Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jan
11
Sex
Lisboa: D. Joaquim Mendes apresenta o documento final do sínodo dos bispos
Jan 11@21:15_23:15

Lisboa, 05 jan 2019 (Ecclesia) – O bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, faz a apresentação do Documento final do sínodo dos bispos, no dia 11 de janeiro, pelas 21h15, numa iniciativa promovida pelo Instituto Diocesano de Formação Cristã. do Patriarcado de Lisboa. 

O convite destina-se a leigos, religiosos/as e clero e pretende esclarecer o documento final do sínodo dos bispos, “Os jovens, a transmissão da fé e o discernimento vocacional”, em vésperas da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, conforme informação enviada à Agência ECCLESIA.

O serão acontece na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa.

 

SN

 

 

Jan
19
Sáb
Lisboa: Igreja Lusitana Evangélica recebe vigília ecuménica jovem
Jan 19@21:00

Lisboa, 16 jan 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa anunciou que a catedral de São Paulo da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana vai receber, este sábado, às 21h00, a Vigília Ecuménica Jovem, da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019.

“Esta é uma oportunidade para experimentarmos na prática tanto do que nos une, um verdadeiro ecumenismo espiritual que resulta tão necessário. Rezar pela unidade com outros irmãos cristãos é caminhar na direção da comunhão”, assinala o serviço diocesano, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

No seu sítio na internet, o organismo explica que para além das Igrejas promotoras da Vigília Ecuménica Jovem – Igreja Presbiteriana, Igreja Católica, Igreja Metodista e Igreja Lusitana – também estão convidadas outras comunidades a participar na noite de oração.

LFS

Lisboa: Igreja Lusitana Evangélica recebe vigília ecuménica jovem

 

Jan
29
Ter
JMJ2022: Jovens vão receber cardeal-patriarca de Lisboa ao aeroporto
Jan 29@16:00

Lisboa, 28 jan 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Juventude de Lisboa está a mobilizar os jovens para receberem o cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente, que chega esta terça-feira ao Aeroporto Humberto Delgado da Jornada mundial da Juventude, realizada no Panamá.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Patriarcado de Lisboa informa que D. Manuel Clemente chega pelas 16h05, desta terça-feira, ao Aeroporto de Lisboa.

“Está prevista uma receção com jovens que irão fazer festa pelo anúncio da JMJ 2022 em Lisboa”, assinala o comunicado.

Na rede social Facebook, o Serviço da Juventude de Lisboa criou um evento onde convida a mostrar “alegria de jovens cristãos”: “A Igreja de Portugal rejubila com esta boa nova e contamos com todos para receber em festa o nosso bispo.”

O Vaticano anunciou que Lisboa vai receber a próxima edição internacional da JMJ, em 2022, este domingo, no final da Missa das jornadas no Panamá presididas pelo Papa.

O Patriarcado de Lisboa também já lançou um sítio na internet com informações sobre a JMJ -Jornada Mundial da Juventude, que pode se consultado em http://jmj.patriarcado-lisboa.pt/#/pt

O comunicado adianta que há “possibilidade de declarações” de D. Manuel Clemente aos meios de comunicação social.

CB

CB

Fev
3
Dom
Igreja/Música: Encontro de Coros de Pequenos Cantores
Fev 3@16:30

Lisboa, 21 jan 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de São Tomás de Aquino (Lisboa) vai acolher, dia 03 de fevereiro, a partir das 16h30, o V Encontro de Coros de Pequenos Cantores.

O anfitrião do encontro é o Coro dos Pequenos Cantores de São Tomás de Aquino, fundado em 2010, e dirigido pela maestrina Ana Isabel Pereira.

Este coro tem por “principal missão a animação litúrgica e a participação em atividades festivas da paróquia e procura promover a formação musical e vocal dos seus elementos a par do despertar do gosto pela música e pelo canto, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O encontro de coros teve a sua primeira edição em 2014 e este ano são convidados os Coros Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, Coro Juvenil Cascais-Estoril e Coro Infanto-Juvenil de São João de Deus, envolvendo cerca de 65 cantores e as respetivas famílias.

