Calendário

Mai
21
Qui
Portugal: Banco Alimentar promove campanha de recolha de alimentos
Mai 21_Mai 31 todo o dia

Lisboa, 21 mai 2020 (Ecclesia) – Os Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal começam hoje uma campanha de recolha de alimentos, através de vales nos supermercados e online, até 31 de maio.

“Às pessoas mais vulneráveis que, em resultado das medidas decretadas para conter a propagação da pandemia, ficaram privadas da assistência alimentar que normalmente recebem, vieram juntar-se mais cerca de 60 000 pessoas, vítimas da situação gerada por esta nova realidade que vivemos”, explica a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Com o lema ‘Ajudar a preencher o vazio’, vai ser possível apoiar a primeira campanha dos Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal deste ano através da ‘Ajuda Vale’, onde podem escolher produtos nas caixas dos supermercados, e no sítio online de doação – alimentestaideia.pt – a partir de hoje e até dia 31 de maio.

Faça a sua doação online

Vá a alimentestaideia.pt, selecione os alimentos que quer oferecer e doe o seu cabaz. É muito simples e rápido.

Publicado por Banco Alimentar Contra a Fome em Quarta-feira, 20 de maio de 2020

Os 21 Bancos Alimentares em atividade em Portugal distribuíram 23.382 toneladas de alimentos – com o valor estimado de 31,7 milhões de euros -, num movimento médio de 93,5 toneladas por dia útil, assistindo 2400 instituições, em 2019.

Este ano, disse a presidente dos Bancos Alimentares Contra a Fome, “há muitos mais pedidos de apoio” por causa da pandemia de Covid-19 e contabilizou “à volta de 59 mil pessoas” que se somam as 380 mil” que já ajudavam.

O Banco Alimentar foi criado em Portugal em 1991 com a missão de “lutar contra o desperdício e distribuir apoio a quem mais precisa de se alimentar”, em parceria com instituições de solidariedade e com base no trabalho voluntário.

CB/OC

Portugal: Banco Alimentar promove recolha de alimentos com vales e plataforma online

 

Mai
28
Qui
Lamego: Admissão às ordens sacras na capela da casa episcopal
Mai 28@18:00

Lamego, 26 Mai 2020 (ECCLESIA) – O Bispo de Lamego, D. António Couto, vai presidir, na capela da Casa Episcopal, dia 28 deste mês, às 18h00, à celebração de admissão de candidatos às ordens sacras.

Nesta celebração – estava prevista para o mês março, na Capela do Seminário de Lamego – vão ser instituídos os seminaristas: Eduardo Fernando Ferreira Leal; Tiago João Mota Carmo Gonçalves Machado e João Miguel Pereira.

As alterações da celebração devem-se às limitações impostas pela pandemia do COVID-19.

LFS

Igreja/Saúde: Grupo «Ao 3º dia» propõe «reflexão contemplativa cristã» para profissionais de saúde
Mai 28@21:30_16:24

Lisboa, 11 mai 2020 (Ecclesia) – O grupo «Ao 3º dia», constituído por cristãos com vivência de doença grave e/ou crónica, vai propor uma “reflexão contemplativa cristã” dirigida a profissionais de saúde.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA apresenta esta iniciativa que será orientada pelo “monge beneditino padre Lino Moreira” que é “tradutor do clássico cristão «Nuvem do não saber»” e que “guiará os participantes na introdução à oração contemplativa cristã”.

As sessões vai decorrer às quintas-feiras, às 21h30m e a primeira está agendada para o dia 28 de maio.

As incrições e pedidos de informação podem ser enviados para o email: grupoao3dia@gmail.com

LS

Mai
29
Sex
Braga: «NOITE UP’S – uma direta com Deus» em versão digital
Mai 29@21:00

Braga, 07 Mai 2020 (ECCLESIA) – A iniciativa «NOITE UP’S – uma direta com Deus», coordenada pelo «Grupo peregrinos», realiza-se, dia 29 deste mês, em versão digital e tem como tema «Todos no mesmo Barco!».

A atividade começa às 21h00 e este ano conta com “uma versão digital pela web e mais reduzida, pois não será a noite toda”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A decisão de “não anular a atividade devido às circunstâncias especiais” que o país se encontra “foi um grande desafio”, no entanto, as atividades “pautam sempre por uma constante renovação, criatividade e re-criação de dinâmicas”, refere.

A temática deste ano desenvolve também a proposta do plano pastoral que impele os cristãos a levantarem-se e agirem, tal como acontece nos tempos atuais.

