Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Ago
6
Ter
Igreja: Bispo de Viseu preside à festa do Senhor Bom Jesus do Pico
Ago 6 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 02 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à “festa principal” do Senhor Bom Jesus Milagroso, “uma das mais emblemáticas manifestações religiosas do Arquipélago dos Açores”, que começam com uma novena a partir de 27 de julho.

“Não se trata de uma festa apenas do Pico mas de todas as ilhas do triângulo (Pico, Faial, São Jorge)”, disse o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, o padre Marco Martinho, divulga o sítio diocesano ‘Igreja Açores’.

‘Ai de mim se não evangelizar é mote para as celebrações no santuário diocesano em São Mateus: A “festa principal”, a 6 de agosto, vai ser presidida por D. António Luciano, bispo da Diocese de Viseu que foi nomeado a 3 de maio de 2018.

A novena de preparação que este ano vai ter como pregador o padre Jacob Vasconcelos, diretor do Serviço da Catequese, Evangelização e Missão de Angra, começa dia 27 de julho.

O Senhor Bom Jesus Milagroso “é uma das mais emblemáticas” manifestações religiosas da Diocese de Angra e do Arquipélago dos Açores que conta com a participação de “milhares de forasteiros, sobretudo das ilhas vizinhas e também da diáspora”, entre 27 de julho até 7 de agosto.

O sítio online ‘Igreja Açores’ contextualiza que a festa que remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, cópia fiel das que se veneram”, mas a devoção que já existia era ao Senhor Crucificado”.

CB

Out
1
Ter
Viseu: Semana bíblica para refletir sobre «Da criação à Igreja em missão»
Out 1@20:30_Out 4@22:30

Viseu, 02 out 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior de Viseu está a decorrer, até dia 04 deste mês, das 20h30 às 22h30, uma semana bíblica que tem como tema central «Da criação à Igreja em missão».

Nos dois primeiros dias (1 e 2 de outubro) a docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Varanda, reflete sobre o livro do Génesis, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O último livro da bíblia, o Apocalipse, é o tema das reflexões, dias 03 e 04 deste mês, feitas pelo biblista da Diocese de Bragança-Miranda, padre António Magalhães.

LFS

Out
5
Sáb
Viseu: D. António Luciano apresenta o ano pastoral 2019-2020
Out 5 todo o dia

Viseu, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Centro Pastoral de Viseu acolhe hoje o encontro diocesano de agentes da pastoral, que termina às 16h30 na Sé, com uma celebração presidida por D. António Luciano.

Neste encontro vão ser apresentadas as linhas orientadoras para os diferentes planos pastorais das paróquias, secretariados, movimentos, obras e institutos que desenvolvem missão na Diocese de Viseu, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Os ministérios ao serviço da missão» por Paulo Almeida (Serviço Nacional de Acólitos) e «Apresentação do Ano Pastoral 2019-2020» por D. António Luciano (Bispo de Viseu) são as intervenções da parte da manhã.

De tarde, pelas 14h30, realiza-se uma mesa redonda sobre «Batizados e enviados – Mês Missionário Extraordinário» e é apresentado o projeto «Say Yes» (JMJ 2022).

Na celebração na Sé D. António Luciano entrega os diplomas aos alunos da Escola da Fé.

LFS

Out
14
Seg
Viseu: Diocese promove jornadas missionárias em Mangualde
Out 14@20:30_Out 17@22:30

Viseu, 02 out 2019 (Ecclesia) – O complexo paroquial de Mangualde, Diocese de Viseu, acolhe, de 14 a 17 deste mês, das 20h30 às 22h30, umas jornadas missionárias.

No primeiro dia será visionado o filme «A Missão» seguido de debate e no dia 15 de outubro, o bispo de Lamego, D. António Couto, fala sobre «São Lucas e a missão», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, vai refletir (16 de outubro) sobre «A missão em Portugal e desde Portugal» e a «Espiritualidade Missionária» é o tema do último dia, abordado por Teresa Messias, docente da Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa.

LFS

Out
25
Sex
Igreja/Sociedade: Jornadas «Educar para a Morte» em Viseu
Out 25_Out 26 todo o dia

Viseu, 25  out 2019 (Ecclesia) – O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) organiza, entre hoje e amanhã, em Viseu, umas jornadas sobre «Educar para a Morte».

Com uma incidência marcadamente “prática e pedagógica”, as jornadas vão abarcar áreas como sociedade e comunicação, psicologia e psiquiatria, arte e educação e contam nas suas atividades com conferências plenárias, mesas-redondas, oficinas de trabalho, comunicações livres e dois espetáculos, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

É objetivo destas Jornadas fornecer ferramentas que “capacitem pais, professores, cuidadores, formadores e profissionais de diversas áreas para a ultrapassagem concreta da perplexidade originada por situações de morte nos seus âmbitos de atuação, e a criação de condições para a prestação de uma ajuda eficaz às pessoas em luto”, lê-se no comunicado.

LFS

Out
26
Sáb
Viseu: Caminhada para enaltecer os valores da vida
Out 26@15:00

Viseu, 16 out 2019 (Ecclesia) – Na cidade de Viseu vai realiza-se, dia 26 deste mês, com início às 15h00, uma caminhada pela vida.

Esta iniciativa pretende ser uma manifestação pública “de apoio aos valores humanos, no arco inteiro da existência”, em favor da vida toda, com destaque primordial das “vidas sofridas”, transformando-se “em incentivo à cooperação humana e a ações concretas que possam colocar em primeiro lugar a vida de cada pessoa”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Assim, todos quantos sentem que a vida humana “deve ser defendida, valorizada e elevada à dignidade que merece, são convidados a participar nesta ação pública”, percorrendo algumas ruas da cidade de Viseu, “unindo-se a todos os que vão integrar idêntica “Caminhada pela Vida” que se realizará, no mesmo dia e à mesma hora, em outras cidades do país”, acrescenta a nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS