Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Mar
15
Sex
Viana do Castelo: Ação de formação bíblica para professores de EMRC
Mar 15 todo o dia

Viana do Castelo, 14 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) de Viana do Castelo organiza, esta sexta-feira, uma ação de formação sobre «Os textos bíblicos no contexto da aula de EMRC».

A iniciativa, que espera “reunir cerca de 50 professores do grupo 290” pretende “ajudar os docentes a integrarem o texto Bíblico na sua prática”, disse ao site Educris Lígia Pereira do SDEC.

A formação inicia-se pelas 09h30 com uma “análise hermenêutica de textos bíblicos em contexto de aula de EMRC” e de tarde os trabalhos são orientados pelo padre Pablo Lima, com uma apresentação das “Últimas 7 palavras de Jesus Cristo” e possibilidade de “interpretação do texto Bíblico aos conteúdos e aprendizagens essenciais da disciplina”.

Para além dos docentes de EMRC, de tarde, juntam-se aos trabalhos “elementos da pastoral diocesana” numa partilha de abordagens hermenêuticas que “permite facilitar a distinção necessária na linguagem entre os diferentes campos da pastoral”, reforça a responsável.

A formação realiza-se no Instituto Católico de Viana do Castelo.

LFS

Mar
16
Sáb
Publicações: Apresentação do livro-CD «As sete últimas palavras de Cristo na cruz»
Mar 16@11:30

Viana do Castelo, 13 mar 2019 (Ecclesia) – As meditações do padre Pablo Lima (sacerdote da Diocese de Viana do Castelo), a música de Franz Joseph Haydn, a interpretação do Quarteto Verazin e a voz do ator e encenador Miguel Guilherme integram o livro-CD «As sete últimas palavras de Cristo na cruz» que vai ser apresentado, às 11h30, dia 16 deste mês.

Esta obra tem a chancela da Paulus Editora e “estas Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz são duras como pedras, suaves como uma carícia, doces como o mel, amargas como uma lágrima, breves como um suspiro, longas como o madeiro… E elas são as derradeiras Palavras da Liberdade”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Estas Sete Palavras são as Últimas. “The last but not the least”. As Últimas; mas, em ordem de importância, as primeiras. Porque no Calvário ficou tudo dito, porque quem quiser aprender o Evangelho basta que aprenda estas Palavras, a partir das quais todo o Novo Testamento foi escrito, porque um Homem quando está para morrer não diz banalidades, e mesmo o que parece banal torna-se eloquente por causa dessa hora derradeira», escreve o padre Pablo Lima na apresentação.

LFS

Mar
26
Ter
Viana do Castelo: D. António Couto orienta encontro preparatório para a Páscoa
Mar 26@21:10

Viana do Castelo, 14 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo organiza, dia 26 deste mês, às 21h10, naquela cidade (em Darque), um encontro de preparação para “uma melhor” vivência do tempo da Quaresma e Páscoa.

Esta iniciativa tem como orador D. António Couto, bispo de Lamego, que abordará o tema «As últimas palavras de Jesus na Cruz – Liturgia da Salvação», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Natural da Diocese do Porto, António Couto entrou no Seminário de Tomar a 2 de outubro de 1963, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova e foi ordenado em Cucujães, em 3 de dezembro de 1980.

Transferiu-se depois para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respetivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum.

No dia 6 de julho de 2007 foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga e a ordenação episcopal decorreu a 23 de setembro de 2007 em Cucujães.

O seu lema episcopal é: “Vejo um ramo de amendoeira” (Jer 1,11).

Desde 2012 que é o Bispo Diocesano de Lamego.

LFS

Mar
29
Sex
Viana do Castelo: Retiro para jovens sobre «O amor é assim»
Mar 29_Mar 31 todo o dia

Viana do Castelo, 01 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo promove, de 29 a 31 de março, um retiro para jovens e animadores juvenis que tem como tema «O amor é assim».

Esta iniciativa destina-se a grupos de jovens; alunos de EMRC (9º anos e ensino secundário), catequese (9º e 10º anos) e é orientado pelo padre Nuno Ventura (Passionista) a partir do Hino à Caridade (1cor 13), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O retiro – o limite máximo de participantes é 40 – realiza-se no Centro Pastoral Paulo VI (Darque – Viana do Castelo).

LFS

Abr
6
Sáb
Viana do Castelo: Assembleia diocesana da Pastoral da Saúde
Abr 6 todo o dia

Viana do Castelo, 03 abr 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Saúde da Diocese de Viana do Castelo realiza, dia 06 de abril, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI (Darque) uma jornada com o mote «’Estive doente e foste visitar-me’. [Mt 25]- A Pastoral da Saúde na Missão Evangelizadora da Igreja».

