Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Mar
15
Sex
Viana do Castelo: Ação de formação bíblica para professores de EMRC
Mar 15 todo o dia

Viana do Castelo, 14 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) de Viana do Castelo organiza, esta sexta-feira, uma ação de formação sobre «Os textos bíblicos no contexto da aula de EMRC».

A iniciativa, que espera “reunir cerca de 50 professores do grupo 290” pretende “ajudar os docentes a integrarem o texto Bíblico na sua prática”, disse ao site Educris Lígia Pereira do SDEC.

A formação inicia-se pelas 09h30 com uma “análise hermenêutica de textos bíblicos em contexto de aula de EMRC” e de tarde os trabalhos são orientados pelo padre Pablo Lima, com uma apresentação das “Últimas 7 palavras de Jesus Cristo” e possibilidade de “interpretação do texto Bíblico aos conteúdos e aprendizagens essenciais da disciplina”.

Para além dos docentes de EMRC, de tarde, juntam-se aos trabalhos “elementos da pastoral diocesana” numa partilha de abordagens hermenêuticas que “permite facilitar a distinção necessária na linguagem entre os diferentes campos da pastoral”, reforça a responsável.

A formação realiza-se no Instituto Católico de Viana do Castelo.

LFS

Mar
16
Sáb
Publicações: Apresentação do livro-CD «As sete últimas palavras de Cristo na cruz»
Mar 16@11:30

Viana do Castelo, 13 mar 2019 (Ecclesia) – As meditações do padre Pablo Lima (sacerdote da Diocese de Viana do Castelo), a música de Franz Joseph Haydn, a interpretação do Quarteto Verazin e a voz do ator e encenador Miguel Guilherme integram o livro-CD «As sete últimas palavras de Cristo na cruz» que vai ser apresentado, às 11h30, dia 16 deste mês.

Esta obra tem a chancela da Paulus Editora e “estas Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz são duras como pedras, suaves como uma carícia, doces como o mel, amargas como uma lágrima, breves como um suspiro, longas como o madeiro… E elas são as derradeiras Palavras da Liberdade”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Estas Sete Palavras são as Últimas. “The last but not the least”. As Últimas; mas, em ordem de importância, as primeiras. Porque no Calvário ficou tudo dito, porque quem quiser aprender o Evangelho basta que aprenda estas Palavras, a partir das quais todo o Novo Testamento foi escrito, porque um Homem quando está para morrer não diz banalidades, e mesmo o que parece banal torna-se eloquente por causa dessa hora derradeira», escreve o padre Pablo Lima na apresentação.

LFS

Mar
18
Seg
Viseu: Semana bíblica sobre «Jovens, Bíblia e Fé»
Mar 18_Mar 21 todo o dia

Viseu, 18 mar 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu promove entre hoje e quinta-feira uma Semana Bíblica, no seminário daquela cidade, em sessões que decorrem entre as 20h30 e as 22h30, com o tema «Jovens, Bíblia e Fé».

Esta iniciativa é promovida pelo Secretariado da Educação Cristã da Diocese de Viseu e dá continuidade aos desafios pastorais do biénio 2017-2019, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo destes dias, frei Domenico Celebrin, da Ordem dos Frades Menores Conventuais da Comunidade de Coimbra e Juan Ambrósio, da Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, são oradores.

Frei Domenico Celebrin tem como repto desafiar os presentes à vivência da «Lectio Divina», proporcionando um “contacto mais direto e profundo com a Palavra através da meditação e introspeção”.

O professor Juan Ambrósio vai cingir a sua reflexão sobre a «Palavra de Deus, fonte de vida para os Jovens».

LFS

Mar
26
Ter
Viana do Castelo: D. António Couto orienta encontro preparatório para a Páscoa
Mar 26@21:10

Viana do Castelo, 14 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo organiza, dia 26 deste mês, às 21h10, naquela cidade (em Darque), um encontro de preparação para “uma melhor” vivência do tempo da Quaresma e Páscoa.