LFS

Publicações: Lançamento da obra «A Semente Lançada à Terra»
Fev 3@18:00

Lisboa, 24 jan 2018 (Ecclesia) – A obra «A Semente Lançada à Terra – Breves notas de espiritualidade» de D. António dos Reis Rodrigues vai ser apresentada dia 03 de fevereiro, às 18h00, na Igreja de São Nicolau, em Lisboa.

A obra do antigo bispo auxiliar de Lisboa tem a chancela da Lucerna e vai ser apresentada padre Duarte da Cunha e Pedro Roseta, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O presente volume reúne “diversas notas espirituais” que D. António dos Reis Rodrigues foi “coligindo como sementes que poderiam vir a crescer e a dar fruto noutras almas, agrupando-as segundo as diversas etapas do ano litúrgico – Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e Tempo Comum – e concluindo com um capítulo de reflexões sobre a Igreja”, lê-se.

Depois do lançamento, D. Manuel Clemente preside, às 19h15, à missa de sufrágio no décimo aniversário da morte de D. António dos Reis Rodrigues.

LFS

Fev
5
Ter
Dehonianos: D. Manuel Clemente faz conferência sobre a Europa
Fev 5@21:00

Lisboa, 24 jan 2019 (Ecclesia) – O Seminário Nossa Senhora de Fátima (Alfragide – Fátima), dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) vai realizar, dia 5 de fevereiro, pelas 21h00, uma conferência sobre «Europa: O que é que nós temos a ver com isso?»

Esta iniciativa conta com reflexões do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o antigo presidente do CDS-PP, José Ribeiro e Castro e o jornalista, Francisco Sarsfield Cabral, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Em ano missionário e em vésperas das eleições europeias, esta atividade propõe uma “noite de reflexão acerca dos desafios que o continente europeu enfrenta e o lugar que os católicos podem ter na resolução dos problemas que afetam a pessoa”.

LFS

Fev
10
Dom
Igreja/Família: «Encontro Matrimonial» realiza «flashmob»
Fev 10 todo o dia

DR

Lisboa, 05 fev 2019 (Ecclesia) – A Região de Lisboa do «Encontro Matrimonial» promove, dia 10 deste mês, um «flashmob» com uma “coreografia preparada antecipadamente” na capital de Portugal.

O «flashmob» terá lugar, em Lisboa, no passeio entre a Estação do Oriente e a avenida D. João II, em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama, entre as 15h00 e as 15h30, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O encontro tem início às 11h00 junto à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes (Parque das Nações) onde será, às 11h30, a eucaristia.

A cada casal será fornecido um balão vermelho ou amarelo, onde escreverá “Casados há … anos” e para os sacerdotes e as religiosas haverá também um balão em que escreverão “Padre há … anos” ou ”Consagrada há … anos”.

A 10 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Matrimónio.

LFS

Lisboa: Liturgia, oração e caridade conduzem visita pastoral do cardeal-Patriarca e Bispos
Fev 10 todo o dia

Encontros temáticos com D. Manuel Clemente completam dias de visitas às paróquias

Lisboa, 07 fev 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca e os bispos auxiliares de Lisboa vão iniciar no próximo domingo uma visita pastoral à vigararia Lisboa II, que compreende dez paróquias,  num périplo que termina no domingo de Ramos.

“«Acolher Deus que nos visita na palavra, na oração e na caridade» é o tema da visita pastoral”, informa um comunicado do Patriarcado de Lisboa, com início na “paróquia da Portela, com um encontro do Cardeal-Patriarca com o clero, os Conselhos Pastorais Paroquiais e os Conselhos Económicos Paroquiais desta vigararia”.

Estão programados “seis encontros temáticos”, a decorrer durante a visita pastoral, com a presença de D. Manuel Clemente: o primeiro destinado à Pastoral Familiar está marcado para o dia 8 de março no salão paroquial de Santa Beatriz da Silva.

No dia 15 de março, o encontro será sobre Pastoral Litúrgica e será a Igreja de Santo Eugénio a acolher a reunião.

Na semana seguinte, a 24, serão os catequistas a encontrarem-se com o cardeal-patriarca em Moscavide.

A 29 de Março, os agentes da Pastoral Sociocaritativa têm encontro marcado na paróquia dos Olivais Sul.

No dia 5 de abril, na paróquia do Parque das Nações, D. Manuel Clemente vai encontrar-se com o poder local.

O último encontro está agendado para o Domingo de Ramos, Dia diocesano da Juventude, e quer convocar os jovens para uma tarde no salão paroquial do Parque das Nações.

“Para este mesmo dia, Domingo de Ramos, às 17h00, está marcado o encerramento da Visita Pastoral à Vigararia Lisboa II, com a Eucaristia presidida por D. Manuel Clemente na igreja paroquial do Parque das Nações, antecedida da bênção dos ramos, no adro da igreja”, explica a informação do patriarcado de Lisboa.

LS

Fev
11
Seg
Lisboa: Escola de Leigos propõe seis formações no segundo semestre
Fev 11 todo o dia

Lisboa, 08 fev 2019 (Ecclesia) – A Escola de Leigos, do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) do Patriarcado de Lisboa, propõe “diferentes disciplinas em diferentes locais” para o segundo semestre do atual ano letivo, que começa dia 11 de fevereiro.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Escola de Leigos informa que vão começar seis formações para adultos na próxima segunda-feira, nomeadamente, Teologia I, II e Teologia Moral, Eucaristia e Escritos Paulinos.

As sessões das “diferentes disciplinas” começam entre as 18h30 e as 21h30, “diferentes locais” do Patriarcado de Lisboa, nomeadamente: Vila Franca de Xira, Estoril, Campo de Ourique, Amoreiras e Olivais Sul, em Lisboa, e também Oeiras.

A Escola de Leigos, do IDFC do Patriarcado de Lisboa, tem como finalidade “formar cristãos adultos” para que “enfrentem os desafios da evangelização”, a partir da experiência pessoal da fé e em comunhão com a Igreja Diocesana, e foi criada em 1988.

As inscrições para os cursos e formações podem ser feitas pela internet, no sítio online do Instituto Diocesano da Formação Cristã, por email (correio eletrónico), ou no local da formação.

CB

Escola de Leigos_folheto 2018-19

Fev
13
Qua
Media: Grupo «Renascença» abre as portas no Dia Mundial da Rádio
Fev 13@7:00_20:00

Com atuações ao vivo, esta quarta-feira, de Mariza, Calema, Fernando Daniel, Joana Marques e Magano 

Lisboa, 12 fev 2019 (Ecclesia) – As rádios do grupo «Renascença» vão festejar o Dia Mundial da Rádio, esta quarta-feira, com atuações ao vivo de Mariza, Calema, Fernando Daniel, Joana Marques e Magano no auditório desta instituição da Igreja Católica, em Lisboa.

O chamado «Open Day» no Grupo Renascença começa às 07h00 e termina às 20h00 e vai ser num “ambiente de festa, junto de ouvintes e parceiros, com muitos convidados e surpresas ao longo de todo o dia”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No auditório da Rádio Renascença (Quinta do Bom Pastor – Lisboa), pelas 10h30, Fernando Daniel, o vencedor do «The Voice Portugal» atua para o público presente e, uma hora depois, é a vez de Joana Marques, que “acaba de se estrear nas manhãs da Renascença com «As Três da Manhã», ao lado de Ana Galvão e Carla Rocha, vai ter um momento de Stand Up ao vivo.

Os «Calema» chegam a meio da tarde e, para “fechar em grande”, a fadista Mariza vai atuar naquele auditório, às 19h00, num concerto que será transmitida em direto, na Renascença e na RFM, lê-se no programa.

Para além das atuações ao vivo, haverá “muitos convidados” nos estúdios das quatro rádios (Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio Sim) e “muitas surpresas estão a ser preparadas”, anuncia.

A imagem do «Open Day 2019» remete para o universo da música.

LFS

Especial: A casa da rádio por dentro

 

Fev
16
Sáb
Pastoral da Saúde: Formação sobre «Acompanhamento espiritual a doentes em fim de vida»
Fev 16 todo o dia

Lisboa, 25 jan 2018 (Ecclesia) – A Associação «Mateus 25» e o Departamento da Pastoral da Saúde do Patriarcado de Lisboa promovem, dia 16 de fevereiro, um ação de formação sobre «Acompanhamento espiritual a doentes em fim de vida – Na paróquia e no hospital».

