Calendário

Jan
21
Sex
Fátima: Carmelitas Descalços dinamizam «Escola de Oração»
Jan 21_Jan 23 todo o dia

Fátima, 01 jul 2021 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal vai promover a 3ª edição da ‘Escola de Oração’, constituída por cinco módulos, e o primeiro módulo vai realizar-se dias 12 a 14 de novembro, na Domus Carmeli, em Fátima.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, informam que a 3ª edição da ‘Escola de Oração’ vai ser “mais aperfeiçoada”, com a experiência e sugestões de todos os envolvidos nos cursos anteriores.

“Partimos do princípio de que o caminho da oração faz-se por etapas, com criatividade, discernimento e acompanhamento de mestres experimentados nas coisas de Deus”, assinalam.

A ‘Escola de Oração’ dos Carmelitas Descalços é constituída por cinco módulos, “com uma componente teórico-prática e mistagógica” percorre os princípios fundamentais da oração cristã, educa para a oração eclesial, para a experiência de Deus, para a contemplação e também pretende “preparar dinamizadores da pastoral da oração comunidades cristãs”.

Esta iniciativa que conta com a colaboração, a título pessoal, de vários professores da Faculdade de Teologia da UCP, vai realizar-se em cinco fins de semana, com momentos orantes, celebrações e atividades formativas.

‘Deus e homem, busca e resposta’ é o tema do 1º módulo, de 12 a 14 de novembro, e as restantes sessões vão realizar-se em 2022: ‘O crescimento interior’ – 21 a 23 de janeiro; ‘Experiência contemplativa’, de 25 a 27 de fevereiro; ‘Formar para a mistagogia’, 6 a 8 de maio; e ‘Vivência eclesial’, de 3 a 5 de junho.

A organização informa que já estão a decorrer as inscrições, até 1 de outubro, e a ‘Escola de Oração’ também tem um sítio online, para mais informações.

Segundo o comunicado, a Ordem dos Carmelitas Descalços vai também começar a desenvolver novas propostas no ano pastoral 2021-2022, nomeadamente retiros, de 25 a 27 de março 2022, encontros mensais, como o ‘orante bíblico’ de 20 a 22 de maio de 2022, e outros módulos extra para complementar a formação.

CB

Jan
22
Sáb
Leiria: O «Tubo de Ensaio» proposto pela Pastoral Juvenil volta em janeiro
Jan 22 todo o dia

Leiria, 22 Dez 2021 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Leiria-Fátima volta a realizar, nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2022, a proposta «Tubo de Ensaio».

A iniciativa é um conjunto de três sessões de formação “para cantores, instrumentistas, responsáveis por grupos corais, grupos contratados para cantar em celebrações festivas e para qualquer curioso ou interessado por este tema”, realça uma nota enviada à agência ECCLESIA.

Neste segundo ano do triénio dedicado à «Eucaristia» e no sentido de “dar valor e sentido à animação musical”, o setor da Pastoral Juvenil sentiu a necessidade de propor novamente a formação «Tubo de Ensaio», sobre a ligação da música com a liturgia em contexto juvenil na Diocese de Leiria-Fátima.

LFS

Igreja/Sociedade: Comissão Nacional Justiça e Paz reflete sobre «pobres, pobreza e desigualdade»
Jan 22@10:00_13:00

Lisboa, 08 jan 2022 (Ecclesia) – A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Conferência Episcopal Portuguesa, vai refletir sobre o tema ‘pobres, pobreza e desigualdade’, na sua conferência anual, dia 22 de janeiro, no Centro Cultural Franciscano, no Largo da Luz, em Lisboa.

Segundo o programa enviado à Agência ECCLESIA, na abertura da conferência anual vão estar o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e o presidente da CNJP, Pedro Vaz Patto, a partir das 10h00.

Segue-se a conferência ‘novos desafios no combate à pobreza’, com Carlos Farinha Rodrigues, economista e especialista em pobreza e desigualdades.

A partir das 11h30, a Comissão Nacional Justiça e Paz promove um painel sobre ‘o que se faz e o que falta fazer’ na ‘luta contra a pobreza’, com Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, Maria José Gonçalves, das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, e Joana Silva da Universidade Católica Portuguesa.

