Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Mar
16
Sáb
Portalegre: Assembleia sobre o desafio da proximidade nas comunidades cristãs
Mar 16 todo o dia

Mação, 12 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Social e Mobilidade Humana da Diocese de Portalegre-Castelo Branco vai realizar, dia 16 deste mês, no auditório Elvino Pereira (Mação), uma assembleia sobre «Comunidades cristãs e ação social: o desafio aa proximidade».

Com este tema, o secretariado propõe uma reflexão sobre uma preocupação generalizada: o modelo de paróquia que temos; o lugar do acolhimento; o verdadeiro sentido de comunidade cristã; a participação e a corresponsabilidade dos leigos e o lugar da caridade organizada, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Novos horizontes da realidade paroquial» pelo padre Tiago Freitas (Arquidiocese de Braga) e «A ação social como proximidade: polo identitário das comunidades cristãs» por Juan Ambrósio (professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa) são os temas das conferências.

O encerramento dos trabalhos (às 16h30) é feito por D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco.

LFS

Abr
12
Sex
Idanha-a-Nova: Curso sobre «Religiosidade Popular»
Abr 12@17:00_Abr 13@23:45

Idanha-a-Nova, 11 abr 2019 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promove um Curso livre sobre Religiosidade Popular, com o tema ‘ruralidade e piedade popular no nosso tempo, esta sexta-feira e sábado, que termina com um encontro de cantares Quaresmais e Pascais.

O município na Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa que as palestras do curso vão ser “complementadas com a observação in loco de alguns rituais”.

‘Ruralidade e piedade popular no nosso tempo’ é o tema do encontro que conta com investigadores portugueses e espanhóis que vão aprofundar as tradições religiosas de Monsanto, Penha Garcia, São Miguel de Acha, Fátima e Extremadura (Espanha) e vai realizar-se no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova.

A sessão de abertura do 6.º Curso livre sobre Religiosidade Popular conta com o presidente do município da Idanha-a-Nova e o coordenador do projeto ‘Mistérios da Páscoa em Idanha’, esta sexta-feira, pelas 17h00.

Este sábado, por exemplo, o teólogo Dominicano frei bento Domingues vai abordar o tema ‘piedade popular e Fátima: Rivais ou complementares’, a partir das 11h30.

O evento termina com o 12.º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais, a partir das 21h30, também no fórum cultural da vila raiana com diversas atuações: Grupo de Encomendação das Almas de Cunqueiros (Proença-a-Nova); Grupo de Encomendação das Almas do Ladoeiro (Idanha-a-Nova); Grupo de Encomendação das Almas de Aldeia de João Pires (Penamacor); e Grupo de Cantares “A Mensagem” da Cidade da Guarda.

Da tradição quaresmal e pascal em Idanha-a-Nova constam diversos momentos como: A Encomendação das Almas, o Ir a ver Nosso Senhor, o Terço cantado nas ruas pelos Homens, as Procissões “Corridas, Ladainhas, procissão dos Ramos.

O 6.º Curso de Religiosidade Popular é uma iniciativa que tem marcado a agenda dos Mistérios da Páscoa em Idanha e que vão estar em análise no programa ECCLESIA da próxima segunda-feira, 15 de abril, a partir das 15h00 na RTP.

CB

Abr
13
Sáb
Pastoral Juvenil: Dia Diocesano da Juventude em Portalegre
Abr 13 todo o dia

Portalegre, 08 abr 2019 (Ecclesia) – O Dia da Juventude da Diocese de Portalegre-Castelo Branco realiza-se a 13 deste mês e tem como tema «Viu e Acreditou».

Esta festa que se realiza na cidade de Portalegre “é de todos os jovens, e para todos os jovens, a partir dos 14 anos de idade, estejam em tempo de catequese, em grupos de jovens paroquiais, nos movimentos juvenis, sejam animadores”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na manhã deste dia, haverá diálogos e testemunhos sobre a temática dos jovens na “Igreja e sobre o grande evento que é a Jornada Mundial da Juventude”.

No período da tarde, haverá um concerto/testemunho com o Pedro Vicente e a Marta Fernandes, um tempo de oração com a reflexão da Via Sacra seguida de caminhada a pé e Eucaristia na Sé, presidida pelo Bispo Diocesano, D. Antonino Dias.

LFS

Abr
18
Qui
Portalegre: Tradição das capelas e igrejas enfeitadas no Sardoal
Abr 18_Abr 21 todo o dia

Sardoal, 18 mar 2019 (Ecclesia) – Entre a Quinta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, este ano entre os dias 18 e 21 de abril, grupos de moradores, várias entidades e associações do Sardoal (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) colaboram na elaboração de tapetes de flores que são, depois, colocados no chão das igrejas e capelas da vila.

A Igreja da Misericórdia, Convento Santa Maria da Caridade e as capelas: Senhor dos Remédios, Sant’Ana, Santa Catarina, Nossa Senhora do Carmo, São Sebastião e Espírito Santo são os locais que vão estar enfeitados, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta tradição revela uma “forte ligação entre as gerações” que passaram, as atuais e as do futuro e nos últimos anos esta tradição foi estendida a igrejas e capelas fora da vila, sempre com “grande empenho por parte da população”.

As capelas e igrejas da vila estão todas abertas, entre os dias 18 e 21 de abril, e mostram os seus tapetes de flores, “cuidadosamente elaborados por grupos de pessoas que, ano após ano, fazem questão de criarem tapetes à base de flores e verduras naturais com desenhos alusivos à Semana Santa e à Paixão de Cristo”.

LFS

Jul
13
Sáb
Portalegre: Ordenação sacerdotal de André Beato
Jul 13@15:00

Portalegre, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre – Castelo Branco recebe, este sábado, às 16h00, um novo padre com a ordenação presbiteral do diácono André Beato, de Nisa.

A ordenação, na Sé de Portalegre, presidida por D. Antonino Dias, é “um hoje feliz para toda a Igreja, para ele, para a sua família, para toda a comunidade diocesana”, escreveu o bispo de Portalegre – Castelo Branco.

A pastoral juvenil e vocacional “exige acompanhamento e proximidade” e os jovens “querem companheiros de caminho”, para procurarem juntos os “poços de água viva” nos quais podem “saciar a sede de plenitude que muitos deles sentem”, refere D. Antonino Dias.

No seu texto, o bispo de Portalegre – Castelo Branco reconhece que a “pastoral juvenil e vocacional é uma pastoral em saída” por isso “é preciso ir ao encontro dos jovens, não só dos próximos, também dos distantes”.

Com os jovens “é necessário ser perseverante, semear e esperar com paciência que a semente cresça” e a tarefa da Igreja “é semear”.

LFS

 

Portalegre-Castelo Branco: «Quero ser padre como Jesus tendo em atenção os tempos que vivemos» – André Beato

Jul
19
Sex
Igreja/Cultura: Exposição «Paróquia de Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária»
Jul 19 todo o dia

Sardoal, 18 jul 2019 (Ecclesia) – A exposição documental «Paróquia de Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária» vai ser inaugurada, esta sexta-feira, às 18h30, no Centro Cultural de Sardoal – Espaço Cá da Terra (Diocese de Portalegre – Castelo Branco), que vai estar patente naquele local até ao dia 31 de agosto.

No convite enviado à Agência ECCLESIA refere-se que esta mostra tem patente, através de imagens e documentos, uma centena de anos com vivências comunitárias e a formação da identidade de um povo, lê-se na nota.

LFS

Out
19
Sáb
Portalegre: Irmão David no encontro diocesano de Taizé
Out 19 todo o dia

Portalegre, 25 set 2019 (Ecclesia) – Na localidade de Constância (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) vai realizar-se, dia 19 de outubro, o encontro diocesano de Taizé que conta com a presença do irmão David.

No encontro (para jovens com mais de 14 anos e famílias cristãs) conta com a presença do irmão David (elemento da Comunidade de Taizé – França) e será feita a apresentação da nova diretora do Secretariado da Pastoral da Juventude e Vocações, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade começa às 10h00 e durante a noite haverá uma vigília para a comunidade de Constância.

LFS

Out
20
Dom
Igreja/Missões: Homenagem a D. António Barroso em Cernache do Bonjardim
Out 20 todo o dia

Cernache do Bonjardim, 19 set 2019 (Ecclesia) – O bispo português, D. António Barroso (1854-1918), vai ser homenageado, dia 20 de outubro, na localidade de Cernache do Bonjardim (Diocese de Portalegre-Castelo Branco) com o descerramento de uma estátua em bronze.

Na estátua comemorativa – está a ser feita numa fundição em Vila Nova de Gaia – D. António Barroso aparece “com uma enxada na mão e uma cruz na outra”, disse à Agência ECCLESIA o vice-postulador da causa de canonização de D. António Barroso, Amadeu Araújo.

No monumento que fica localizado em frente ao Seminário das Missões em Cernache do Bonjardim vão ficar também inscritos os nomes dos 320 padres que saíram daquele seminário para as missões.

D. António Barroso, considerado como o “Bispo dos Pobres”, foi um dos frequentadores do Colégio das Missões Ultramarinas em Cernache, criado em 1856 por Sá da Bandeira e encerrado em 1912 por Afonso Costa.

Entre estas datas a casa foi frequentada por cinco mil homens e desses foram ordenados 320 padres.

Na sessão comemorativa vão estar presentes os bispos portugueses.

LFS

Porto: D. António Barroso pode vir a ser declarado «missionário modelo»

 

Out
27
Dom
Portalegre: Jornada Missionária e apresentação do Plano Pastoral
Out 27 todo o dia

Portalegre, 11 out 2019 (Ecclesia) – O encerramento do mês missionário na Diocese de Portalegre – Castelo Branco realiza-se a 27 deste mês com uma jornada e a apresentação do Plano Pastoral para 2019/20.

O inicio é no largo da Sé, às 10h, oração inicial e acolhimento.

No fim, os participantes serão distribuídos em três grupos etários, os mais novos estarão no auditório das tapeçarias, os jovens no mercado municipal e os adultos no auditório da câmara municipal., estes três programas durarão até as 12h30

Esta atividade diocesana decorre na Sé de Portalegre e é presidida por D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre – Castelo Branco, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Nov
16
Sáb
Portalegre: Encontro de jovens sobre «Para quem sou eu?»
Nov 16@15:00_21:00

Portalegre, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Portalegre vai acolher, dia 16 deste mês, entre 15h00 e as 21h00, um encontro de jovens sobre «Para quem sou eu?».

Esta interrogação/desafio que o Papa Francisco, na exortação «Cristo Vive», convida os jovens a fazerem é a proposta lançada também pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil aos jovens daquela diocese.

Este encontro está enquadrado na Semana de oração pelos seminários que decorre de 10 a 17 de novembro e à noite (entre as 20h00 e as 21h00), realiza-se uma vigília de oração aberta a toda a comunidade diocesana, onde se rezará pelos seminários.

LFS