Esta iniciativa tem como orador D. António Couto, bispo de Lamego, que abordará o tema «As últimas palavras de Jesus na Cruz – Liturgia da Salvação», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Natural da Diocese do Porto, António Couto entrou no Seminário de Tomar a 2 de outubro de 1963, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova e foi ordenado em Cucujães, em 3 de dezembro de 1980.

Transferiu-se depois para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respetivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum.

No dia 6 de julho de 2007 foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga e a ordenação episcopal decorreu a 23 de setembro de 2007 em Cucujães.

O seu lema episcopal é: “Vejo um ramo de amendoeira” (Jer 1,11).

Desde 2012 que é o Bispo Diocesano de Lamego.

LFS

Mar
29
Sex
Viana do Castelo: Retiro para jovens sobre «O amor é assim»
Mar 29_Mar 31 todo o dia

Viana do Castelo, 01 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo promove, de 29 a 31 de março, um retiro para jovens e animadores juvenis que tem como tema «O amor é assim».

Esta iniciativa destina-se a grupos de jovens; alunos de EMRC (9º anos e ensino secundário), catequese (9º e 10º anos) e é orientado pelo padre Nuno Ventura (Passionista) a partir do Hino à Caridade (1cor 13), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O retiro – o limite máximo de participantes é 40 – realiza-se no Centro Pastoral Paulo VI (Darque – Viana do Castelo).

LFS

Abr
6
Sáb
Viana do Castelo: Assembleia diocesana da Pastoral da Saúde
Abr 6 todo o dia

Viana do Castelo, 03 abr 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Saúde da Diocese de Viana do Castelo realiza, dia 06 de abril, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI (Darque) uma jornada com o mote «’Estive doente e foste visitar-me’. [Mt 25]- A Pastoral da Saúde na Missão Evangelizadora da Igreja».

Os trabalhos da assembleia, tendo em conta a componente formativa que esta pressupõe, iniciam-se às 09h00 e encerram pelas 17h00, com a participação de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

A primeira conferência tem como tema «“Estive doente e foste visitar-me” [Mt 25] Quem é o doente e quem é aquele que o visita? Uma perspetiva bíblica e pastoral» e é proferida pelo padre Nuno Ventura, sacerdote Passionista, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O padre Jorge Vilaça, diretor do Departamento da Pastoral da Saúde de Braga, aborda o tema «‘Estive doente e foste visitar-me’ [Mt 25] Pastoral da Saúde como ‘sinal eficaz’ de uma presença ‘boa e nova’? [Sacramentos de Cura, caminho para a Evangelização]».

A terceira Conferência/Mesa Redonda tem como mote «“Estive doente e foste visitar-me [Mt 25]” Que desafios o ‘mundo da saúde’ apresenta, hoje, à evangelização e à comunidade eclesial?» com contributos do padre José António Pais (capelão dos Hospitais de Coimbra); pastor Ismael Matoso (Igreja Evangélica Batista de Viana do Castelo); Tiago Eusébio (médico da Equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM) e Mara Rocha (diretora da Escola Superior de Saúde do IPVC)

Os trabalhos encerram com as palavras do padre Fábio Carvalho, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.

LFS

Abr
10
Qua
Catequese: O catequista como missão diocesana “prioritária” no encontro nacional
Abr 10_Abr 13 todo o dia

Viana do Castelo, 29 mar 2019 (Ecclesia) – O encontro nacional de catequese que se realiza de 10 a 13 de abril em Darque – Viana do Castelo tem como tema «Ajudar os catequistas a SER – uma missão diocesana prioritária».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, vai proferir a conferência inicial sobre «A formação de catequistas na missão diocesana», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

“Apresentar as bases bíblico-teológicas imprescindíveis ao catequista” por Luísa Boléo; “Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus” pelo padre José Henrique Pedrosa e “As dimensões essenciais da catequese contemporânea” pelo padre Tiago Neto e o diácono. Paulo Campino são os temas das restantes palestras do dia 11 de abril.

O terceiro dia começa com uma preleção de Cristina Sá Carvalho sobre “Conhecer os destinatários da catequese e o seu contexto” e de seguida o padre José António Gonçalves falará sobre “Aprender a explorar os itinerários catequéticos e o contributo formativo dos materiais para a catequese”.

