Calendário

Abr
12
Seg
Igreja: Conferência Episcopal Portuguesa reúne-se em Assembleia Plenária com atenção à pandemia
Abr 12@16:00_Abr 15@14:30

Encontro tem participação presencial e por via digital

Foto Agência Ecclesia/PR, Assembleia Plenária da CEP

Lisboa, 12 abr 2021 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se entre hoje e quinta-feira para a sua 200.ª Assembleia Plenária, tendo na agenda uma reflexão sobre “a situação de pandemia e possíveis novas orientações”.

O Secretariado-Geral da CEP informa, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, que os trabalhos contam com participação presencial, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, e por via digital, devido aos condicionamentos da pandemia.

A CEP vai estudar a implementação do documento do Papa que permite instituição de mulheres no ministério de acólito e leitor e sobre a criação de “novos ministérios” na Igreja Católica.

A Assembleia Plenária aborda ainda a missão dos diáconos permanentes, como ministros da “caridade na proximidade” e um itinerário de “iniciação à vida cristã” com as famílias, crianças e adolescentes.

Os  25 anos da Peregrinação Nacional dos Acólitos e a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 são outros temas em agenda.

A Assembleia Plenária vai começar pelas 16h00 da próxima segunda-feira, com o discurso de D. José Ornelas, bispo de Setúbal e presidente da CEP, acompanhado pela Agência ECCLESIA.

A 15 de abril, pelas 14h30, decorre a conferência de imprensa no final dos trabalhos.

OC

Igreja: Conferência Episcopal vai estudar implementação de documento do Papa que permite instituição de mulheres no ministério de acólito e leitor (c/vídeo)

Abr
15
Qui
Igreja/História: Rede de arquivos mostra património documental das instituições religiosas
Abr 15_Abr 16 todo o dia

Lisboa, 31 Mar 2021 (Ecclesia) – A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR) vai ser apresentada, dia 15 e 16 de abril, numa sessão pública transmitida através da plataforma Zoom.

Os objetivos da rede consistem “na promoção do estudo, da preservação, da organização e da divulgação do património documental das instituições religiosas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Religious Archives in Europe – Challenges, best practices and perspectives”; “Quando um ponto de chegada é um ponto de partida: reflexões sobre um percurso de estudo e defesa de arquivos de instituições religiosas”; “O apoio técnico da DGLAB a dinâmicas colaborativas e redes de arquivos” e “Arquivos de instituições religiosas em linha” são os temas refletidos nesta sessão.

No segundo dia realiza-se uma mesa-redonda sobre “Arquivos de instituições religiosas: práticas de organização e de difusão” com a participação de diversas entidades.

Com base em “diversificadas formas de parceria institucional, pretende-se incentivar a articulação entre as instituições religiosas, os seus arquivos e a investigação realizada na academia”.

LFS

Solidariedade: Leigos para o Desenvolvimento promovem concertos online
Abr 15_Abr 17 todo o dia

Lisboa, 14 abr 2021 (Ecclesia) – Os Leigos para o Desenvolvimento, ONGD católica, vão promover entre quinta-feira e sábado uma série de 11 concertos, transmitidos em direto nas suas contas de Facebook e Instagram, para recolha de fundos.

“Convidamos todos os que assistem a fazer um contributo para a nossa missão, porque juntos fazemos acontecer”, refere a instituição.

A ONGD trabalha há 35 anos em prol do desenvolvimento de pessoas e comunidades em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e em Portugal, “com vista à sua capacitação e autonomização”.

O festival ‘SONGS FOR GOOD’, na sua segunda edição é constituído por onze pequenos concertos com jovens artistas.

OC

Braga: Pastoral da Cultura promove conferência sobre inteligência artificial
Abr 15@21:00

Braga, 14 abr 2021 (Ecclesia) – A quarta sessão do ciclo de conferências online «Pensar (De Novo)» promovido pela Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga realiza-se dia esta quinta-feira e tem como tema “Promessas e Ameaças da Inteligência Artificial: inquietude ética e urgência jurídica”.

A investigadora e professora catedrática Maria do Céu Patrão Neves é a oradora convidada para orientar este quarto encontro, com início marcado para as 21h00, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A participação na sessão é gratuita, mas implica uma inscrição obrigatória.

LFS

Leiria: Diocese promove formação online sobre «Eucaristia: culto, cultura e arte»
Abr 15@21:00_22:30

Leiria, 02 Fev 2021 (Ecclesia) – O Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Diocese de Leiria-Fátima, neste biénio dedicado à Eucaristia, vai promover um curso online sobre o diálogo entre a arte e o culto eucarístico.

Ao longo de 15 sessões, orientadas por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima e do Museu e Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, vai procurar-se “explorar a relação entre a arte e o culto eucarístico, aprofundando e alargando os horizontes da nossa fé”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As sessões, que começam a 11 de fevereiro, realizam-se semanalmente, das 21h00 às 22h30, terminando a 27 de maio e são transmitidas através da plataforma Zoom.

“As fontes literárias sobre a Eucaristia em ordem à sua representação”; “As visões da Eucaristia ao longo do Cristianismo (breve excurso a partir dos grandes marcos históricos relativos ao culto eucarístico)”; “Os símbolos eucarísticos: sínteses visuais de um tema maior”; “As prefigurações da Eucaristia e a representação tipo-antítipo”; “Ciclos eucarísticos: intertextualidades das narrativas visuais das ceias veterotestamentárias, neotestamentárias e da História da Igreja”; “A iconografia da Última Ceia: as diferentes cenas dentro do tema (lava-pés, diálogo com os Apóstolos, oração de bênção, traição de Judas, apresentação das espécies eucarísticas, alimentação-comunhão)”; “A Última Ceia ou a Primeira Eucaristia: da ceia da páscoa judaica à ceia da missa cristã”; “O lugar da eucaristia: o espaço celebrativo e a consequente leitura sobre a Igreja que nele celebra”; “Os artefactos artísticos que servem a celebração: as formas das alfaias e os modos e significados do seu uso” e “As manifestações artísticas, cultuais e culturais do triunfo da Eucaristia: o sacrário, o trono, a procissão do Corpus Christi” são os temas tratados neste ciclo.

Pela sua capacidade de “dizer o indizível e de nos elevar o espírito, a arte mostra-se capaz de materializar a experiência religiosa, sem deixar de nos remeter para o transcendente”, por isso, “os vínculos entre a arte e a experiência religiosa são um manancial sempre por explorar”, refere o comunicado

LFS

Viana do Castelo: Pastoral da Saúde organiza conferências sobre a promoção da vida
Abr 15@21:15

Viana do Castelo, 04 mar 2021 (Ecclesia) – O sector da Pastoral da Saúde da Diocese de Viana do Castelo organiza um ciclo de conferências, de 13 a 17 de abril, subordinado ao tema ‘Somos a Igreja que acolhe e promove a vida’.

A primeira conferência, com transmissão online, às 21h15, tem como orador D. Vicenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida (Santa Sé).

O professor de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, José Carlos Carvalho, é o conferencista do segundo dia e o padre Miguel Cabral falará no dia 15 de abril.

As duas últimas conferências são proferidas pelo padre Fernando Sampaio e pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Esta iniciativa é transmitida pela rede social Facebook da Pastoral da Saúde de Viana do Castelo.

LFS

Coimbra: Sessão do «Em Família às quintas» aborda o tema do luto
Abr 15@21:30

Coimbra, 13 abr 2021 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Família da Diocese de Coimbra propõe o tema “Luto na Família”, dia 15 deste mês, às 21h30, no programa mensal «Em Família às quintas».

A iniciativa decorre online, através da rede social Facebook do secretariado, e vão ser abordados “diferentes lutos, neste tempo e fora deste tempo”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Vamos contar com o testemunho de duas pessoas com histórias diferentes: sobre a morte do marido e a morte de um filho”, lê-se.

Neste último ano, o mundo ficou marcado por uma pandemia que já deixou um rasto de sofrimento e morte “que não se pode ignorar” e “muitos dos funerais foram feitos à pressa, sem tempo para despedidas, sem abraços, sem comunidade…”

LFS

Abr
16
Sex
Coimbra: Dirigentes do Escutismo reforçam conhecimentos na missão de educar
Abr 16 todo o dia

Foto DR

Coimbra, 25 Mar 2021 (Ecclesia) – A Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai organizar, a 16 e 30 de abril e 14 de maio, a 2ª convenção regional que pretende dotar os dirigentes adultos de maiores competências “na missão de educação de crianças e jovens escuteiros”.

Estes voluntários adultos juntam-se numa plataforma online para reforçar os seus conhecimentos “na área da pedagogia, animação da fé e gestão dos agrupamentos”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com a suspensão das atividades presenciais, a Junta Regional de Coimbra aproveita o momento de formação para “despertar os chefes dos escuteiros para a importância do seu desenvolvimento contínuo”, refere.

