 22 de fevereiro, no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança; A participação é gratuita mas de inscrição é obrigatória, até esta terça-feira, dia 19, e pode ser realizada num formulário online ou pelo email – pastoralbm@gmail.com.

Segundo o programa, o bispo diocesano, D. José Cordeiro, vai falar na abertura do encontro,
às 10h15, o acolhimento começa às 09h30, e o conferencista , o padre Tiago Neto, vai ter dois momentos de apresentação, para além de  interação com os participantes antes de terminar a formação.

A Diocese de Bragança-Miranda contextualiza que está a viver um ano pastoral e litúrgico “assente no dom da caridade” e “mantém a aposta” na formação dos seus agentes pastorais.

CB