Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Out
21
Dom
Setúbal: Secretariado diocesano promove dia de oração pelas Missões
Out 21@10:00

Setúbal, 16 out 2018 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal vai presidir à Eucaristia do dia de oração pelas missões, dinamizado pelo secretariado diocesano do setor, às 12h00 deste domingo, 21 de outubro, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha.

A iniciativa promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões de Setúbal, no Dia Mundial das Missões, começa às 10h00, com um painel de testemunhos missionários.

Os participantes vão ouvir a irmã Maria Virgem do Mar, do Instituto do Verbo Encarnado, a experiência missionária do seminarista Rúben Miguel que esteve em Cabo Verde, e o padre Luiz Carlos Júnior, da Aliança da Misericórdia, que vai apresentar o livro ‘Misericordiar’.

A iniciativa realiza-se no Dia Mundial das Missões 2018 e o bispo de Setúbal, D. José Ornelas, vai presidir à Eucaristia, onde vão ser instituídos Acólitos dois missionários da comunidade de Aliança de Misericórdia, a partir das 12h00, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha.

O Dia Mundial das Missões, anualmente no penúltimo domingo de outubro, foi instituído pelo Papa Pio XI, em 1926, como “um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos” e o objetivo de “incentivar, nas Igrejas locais, a cooperação missionária”.

A nível nacional, as Obras Missionárias Pontifícias – Portugal prepararam o guião missionário 2018/2019, com o tema ‘Agarra o desafio, da missão’, onde partilham mensagens institucionais dedicadas à missão, esquemas de orações e celebrações, testemunhos, entre outros conteúdos.

De recordar que as dioceses católicas em Portugal estão a viver um Ano Missionário especial, entre este mês e outubro de 2019, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa com a Nota Pastoral ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, respondendo a uma iniciativa do Papa Francisco que anunciou um “mês missionário extraordinário” para outubro de 2019.

CB

Fev
2
Sáb
Igreja/Jovens: Bispo de Setúbal termina primeira visita vicarial com encontro «Partilha-te +»
Fev 2@16:00

Setúbal, 19 jan 2019 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal vai terminar a visita aos jovens das paróquias da Vigararia de Palmela/Sesimbra com a primeira edição do ‘Partilha-te + (Partilha-te mais)’, no dia 2 de fevereiro, na igreja de São Pedro.

“Os encontros ‘Partilha-te +’ acontecerão, sempre, como conclusão das visitas pastorais do bispo de Setúbal a cada vigararia”, explica o Departamento diocesano da Juventude.

Segundo o programa enviado à Agência ECCLESIA, o padre Jesuíta José Maria Brito vai falar sobre ‘Os Jovens e a Vocação’, no contexto do Dia do Consagrado, num momento formativo orientado para os jovens e animadores/responsáveis de grupos juvenis, a partir das 16h00.

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, vai presidir à Eucaristia de envio, às 18h00, com que temrina a visita pastoral às paróquias de Palmela, Quinta do Anjo, Quinta do Conde, Azeitão, Sesimbra e Castelo de Sesimbra.

A igreja de São Pedro, em Palmela, vai receber também a primeira reunião do Conselho Vicarial de Jovens de Palmela/Sesimbra.

Durante os próximos dois anos, o bispo de Setúbal vai visitar as paróquias da diocese para encontrar-se com todos os jovens, tenham ou não vivência de católica.

Para este ano 2018/2019 estão previstas visitas às paróquias das Vigararias Caparica e Almada; As restantes quatro – Setúbal, Montijo, Barreiro–Moita e Seixal – realizam-se em 2019/2020.

O Departamento da Juventude contextualiza que vão dinamizar “sete encontros formativos” ‘Partilha-te +’, até 2020, que terminam com a celebração da Eucaristia, e são “vocacionados em especial para todos os jovens” da Diocese de Setúbal, mas “abertos a outros interessados”, na informação publicada no sítio online da Diocese de Setúbal.

Ainda no dia 2 de fevereiro, o departamento dinamiza o festival diocesano da canção mensagem, com o tema ‘Partilha-te em Missão’, a partir das 21h30, na Sociedade Filarmónica Humanitária, em Palmela.

CB

Setúbal: Departamento da Juventude promove festival diocesano da canção

Fev
14
Qui
Património: Ação de formação sobre acondicionamento de documentação arquivística
Fev 14@10:30_18:00

Setúbal, 04 fev 2018 (Ecclesia) – O Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família da Paróquia da Cova da Piedade (Diocese de Setúbal), em parceria com a «Mão de Papel», realiza, no dia 14 de fevereiro, uma ação de formação sobre “Sistemas de Acondicionamento e de Exposição para documentos de arquivo e de biblioteca”.

Esta iniciativa que tem como formadora Helena Nunes surge no âmbito das atividades de “difusão cultural e de relevância da preservação do património documental, como o legado histórico a transmitir às gerações vindouras”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na premissa do exercício da “cidadania cultural e no direito de acesso à cultura por parte de todos”, proporciona-se “valores de inscrição mais acessíveis e que incluem os materiais para a componente prática”, acentua.

LFS

Fev
18
Seg
Património: Os «Sons da Arte» na Igreja de São Sebastião de Setúbal
Fev 18@21:00

Setúbal, 14 fev 2019 (Ecclesia) – A Comissão de Arte Sacra da Diocese de Setúbal realiza, dia 18 deste mês, às 21h00, uma jornada intitulada «Os Sons da Arte» na Igreja de São Sebastião daquela cidade.

Esta atividade que ocorre no dia do Beato Fra Angelico pretende, “através do órgão de tubos, de um violino e do canto, levar o ouvinte a viver um espaço que foi criado para a envolvência da totalidade do ser”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O evento não será “apenas para escutar música, mas para rezar com ela, aprendendo a contemplar Deus pelas outras artes presentes na igreja, que constituem esse convite a tocar o infinito”, acrescenta.

António Laertes, Sofia Amorim e Joana Amorim são os músicos presentes nesta iniciativa da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Setúbal.

LFS

Mar
14
Qui
Setúbal: Celebrações do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz
Mar 14 todo o dia

Setúbal, 05 fev 2019 (Ecclesia) – Nas comemorações do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz vai ser lançada uma “ampla antologia” da sua obra poética destinada a um “público abrangente”, organizada pelo escritor e investigador Ruy Ventura (comissário das Comemorações).

É já no próximo dia 14 de março de 2019 que se cumprem os quatrocentos anos da morte de um dos “maiores poetas de língua portuguesa”, Frei Agostinho da Cruz (1540- 1619), ocorrida em Setúbal, junto da igreja da Anunciada, no Bairro do Troino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Figura marcante na literatura no nosso país e também na espiritualidade, “nomeadamente franciscana e arrábida”, a sua memória será lembrada entre este ano e 2020 (480 anos do seu nascimento) num conjunto de iniciativas, promovidas ou apoiadas pela Diocese de Setúbal.

Além desta edição vai realizar-se “um recital de poesia”, no Convento da Arrábida, a 23 de março, com a leitura de poemas de Frei Agostinho da Cruz e de outros autores que espelharam nos seus versos aquele sacro-monte.

No dia 01 de junho realiza-se um colóquio sobre a vida e obra do poeta, em Sintra, localidade onde viveu mais de quarenta anos.

Em janeiro de 2020, D. José Tolentino Mendonça profere, em Setúbal, uma conferência sobre o poeta.

Nascido em Ponte da Barca e falecido em Setúbal, junto à igreja da Anunciada, Agostinho Pimenta – o seu primeiro nome – foi noviço no convento de Santa Cruz, na serra de Sintra, passando a habitar a partir de 1605 numa cela na serra da Arrábida, como eremita.

LFS

 

Setúbal: Jornada sobre «Casa com lugar para todos – Onde a deficiência VIVE»
Mar 14 todo o dia

Almada, 06 fev 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro (Cova da Piedade – Diocese de Setúbal) promove, dia 14 de março, uma jornada sobre «Casa com lugar para todos – Onde a deficiência VIVE».

Esta iniciativa que vai decorrer no Fórum Municipal Romeu Correia (Almada) pretende refletir não só o trabalho que a instituição executa diariamente, como também “o sonho em servir de uma forma inclusiva as necessidades da pessoa deficiente”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Assim neste encontro procurar-se-á refletir, através de vários painéis, a vivência da pessoa deficiente em Portugal, as suas necessidades e interesses, “dando voz direta aos mesmos”, assim como aos elementos da sociedade a nível nacional e local que percebem do assunto.

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, “com trabalho reconhecido há 46 anos no Concelho de Almada”, acrescenta o comunicado.

LFS

 

Mar
15
Sex
Quaresma: Pastoral da Juventude de Setúbal dinamiza Via-Sacra «Partilha-te na Cruz»
Mar 15@21:30

Setúbal, 15 mar 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal promove hoje a Via-Sacra Jovem 2019, com o tema «Partilha-te na Cruz», a partir das 21h30, num percurso entre as Paróquias de São Francisco Xavier e Monte da Caparica.