Os trabalhos da assembleia, tendo em conta a componente formativa que esta pressupõe, iniciam-se às 09h00 e encerram pelas 17h00, com a participação de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

A primeira conferência tem como tema «“Estive doente e foste visitar-me” [Mt 25] Quem é o doente e quem é aquele que o visita? Uma perspetiva bíblica e pastoral» e é proferida pelo padre Nuno Ventura, sacerdote Passionista, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O padre Jorge Vilaça, diretor do Departamento da Pastoral da Saúde de Braga, aborda o tema «‘Estive doente e foste visitar-me’ [Mt 25] Pastoral da Saúde como ‘sinal eficaz’ de uma presença ‘boa e nova’? [Sacramentos de Cura, caminho para a Evangelização]».

A terceira Conferência/Mesa Redonda tem como mote «“Estive doente e foste visitar-me [Mt 25]” Que desafios o ‘mundo da saúde’ apresenta, hoje, à evangelização e à comunidade eclesial?» com contributos do padre José António Pais (capelão dos Hospitais de Coimbra); pastor Ismael Matoso (Igreja Evangélica Batista de Viana do Castelo); Tiago Eusébio (médico da Equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM) e Mara Rocha (diretora da Escola Superior de Saúde do IPVC)

Os trabalhos encerram com as palavras do padre Fábio Carvalho, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.

LFS

Abr
10
Qua
Catequese: O catequista como missão diocesana “prioritária” no encontro nacional
Abr 10_Abr 13 todo o dia

Viana do Castelo, 29 mar 2019 (Ecclesia) – O encontro nacional de catequese que se realiza de 10 a 13 de abril em Darque – Viana do Castelo tem como tema «Ajudar os catequistas a SER – uma missão diocesana prioritária».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, vai proferir a conferência inicial sobre «A formação de catequistas na missão diocesana», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

“Apresentar as bases bíblico-teológicas imprescindíveis ao catequista” por Luísa Boléo; “Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus” pelo padre José Henrique Pedrosa e “As dimensões essenciais da catequese contemporânea” pelo padre Tiago Neto e o diácono. Paulo Campino são os temas das restantes palestras do dia 11 de abril.

O terceiro dia começa com uma preleção de Cristina Sá Carvalho sobre “Conhecer os destinatários da catequese e o seu contexto” e de seguida o padre José António Gonçalves falará sobre “Aprender a explorar os itinerários catequéticos e o contributo formativo dos materiais para a catequese”.

“A Catequese de Adultos e a formação dos catequistas, um desafio à conversão permanente” é o tema da conferência de encerramento proferida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo.

LFS

Funchal: Diocese vai homenagear D. António Carrilho
Abr 10_Abr 11 todo o dia

Foto Agência ECCLESIA / MC

Funchal, Madeira, 06 abr 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai homenagear o seu bispo emérito, D. António Carrilho, pelos 12 anos em que foi responsável por esta Igreja local, e pelos seus 77 anos de vida, nos dias 10 e 11 de abril.

“Com Maria-Mãe, Nossa Senhora do Monte, agradecemos ao Senhor o seu empenho e incansável zelo pastoral na nossa Diocese, que serviu com tanta dedicação e sabedoria, simplicidade e alegria, generosidade e amor”, escreveu o vigário geral da diocese insular.

Na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo gabinete de informação diocesano, o cónego José Fiel de Sousa convida os sacerdotes e consagrados, os cristãos da Madeira e do Porto Santo, a participarem nos atos de um programa de “profundo reconhecimento e gratidão”.

O atual bispo do Funchal, D. Nuno Brás (que tomou posse como 33.º bispo diocesano a 17 de fevereiro), também vai estar presente na “justa homenagem” a D. António Carrilho que consta na apresentação do livro ‘Memória e gratidão’ e um momento musical, às 19h30, de 10 de abril, na igreja do Colégio, e no dia seguinte, uma solene concelebração da Eucaristia, pelas 18h00, na Sé.

Uma Missa para “agradecer e homenagear” o bispo emérito pelo “dom da vida e fecundo ministério episcopal” no arquipélago da Madeira, onde durante doze anos “esteve à frente da querida Diocese do Funchal”.

No dia 12 de janeiro, o Papa aceitou a renúncia apresentada por D. António Carrilho como bispo do Funchal, que em 2017 atingiu idade determinada pelo Direito Canónico (75 anos) para a resignação ao cargo.

O prelado foi nomeado pelo agora Papa emérito Bento XVI, em março de 2007, para suceder a D. Teodoro de Faria.