Esta atividade que embora tenha “tido maioritariamente juventude é dirigida a todas as idades, adolescentes, jovens e adultos”.

A Eucaristia com transmissão online vai ser presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

LFS

Mai
30
Sáb
Solidariedade: Corpo Nacional de Escutas lança campanha de recolha de bens
Mai 30 todo o dia

DR

Coimbra, 25 Mai 2020 (ECCLESIA) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) lançou uma campanha, destinada à recolha de bens alimentares, a realizar dia 30 deste mês, para serem entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome.

Esta campanha da “exclusiva responsabilidade do CNE”, motivou-se pelo facto da “habitual recolha de maio em supermercados não se poder realizar e o BACF apresentar neste momento muitas dificuldades em satisfazer os pedidos de bens essenciais para ajudar famílias em situação de carência”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No cumprimento da “oitava maravilha do método escutista «Envolvimento com a Comunidade», a Direção do Agrupamento 309 – Ceira (Região de Coimbra) decidiu associar-se a esta iniciativa “e fazer uma recolha geral de bens alimentares que serão entregues ao Banco Alimentar contra a Fome”, realça o comunicado.

Os bens alimentares devem ser entregues na garagem da Junta de Freguesia de Ceira no dia 30 de maio, sábado, “entre as 10horas e as 18 horas (horário continuo)” e na entrega de bens devem “ser cumpridas as regras de proteção individual (uso de máscara)”, sublinha a nota.

LFS

Viana do Castelo: Diocese prepara o regresso das celebrações litúrgicas comunitárias
Mai 30 todo o dia

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 27 Mai 2020 (ECCLESIA) – O colégio de arciprestes da Diocese de Viana do Castelo esteve reunido com D. Anacleto Oliveira para preparar o regresso das celebrações litúrgicas comunitárias que acontece a 30 deste mês.

Na reunião foi reafirmada “a importância de observar as normas da Conferência Episcopal Portuguesa”, bem como “as determinações das autoridades sanitárias”, contudo, foi também referido que “cabe a cada sacerdote (juntamente com os fiéis leigos) adaptar e concretizar essas mesmas normas, tendo presente a especificidade de cada realidade”, lê-se no jornal «Notícias de Viana».

O Bispo de Viana do Castelo convidou os padres a “valorizar aquilo que este tempo pode ter de positivo, sem cair no desânimo ou no pessimismo” e as privações deste tempo são exigências que brotam “da fé e um ato de respeito pela vida e pela vida dos outros”.

A propósito das festas e romarias, que abundam no Alto Minho nos meses de Verão, o D. Anacleto Oliveira sublinhou que se deve ter presente o que dizem as normas da Conferência Episcopal, “bem como as determinações das autoridades civis sobre o assunto”, isto significa que, “até final de setembro, estas ficarão reduzidas à sua dimensão mais importante: a celebração da Eucaristia”, realçou.

Devido às limitações proporcionadas pela pandemia, o bispo diocesano convidou os padres a valorizarem “as celebrações campais” e “cabe a cada sacerdote, juntamente com os responsáveis das comissões de festas, avaliar, em cada caso, se é possível e em que moldes fazer a celebração da Eucaristia”.

Os horários das Eucaristias dominicais de toda a diocese estão publicadas no jornal «Notícias de Viana», (edição em papel e online noticiasdeviana.pt/missasdiocese/).

LFS

Évora: Consagração das famílias da arquidiocese no Santuário de Vila Viçosa
Mai 30@11:00

Foto Agência ECCLESIA/PR

Évora, 26 Mai 2020 (ECCLESIA) – O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, vai presidir, dia 30 deste mês, às 11h00, à Eucaristia em ação de graças pelos casais que cumprem as bodas de ouro e prata matrimoniais.

A celebração que decorre no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, em Vila Viçosa, vai ser transmitida pelo Facebook do santuário e pela Arquidiocese de Évora: www.dioceseevora.pt, lê-se na rede social Facebook da Arquidiocese de Évora.

Devido à pandemia que assola o país, a peregrinação àquele santuário “como era habitual” não se realiza, mas o Arcebispo de Évora vai presidir à consagração de “todas as famílias da arquidiocese a Nossa Senhora da Conceição”, refere.

A par desta consagração, irá rezar também “por todos os que, este ano, completam suas bodas de Prata e de Ouro Matrimoniais, podendo ser indicado através deste link os seus nomes, para que o Arcebispo de Évora os lembre na sua oração”.