“O desafio é que todos os jovens possam vir Partilhar e Partilhar-se na Cruz, numa oportunidade de encontro e manifestação da fé da juventude de Setúbal, para melhor vivermos o tempo de Quaresma”, explica.

O Departamento da Juventude informa que vão usar as “meditações e orações” da Via-Sacra presidida pelo Papa Francisco, na Sexta-feira Santa de 2018, no Coliseu de Roma.

Na informação divulgada no sítio online da Diocese de Setúbal, contextualizam que as meditações “são da autoria de jovens italianos”, pedidas no âmbito do Sínodo da Juventude.

As cenas da Paixão de Jesus, entre as Paróquias de São Francisco Xavier e Monte da Caparica, vão ser representadas por 14 grupos de jovens da Igreja sadina, salienta ainda o departamento.

A Quaresma é um tempo de 40 dias marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, este ano dia 21 de abril.

A Diocese de Setúbal está a viver um biénio pastoral dedicado à juventude, com o tema ‘Partilha-te em novos caminhos’, e o seu bispo, D. José Ornelas, está a percorrer as paróquias para encontrar-se com todos os jovens.

CB

 

Setúbal: Diocese procurar criar espaços que aproximem os jovens

Mar
16
Sáb
Igreja/Cultura: Início das comemorações centenárias de Frei Agostinho da Cruz
Mar 16 todo o dia

Setúbal, 01 mar 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal assinala, entre 2019 e 2020, o IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz e os 480 anos do seu nascimento, entre março de 2019 e maio de 2020.

As comemorações iniciam-se a 16 de março, com a eucaristia presidida por D. José Ornelas, na Paróquia da Anunciada, (Setúbal), seguindo-se, à noite, o lançamento de uma antologia organizada pelo Comissário das Comemorações, Ruy Ventura, salienta uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Este evento terá lugar no auditório da Cúria Diocesana, espaço onde se situava a antiga enfermaria dos frades arrábidos, e onde veio a falecer Frei Agostinho da Cruz.

Figura marcante na literatura no nosso país e também na espiritualidade, “nomeadamente franciscana e arrábida”, a sua memória será lembrada entre este ano e 2020 (480 anos do seu nascimento) num conjunto de iniciativas, promovidas ou apoiadas pela Diocese de Setúbal.

Além desta edição vai realizar-se “um recital de poesia”, no Convento da Arrábida, a 23 de março, com a leitura de poemas de Frei Agostinho da Cruz e de outros autores que espelharam nos seus versos aquele sacro-monte.

No dia 01 de junho realiza-se um colóquio sobre a vida e obra do poeta, em Sintra, localidade onde viveu mais de quarenta anos.

Em janeiro de 2020, D. José Tolentino Mendonça profere, em Setúbal, uma conferência sobre o poeta.

Nascido em Ponte da Barca e falecido em Setúbal, junto à igreja da Anunciada, Agostinho Pimenta – o seu primeiro nome – foi noviço no convento de Santa Cruz, na serra de Sintra, passando a habitar a partir de 1605 numa cela na serra da Arrábida, como eremita.

LFS

 

Mar
23
Sáb
Setúbal: Celebrações do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz
Mar 23 todo o dia

Setúbal, 05 fev 2019 (Ecclesia) – Nas comemorações do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz vai ser lançada uma “ampla antologia” da sua obra poética destinada a um “público abrangente”, organizada pelo escritor e investigador Ruy Ventura (comissário das Comemorações).

É já no próximo dia 14 de março de 2019 que se cumprem os quatrocentos anos da morte de um dos “maiores poetas de língua portuguesa”, Frei Agostinho da Cruz (1540- 1619), ocorrida em Setúbal, junto da igreja da Anunciada, no Bairro do Troino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Figura marcante na literatura no nosso país e também na espiritualidade, “nomeadamente franciscana e arrábida”, a sua memória será lembrada entre este ano e 2020 (480 anos do seu nascimento) num conjunto de iniciativas, promovidas ou apoiadas pela Diocese de Setúbal.

Além desta edição vai realizar-se “um recital de poesia”, no Convento da Arrábida, a 23 de março, com a leitura de poemas de Frei Agostinho da Cruz e de outros autores que espelharam nos seus versos aquele sacro-monte.

No dia 01 de junho realiza-se um colóquio sobre a vida e obra do poeta, em Sintra, localidade onde viveu mais de quarenta anos.

Em janeiro de 2020, D. José Tolentino Mendonça profere, em Setúbal, uma conferência sobre o poeta.

Nascido em Ponte da Barca e falecido em Setúbal, junto à igreja da Anunciada, Agostinho Pimenta – o seu primeiro nome – foi noviço no convento de Santa Cruz, na serra de Sintra, passando a habitar a partir de 1605 numa cela na serra da Arrábida, como eremita.

LFS

 

Setúbal: Colóquio «INperfeita MENTE» na Semana Cáritas
Mar 23@17:30

Setúbal, 18 mar 2019 (Ecclesia) – A Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, com o apoio da Cáritas Paroquial da Cova da Piedade (Diocese de Setúbal) realiza, dia 23 deste mês, um colóquio sobre «INperfeita MENTE».

Esta iniciativa, integrada na Semana Cáritas (17 a 24 de março), decorre no Seminário de Almada e tem como oradores o psiquiatra António Sampaio e a psicóloga Eleonora Gonçalves, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

No evento vai estar patente também a exposição «Imperfeições» de Helena Lobato e vai ser lançado o livro «Poemas Pintados» de Carlos Grade e Helena Lobato.

LFS

Setúbal: Bispo preside à apresentação do Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo
Mar 23@21:00

Lisboa, 22 mar 2019 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal vai presidir à sessão de apresentação do Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), este sábado, a partir das 21h00, na igreja da Nossa Senhora da Anunciada.

“As conclusões do relatório são um alerta para a situação em que se encontram milhares de pessoas em todo o mundo vítimas da intolerância, fanatismo religioso e terrorismo, mas também da violência exercida por grupos radicais, atores estatais e regimes autoritários”, afirma a AIS.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a fundação pontifícia informa que para além da intervenção de D. José Ornelas também a diretora do secretariado português da Ajuda à Igreja que Sofre, Catarina Martins de Bettencourt, vai falar sobre liberdade religiosa.

O salão paroquial da igreja da Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, vai receber, este sábado, a apresentação do mais recente relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, que é publicado de dois em dois anos, resultado do trabalho de uma extensa equipa que “monitorizou a informação” publicada nos Media, documentos constitucionais e legislação dos diversos países, como dados obtidos da Igreja e de outras instituições nos diversos continentes.

Segundo a AIS, o documento conclui que a situação das minorias religiosas “se deteriorou em quase metade dos países onde há violações significativas das liberdades” e em comparação com o relatório anterior, de 2016, “há mais países a sofrerem abusos sistemáticos quanto à prática de culto”.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre está a fazer um périplo pelas dioceses portuguesa e a Igreja Católica em Setúbal vai receber o relatório depois de Lisboa, Porto, Leiria-Fátima e Évora.

O documento pode ser consultado em em www.religion-freedom-report.org e a sua versão impressa pode ser solicitado à AIS.

CB

Mai
17
Sex
Setúbal: Santuário de Cristo Rei comemora 60 anos com cantata
Mai 17_Mai 18 todo o dia

Setúbal, 14 mai 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Cristo Rei em Almada (Diocese de Setúbal) está a celebrar, durante este ano, o 60º aniversário da sua inauguração e as comemorações centrais acontecem neste mês de maio.

As celebrações centrais decorrem esta sexta-feira e sábado, com a celebração da eucaristia comemorativa e a apresentação de uma cantata a Cristo Rei, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A 17 de maio, sexta-feira, pelas 18h30, D. José Ornelas preside à eucaristia comemorativa e de seguida, pelas 20h00, tem lugar a “inauguração de uma fonte luminosa e um conjunto escultórico do Santuário”.

O programa deste dia termina com um jantar-convívio na tenda panorâmica, onde será apresentado o livro «Gestos de misericórdia num coração missionário», uma homenagem ao Padre Acílio da Cruz Fernandes, diretor da Casa do Gaiato de Setúbal.

No dia seguinte, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Almada, será apresentada, pelas 21h00, uma Cantata a Cristo Rei com letra do bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, e música do Cónego Ferreira dos Santos, da Diocese do Porto.

A obra, com a duração de uma hora, será apresentada por um coro de 340 vozes, 4 solistas, acompanhados por uma orquestra de 50 elementos, refere a nota.

Esta Cantata a Cristo Rei será apresentada, também, no Santuário de Fátima (a 17 de junho) e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (a 03 de novembro).

