Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
25
Qui
Igreja/Património: Concerto na Sé de Braga integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019»
Jul 25@21:30

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Braga vai acolher, dia 25 deste mês, às 21h30, um concerto integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019».

A Orquestra do Norte vai interpretar a obra Siegfried-Idyll, de Richard Wagner, assim como a Sinfonia n.° 4, em Si Bemol Maior, Opus 60, de Ludwig van Beethoven, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) promovem, desde o dia 28 junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais»

Esta iniciativa, que se enquadra no projeto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura diretamente alguns concertos através do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra do Norte, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
26
Sex
Barcelos: Pastoral Juvenil promove uma «Directa com Deus», no Caminho de Santiago
Jul 26@22:00_Jul 27@7:00

Barcelos, 25 jul 2019 (Ecclesia) – A Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos, na Arquidiocese de Braga, promove a atividade de verão ‘Directa com Deus’, a partir das 22h30, desta sexta-feira, 26 de julho,

“Será, sem sombra de dúvidas, uma noite e início da manhã diferente, cheio de alegria, partilha e oração”, destaca a equipa arciprestal, lê-se no sítio online da Arquidiocese de Braga.

A ‘Directa com Deus’ é a atividade final do ano pastoral 2018/2019 e o ponto de encontro é às 22h30, na igreja do Recolhimento da instituição ‘Casa do Menino Deus’, onde vão celebrar a Eucaristia.

Depois os participantes vão percorrer o Caminho de Santiago de Barcelos até Balugães, e a Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos preparou diversos momentos para o percurso, como um trabalho sobre a missão/vocação (01h00), na igreja de Vila Boa.

O caminho continua na madrugada deste sábado e para a igreja de Lijó está prevista a adoração Eucarística, mais café, a partir das 02h30, e duas horas depois a meditação do terço em Aborim.

A ‘Directa com Deus’ da Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos vai terminar depois da oração de Laudes, a partir das 06h30, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Balugães.

A organização informa que as inscrições, individuais ou em grupo, são obrigatórias para participar, através do endereço de e-mail pastoraljuvenilbarcelos@gmail.com, divulga a Arquidiocese de Braga.

CB

Ago
4
Dom
Braga: Grupo espanhol faz um «campamento arryero»
Ago 4 todo o dia

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – Um grupo de espanhóis realiza, dia 04 de agosto, um «campamento arryero» com saída da Sé de Braga, às 10h00 e chegada, pelas 13h00, ao Santuário do Sameiro.

De tarde, este grupo participa na eucaristia, pelas 16h30, na Cripta do Sameiro e depois seguem para Ponte da Barca, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O que este grupo realiza em Braga “é um troço da nova Via Mariana, que liga os Santuários do Sameiro ao de Muxía, localizado próximo de Santiago de Compostela”, lê-se.

LFS

Set
6
Sex
Braga: Presidente da República na inauguração das obras do projeto «Bom Jesus: Requalificar II»
Set 6@21:30

Braga, 03 set 2019 (Ecclesia) – As obras do projeto «Bom Jesus: Requalificar II» vão ser inauguradas esta sexta-feira, às 21h30, naquele santuário, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

O Santuário do Bom Jesus do Monte foi inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade este ano e no convite endereçado à Agência ECCLESIA realça que esta inauguração conta a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O conjunto monumental do Bom Jesus do Monte é um ex-libris da cidade de Braga e onde predomina a arquitetura religiosa barroca, rococó e neoclássica.

LFS

Set
14
Sáb
Braga: Dia arquidiocesano do catequista na cripta do Sameiro
Set 14 todo o dia

Braga, 04 set 2019 (Ecclesia) – O dia do catequista da Arquidiocese de Braga realiza-se a 14 deste mês, na cripta de Nossa Senhora do Sameiro, e tem como lema «Sair em Missão com Alegria».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, o diácono Paulo Campino fará, pelas 10h00, uma conferência sobre “O catequista discípulo acompanhante”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Às 11h00 os participantes vão ter oficinas de oração, ateliers e a oportunidade de receber o sacramento da reconciliação antes da pausa para almoço às 13h00

Da parte da tarde, a partir das 14h30, tem lugar um concerto orante intitulado «EnCANTAR com esperança».

LFS

Set
22
Dom
Barcelos: Peddy paper com «Pé no chão, bíblia na mão»
Set 22 todo o dia

Braga, 03 set 2019 (Ecclesia) – As paróquias de São Bento da Várzea e Gamil (Arciprestado de Barcelos – Braga) realiza, dia 22 deste mês, o «Domingo da Palavra» com várias atividades para as várias faixas etárias.

Para além das celebrações realiza-se um Peddy paper «Pé no chão, bíblia na mão», uma feira do livro com a editora Paulinas e atividades para as famílias, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

É uma sugestão “talhada para famílias e grupos de amigos” e a ideia é que a Palavra ponha os participantes a mexer.

LFS

Set
29
Dom
Braga: Conferência sobre o ministério dos «Santos Anjos» na vida da Igreja
Set 29@15:30

Braga, 24 set 2019 (Ecclesia) – Os padres da Ordem de Santa Cruz vão orientar uma conferência, dia 29 de setembro, na Basílica do Sameiro, em Braga, às 15h30, sobre o ministério dos Santos Anjos na vida da Igreja.

No dia 29 deste mês celebra-se a festa litúrgica dos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael.

Entre «os puros espíritos que também são denominados Anjos» (Credo do Povo de Deus), sobressaem três, que têm sido especialmente honrados, através do séculos e a Liturgia une na mesma celebração.