A conferência anual da CNJP, subordinada ao tema ‘pobres, pobreza e desigualdade’, vai encerrar com D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana da CEP e bispo de Santarém, a partir das 12h30.

A Comissão Nacional Justiça e Paz informa que para participar presencialmente, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, ou por videoconferência na plataforma Zoom, é necessário inscrição através de um formulário online.

Para a participação presencial, o organismo laical solicita também a apresentação de certificado de vacinação contra a Covid-19, ou teste negativo ou certificado de recuperação.

A Comissão Nacional Justiça e Paz informa ainda que a conferência anual também vai ser transmitida através da sua página na rede social Facebook.

CB

Lisboa: Sé acolhe festa do padroeiro principal do Patriarcado
Jan 22@10:00

Lisboa, 18 Jan 2022 (Ecclesia) – O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir, dia 22 deste mês, à celebração na Solenidade de São Vicente, diácono e mártir, padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa.

A Eucaristia tem lugar na Sé Patriarcal de Lisboa, dia 22 de janeiro, às 11h00, e vai ser concelebrada pelos bispos auxiliares, além do cabido da Sé e de outros sacerdotes, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em Lisboa, tal como nos últimos anos, esta celebração que evoca a memória do diácono e mártir do século IV fica ainda marcada pela renovação das promessas diaconais dos diáconos permanentes da diocese.

O site (www.patriarcado-lisboa.pt) e as redes sociais (Facebook e YouTube) do Patriarcado de Lisboa vão transmitir, em direto, a Solenidade de São Vicente.

LFS

Santarém: Diocese organiza Jornada Bíblica para preparar Domingo da Palavra de Deus
Jan 22@16:40_17:40

Santarém, 15 jan 2022 (Ecclesia) – A diocese de Santarém vai organizar uma Jornada Bíblica para preparar o Domingo da Palavra de Deus, nos dias 21 e 22 de janeiro.

A Jornada poderá ser acompanhada por via digital ou com participação presencial a decorrer no auditório da Casa Luiza Andaluz em Santarém, com transmissão online na página de Facebook da diocese, segundo informação de um comunicado da diocese enviado à agência ECCLESIA.

A Jornada tem início na noite de sexta-feira, com a presença do bispo da diocese, D. José Traquina, estando a primeira conferência a cargo do padre Pedro Paulo, da diocese do Rio de Janeiro no Brasil.

Na manhã do dia 22, “para melhor preparar e vivenciar o próximo domingo da Palavra de Deus, a oração inicial e duas conferências estão a cargo do padre David Palatino, da Diocese de Lisboa, e o Padre Ricardo Conceição, da diocese de Santarém”.

LS

Lisboa: Jovens de várias confissões cristãs promovem uma vigília ecuménica
Jan 22@21:30

Lisboa, 18 Jan 2022 (Ecclesia) – Jovens de várias confissões cristãs da região de Lisboa promovem, dia 22 deste mês, às 21h30, na Igreja do Colégio de São João de Brito, na capital portuguesa, uma vigília ecuménica jovem.

Este ano, o tema do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 deste mês) anda à volta do simbolismo da «Estrela de Belém», apontando para um futuro de “esperança”.

João Luís Fontes, representante da Igreja Católica no Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), salientou que a estrela “aponta um caminho para Cristo” e, ao mesmo tempo, representa uma capacidade de “ler a realidade à luz da esperança”, e Jesus abre um caminho de luz “no meio das trevas, no meio das dificuldades”.

“Para o diálogo ecuménico é perceber que este não é um caminho fácil muitas vezes, mas que, e isto já se diz de há muitos anos, quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais nos aproximamos uns dos outros”, assinala o convidado do Programa ECCLESIA (RTP2), nesta segunda-feira.

LFS

 

Jan
23
Dom
Açores: Igrejas celebram semana de oração pela unidade dos cristãos
Jan 23 todo o dia

«Somos interpelados para o diálogo com outras Igrejas Cristãs» – Monsenhor José Constância

Angra do Heroísmo, Açores, 08 jan 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Angra incentivou as paróquias ao “espírito ecuménico” e vai assinalar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 com duas celebrações, nos dias 23 e 25, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores.

“Para nos ajudar a todos em diocese e agora ainda mais que na dimensão diocesana do Sínodo dos Bispos em 2023, somos interpelados para o diálogo com outras Igrejas Cristãs”, disse monsenhor José Constância, divulga o portal ‘Igreja Açores’.