LFS

Mai
25
Sáb
Setúbal: Vigararia do Seixal promove Festival da Canção Jovem Cristã
Mai 25@21:00

Seixal, 03 mar 2019 (Ecclesia) – A Vigararia do Seixal, na Diocese de Setúbal, vai promover o Festival Vicarial da Canção Jovem Cristã 2019, intitulado ‘Recebeste de graça, dai de graça’, pelas 21H00, de 25 de maio, na Paróquia de Nossa Senhora do Monte Sião.

“Esta forma de evangelização, através da música, tem servido ao longo dos anos para estreitar laços entre jovens de paróquias e carismas diferentes e criar pontes para as outras atividades a nível vicarial”, explica a organização.

Esta vai ser a 30.ª edição do Festival Vicarial da Canção Jovem Cristã que é “um forte momento de evangelização, que tem vindo atravessar gerações” na Vigararia do Seixal.

“Este é um ano especial, ao longo da sua história tem promovido a participação e convívio entre os grupos de jovens da vigararia, apelando à criatividade na criação de novas letras e músicas que transmitam a vivência do Espírito Cristão”, realça.

O evento é organizado, em cada edição, por uma das paróquias que pertencem à Equipa Vicarial da Pastoral Juvenil do Seixal (EVIPAJIL) e a Paróquia de Amora “pretende” que seja um ano de celebração mas, “também, de regresso às origens e uma redescoberta da riqueza da sua história”, lê-se ainda na informação divulgada no sítio online da Diocese de Setúbal

“Recebeste de graça, dai de graça”, do Evangelho de São Mateus (10, 8B) é o tema do 30.º Festival Vicarial da Canção Jovem Cristã que vai ter lugar na Paróquia de Nossa Senhora do Monte Sião – Amora, no Seminário João Baptista Scalabrini.

CB

Mai
26
Dom
Setúbal: D. José Ornelas encerra a visita às paróquias da vigararia de Almada
Mai 26 todo o dia

Almada, 22 mai 2019 (Ecclesia) – As visitas pastorais do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, às Paróquias da vigararia de Almada, chegam ao fim dia 26 de maio, e na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Cova da Piedade) realiza-se o encerramento vicarial.

Nesta atividade realiza-se a terceira edição dos encontros «Partilha-te +», promovidos pelo Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, onde, pelas 16h00, Rui Teixeira – um dos jovens portugueses que participou na reunião pré-sinodal, no Vaticano, onde esteve com o Papa Francisco e tantos outros jovens do mundo inteiro – que falará sobre «Os Jovens e a Fé», lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

De seguida, pelas 17h00, D. José Ornelas preside à eucaristia de envio, encerrando assim, em “verdadeira festa, este primeiro ano de visitas pastorais na diocese dedicadas à juventude”, realça.

LFS

Jun
1
Sáb
Setúbal: Celebrações do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz
Jun 1 todo o dia

Setúbal, 05 fev 2019 (Ecclesia) – Nas comemorações do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz vai ser lançada uma “ampla antologia” da sua obra poética destinada a um “público abrangente”, organizada pelo escritor e investigador Ruy Ventura (comissário das Comemorações).

É já no próximo dia 14 de março de 2019 que se cumprem os quatrocentos anos da morte de um dos “maiores poetas de língua portuguesa”, Frei Agostinho da Cruz (1540- 1619), ocorrida em Setúbal, junto da igreja da Anunciada, no Bairro do Troino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Figura marcante na literatura no nosso país e também na espiritualidade, “nomeadamente franciscana e arrábida”, a sua memória será lembrada entre este ano e 2020 (480 anos do seu nascimento) num conjunto de iniciativas, promovidas ou apoiadas pela Diocese de Setúbal.

Além desta edição vai realizar-se “um recital de poesia”, no Convento da Arrábida, a 23 de março, com a leitura de poemas de Frei Agostinho da Cruz e de outros autores que espelharam nos seus versos aquele sacro-monte.

No dia 01 de junho realiza-se um colóquio sobre a vida e obra do poeta, em Sintra, localidade onde viveu mais de quarenta anos.

Em janeiro de 2020, D. José Tolentino Mendonça profere, em Setúbal, uma conferência sobre o poeta.

Nascido em Ponte da Barca e falecido em Setúbal, junto à igreja da Anunciada, Agostinho Pimenta – o seu primeiro nome – foi noviço no convento de Santa Cruz, na serra de Sintra, passando a habitar a partir de 1605 numa cela na serra da Arrábida, como eremita.

LFS