Em declarações à Agência ECCLESIA, assinalou que a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima durante sete meses, entre 2009 e 2010, a comemoração dos 500 anos da Diocese do Funchal e dos 500 anos da Catedral diocesana foram os três projetos que marcaram o seu episcopado como bispo do Funchal.

D. António Carrilho foi ordenado padre em 1965 e esteve 12 anos como sacerdote no Algarve; Foi nomeado cónego do Cabido Catedralício da Sé de Faro a 25 de março de 1996 e tomou posse a 2 de fevereiro desse ano.

Depois desse período, esteve integrado em vários serviços da Conferência Episcopal Portuguesa, em Lisboa, nomeadamente enquanto diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã e do Secretariado Geral.

Em 1999 foi ordenado bispo na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, tendo como lema episcopal ‘Faz-te ao Largo’, depois de ter sido nomeado para auxiliar do Porto, onde esteve oito anos.

CB

Madeira: Três «apostas pastorais» e três desastres naturais marcam o episcopado de D. António Carrilho como bispo do Funchal (c/vídeo)

Abr
11
Qui
Madeira: Homenagem a D. António Carrilho
Abr 11 todo o dia

Foto Agência ECCLESIA / MC

Funchal, 05 fev 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai homenagear, dia 11 de abril, D. António Carrilho – dia em que faz 77 anos – com uma celebração na catedral.

O administrador apostólico do Funchal esteve cerca de 12 anos na Diocese do Funchal e vai ser substituído a 17 deste mês por D. Nuno Brás, até agora bispo auxiliar de Lisboa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Com Maria, Nossa Senhora do Monte, agradecemos ao Senhor os quase doze anos de serviço pastoral à nossa Diocese do Funchal, que ele serviu com tanta dedicação, sabedoria, alegria, generosidade e amor”, realça uma missiva assinada pelo cónego José Fiel de Sousa, vigário geral da Diocese do Funchal.

Este “gesto de gratidão” vai ter a presença do novo bispo D. Nuno Brás, que, “deste modo, deseja associar-se, com grande alegria, a esta justa homenagem do povo de Deus”.

LFS

Abr
14
Dom
Viana do Castelo: Procissão de Ramos pelas ruas da cidade
Abr 14 todo o dia

Viana do Castelo, 05 abr 2019 (Ecclesia) – No Domingo de Ramos (14 de abril), para recordar a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém, realiza-se, às 10h30, a bênção e Procissão de Ramos na cidade de Viana do Castelo.

Os cristãos partem da Igreja da Misericórdia rumo à Sé de Viana do Castelo empunhando os seus ramos benzidos onde se celebra a Eucaristia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 15h30 realiza-se as Vésperas e Procissão do Passos sendo o Sermão do Encontro na Praça da República daquela cidade.

A Procissão inicia-se na Sé de Viana do Castelo, seguindo pelo Largo da Sé, Praça da República, Passeio das Mordomas, Avenida Conde da Carreira, Avenida dos Combatentes, Rua Grande, terminando na Sé Catedral.

A organização apela aos moradores das ruas por onde passa a Procissão para embelezarem as janelas ou sacadas

LFS

Abr
21
Dom
Semana Santa: D. Anacleto Oliveira preside ao Compasso Pascal em Ponte de Lima
Abr 21_Abr 22 todo o dia

Viana do Castelo, 05 abr 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, preside ao compasso pascal, visita da Cruz de Cristo às casas daqueles que a desejarem receber, nas Paróquias de Vilar do Monte, Labrujó e Rendufe, em Ponte de Lima.

D. Anacleto Oliveira fará o compasso pascal no dia de Páscoa e na segunda-feira seguinte naquelas paróquias do Arciprestado de Ponte de Lima, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Durante a Semana Santa, na Sé de Viana do Castelo, todas as celebrações serão presididas pelo bispo diocesano, exceto as Eucaristias (09h30; 11h00; 18h00) do Domingo de Páscoa.

LFS

 

Mai
1
Qua
Funchal: Cristãos da Ilha da Madeira celebram o voto de São Tiago Menor
Mai 1 todo o dia

Funchal, 24 abr 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal e a edilidade local celebram, dia 01 de maio, o voto de São Tiago Menor com uma procissão desde a Sé até à Igreja paroquial do Socorro, em Santa Maria Maior.

Esta procissão do voto ao “nosso padroeiro está integrada nos 600 anos dos Descobrimentos da Madeira e do Porto Santo”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A personalidade do povo madeirense “sempre foi moldada por situações dolorosas, tais como: ataques dos piratas, epidemias, aluviões e mais recentemente os incêndios”.

Este mesmo povo, em “horas de amargura”, nunca deixou de recorrer à proteção do Céu, nomeadamente, quando “a peste assolou a população, nas primeiras décadas do século XVI”.

A caminho da celebração dos 500 anos, daquele longínquo 01 de maio de 1521, quando “a peste dizimava a vida de tantos madeirenses”, nesse mesmo dia “todo o povo de Deus, clero e autoridades, reunidos, na Sé do Funchal, elegeram São Tiago, como Padroeiro da cidade do Funchal”, revela o comunicado.

Como “sinal de gratidão” fez-se a promessa de construir uma Igreja em sua honra e fazer uma procissão que, atualmente, se realiza entre a Sé e a Igreja de Santa Maria Maior, que está denominada como procissão o «Voto de São Tiago».

LFS

Mai
14
Ter
Funchal: D. Nuno Brás reflete sobre o desafio de ser cristão na Europa
Mai 14@19:30

Funchal, 03 mai 2019 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, vai proferir uma conferência, dia 14 deste mês, às 19h30, na Ilha da Madeira, sobre «O desafio de ser cristão, na Europa de hoje».

Esta iniciativa, promovida pela Plataforma de Movimentos «Juntos pela Europa», na Diocese do Funchal, serve para assinalar o Dia da Europa e realiza-se na Igreja do Colégio.

Participa também no evento o Coro da Universidade Sénior do Funchal, dirigido pela Maestrina, Benvinda Carvalho.

LFS

Mai
18
Sáb
Funchal: Dia Diocesano da Família convida «a cada passo dar o melhor»
Mai 18@12:00

Funchal, Madeira, 10 mai 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Família do Funchal vai promover a sua jornada anual, que começa na paróquia de S. Francisco Xavier, a partir das 12h00, e termina na igreja do Atouguia, no dia 18 de maio.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o programa começa por sugerir a visita a “locais de testemunho” relacionados com “vidas de referência que marcam a identidade cristã”, como o convento de São Bernardino, o mosteiro das Irmãs Clarissas, o monumento Beato Carlos, a Casa de Saúde São João de Deus, e um momento de Oração.

Às 12h00, o ponto de encontro da Jornada Diocesana da Família do Funchal é na Paróquia de S. Francisco Xavier, onde estão previstas com apresentações diversas.

Meia hora depois saem em caminhada até a igreja do Atouguia, um percurso marcado pela reflexão, oração e um “sinal ao mundo”, as paróquias e movimentos são convidados a construir tochas e as lanternas.

Às 13h30 está prevista chegada à igreja do Atouguia onde vão ser apresentadas as tochas e as lanternas, a tarde começa com a animação musical dos “The Grumpies” e jogos familiares com os escuteiros.

A jornada da família termina com a Eucaristia, presidida pelo bispo do Funchal D. Nuno Brás, que conta com a animada da “Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos” e “Coro Lux Aeterna”, a partir das 15h30.

CB

Mai
31
Sex
EMRC: Encontro dos alunos da Ilha Madeira ao ritmo da missão
Mai 31 todo o dia

Image generated by GPL Ghostscript (device=pnmraw)

Funchal, 30 mai 2019 (Ecclesia) – O encontro regional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese do Funchal realiza-se a 31 de maio, no Parque Temático da Madeira, e tem como tema «EMRC em Missão!».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas, vão “estar presentes 18 escolas dos 2º e 3º Ciclos dos Ensinos Básico e Secundário da Região Autónoma Madeira e cerca de 900 alunos”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A festa dos alunos de EMRC conta com a presença de D. Nuno Brás, bispo do Funchal, e haverá muita música e momentos lúdicos.

Os alunos da escola de APEL e as alunas do Clube Master Voice da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral – Santana vão mostrar os seus dotes musicais e vocais.

LFS

Publicações: ACEGE da Madeira promove a apresentação do livro «Cenas de Deus»
Mai 31_Jun 1 todo o dia

Funchal, 17 mai 2019 (Ecclesia) – Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) da Madeira promove a apresentação do livro «Cenas de Deus» de D. Nuno Brás, bispo do Funchal.

A apresentação acontece num almoço da ACEGE Madeira (dia 31 de maio) e na Feira do Livro do Funchal (01 de junho) e será feita pelo professor Pedro Barbas Homem, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, escreveu o livro «Cenas de Deus – Retratos e coisas da vida» editado pela editora Princípia que contém 180 textos que foram publicados semana após semana no jornal «Voz da Verdade»

Uma obra de “leitura fácil e de conteúdo profundo que pode muito bem acompanhar o caminho de todo o leitor que não se cansou de fazer duas perguntas: “onde está Deus?” e “quem é Deus?”.

LFS