Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jan
31
Qui
Bragança: D. José Cordeiro toma pequeno-almoço com jornalistas
Jan 31@9:30

Bragança, 25 jan 2019 (Ecclesia) – O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda promove, dia 31 deste mês, às 09h30, na casa episcopal, “o tradicional pequeno-almoço de D. José Cordeiro” com a comunicação social de Bragança.

Nesta atividade, o bispo da Diocese de Bragança-Miranda está disponível para falar com os profissionais da comunicação social e um dos temas a abordar é a “construção do Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo” (Miranda do Douro), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Fev
9
Sáb
Bragança: Primeira reunião do Conselho Diocesano Juvenil Vocacional
Fev 9 todo o dia

Macedo de Cavaleiros, 06 fev 2019 (Ecclesia) – A primeira reunião do Conselho Juvenil Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda vai realizar-se a 09 deste mês, pelas 10h00, na Casa Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros.

No sentido de “dar resposta aos vários desafios” lançados pelo Papa Francisco aos jovens, às orientações do Sínodo dos Bispos e às dinâmicas pastorais da Diocese de Bragança-Miranda, o Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional (SDPJ) convocou todos os movimentos e responsáveis juvenis dos 4 arciprestados para a primeira reunião do Conselho Diocesano Juvenil Vocacional, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Segundo o programa, os participantes vão refletir sobre «Quem é o Conselho Diocesano Juvenil Vocacional»; «Assembleia de Jovens em Fátima»; «Dia Diocesano da Juventude em Vinhais” e vão ser distribuídos as «Lectios da Quaresma» e «calendarização das Lectio da Luz»;

LFS

Fev
11
Seg
Bragança-Miranda: Instituto de Estudos Pastorais dedica ciclo ao «discipulado missionário»
Fev 11@20:30

Bragança, 05 fev 2019 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) de Bragança-Miranda vai começar a 11 de fevereiro um ciclo de estudos, centrado no tema geral do ‘discipulado missionário’, que decorre ao longo dos próximos três anos.

“Pretendemos reaprender a ser discípulos ao jeito e ao modo de Jesus. Só assim poderemos ser autenticamente fiéis ao dom recebido, à nossa eleição e à nossa vocação. Aprender de Jesus, com Jesus e por Jesus é estar em permanente comunhão e união com a Sua Santa Igreja Católica”, explica o vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade, o padre José Bento Soares.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda explica que o novo ciclo de estudos do IDEP pretende “responder à necessidade e urgência de capitalizar mais e melhor os agentes pastorais”.

‘Discípulos Missionários em comunhão’ é o tema central do novo ciclo de estudos, que vai ter a duração de três anos, e começa com o Curso Geral da ‘Maturidade da Fé’, no próximo dia 11, pelas 20h30, na igreja dos Santos Mártires, em Bragança.

A formação destina-se a todos os leigos em geral e tem o formato de módulos temáticos e formativos, num total de seis.

Além dos “módulos obrigatórios”, o IDEP vai disponibilizar também um conjunto de roteiros para o “exercício dos ministérios litúrgico e da ação pastoral social e da fragilidade humana”.

“Com isto pretendemos que não só capitalize os agentes pastorais, como também suscite neles a inquietação e a busca incessante e inebriante do Deus da Misericórdia total e definitivamente revelado em Jesus Cristo e presente na Sua Igreja Católica”, acrescentou o padre José Bento Soares.

Segundo o comunicado, as inscrições para o ciclo de estudos do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais podem ser feitas presencialmente, por telefone, ou e-mail, junto dos serviços da Cúria Diocesana ou da Vigararia Episcopal para a Ação Pastoral.

CB/OC

Mar
2
Sáb
Publicações: Lançamento da obra «Salmos da Quaresma – Ano C»
Mar 2 todo o dia

Bragança, 01 mar 2019 (Ecclesia) – A obra «Salmos da Quaresma – Ano C» do padre Octávio Augusto Sobrinho Alves, da Diocese de Bragança-Miranda, vai ser este sábado na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

Depois de “Salmos do Advento e da Quaresma – Anos A e B” e dos “Salmos do Advento – Ano C”, o sacerdote apresenta agora um conjunto de músicas para as celebrações da Quaresma (ano C), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Posteriormente, o livro está disponível no cartório da Unidade Pastoral Senhora das Graças, sito na igreja da antiga Sé.

Até ao final do ano pastoral, o autor espera ainda publicar outras composições de música sacra e litúrgica, lê-se.

LFS

Bragança-Miranda: Diocese promove formação de agentes pastorais
Mar 2@9:00

Bragança, 23 fev 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai dinamizar uma ação de formação para os seus agentes pastorais, na temática ‘Todos, tudo e sempre em Missão’, dia 2 de março, no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

“Esta formação destina-se ao clero, aos consagrados e aos leigos que queiram aprofundar o desafio missionário de ser Igreja”, explica o vigário episcopal para a ação Episcopal e diaconia da caridade, padre José Bento Soares, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa que orador do encontro é o pároco da Senhora da Hora, na Diocese do Porto, o padre Amaro Gonçalo, que “muito tem refletivo” sobre a temática em várias dioceses.

A formação, a partir das 09h30, no dia 2 de março é gratuita mas de inscrição é obrigatória, até 25 de fevereiro através de formulário online ou pelo endereço de correio eletrónico (e-mail – pastoralbm@gmail.com).

A Diocese de Bragança-Miranda está a viver o atual ano pastoral e litúrgico assente no dom da esperança e em sintonia com toda a Igreja Católica em Portugal um ano missionário extraordinário intitulado ‘Todos, tudo e sempre em Missão’.

CB

Bragança-Miranda: Diocese promove formação de agentes pastorais
Mar 2@9:30_16:30

Bragança, 02 mar 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai dinamizar uma ação de formação para os seus agentes pastorais, na temática ‘Todos, tudo e sempre em Missão’, este sábado, no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

“Esta formação destina-se ao clero, aos consagrados e aos leigos que queiram aprofundar o desafio missionário de ser Igreja”, explica o vigário episcopal para a ação Episcopal e diaconia da caridade, padre José Bento Soares, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa que orador do encontro é o pároco da Senhora da Hora, na Diocese do Porto, o padre Amaro Gonçalo, que “muito tem refletido” sobre a temática em várias dioceses.

A formação, a partir das 09h30, é gratuita.

A Diocese de Bragança-Miranda está a viver o atual ano pastoral e litúrgico assente no dom da esperança e em sintonia com toda a Igreja Católica em Portugal um ano missionário extraordinário intitulado ‘Todos, tudo e sempre em Missão’.

CB

Mar
11
Seg
Bragança-Miranda: Bispo e jovens vão dinamizar a «Lectio Divina» na Quaresma
Mar 11@21:00

Bragança, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras às 21h00, a partir de 11 de março, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão é no dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e a ‘Lectio Divina’ centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda vai presidir à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, este ano a 6 de março, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

CB

Mar
16
Sáb
Bragança: Santuário de Cerejais recebe encontro interdiocesano de crianças
Mar 16 todo o dia

Bragança, 28 fev 2019 (Ecclesia) – O Santuário do Imaculado Coração de Maria, Cerejais (Alfândega da Fé) vai acolher, dia 16 de março, um encontro interdiocesano de crianças.

A iniciativa naquele santuário da Diocese de Bragança-Miranda é organizada pelo Movimento da Mensagem de Fátima e “prevê um conjunto de ações ao longo do dia”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o acolhimento matinal, o padre José António Machado, assistente diocesano do movimento, aborda de “forma dinâmica e interativa o papel dos pequenos mensageiros”, lê-se na nota.

Este encontro pretende “estimular nos mais novos, nos «pequenos mensageiros», tal como os pastorinhos, o gosto pela adoração eucarística”.

LFS

Mar
18
Seg
Bragança-Miranda: Bispo e jovens vão dinamizar a «Lectio Divina» na Quaresma
Mar 18@21:00

Bragança, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras às 21h00, a partir de 11 de março, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão é no dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e a ‘Lectio Divina’ centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda vai presidir à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, este ano a 6 de março, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

CB

Mar
25
Seg
Bragança-Miranda: Bispo e jovens vão dinamizar a «Lectio Divina» na Quaresma
Mar 25@21:00

Bragança, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras às 21h00, a partir de 11 de março, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão é no dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e a ‘Lectio Divina’ centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda vai presidir à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, este ano a 6 de março, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

CB

Abr
1
Seg
Bragança-Miranda: Diocese acolhe exposição missionária itinerante
Abr 1 todo o dia

Bragança, 21 fev 2019 (Ecclesia) – A exposição «Pelos Caminhos do Mundo» promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) vai chegar à Diocese de Bragança-Miranda no dia 01 de abril.

Em itinerância por todas as dioceses de Portugal, a exposição estará patente nos 4 arciprestados de Bragança-Miranda: de 1 a 6 de abril em Mogadouro (Casa da Cultura); de 7 a 15 em Bragança (claustros da igreja da antiga Sé); de 16 a 23 em Freixo de Espada-à-Cinta (auditório municipal); e de 24 a 30 em Mirandela (igreja de S. Bento), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Composta por 12 painéis sobre a missão, 1 jogo interativo e 34 objetos religiosos e etnográficos dos 5 continentes, a mostra congrega a diversidade de povos e culturas.

«A Diocese de Bragança-Miranda é terra de missionários e é com muito agrado que vamos acolher esta exposição», refere o padre Francisco Pimparel.

Para o diretor do Secretariado Diocesano das Missões esta é «uma oportunidade para fazer caminho com as pessoas, despertando nelas a aventura da missão fora de portas, mas também junto das nossas comunidades».

«Pelos Caminhos do Mundo» é de entrada gratuita e poderá ser visitada por todos, nomeadamente: grupos escolares, utentes de IPSS, movimentos juvenis, entre outros.

LFS

Bragança-Miranda: Bispo e jovens vão dinamizar a «Lectio Divina» na Quaresma
Abr 1@21:00

Bragança, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras às 21h00, a partir de 11 de março, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão é no dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e a ‘Lectio Divina’ centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda vai presidir à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, este ano a 6 de março, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

CB

Abr
6
Sáb
Bragança-Miranda: Juventude Eucarística Franciscana dinamiza retiro no Carmelo
Abr 6 todo o dia

Bragança, 26 mar 2019 (Ecclesia) – A Juventude Eucarística Franciscana (JEF) vai realizar o retiro de jovens ‘Do muro ao horizonte’ no Carmelo da Sagrada Família, no Larinho, em Torre de Moncorvo, a partir das 10h00, no dia 6 de abril.

“Não podendo cruzar os braços perante os fortes desafios do Sínodo dos Bispos e de toda a dinâmica das próximas Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal, este espaço quer ser uma experiência de escuta e caminho conjunto”, explica a irmã Conceição Borges, da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLEISA, pelo Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda, a religiosa afirma que o secretariado do movimento é “desafiado a animar com esperança a ‘primavera de Deus’” na “feliz” missão do acompanhamento de jovens e adolescentes.

O retiro da JEF ‘Do muro ao horizonte’ apresenta-se como “um tempo de interioridade para estar com Deus”, num espaço tão místico como o Carmelo da Sagrada Família, em Moncorvo.

Sobre o tema do encontro, a irmã Conceição Borges realça que “é não” deixarem de experimentar Deus e “sonhar com mãos e pés um mundo novo” como protagonistas da esperança.

Os interessados em viver este retiro devem contactar a organização, a Juventude Eucarística Franciscana, que preparou um programa, que começa às 10h00, com momentos de oração individual e comunitária – Eucaristia, tempos de formação – Com a luz do Espírito, do muro ao horizonte; ‘Cristo vive, nossa esperança’, e convívio com as irmãs Carmelitas da Antiga Observância.

Esta iniciativa do movimento juvenil das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado dá continuidade ao plano pastoral 2018-2019 definido para a JEF.

CB

Abr
8
Seg
Bragança-Miranda: Bispo e jovens vão dinamizar a «Lectio Divina» na Quaresma
Abr 8@21:00

Bragança, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras às 21h00, a partir de 11 de março, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão é no dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e a ‘Lectio Divina’ centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda vai presidir à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, este ano a 6 de março, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

CB

Mai
10
Sex
Bragança-Miranda: Diocese promove as II Jornadas da Pastoral da Pessoa com Deficiência
Mai 10@9:00_16:00

Bragança, 09 mai 2019 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da diocese de Bragança-Miranda, vai promover no próximo dia 10 de maio, as II Jornadas “Inclusão e Acessibilidades”, no salão nobre do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança.

Segundo nota enviada hoje à Agência Ecclesia, a abertura das Jornadas vai contar com a presença do bispo diocesano, D. José Cordeiro, e de Humberto Santos, presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, em representação da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

As II Jornadas versam o tema  “Inclusão e Acessibilidades”, contam com dois painéis de reflexão durante a manhã e com vários workshops à tarde, sendo o encerramento pelas 16h00 num café convívio.

SN