“A Catequese de Adultos e a formação dos catequistas, um desafio à conversão permanente” é o tema da conferência de encerramento proferida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo.

LFS

Abr
13
Sáb
Viseu: Assembleia Diocesana de Jovens
Abr 13@10:00_16:00

Viseu, 28 mar 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu vai realizar uma assembleia de jovens, onde está previsto um encontro com o bispo D. Luciano Cordeiro, no dia 13 de abril, no Santuário do Senhor dos Caminhos, em Rãs, no Sátão.

‘Jovem, põe-te a caminho!’ é o tema/convite da Assembleia Diocesana da Juventude de Viseu onde têm como objetivos “preparar líderes” que possam escutar e acompanhar jovens “nos níveis arciprestal e paroquial”.

A juventude de Viseu vai promover também a receção do Sínodo dos Bispos 2018, que teve como tema ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, e no próximo dia 2 vai ser publicada a Exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco «Christus Vivit».

“Percorrer o caminho quaresmal com o bispo diocesano” é outro dos objetivos e está previsto um encontro e mensagem de D. Luciano Cordeiro aos jovens.

A assembleia diocesana da juventude de Viseu destina-se aos animadores de jovens, aos catequistas de crismandos e aos “jovens com potencial para ser animadores e catequistas”.

O Santuário do Senhor dos Caminhos, em Rãs, no Sátão, recebe o encontro que começa às 10h00 e termina com a oração de envio às 15h00, de 13 de abril.

A juventude de Viseu até à Jornada Mundial da Juventude de 2022, em Lisboa, está a viver o itinerário ‘A 7km – da JMJ PT2022/da felicidade’, com diversas propostas de encontro e reflexão que mobiliza a “escutar, ver, servir”.

CB

Abr
14
Dom
Viana do Castelo: Procissão de Ramos pelas ruas da cidade
Abr 14 todo o dia

Viana do Castelo, 05 abr 2019 (Ecclesia) – No Domingo de Ramos (14 de abril), para recordar a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém, realiza-se, às 10h30, a bênção e Procissão de Ramos na cidade de Viana do Castelo.

Os cristãos partem da Igreja da Misericórdia rumo à Sé de Viana do Castelo empunhando os seus ramos benzidos onde se celebra a Eucaristia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 15h30 realiza-se as Vésperas e Procissão do Passos sendo o Sermão do Encontro na Praça da República daquela cidade.

A Procissão inicia-se na Sé de Viana do Castelo, seguindo pelo Largo da Sé, Praça da República, Passeio das Mordomas, Avenida Conde da Carreira, Avenida dos Combatentes, Rua Grande, terminando na Sé Catedral.

A organização apela aos moradores das ruas por onde passa a Procissão para embelezarem as janelas ou sacadas

LFS

Abr
21
Dom
Semana Santa: D. Anacleto Oliveira preside ao Compasso Pascal em Ponte de Lima
Abr 21_Abr 22 todo o dia

Viana do Castelo, 05 abr 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, preside ao compasso pascal, visita da Cruz de Cristo às casas daqueles que a desejarem receber, nas Paróquias de Vilar do Monte, Labrujó e Rendufe, em Ponte de Lima.

D. Anacleto Oliveira fará o compasso pascal no dia de Páscoa e na segunda-feira seguinte naquelas paróquias do Arciprestado de Ponte de Lima, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Durante a Semana Santa, na Sé de Viana do Castelo, todas as celebrações serão presididas pelo bispo diocesano, exceto as Eucaristias (09h30; 11h00; 18h00) do Domingo de Páscoa.

LFS

 

Jun
6
Qui
Vouzela: Exposição «A quem rezamos devoções nas épocas medieval e moderna»
Jun 6@16:00

Vouzela, 06 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Municipal de Vouzela inaugurou hoje a exposição ‘A quem rezamos devoções nas épocas medieval e moderna’, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que pode ser visitada até 5 de setembro.

A Diocese de Viseu informa que para sua “valorização” os trabalhos realizados pelos alunos foram integrados com “peças de arte” de algumas paróquias deste território.