Em nome do Serviço Diocesano para o Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso de Angra, o sacerdote apelou ao “espírito ecuménico e em unidade” de todas as paróquias açorianas.

O sítio online da Diocese de Angra informa que se as condições sanitárias da pandemia Covid-19 permitirem a Diocese de Angra vai ter, pelo menos, duas celebrações na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022, a 23 de janeiro, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, e no dia 25, em Santa Cruz das Flores.

“Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” é a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 2, 2) que serve de mote ao tema do Oitavário de oração 2022, que vai ser assinalado de 18 a 25 de janeiro, no hemisfério norte.

“Nunca como nestes tempos difíceis sentimos a necessidade de uma luz que vença as trevas, e essa luz, como proclamam os cristãos, se manifestou em Jesus Cristo para dar testemunho comum na terra onde Cristo viveu e ressuscitou”, lê-se nos materiais preparados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), com sede no Líbano.

Os cristãos do Oriente Médio explicam que oferecem estes recursos para o Oitavário de oração “conscientes de que o mundo partilha muitos dos problemas e dificuldades” que eles experimentam, e anseiam por “uma luz que aponte o caminho para o Salvador que pode vencer as trevas”, como a pandemia global Covid-19, “a permanente crise económica” e o fracasso das estruturas políticas, económicas e sociais “na proteção aos mais fracos e vulneráveis destacaram a necessidade global de uma luz que brilhe na escuridão”.

Os subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 já estão disponíveis nos sítios online do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e do Conselho Ecuménico de Igrejas.

CB

Fátima: Carmelitas Descalços dinamizam «Escola de Oração»
Jan 23_Jan 25 todo o dia

Fátima, 01 jul 2021 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal vai promover a 3ª edição da ‘Escola de Oração’, constituída por cinco módulos, e o primeiro módulo vai realizar-se dias 12 a 14 de novembro, na Domus Carmeli, em Fátima.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, informam que a 3ª edição da ‘Escola de Oração’ vai ser “mais aperfeiçoada”, com a experiência e sugestões de todos os envolvidos nos cursos anteriores.

“Partimos do princípio de que o caminho da oração faz-se por etapas, com criatividade, discernimento e acompanhamento de mestres experimentados nas coisas de Deus”, assinalam.

A ‘Escola de Oração’ dos Carmelitas Descalços é constituída por cinco módulos, “com uma componente teórico-prática e mistagógica” percorre os princípios fundamentais da oração cristã, educa para a oração eclesial, para a experiência de Deus, para a contemplação e também pretende “preparar dinamizadores da pastoral da oração comunidades cristãs”.

Esta iniciativa que conta com a colaboração, a título pessoal, de vários professores da Faculdade de Teologia da UCP, vai realizar-se em cinco fins de semana, com momentos orantes, celebrações e atividades formativas.

‘Deus e homem, busca e resposta’ é o tema do 1º módulo, de 12 a 14 de novembro, e as restantes sessões vão realizar-se em 2022: ‘O crescimento interior’ – 21 a 23 de janeiro; ‘Experiência contemplativa’, de 25 a 27 de fevereiro; ‘Formar para a mistagogia’, 6 a 8 de maio; e ‘Vivência eclesial’, de 3 a 5 de junho.

A organização informa que já estão a decorrer as inscrições, até 1 de outubro, e a ‘Escola de Oração’ também tem um sítio online, para mais informações.

Segundo o comunicado, a Ordem dos Carmelitas Descalços vai também começar a desenvolver novas propostas no ano pastoral 2021-2022, nomeadamente retiros, de 25 a 27 de março 2022, encontros mensais, como o ‘orante bíblico’ de 20 a 22 de maio de 2022, e outros módulos extra para complementar a formação.

CB

Leiria: Serviço da Catequese lança proposta para a vivência do «Domingo da Palavra»
Jan 23 todo o dia

Leiria, 14 Jan 2022 (Ecclesia) – O Serviço da Catequese da Diocese de Leiria-Fátima faz propostas e lança um desafio às famílias para dinamizarem, dia 23 deste mês, domingo da Palavra de Deus.