O CNE é uma associação de educação não-formal cuja finalidade é a formação integral de crianças e jovens de ambos os géneros tornando-os em cidadãos ativos, sempre com o apoio de voluntários adultos, que baseiam a sua ação num programa educativo adaptado aos desafios da nova era e nas finalidades e princípios do método escutista concebido por Baden-Powell.

A Região de Coimbra conta com cerca de 3 mil e 500 associados, espalhados por 57 agrupamentos que ocupam uma área geográfica compreendida entre a Figueira da Foz e Oliveira do Hospital, e da Mealhada a Pombal e Ferreira do Zêzere.

LFS

Igreja/Sociedade: Centro de Reflexão Cristã promove conversa sobre «história de resistência» de Luiza Sarsfield Cabral
Abr 16@15:00

Lisboa, 14 abr 2021 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) vai promover esta sexta-feira a terceira sessão das “Conversas entre Sócios”, com a presença de Luiza Sarsfield Cabral, que esteve detida pela PIDE em 1973.

O encontro, em formato online, tem início marcado para as 15h00.

“Luiza Sarsfield Cabral, sócia fundadora do CRC, é uma mulher católica com uma história de resistência e de esperança que a todos inspira”, refere a organização do evento.

A PIDE, polícia política do Estado Novo, deteve Luiza Sarsfield Cabral, que guardava literatura clandestina de vários grupos católicos, a 26 de novembro de 1973; ficaria em Caxias durante quatro noites, em tortura do sono, com vários interrogatórios.

As sessões começaram com a participação de Fernando Gomes da Silva e frei Bento Domingues, e estão aberta à participação do público, em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88980996634 (ID da Reunião 889 8099 6634).

OC

Leiria: Diocese estreia programa «2ou3» com o diácono Jorge Fernandes
Abr 16@21:00

Leiria, 14 abr 2021 (Ecclesia) – O Gabinete de Informação e Comunicação da diocese de Leiria-Fátima vai estrear o programa «2ou3», esta sexta-feira, às 21h00, nos canais digitais da diocese.

A primeira edição do «2ou3» é com o diácono Jorge Fernandes e vai ser transmitida em direto através do Facebook e Youtube da diocese de Leiria-Fátima, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este programa tem formato de entrevista e pretende ser “um espaço de conversa com gente que tem participação ativa na Igreja”.

Aquele serviço diocesano quis aproveitar a ordenação presbiteral do diácono Jorge Fernandes para lançar este produto informativo e convidou-o para uma conversa sobre “o importante passo que irá dar na sua vida e acerca da história da sua vocação”.

A esse respeito, o «2ou3» também servirá de preâmbulo para a semana de oração pelas vocações que começará dois dias depois.

O nome «2ou3» é inspirado nas palavras de Jesus Cristo que se podem ler no evangelho escrito por São Mateus: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles” (Mt 18, 20).

“Os programas seguintes ainda não estão definidos, quer na data de realização, quer nas pessoas a convidar, donde se depreende que terá uma periodicidade não regular”.

LFS

Viana do Castelo: Pastoral da Saúde organiza conferências sobre a promoção da vida
Abr 16@21:15

Viana do Castelo, 04 mar 2021 (Ecclesia) – O sector da Pastoral da Saúde da Diocese de Viana do Castelo organiza um ciclo de conferências, de 13 a 17 de abril, subordinado ao tema ‘Somos a Igreja que acolhe e promove a vida’.

A primeira conferência, com transmissão online, às 21h15, tem como orador D. Vicenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida (Santa Sé).

O professor de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, José Carlos Carvalho, é o conferencista do segundo dia e o padre Miguel Cabral falará no dia 15 de abril.

As duas últimas conferências são proferidas pelo padre Fernando Sampaio e pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Esta iniciativa é transmitida pela rede social Facebook da Pastoral da Saúde de Viana do Castelo.

LFS

Teologia: Associação de Estudantes promove ciclo de conferências
Abr 16@21:30

Lisboa, 13 abr 2021 (Ecclesia) – A Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia em Lisboa (AEFTL), da Universidade Católica Portuguesa, vai promover de 16 de abril a 14 de maio um Ciclo de Conferências, nas plataformas digitais.

A iniciativa, do Departamento de Cultura da AEFTL, aborda quatro temas: Espiritualidade, Poesia, Ciência e Bíblia.

As conferências, sempre às 21h30, começam a 16 de abril, com uma abordagem à “Espiritualidade de São João da Cruz”, por frei André Morais, carmelita descalço.

