Calendário

Jul
22
Sáb
Juventude: «MAGIS 2023» vai realizar-se entre 22 e 31 de julho, anunciam Jesuítas
Jul 22_Jul 31 todo o dia

Encontro de jovens ligados à espiritualidade inaciana antecede Jornada Mundial da Juventude em Lisboa

Lisboa, 04 out 2023 (Ecclesia) – A Companhia de Jesus (Jesuítas) em Portugal anunciou hoje que o MAGIS 2023, encontro de jovens ligados à espiritualidade inaciana, vai realizar-se entre os dias 22 e 31 de julho, antes da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os Jesuítas informam que o seu superior-geral, o padre Arturo Sosa, também vai participar no Magis em Portugal, antes da JMJ Lisboa 2023.

“Esta festa da juventude inaciana terminará num dia simbólico, 31 de julho, dia em que a Igreja em todo o mundo celebra a festa de Santo Inácio de Loiola, fundador dos Jesuítas”, realçam.

O MAGIS proporciona “uma semana de experiências de reflexão, partilha e oração”, a jovens de todo o mundo, entre os 18 e os 30 anos, ligados à espiritualidade inaciana.

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus é que vai dinamizar o MAGIS 2023 e há uma semana, dia 27 de setembro, divulgaram a imagem e o lema deste encontro mundial, lançando oficialmente o início das atividades, com a dinamização das redes sociais.

‘Criar um futuro cheio de esperança’ (creating a hope-filled future) é o tema do MAGIS 2023, inspirado na terceira Preferência Apostólica Universal – as orientações apostólicas da Companhia de Jesus para o decénio 2019-2029.

A imagem do encontro mundial da Juventude inaciana reflete a bandeira portuguesa com as suas quinas, que representam Portugal e “remetem para as chagas de Cristo”, a cor azul evoca o mar e coloca o MAGIS e os seus peregrinos sob “o manto de Nossa Senhora, Rainha de Portugal e Mãe da Companhia de Jesus”, e as ondas dos ‘A’ remetem para o “imaginário português e jesuíta da abertura a novos mares e horizontes, de diálogo entre culturas e tradições”.

Esta iniciativa mundial aconteceu pela primeira vez em 1997, na França; adquiriu a sua forma atual antes da JMJ de Madrid (Espanha), em 2011.

A organização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa anunciou na madrugada desta segunda-feira que este encontro organizado pela Igreja Católica se vai realizar de 1 a 6 de agosto de 2023.

CB

Lisboa 2023: Jornada Mundial da Juventude vai decorrer de 1 a 6 de agosto (c/vídeo)