O Papa Francisco instituiu o «Domingo da Palavra de Deus» com o desejo que “a Palavra de Deus seja cada vez mais celebrada, conhecida e difundida, para que se possa, através dela, compreender melhor o mistério de amor que dimana daquela fonte de misericórdia” e “renovar o compromisso em prol da difusão, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura: um domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus, para compreender a riqueza inesgotável que provém daquele diálogo constante de Deus com o seu povo”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa, que ocorre pelo terceiro ano, tem lugar no 3º Domingo do Tempo Comum, este ano a 23 de janeiro de 2022, e os interessados podem obter os subsídios no site da Diocese de Leiria-Fátima

LFS

Publicações: «Editora Paulus» lança contributo para o «Domingo da Palavra»
Jan 23 todo o dia

Uma obra em colaboração com o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização

Lisboa, 18 Jan 2022 (Ecclesia) – A Editora Paulus lançou um contributo para o «Domingo da Palavra» que se celebra a 23 deste mês e que foi estabelecido pelo Papa Francisco através do Motu Proprio «Aperuit Illis».

Nesse documento, o Papa Francisco estabeleceu que o III domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus.

Um momento propício para “reforçar os laços com os judeus e a rezar pela Unidade dos Cristãos”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este ano, o Domingo da Palavra celebra-se a 23 de janeiro e, para a ocasião, a Paulus Editora, em estreita colaboração com o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, publica um contributo para a vivência deste domingo dedicado à Palavra de Deus, realça a nota.

Com o título «Feliz de quem escuta a Palavra de Deus», a obra, com cerca de 50 páginas, pretende iluminar os leitores para uma melhor compreensão da Sagrada Escritura.

LFS

JMJ2023: «Paragem 23» leva jovens de Lamego à comunidade de Alhais
Jan 23@15:00

Lamego, 17 Jan 2022 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral de Jovens da Diocese de Lamego realiza, dia 23 deste mês, às 15h00, a iniciativa «Paragem 23» para ajudar a juventude a preparar as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que se realizam na cidade de Lisboa de 01 a 06 de agosto de 2023.

Neste dia, o Comité Organizador Diocesano (COD) de Lamego da JMJ propõe uma ida dos jovens à comunidade de Alhais, Zona Pastoral de Vila Nova de Paiva, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Algarve: Diocese vai ter dois novos padres
Jan 23@16:00

Fábio Pedro, D. Manuel Quintas e Samuel Camacho (esq-dta); Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 21 dez 2021 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai estar em festa com a ordenação sacerdotal de Fábio Pedro e Samuel Camacho, no dia 23 de janeiro de 2022, pelas 16h00, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

Os diáconos Fábio Pedro, da Paróquia de São Sebastião de Loulé, e Samuel Camacho, Paróquia de São Pedro de Faro, estão, respetivamente, a estagiar na Paróquia de Quarteira e no Seminário de São José de Faro.

Os dois diáconos vão ser ordenados presbíteros no dia 23 de janeiro de 2022, pelas 16h00, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ recorda que a informação foi divulgada pelo bispo do Algarve que já tinha adiantado, em novembro, que os dois diáconos tinham entregado os pedidos para serem ordenados padres

Fábio Pedro e Samuel Camacho foram ordenados diáconos por D. Manuel Quintas no dia 25 de abril deste ano, quando a Igreja Católica celebrou o Domingo do Bom Pastor e Dia de Oração pelas Vocações, que na homilia afirmou que o serviço é uma atitude que define “todas as formas de vocação e consagração”.

No dia 21 de janeiro vai realizar-se uma vigília de oração, que incluirá a realização da profissão de fé e do juramento de fidelidade dos candidatos ao sacerdócio, pelas 21h30, na Sé de Faro.

Fábio Pedro vai presidir à sua Missa Nova, no próximo dia 30, pelas 17h00, na igreja da Boa Hora, em Loulé, e Samuel Camacho no dia 6 de fevereiro, à mesma hora, na igreja de São Pedro de Faro.

CB

Notícia atualizada 17 janeiro 2022

JMJ2023: O encontro «Sentido 23» deste mês é sobre a justiça social
Jan 23@16:00

Setúbal, 18 Jan 2022 (Ecclesia) – O encontro «Sentido 23» deste mês promovido pelo Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese de Setúbal tem como tema “Levanta-te e defende a justiça social”.