Esta iniciativa realiza-se no auditório do Externato São Vicente de Paulo – Lisboa (Irmãs Vicentinas) e destina-se a voluntários, párocos, estudantes, visitadores de doentes, MECs, agentes pastorais e familiares de doentes, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A formação reveste-se de uma “enorme pertinência e atualidade” e pode constituir-se “num instrumento precioso para a relação e significação da vida das pessoas que vivem a experiência da doença em fase terminal”, lê-se.

LFS

Lisboa: Caminhada para namorados e casais novos
Fev 16@15:00_19:00

Lisboa, 11 fev 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa promove no dia 16 de fevereiro uma caminhada para namorados e casais novos (até 7 anos de casamento), desde o Forte de Santo António (São João do Estoril) até Cascais.

Com o tema «Não sejas morno», os participantes vão ter oportunidade de dialogar e refletir, entre as 15h00 e as 19h00, sobre esta temática e medir a “temperatura” da relação, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O ponto de encontro para início da caminhada é às 14h45 no Forte de Santo António e para quem vai de comboio deverá sair na estação de São João do Estoril, acrescenta a organização.

LFS

Fev
20
Qua
Igreja/Sociedade: Arcebispo de Évora profere conferência na Academia Portuguesa da História
Fev 20@15:00

Lisboa, 15 feb 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, vai proferir uma conferência, dia 20 deste mês, às 15h00, na Academia Portuguesa da História, em Lisboa.

A sessão tem como tema «A tese de doutoramento de Augusto Eduardo Nunes, Arcebispo de Évora (1885-1920), “o múnus social da Igreja Católica”, apresentada na Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra (1880), onze anos antes da Rerum Novarum (1891)», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A 10 de abril, Maria José Azevedo Santos falará nesta instituição sobre «O culto de São Tiago em Coimbra a partir de um livro de aniversários (século XV e XVI)».

A Academia Portuguesa da História é uma instituição científica de utilidade pública, reunindo especialistas que se dedicam à reconstituição documental e crítica do passado, materializada na organização de eventos e publicações, nomeadamente de fontes e obras que, com o necessário rigor científico, facilitem a todos os portugueses o conhecimento da sua História, lê-se.

LFS

Lisboa: Debate sobre o Movimento Erradicar a Pobreza no Museu de Santo António
Fev 20@18:30

Lisboa, 19 fev 2019 (Ecclesia) – Para assinalar o Dia Internacional da Justiça Social (dia 20 de fevereiro) vai realizar-se, em Lisboa, um debate sobre o Movimento Erradicar a Pobreza.

Esta iniciativa é promovida pela Igreja de Santo António em Lisboa (junto à Sé) e tem como conferencista frei Francisco Sales Diniz e é moderada por Rego Mendes, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O debate começa às 18h30 no Museu de Santo António, junto à Igreja de Santo António.

LFS

Fev
21
Qui
UCP: Seminário sobre «As instituições judaicas ao tempo de Jesus»
Fev 21 todo o dia

Lisboa, 05 fev 2019 (Ecclesia) – «As instituições judaicas ao tempo de Jesus» vai ser o tema do seminário aberto «Cultura e História Bíblica», organizado pelo CITER (Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião) que tem início a 21 deste mês e termina a 30 de maio, em Lisboa.

Esta iniciativa vai ser orientada por João Lourenço, docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e realiza-se no auditório padre José Bacelar e Oliveira (antigo A1, edifício antigo da UCP), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

As sessões vão ser às quintas-feiras, das 18h30 às 20h00 e têm como objetivo uma aproximação ao mundo de então, “tomando como referência não apenas as imposições políticas da dominação romana que era, na verdade, sentida e vivida como uma opressão esmagadora da identidade judaica, mas também as «Instituições» judaicas mais representativas dessa identidade, assim como o âmbito das suas competências, a sua organização e estrutura, não descurando, igualmente, os impactos sociais e religiosos que as suas decisões tinham sobre a forma como a fé bíblica era vivida e praticada no quotidiano da população”, realça o comunicado.

LFS