Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Dez
6
Sex
Igreja/Natal: Exposição «Presépios do mundo – O imaginário Sul-Americano»
Dez 6@17:00

Sardoal, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A Câmara Municipal do Sardoal promove a exposição «Presépios do mundo – O imaginário Sul-Americano» que vai ser inaugurada, às 17h00, do dia 06 de dezembro.

Após a concentração, às 17h00, no edifício da câmara municipal, os participantes podem visualizar os presépios nas capelas daquela vila da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A mostra «Presépios do mundo – O imaginário Sul-Americano» vai estar patente, até 11 de janeiro, no Centro Cultural Gil Vicente (Sardoal) e fazem parte da coleção Rui Sequeira.

LFS

Dez
8
Dom
Bragança: Campanha «Natal na Prisão» recolhe meias e sabonetes
Dez 8 todo o dia

Bragança, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral Penitenciária da Diocese de Bragança-Miranda, em colaboração com a Cáritas Diocesana, está a promover de, 16 deste mês a 08 de dezembro, a campanha «Natal na Prisão».

A ação consiste na “recolha de meias e sabonetes”, para os cerca de 500 reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Esta campanha anual procura levar “a boa nova do nascimento de Cristo aos Estabelecimentos Prisionais”, além “dos donativos que serão entregues às pessoas privadas de liberdade como presentes de Natal”, procura-se sobretudo “sensibilizar a sociedade para esta realidade oculta à maioria da população”, lê-se.

As Unidades Pastorais, paróquias, IPSS e estabelecimentos de ensino são convidadas a aderir à campanha.

LFS

Bragança: Professores de EMRC promovem «Natal de Proximidade»
Dez 8 todo o dia

Bragança, 29 nov 2019 (Ecclesia) – Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança promovem, até dia 08 de dezembro, a ação «Natal de Proximidade».

Uma ação que visa concretizar “gestos concretos de solidariedade, sentimento maior e causa de felicidade, com a recolha de alimentos não perecíveis (enlatados, massas, arroz, feijão, grão, leite, azeite, farinha, salsichas, cereais, bolachas), calçado e roupa, para apoiar, em confidencialidade, alunos carenciados do agrupamento e já sinalizados”, sublinha um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao participar nesta iniciativa, o Natal “já começou no coração de cada um”, refere o professor de EMRC, Jorge Novo.

LFS

Igreja/Natal: Exposição de presépios «Encontrareis um Menino» no Crato
Dez 8 todo o dia

Crato, 03 dez 2019 (Ecclesia) – A Casa Museu Padre Belo no Crato (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) vai ter exposto, de 08 de dezembro a 06 de janeiro de 2020, a exposição de presépios «Encontrareis um Menino».

Naquele espaço, de terça-feira a domingo, vão estar patentes presépios das coleções Padre Belo e Rui Sequeira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa é promovida pela Santa Casa da Misericórdia do Crato e pela Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre – Castelo Branco.

LFS

Bragança: Ordenação de dois diáconos permanentes na Sé
Dez 8@18:00

Bragança, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, vai presidir, dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, às 18h00, na catedral, à ordenação de dois diáconos permanentes.

Fernando Manuel Afonso Granjo Vaz, da paróquia de São Pedro de Macedo de Cavaleiros, Unidade Pastoral da Divina Misericórdia e Guilhermino da Silva Morais, da paróquia de São João Batista, Unidade Pastoral da Senhora das Graças fizeram a sua formação no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Atualmente, a Diocese de Bragança – Miranda conta com 10 diáconos permanentes que centram a sua atividade na ação pastoral e sócio caritativa.

LFS

Jan
6
Seg
Igreja/Natal: Mostra de presépios e meninos Jesus, em Alcains
Jan 6 todo o dia

Alcains, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O Museu do Canteiro em Alcains (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) tem patente ao público, até 06 de janeiro de 2020, uma mostra de presépios e meninos Jesus.

«É Natal, nasceu o Deus Menino» é o mote desta exposição, inaugurada a 23 de novembro, que assinala a época natalícia e conta este ano com “um valioso espólio cultural e religioso” da diocese, nomeadamente das 10 paróquias do Arciprestado de Castelo Branco, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A exposição integra “22 imagens de Jesus Menino e algumas vestes e adereços religiosos”, datados na sua maioria dos séculos XIX e XX.

Além das diversas imagens do Menino Jesus, também estão de volta os presépios mais recentes da coleção inacabada do obstetra Francisco Elias que, desde 2006 surpreende a cada ano.

Entre os que compra e os que recebe, contam-se peças do artesanato tradicional ao contemporâneo, de Portugal, mas também das mais variadas partes do mundo.

LFS