A 23 de abril, a conferência é dedicada à poesia de Daniel Faria, com José Rui Teixeira, professor da UCP.

Henrique Leitão, Prémio Pessoa de 2014, fala sobre “Fé e Ciência” na conferência de 30 de abril.

O ciclo é encerrado por D. António Couto, bispo de Lamego e especialista de estudos bíblicos, a 14 de maio, com uma conferência dedicada a São José.

As inscrições estão abertas, através do link https://forms.gle/soz9VMGavGBU8q7c8.

OC

Abr
17
Sáb
JMJ2023: Ação Católica Rural forma um grupo para preparar este encontro mundial
Abr 17_Abr 18 todo o dia

Lisboa, 13 Mar 2021 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) constituiu um grupo de trabalho de modo a preparar este movimento rumo à Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em 2023, na cidade de Lisboa.

A equipa «ACR rumo à JMJ2023» é constituída por jovens da ACR que “abraçam este desafio, por acreditarem ser importante preparar os militantes para o recebimento de jovens de todo o mundo e para a vivência da Jornada Mundial da Juventude”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A equipa é formada por Catarina Ferreira; Vanessa Neves; Rodrigo Vaz; Sílvia Sousa; Guilherme Antunes; Gabriela Cruz; Marlene Rodrigues; Daniela Maciel e Maria Nunes. A equipa conta com a assessoria da presidente da ACR, Ana Noro.

No leque de atividades previstas pela ACR estão o encontro nacional do movimento (17 e 18 de abril) bem como catequeses em datas a determinar.

LFS

Vila Real: UCP e diocese promovem colóquio sobre «Do Reino à República: uma nova igreja num país em transformação»
Abr 17@10:00_16:00

Vila Real, 31 Mar 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real, em conjunto com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, promove, dia 17 de abril, entre as 10h00 e as 16h00, um colóquio online sobre «Do Reino à República: uma nova igreja num país em transformação».

Este é o primeiro de uma série de colóquios comemorativos do centenário da Diocese de Vila Real (1922-2022) e a sessão de abertura é feita pelo bispo diocesano, D. António Augusto Azevedo, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A primeira conferência é proferida por Armando Malheiro da Silva e aborda o tema “Portugal na conjuntura de 1890 a 1926” e Sérgio Ribeiro Pinto, pelas 11h30, reflete sobre “O olhar do outro. Catolicismo e Republicanismo para lá da Igreja Católica e da República”.

De tarde realiza-se uma mesa redonda onde se analisa “A diversidade de relações na construção da comunhão e missão”.

LFS

Comunidade Emanuel: Liberdade é o tema para o fórum anual
Abr 17@10:30_Abr 18@16:30

Lisboa, 08 abr 2021 (Ecclesia) – A Comunidade Emanuel promove nos dias 17 e 18 de abril o fórum anual, no ambiente digital, sobre o tema “Chamados à Liberdade”.

O conferencista principal será o padre Marc Timmermans, sacerdote da Comunidade Emanuel, professor de Teologia Moral e membro da “Emmanuel Priest Band”, que fará três conferências sobre o tema “Chamados à Liberdade”.

O programa do fórum anual da Comunidade Emanuel prevê também a realização de “ateliês sobre alguns temas como a eutanásia, livres para escolher e o que é a Comunidade Emanuel”, lê-se na divulgação do encontro.

As inscrições, abertas a participantes “de todo o mundo”, são feitas na na página da internet da Comunidade Emanuel.

Fórum '21: "Chamados à liberdade"

Receba os links das transmisões: http://bit.ly/31ZX3pzNum tempo marcado pelas restrições de contactos, mobilidade e liberdades, vale a pena refletir sobre:O que é a liberdade cristã?Como podemos exercer a liberdade?Quais são os obstáculos à liberdade?Além de três conferências principais, teremos ateliês sobre alguns temas como a eutanásia, livres para escolher e o que é a Comunidade Emanuel. Como habitualmente, haverá tempos de oração e louvor, adoração e eucaristia.O conferencista principal será o Pe. Marc Timmermans, sacerdote da Comunidade Emanuel, professor de teologia moral e membro da Emmanuel Priest Band.Começa no dia 17 às 10:30 e termina no dia 18 pelas 16:30 (poderá vir ser ajustado devido à situação do COVID)Saiba mais em http://comunidade-emanuel.pt/forum/

Posted by Comunidade Emanuel on Friday, April 9, 2021

PR