LFS

Jesuítas: Comunidade inaciana promove uma vigília de Pentecostes mundial
Mai 30@19:00

Lisboa, 26 Mai 2020 (ECCLESIA) – A Cúria Geral dos jesuítas, em Roma, promove, este sábado (29 de maio), uma vigília de Pentecostes que espera juntar “milhares de pessoas de mais de 100 países” e que em Portugal vai ser transmitida pelo Ponto SJ.

A organização juntou “um grupo internacional de jesuítas e leigos” para preparar a vigília que tem como tema “One Spirit, one world, one vigil” (Um só Espírito, o mesmo mundo, uma Vigília), refere o portal SJ.

A transmissão será feita em três momentos distintos, para abarcar três fusos horários diferentes.

Em Portugal, a transmissão será feita a partir do Ponto SJ e terá início às 19h e o tempo de oração durará cerca de 30 minutos sendo esperadas “milhares de pessoas espalhadas por todo o mundo, numa iniciativa inédita a nível da comunidade inaciana internacional”.

Na página oficial do evento, a organização sublinha que “a COVID-19 tem afetado toda a comunidade humana.”

Os organizadores deixam ainda o convite para que “muitos se juntem em espírito de oração”, neste momento único da história da humanidade”, recordando que a “comunidade inaciana inclui milhões de pessoas em mais de 100 países”, realça.

LFS

Lisboa: D. Manuel Clemente convida jovens para a Vigília de Pentecostes
Mai 30@21:00

Lisboa, 25 Mai 2020 (ECCLESIA) – O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, convidou os jovens da diocese a participarem na Vigília de Pentecostes, dia 30 de maio, às 21h00, que vai ser feita através da internet.

Num vídeo divulgado este domingo pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente recordou que a participação juvenil na vigília terá de ser feita através da internet no site do Patriarcado de Lisboa, mas também no YouTube e no Facebook da diocese e no MeoKanal (210021), lê-se no site do Patriarcado de Lisboa.

A vigília vai ser celebrada na Igreja de Cristo-Rei da Portela (Lisboa).

Apesar de não se poder estar juntos, “reza connosco”, salientou um comunicado deste serviço diocesano.

Acompanha a Vigília de Pentecostes, no próximo sábado, 30 de Maio! Este ano, encontramo-nos através do Youtube, Facebook, MeoKanal 210021 e do site do Patriarcado de Lisboa.Apesar de não podermos estar todos juntos, reza connosco! Quando estavam fechadas as portas da casa onde se encontravam, os discípulos receberam o Espírito Santo.Vigília de Pentecostes 30 de Maio de 2020 | 21:00HYoutube, Facebook, MeoKanal 210021 e Site do Patriarcado de Lisboa#servicojuventude #patriarcadodelisboa #pentecostes #vigiliadepentecostes #youtube #facebook #dmanuel #patriarca

Publicado por Serviço da Juventude de Lisboa em Domingo, 24 de maio de 2020

LFS

Évora: Vigília de Pentecostes transmitida da Igreja de São Francisco
Mai 30@21:30

Évora, 26 Mai 2020 (ECCLESIA) – A Vigília de Pentecostes na Arquidiocese de Évora, dia 30 deste mês, às 21h30, vai ser transmitida em direto através a página do Facebook da Igreja de São Francisco naquela cidade.

Esta iniciativa – promovida pelo Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil – vai contar com seis testemunhos de jovens e também do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, lê-se na página do Facebook.

LFS

Mai
31
Dom
Braga: Peditório das Missas de domingo para responder às necessidades provocadas pela pandemia
Mai 31 todo o dia

Braga, 26 mai 2020 (ECCLESIA) – O peditório das Eucaristias deste domingo de Pentecostes na Arquidiocese de Braga vai destinar-se “integralmente às paróquias”, para responder às necessidades provocadas pela pandemia de Covid-19.

O peditório na Solenidade de Pentecostes, que “habitualmente reverte em favor dos Movimentos e Obras de Apostolado”, este ano tem uma finalidade diferente devido ao COVID-19, lê-se no site da Arquidiocese de Braga.

A mesma nota refere também que a celebração da Missa com a participação dos fiéis é retomada, em Portugal a partir do dia 30 de maio e nesse sentido, a partir do dia 1 de junho, cessam as transmissões em direto das Eucaristias desde o Paço Arquiepiscopal.