A mostra ‘A quem rezamos…’ permitiu aos alunos o estudo de algumas devoções do período medieval e da transição para a Época Moderna e os trabalhos foram realizados em parceria com a disciplina de Educação Visual, por isso, foram também feitos alguns trabalhos de artes plásticas.

A diocese viseense informa que exposição inaugurada esta tarde pode ser visitada até 5 de setembro, no Museu Municipal de Vouzela.

CB

Jun
16
Dom
Viana do Castelo: Diocese celebra Dia das Famílias
Jun 16 todo o dia

Viana do Castelo, 16 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo celebra hoje o Dia das Famílias, com o tema ‘Uma Paróquia = Uma família’.

OSecretariado Diocesano da Pastoral das Famílias propõe a participação no «Viana em Família 2019», na Igreja de São Domingos da cidade de Viana do Castelo, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, também se fará a “comemoração especial para os casais que celebram 1, 25, 50, 60 e 75 anos de matrimónio”, lê-se.

Os encontros familiares e comunitários são importantes porque se partilha “as alegrias e as tristezas, as esperanças e as durezas do caminhar”.

LFS

Jun
28
Sex
Viana do Castelo: Diocese peregrina ao Sagrado Coração de Jesus
Jun 28_Jun 30 todo o dia

Viana do Castelo, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Viana do Castelo ao Sagrado Coração de Jesus, cujo templo lhe está dedicado no alto do monte de Santa Luzia, realiza-se no último fim de semana deste mês (28 a 30 de junho).

No primeiro dia realiza-se, das 10h00 às 12h00, o encontro de oração, reflexão e convívio para os sacerdotes de toda a diocese, com a presença da irmã Ângela Coelho que abordará o tema: «Lúcia, Francisco e Jacinta. Vidas que interpelam o nosso Ministério Sacerdotal».

De tarde (14h00 às 16h00) realiza-se o encontro diocesano do Apostolado da Oração que culmina com a eucaristia presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

No domingo, às 09h00, os cristãos saiem em peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho) até ao parque das Tílias (Monte de Santa Luzia) onde será celebrada a eucaristia pelo bispo diocesano.

A origem da peregrinação remonta ao ano de 1918 quando a peste pneumónica assolava toda a população.

Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.

LFS

Jul
1
Seg
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos
Jul 1_Jul 3 todo o dia
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos

Viana do Castelo, 18 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana promove, de 01 a 03 de julho, às 21h15, formação para fotógrafos, no Salão Paroquial de Arcos de Valdevez.

Esta formação, destinada a todos os fotógrafos que desempenham funções na Liturgia, tem como orador, no primeiro dia, o padre Fernando Caldas que falará sobre o «Espaço Litúrgico», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

«A Celebração do Matrimónio» pelo padre Jorge Barbosa e «Da Técnica à Celebração Litúrgica» pelo padre Paulo Gomes são os temas dos dois dias seguintes.

O diretor do secretariado, padre Tiago Rodrigues, explica que o objetivo da formação é “diminuir os exageros que existem por parte de muitos profissionais da fotografia, aos quais nunca foi ensinado a estar numa celebração, nem a valorizar o espaço sagrado”.

Ao mesmo tempo, “pretende-se ajudar todos os párocos na preparação de celebrações em que, por diversos motivos, marcam presença fotógrafos”.

LFS

Jul
19
Sex
Igreja/Património: Concerto da Rota das Catedrais na Sé de Viseu
Jul 19 todo o dia

Viseu, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Viseu vai acolher, dia 19 deste mês, um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras integrado no projeto nacional Rota das Catedrais.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) estão a promover, de 28 de junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O concerto na Catedral de Viseu tem como soprano Isabel Alcobia; como contratenor João Paulo Azevedo e no órgão João Santos.

Obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) vão ser executadas pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

A catedral ou Sé de Viseu, que começou a ganhar significado maior com a implantação da nacionalidade, sempre acolheu fraternalmente as diferentes correntes estéticas surgidas no decorrer da sua já tão longa viagem pelo tempo.

LFS