A iniciativa que realiza no dia 23 deste mês, às 16h00, na Igreja de São Paulo, em Setúbal, tem “como pano de fundo a crise dos refugiados e o seu acolhimento”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O «Sentido 23» é uma forma de preparar os jovens daquela diocese à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza em Lisboa, entre 1 a 6 de agosto de 2023.

A conversa, em volta de uma mesa redonda, vai ter um jovem sírio, uma voluntária que esteve em campos de refugiados, um representante de um serviço de acolhimento a refugiados e uma representante de um projeto ligado à integração de migrantes na sociedade. A moderar a conversa estará a jornalista Marta Gonçalves.

O tema escolhido para este encontro tem por base um dos convites que o Papa Francisco dirigiu aos jovens na sua mensagem para a 36º Dia Mundial da Juventude (21 de novembro de 2021): “Levanta-te e defende a justiça social, a verdade e a retidão, os direitos humanos, os perseguidos, os pobres e vulneráveis, aqueles que não têm voz na sociedade, os imigrantes.”

O encontro, que decorre no dia 23 de janeiro (16h00), na Igreja de S. Paulo, em Setúbal, conta com a presença do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

De forma a garantir que todos têm lugar, o Departamento da Juventude pede uma inscrição dos participantes através do link: https://forms.office.com/r/M5agSJTZ2G e o encontro vai ter transmissão online nas redes sociais do Departamento da Juventude e da Diocese de Setúbal.

LFS

Lisboa: «Sinfonia da Fé» vai homenagear cónego Luis Manuel
Jan 23@16:30

Lisboa, 17 Jan 2022 (Ecclesia) – O Coro da Catedral de Lisboa vai realizar, dia 23 deste mês, às 16h30, uma homenagem ao cónego Luis Manuel Pereira da Silva que foi pároco da Sé entre 1996 e 2020.

A homenagem que consiste num concerto é intitulada «Sinfonia da Fé», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“O Mistério Pascal será o fio condutor deste tributo que pretende recordar algo da sua partilha do dom da fé e do sacerdócio, com uma vida dedicada ao ensino da Liturgia, procurando ajudar o povo de Deus a melhor louvar o Senhor”, lê-se.

Nascido a 2 de setembro de 1956, em São José, no centro da cidade de Lisboa, e ordenado a 28 de novembro de 1993, nos Jerónimos, pelo cardeal Ribeiro, este sacerdote foi diretor do Departamento de Liturgia do Patriarcado, colaborador do Secretariado Nacional de Liturgia e professor na Universidade Católica Portuguesa.

Mestre das Cerimónias Patriarcais, desde 1998, Luís Manuel Pereira da Silva foi criado cónego do Cabido da Sé em 8 de dezembro de 2003, era professor de Liturgia na Universidade Católica Portuguesa e assistente da Associação de Professores Católicos.

Em 2018, o cónego Luís Manuel Pereira da Silva celebrou 25 anos de ordenação sacerdotal, e afirmou ao jornal «Voz da Verdade», do Patriarcado de Lisboa, a “profunda gratidão” pela vocação e o trabalho pastoral, nomeadamente na Paróquia da Sé de Lisboa, que colocou à disposição do cardeal-patriarca por causa dos problemas oncológicos que vivia, acrescentando que recebeu sempre “grande alento” por parte de D. Manuel Clemente.

LFS

 

JMJ2023: Na Sé Velha de Coimbra prepara-se o grande encontro mundial de jovens
Jan 23@21:30

Coimbra, 20 Jan 2022 (Ecclesia) – O encontro mensal do Comité Organizador da Diocese de Coimbra (COD) rumo às Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que se realizam na cidade de Lisboa, em 2023, vai acontecer no dia 23 deste mês, às 21h30, na Sé Velha daquela cidade.

A JMJ Lisboa 2023 aproxima-se e o COD de Coimbra continua o caminho preparatório “através da oração” que este mês é organizado pelo Instituto Secular Servas do Apostolado, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com o aproximar “da grande data”, 01 a 06 de agosto de 2023, “a emoção e o entusiasmo para o encontro dos jovens com o Papa já se começa a sentir”, refere a nota.

A iniciativa juvenil também pode ser vista online na página de Facebook www.facebook.com/codcoimbrajmj.

LFS