No dia 28 de maio é o último dia em que a Eucaristia é transmitida em direto da Capela do Paço Arquiepiscopal e D. Jorge Ortiga apela “à participação comunitária dos fiéis nas igrejas e capelas da Arquidiocese, onde o povo de Deus celebra a Eucaristia e os demais sacramentos”.

Este fim-de-semana conta ainda com celebrações presididas pelo Arcebispo de Braga e transmitidas em direto nos canais habituais do YouTube e do Facebook da Arquidiocese de Braga, como a Eucaristia de abertura da Noite UP’S, 29 de maio, sexta-feira às 21h30, na Basílica dos Congregados.

No dia 30 de maio, às 15h30, também naquela basílica, preside à Vigília de Pentecostes.

D. Jorge Ortiga preside, a 31 de maio, às 11h30, na Sé de Braga, à Eucaristia da Solenidade de Pentecostes.

LFS

Salesianos: Festival clip D. Bosco 2020 vai ter edição online
Mai 31@17:00

Lisboa, 05 mai 2020 (ECCLESIA) – O festival clip D. Bosco 2020 vai divulgar, dia 31 deste mês, às 17h00, os vencedores e partilhar os trabalhos dos concorrentes das curtas-metragens.

Esta iniciativa estava agendada para decorrer nos Salesianos do Estoril, no final do mês de abril, mas organização “decidiu manter a sua realização, embora em formato diferente e em nova data”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após consulta aos participantes desta edição, que inclui também um concurso de fotografia, a Pastoral Juvenil Salesiana “não quis deixar de realizar este evento que mobiliza jovens das presenças salesianas de Portugal e de Cabo Verde na criação de conteúdos visuais ao serviço da evangelização”, lê-se.

Assim, as inscrições para o Festival Clip Bosco 2020 foram reabertas e decorrem até dia 11 de maio de 2020 sendo o tema proposto

O tema proposto para os dois concursos é “És Missão” e as curtas-metragens e as fotografias submetidas devem “dar visibilidade ao tema proposto, que tem como base o tema do Ano Pastoral 2019-2020”.

LFS

Jun
1
Seg
Algarve: Cáritas Diocesana promove recolha de alimentos não perecíveis
Jun 1_Jun 6 todo o dia

Faro, 25 mai 2020 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Algarve vai promover a campanha de recolha de alimentos não perecíveis, de 1 a 6 de junho, para responder ao aumento de 63% de pedidos de apoio social desde o início da pandemia de Covid-19.

“A maioria dos novos casos, são agregados familiares que viram os seus rendimentos reduzidos devido a situações de desemprego, de ‘lay off’, ou de apoio à família, que pelas suas caraterísticas, originam perda de remuneração”, explica a Cáritas algarvia.

Na informação divulgada pelo jornal diocesano ‘Folha de Domingo’, a instituição adianta que os apoios “mais solicitados são alimentar” e pedidos de apoio no pagamento de despesas como “renda de casa, medicação, água, luz e gás”.

A campanha de recolha de alimentos não perecíveis, intitulada ‘Espaços de Partilha Solidária’, vai ter três locais de recolha em Faro, de 1 a 6 de junho: A sede do Agrupamento 98 Faro do Corpo Nacional de Escutas (segunda a sexta-feira, das 18h30 às 20h00, e no sábado das 09h00 às 13h00), na capela de São Luís e na sede da Cáritas Diocesana (segunda a sexta-feira, das 09h00 0às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e no sábado das 09h00 às 13h00).

A Cáritas do Algarve teve um aumento de 63% de pedidos de apoio social com o coronavírus Covid-19, neste momento está a apoiar 372 pessoas quando a 17 de março o número de beneficiários regulares era de 237 e no primeiro mês de isolamento, por causa da pandemia, apoiava mais 43 famílias, num total de 86 pessoas.

“Dado o aumento do número de pessoas que nos têm procurado, especialmente a solicitar apoio alimentar, tivemos de redobrar a nossa resposta, uma vez esgotada a reserva que tínhamos. Para este reforço contámos com um donativo de géneros alimentares de uma cadeia de supermercados, um donativo de uma associação de franceses a residir no Algarve e um apoio extraordinário do Município de Faro, iniciativas estas que nos permitiram reforçar a nossa capacidade de resposta”, contextualizou a instituição.

Atualmente, a Cáritas do Algarve está a implementar o Programa Intermédio de Apoio Social, criado pela Cáritas Portuguesa com um fundo de 130 mil euros para as instituições diocesanas, que vai contribuir para “uma resposta solidária a todos quantos se encontram em situação frágil”.