São Miguel (= «Quem como Deus»?) é o príncipe dos Anjos, identificado, por vezes, como o Anjo do turíbulo de ouro de que fala o Apocalipse e é o Anjo dos supremos combates.
São Gabriel (= «Deus é a minha força») é o mensageiro da Incarnação (Dan. 9, 21-22) e é o enviado das grandes embaixadas divinas: anuncia a Zacarias o nascimento do precursor e revela a Maria o mistério da divina Maternidade.
São Rafael (= «Medicina de Deus») manifesta-se na Bíblia como diligente e eficaz protetor duma família, que se debate para não sucumbir às provações e é conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico.

LFS

Out
11
Sex
Braga: UCP acolhe workshop sobre abuso infantil
Out 11 todo o dia

Braga, 19 set 2019 (Ecclesia) – O polo de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) realiza, dia 11 de outubro, das 18h00 às 19h30, um workshop sobre «Abuso infantil – Até que ponto estou eu e a minha organização preparada para reconhecer e lidar com casos?».

O workshop vai ser liderado pelo padre Hans Zollner, psicólogo, presidente do Centro de Proteção de Crianças da Universidade Gregoriana e membro da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, criada pelo Papa Francisco em 2014, assim como pela Irmã Karolin Kuhn, colaboradora da Comissão para a Proteção de Menores, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa é dirigida aos educadores, professores, técnicos de instituições da comunidade e “todos os interessados em aprender e preparar-se para reconhecer e lidar com situações de abuso na infância”.

LFS

 

Out
19
Sáb
Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Out 19@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB

Out
20
Dom
Braga: «Escola de Famílias» promove ciclo de conferências
Out 20@15:30_17:30

Braga, 15 out 2019 (Ecclesia) – A «Escola de Famílias» do Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga promove um ciclo de conferências sobre as temáticas familiares no ano pastoral de 2019/20.

Com os temas “Família com Valor(es): O desafio de educar”; “Em sociedade ou em rede social?”; “E agora «nós»: Viver com os defeitos do outro” e “Amor que gera Vida”, as sessões vão realizar-se ao domingo à tarde, das 15h30 às 17h30, e as datas são 20 de outubro, 1 de dezembro, 16 de fevereiro e 29 de março, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O departamento convida todos os que se preocupam com estes temas e/ou vivem o dia a dia concreto da vida familiar a aparecer… porque ser família forte, autêntica e feliz também se aprende.

O local será o Centro Pastoral da Arquidiocese, na Rua de S. Domingos, 94B, em Braga.

LFS

Igreja/Sociedade: Município de Terras de Bouro homenageia o cónego João Aguiar
Out 20@15:30_16:30

Braga, 11 out 2019 (Ecclesia) – O cónego João Aguiar, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, vai ser homenageado, dia 20 deste mês, às 15h30, pela Município de Terras de Bouro (Arquidiocese de Braga).

Na homenagem ao antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e antigo presidente do conselho de gerência da Rádio Renascença que decorre no Museu da Geira – Campo do Gerês vai ser também lançado, às 16h15, o livro «Nomadismo da Alma» da autoria de António Cunha, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Município de Terras de Bouro assinala, dia 20 deste mês, o dia do município, data em que, em 1514, o rei D. Manuel I lhe atribuiu a carta de foral, lê-se no programa.

O cónego João Aguiar Campos nasceu a 23 de dezembro de 1949 e é natural de São João do Campo, Terras de Bouro.

Formou-se em Teologia nos seminários de Braga e foi ordenado sacerdote em 1973. Entre 1974 e 1976 frequentou Ciências da Informação na Universidade de Navarra, em Espanha.

Ingressou no Diário do Minho em 1976 e desempenhou as funções de diretor entre 1997 até 2005.

LFS

Out
22
Ter
Braga: Apresentação da exposição «Migrações e Desenvolvimento»
Out 22@15:10

Braga, 22 out 2019 (Ecclesia) – O Colégio João Paulo II, em Braga (Polo de Dume), apresenta, esta terça-feira, às 15h10, a exposição «Migrações e Desenvolvimento».

No âmbito da Educação para a Cidadania, esta instituição “recebe a exposição itinerante «Migrações e Desenvolvimento», que pretende desafiar o público mais jovem a refletir sobre o fenómeno das migrações e a sua relação com o desenvolvimento humano integral”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, e é apresentada pela Cáritas Portugal no âmbito do projeto MIND (Migrações. Interligação. Desenvolvimento).

LFS

Out
24
Qui
Braga: Conferência de imprensa para apresentar «Hi-God  – uma dia com Deus»
Out 24@18:45

Sé de Braga – Agência ECCLESIA/LFS

Braga, 22 out 2019 (Ecclesia) – O «Grupo Peregrinos», ligado ao Departamento Diocesano do Laicado e Família da Arquidiocese de Braga, promove, dia 24 deste mês, às 18h45, uma conferência de imprensa para apresentar a atividade «Hi-God – Um dia com Deus».

A conferência de imprensa realiza-se nos Serviços Centrais da arquidiocese de Braga (Rua São Domingos, 94b 4710-435 Braga) e pretende dar a conhecer a atividade «Hi-God – Um dia com Deus» que se realiza dia 30 de novembro e tem como tema «Põe-te a mexer», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este ano o «Hi-God – Um dia com Deus» realiza-se a partir da igreja de São Lázaro e o programa, temáticas e cartaz vão ser apresentados na conferência de imprensa.

O «Hi-God» destina-se a participantes com mais de 15 anos e pretende ser “um dia fraterno e de unidade no mesmo espírito de partilha e fé cristã, tendo a oportunidade de conhecer a cidade e algumas das suas obras sociais, sempre desenvolvendo o tema da atividade”.

LFS

Out
26
Sáb
Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Out 26@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB