Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jan
21
Seg
Publicações: Lançamento de livro sobre D. Domingos da Apresentação
Jan 21@21:30

Aveiro, 17 jan 2019 (Ecclesia) – A obra «Memórias da ação pastoral de D. Domingos da Apresentação Fernandes, bispo de Aveiro» é o título do novo livro do padre José Belinquete que vai ser apresentada, dia 21 deste mês, às 21h30, no Salão das Florinhas do Vouga daquela cidade.

A obra que vai ser apresentada “não é uma biografia, mas um apanhado do trabalho pastoral de D. Domingos, muito baseado nas notícias que saíram no Correio do Vouga”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A ação pastoral de D. Domingos da Apresentação teve tal influência na vida da Diocese de Aveiro “que merecia por justiça, não ser deixada cair no esquecimento da história”, escreve o autor na “Explicação” do livro de 176 páginas com edição «Tempo Novo».

A apresentação da obra vai ser feita em forma de entrevista ao autor e conta com o testemunho de alguns leigos que colaboraram com D. Domingos.

LFS

Jan
24
Qui
Aveiro: Celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na Igreja Metodista
Jan 24_Jan 25 todo o dia

Aveiro, 17 jan 2019 (Ecclesia) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019 vai ser assinalada na Diocese de Aveiro, nos dias 24 e 25 de janeiro, pelas 21h00, em templos da Igreja Metodista.

O Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos realiza-se anualmente de 18 a 25 de janeiro, no hemisfério norte;na Diocese de Aveiro, a iniciativa vai ser vivida nas igrejas Metodistas de Aveiro (Rua Oudinot) e na de Aguada de Cima, no Concelho de Águeda.

‘Procurarás a justiça, nada além da justiça’ é o tema para o ano de 2019, que foi preparado por um grupo diferentes comunidades cristãs da Indonésia, país asiático de maioria muçulmana.

LFS

Aveiro: Igreja Metodista recebe celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 

Jan
31
Qui
Bragança: D. José Cordeiro toma pequeno-almoço com jornalistas
Jan 31@9:30

Bragança, 25 jan 2019 (Ecclesia) – O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda promove, dia 31 deste mês, às 09h30, na casa episcopal, “o tradicional pequeno-almoço de D. José Cordeiro” com a comunicação social de Bragança.

Nesta atividade, o bispo da Diocese de Bragança-Miranda está disponível para falar com os profissionais da comunicação social e um dos temas a abordar é a “construção do Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo” (Miranda do Douro), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Fev
4
Seg
Aveiro: Clero diocesano estuda sacramentos da iniciação cristã
Fev 4_Fev 6 todo o dia

Aveiro, 28 jan 2019 (Ecclesia) – O clero da Diocese de Aveiro vai ter as suas jornadas de formação, de 04 a 06 de fevereiro, na Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha, onde os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) serão o pilar das reflexões.

Os padres Tiago Neto (Lisboa) e Joaquim Ganhão (Santarém) vão refletir sobre «O Catecumenato e uma pastoral de gestação» e «Catequese querigmática e atualidade do primeiro anúncio», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A unidade dos três sacramentos de iniciação cristã» e «Paróquia, lugar da iniciação cristã» são os temas abordados pelos padres João Paulo Henriques (Aveiro) e Francisco Melo (Aveiro).

LFS

Fev
9
Sáb
Bragança: Primeira reunião do Conselho Diocesano Juvenil Vocacional
Fev 9 todo o dia

Macedo de Cavaleiros, 06 fev 2019 (Ecclesia) – A primeira reunião do Conselho Juvenil Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda vai realizar-se a 09 deste mês, pelas 10h00, na Casa Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros.

No sentido de “dar resposta aos vários desafios” lançados pelo Papa Francisco aos jovens, às orientações do Sínodo dos Bispos e às dinâmicas pastorais da Diocese de Bragança-Miranda, o Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional (SDPJ) convocou todos os movimentos e responsáveis juvenis dos 4 arciprestados para a primeira reunião do Conselho Diocesano Juvenil Vocacional, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Segundo o programa, os participantes vão refletir sobre «Quem é o Conselho Diocesano Juvenil Vocacional»; «Assembleia de Jovens em Fátima»; «Dia Diocesano da Juventude em Vinhais” e vão ser distribuídos as «Lectios da Quaresma» e «calendarização das Lectio da Luz»;

LFS

Fev
11
Seg
Bragança-Miranda: Instituto de Estudos Pastorais dedica ciclo ao «discipulado missionário»
Fev 11@20:30

Bragança, 05 fev 2019 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) de Bragança-Miranda vai começar a 11 de fevereiro um ciclo de estudos, centrado no tema geral do ‘discipulado missionário’, que decorre ao longo dos próximos três anos.

“Pretendemos reaprender a ser discípulos ao jeito e ao modo de Jesus. Só assim poderemos ser autenticamente fiéis ao dom recebido, à nossa eleição e à nossa vocação. Aprender de Jesus, com Jesus e por Jesus é estar em permanente comunhão e união com a Sua Santa Igreja Católica”, explica o vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade, o padre José Bento Soares.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda explica que o novo ciclo de estudos do IDEP pretende “responder à necessidade e urgência de capitalizar mais e melhor os agentes pastorais”.

‘Discípulos Missionários em comunhão’ é o tema central do novo ciclo de estudos, que vai ter a duração de três anos, e começa com o Curso Geral da ‘Maturidade da Fé’, no próximo dia 11, pelas 20h30, na igreja dos Santos Mártires, em Bragança.

A formação destina-se a todos os leigos em geral e tem o formato de módulos temáticos e formativos, num total de seis.

Além dos “módulos obrigatórios”, o IDEP vai disponibilizar também um conjunto de roteiros para o “exercício dos ministérios litúrgico e da ação pastoral social e da fragilidade humana”.

“Com isto pretendemos que não só capitalize os agentes pastorais, como também suscite neles a inquietação e a busca incessante e inebriante do Deus da Misericórdia total e definitivamente revelado em Jesus Cristo e presente na Sua Igreja Católica”, acrescentou o padre José Bento Soares.

Segundo o comunicado, as inscrições para o ciclo de estudos do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais podem ser feitas presencialmente, por telefone, ou e-mail, junto dos serviços da Cúria Diocesana ou da Vigararia Episcopal para a Ação Pastoral.

CB/OC

Mar
2
Sáb
Publicações: Lançamento da obra «Salmos da Quaresma – Ano C»
Mar 2 todo o dia

Bragança, 01 mar 2019 (Ecclesia) – A obra «Salmos da Quaresma – Ano C» do padre Octávio Augusto Sobrinho Alves, da Diocese de Bragança-Miranda, vai ser este sábado na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

Depois de “Salmos do Advento e da Quaresma – Anos A e B” e dos “Salmos do Advento – Ano C”, o sacerdote apresenta agora um conjunto de músicas para as celebrações da Quaresma (ano C), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Posteriormente, o livro está disponível no cartório da Unidade Pastoral Senhora das Graças, sito na igreja da antiga Sé.

Até ao final do ano pastoral, o autor espera ainda publicar outras composições de música sacra e litúrgica, lê-se.

LFS

Bragança-Miranda: Diocese promove formação de agentes pastorais
Mar 2@9:00

Bragança, 23 fev 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai dinamizar uma ação de formação para os seus agentes pastorais, na temática ‘Todos, tudo e sempre em Missão’, dia 2 de março, no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

“Esta formação destina-se ao clero, aos consagrados e aos leigos que queiram aprofundar o desafio missionário de ser Igreja”, explica o vigário episcopal para a ação Episcopal e diaconia da caridade, padre José Bento Soares, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa que orador do encontro é o pároco da Senhora da Hora, na Diocese do Porto, o padre Amaro Gonçalo, que “muito tem refletivo” sobre a temática em várias dioceses.

A formação, a partir das 09h30, no dia 2 de março é gratuita mas de inscrição é obrigatória, até 25 de fevereiro através de formulário online ou pelo endereço de correio eletrónico (e-mail – pastoralbm@gmail.com).

A Diocese de Bragança-Miranda está a viver o atual ano pastoral e litúrgico assente no dom da esperança e em sintonia com toda a Igreja Católica em Portugal um ano missionário extraordinário intitulado ‘Todos, tudo e sempre em Missão’.

CB

Bragança-Miranda: Diocese promove formação de agentes pastorais
Mar 2@9:30_16:30

Bragança, 02 mar 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai dinamizar uma ação de formação para os seus agentes pastorais, na temática ‘Todos, tudo e sempre em Missão’, este sábado, no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

“Esta formação destina-se ao clero, aos consagrados e aos leigos que queiram aprofundar o desafio missionário de ser Igreja”, explica o vigário episcopal para a ação Episcopal e diaconia da caridade, padre José Bento Soares, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa que orador do encontro é o pároco da Senhora da Hora, na Diocese do Porto, o padre Amaro Gonçalo, que “muito tem refletido” sobre a temática em várias dioceses.

A formação, a partir das 09h30, é gratuita.

A Diocese de Bragança-Miranda está a viver o atual ano pastoral e litúrgico assente no dom da esperança e em sintonia com toda a Igreja Católica em Portugal um ano missionário extraordinário intitulado ‘Todos, tudo e sempre em Missão’.

CB

Mar
11
Seg
Bragança-Miranda: Bispo e jovens vão dinamizar a «Lectio Divina» na Quaresma
Mar 11@21:00

Bragança, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras às 21h00, a partir de 11 de março, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão é no dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e a ‘Lectio Divina’ centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda vai presidir à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, este ano a 6 de março, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

CB

Mar
16
Sáb
Bragança: Santuário de Cerejais recebe encontro interdiocesano de crianças
Mar 16 todo o dia

Bragança, 28 fev 2019 (Ecclesia) – O Santuário do Imaculado Coração de Maria, Cerejais (Alfândega da Fé) vai acolher, dia 16 de março, um encontro interdiocesano de crianças.

A iniciativa naquele santuário da Diocese de Bragança-Miranda é organizada pelo Movimento da Mensagem de Fátima e “prevê um conjunto de ações ao longo do dia”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o acolhimento matinal, o padre José António Machado, assistente diocesano do movimento, aborda de “forma dinâmica e interativa o papel dos pequenos mensageiros”, lê-se na nota.

Este encontro pretende “estimular nos mais novos, nos «pequenos mensageiros», tal como os pastorinhos, o gosto pela adoração eucarística”.

LFS

Aveiro: D. António Azevedo participa na formação para animadores de grupos de jovens
Mar 16@9:30_16:30

Aveiro, 13 mar 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro vai promover um dia de formação para animadores de grupos de jovens, com a participação do presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, dia 16 de março, no seminário diocesano.

Segundo o programa divulgado do ‘Formar-te’, D. António Augusto Azevedo, bispo-auxiliar do Porto, vai dinamizar o wokshop sobre “acompanhamento”, a partir das 14h00, deste sábado, no Seminário de Aveiro.

“Ninguém melhor nos poderia dar ferramentas para este tema, contamos com algumas dicas práticas para o animador proporcionar esse acompanhamento aos jovens. Esperamos mesmo um workshop prático”, disse Sara Amaral, da equipa de formação do Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro, em declarações à Agência ECCLESIA.

D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios da Igreja Católica em Portugal, participou no Sínodo dos Bispos dedicado à juventude, sobre ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, em outubro de 2018, no Vaticano.

O dia de formação para animadores de grupos de jovens de Aveiro, entre as 09h30 e as 16h00 do próximo dia 16, começa com o testemunho de “encontro com” por Emanuel Dias, estudante do Mestrado Integrado em Psicologia, e é da Diocese do Porto.

Ainda da parte da manhã, no encontro ‘Formar-te’ do Departamento da Pastoral Juvenil os participantes vão ouvir a cantora Claudine Pinheiro partilhar a “experiência pessoal com Deus”, a partir das 11h45, para depois “poderem proporcionar esse encontro aos jovens”.

Sara Amaral que também acompanha jovens salienta que o próprio animador “precisa de silêncio, de encontro com Deus”.

SN/CB

Quaresma: Um dia de formação para animadores de jovens – Emissão 12-03-2019

Igreja tem de valorizar os jovens para evitar que Sínodo seja «oportunidade perdida»

[Notícia atualizada às 12:46 de 14 março]

Mar
18
Seg
Bragança-Miranda: Bispo e jovens vão dinamizar a «Lectio Divina» na Quaresma
Mar 18@21:00

Bragança, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras às 21h00, a partir de 11 de março, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão é no dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e a ‘Lectio Divina’ centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda vai presidir à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, este ano a 6 de março, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

CB

Mar
25
Seg
Bragança-Miranda: Bispo e jovens vão dinamizar a «Lectio Divina» na Quaresma
Mar 25@21:00

Bragança, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras às 21h00, a partir de 11 de março, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão é no dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e a ‘Lectio Divina’ centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda vai presidir à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, este ano a 6 de março, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

CB

Mar
27
Qua
Aveiro: Tertúlias sobre «O cristianismo e o mundo atual»
Mar 27@21:30

Aveiro, 11 mar 2019 (Ecclesia) – No Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), em Aveiro, estão a decorrer tertúlias sobre «O cristianismo e o mundo atual» sendo a próxima dia 27 deste mês, às 21h30, que tem como tema «Arte Sacra / Arte Contemporânea – Contradição de desafio».

Esta iniciativa – organizada pela Comissão da Cultura e Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Aveiro – tem como orador José Alberto Machado (Universidade de Évora), anuncia o programa enviado à agência ECCLESIA.

A tertúlia seguinte (04 de abril) tem como tema «Teologia Política: entre passado e futuro» e tem como preletor Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra).

«Preocupações sociais e éticas resultantes da revolução tecnológica em curso. Os desafios da robótica e inteligência artificial» é o pilar da reflexão, dia 29 de maio, que tem como conferencistas J. Norberto Pires (Universidade de Coimbra) e Henrique Leitão (Universidade de Lisboa – Prémio Pessoa 2014).

LFS