“Este programa será levado a cabo com fundos próprios e consiste na distribuição de vales de aquisição e de uma verba para apoios pontuais”, acrescenta, divulga o jornal ‘Folha de Domingo’.

CB

Palmela: Município atribui Medalha de Honra a D. Manuel Martins
Jun 1 todo o dia

Palmela, 26 mai 2020 (Ecclesia) – O Município de Palmela informa que vai atribuir a sua Medalha de Honra ao antigo bispo da Diocese de Setúbal D. Manuel Martins, numa homenagem a título póstumo no Dia do Concelho 2020, a 1 de junho.

“Teve um papel insubstituível na região ao longo de décadas, dando voz aos seus problemas e aos mais desfavorecidos e lutando por maior atenção para as especificidades da Península de Setúbal, uma luta que continua a ser travada”, afirma o Município de Palmela sobre D. Manuel Martins, no seu sítio na internet.

O Dia do Concelho de Palmela 2020 é comemorado centrado no tema do ‘Desenvolvimento Sustentável’ e o município destaca que o primeiro bispo da Diocese de Setúbal, que vai ser recordado, a título póstumo, foi “homem de coragem, diplomacia e Paz, objetivo último do desenvolvimento sustentável”.

D. Manuel da Silva Martins nasceu em Leça do Balio, na Diocese do Porto, a 20 de janeiro de 1927, onde também faleceu aos 90 anos de idade, a 24 de setembro de 2017.

Iniciou o seu ministério episcopal no dia 26 de outubro de 1975, na recém-criada Diocese de Setúbal, e o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo de bispo residencial a 23 de abril de 1998.

O bispo emérito de Setúbal foi agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo, durante as comemorações do 10 de junho de 2007, em Setúbal, e com o galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2008.

D. Manuel da Silva Martins foi ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, estudou depois Direito Canónico em Roma, na Universidade Gregoriana; Foi pároco de Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, quando foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes ir para Setúbal.

Na Conferência Episcopal Portuguesa D. Manuel Martins foi presidente da Comissão Episcopal da Ação Social e Caritativa e da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo, tendo sido também presidente da Secção Portuguesa da Pax Christi e da Fundação SPES.

O município palmelense vai também atribuir a sua Medalha de Honra, “a mais alta condecoração”, às Associações de Bombeiros de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo, à Casa Ermelinda Freitas, que celebra o seu centenário este ano, e à Autoeuropa, por 25 anos de produção comemorados em abril.

No setor do Património Cultural, vai ser atribuída a Medalha Municipal de Mérito (Grau Ouro) aos Círios do Concelho à Nossa Senhora da Atalaia – Quinta do Anjo; Carregueira; Olhos de Água – e ao Círio de Palmela (Humanitária) ao Cabo Espichel.

O Município de Palmela  que vai comemorar o ‘Dia do Concelho’, 1 de junho, nas plataformas digitais, explica que em pleno contexto de pandemia, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, como “carta de compromisso”, apresentam-se numa visão comum do que é preciso “atingir a bem do futuro da Humanidade” e “nortearam a reflexão” que conduziu à atribuição das Medalhas Municipais de Mérito a um conjunto de 53 pessoas e entidades.

CB

Jun
7
Dom
Viana do Castelo: Dia da Família celebrado em moldes diferentes
Jun 7 todo o dia

Viana do Castelo, 25 Mai 2020 (ECCLESIA) – O Dia da Família da Diocese de Viana do Castelo celebra-se, dia 07 de junho, mas em moldes diferentes do ano transato devido à pandemia.

“Infelizmente, as circunstâncias atuais não permitem repetir a festa experienciada no ano passado”, mas “não será esquecido e haverá uma celebração eucarística presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, na Capela do Seminário Diocesano que será transmitida pelo Facebook da Pastoral Familiar (https://www.facebook.com/pastoralfamiliarvianadocastelo/), lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na celebração participam “apenas uma família de cada arciprestado e uma família de cada movimento de espiritualidade familiar, em representação de todas as outras”, refere.

Apesar das limitações à participação no «Viana em Família», o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar pretende, “mesmo assim, recordar todos os casais em aniversário matrimonial”.

Os casais que estão a comemorar os 25 e os 50 anos de matrimónio podem inscrever-se através do endereço de email pastoralfamiliarvianadocastelo@gmail.com.

Na celebração vai haver um tempo “para recordar todos estas famílias em júbilo, às quais se fará chegar uma especial bênção apostólica concedida pelo bispo diocesano”.

LFS