Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
27
Sáb
Aveiro: «Segue os teus sonhos» dá mote ao acampamento regional dos escuteiros
Jul 27_Ago 2 todo o dia

Aveiro, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas está a organizar o seu acampamento regional (ACAREG 2019) que vai reunir 2200 escuteiros de Portugal, entre 27 de julho e 2 de agosto, no Concelho de Anadia.

“Pretende ser uma ocasião de relevo na contribuição para a formação integral dos seus participantes, e uma oportunidade educativa de convivência e companheirismo, promovendo também uma consciência das dimensões regional e extrarregional do CNE e do Movimento Escutista”, informa o chefe de acampamento do ACAREG 2019.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Fernando Cassola Marques explica que “a bússola dos sonhos” vai orientar o “ambicioso” programa de atividades “assinalado para ser encontro e partilha de vivências, celebrando a vida num esforço empreendedor de construir um mundo melhor, marcado por valores que congreguem pessoas pelo empenho e compromisso de todos”.

Com o lema ‘segue os teus sonhos’ os escuteiros vão criar “uma cidade de lona e sonho com as suas próprias mãos” no 19.º acampamento regional dos escuteiros da Diocese de Aveiro, em Avelãs de Cima, no Concelho de Anadia.

Os participantes que se encontram distribuídos em quatro grupos etários, acompanhados por mais de 300 adultos, dos 10 concelhos da Diocese de Aveiro e com ela a sua região escutista, vão ter a companhia de “uma centena de outros” que chegam de várias partes do país, incluído as regiões autónomas.

A Junta Regional de Aveiro do CNE assinala também que através de uma temática comum aos quatro grupos etários vai procurar “reincidir também a sua insistência em sensibilizar” todos para os objetivos de desenvolvimento sustentável, entre outros aspetos consciencializando para a “sustentabilidade ambiental” a para defesa e proteção dos recursos naturais.

Do programa destaca-se o domingo dia 28 de julho, com a receção às entidades partir das 15h30, uma hora depois o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, preside à Eucaristia e às 17h30 começa a cerimónia oficial de abertura de campo.

CB

Set
1
Dom
Aveiro: Exposição «Batismo: memórias e histórias»
Set 1@16:00

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Diocese de Aveiro) organiza, de 13 de julho a 01 de setembro, a exposição «Batismo: memórias e histórias».

A exposição vai estar patente em vários locais da cidade de Aveiro: Museu de Aveiro/Santa Joana (portaria conventual); Livraria Santa Joana (montra) e Gato Malhado (montra), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No cartaz da exposição pode ler-se uma frase do Papa Francisco: “Deixa que a graça do teu batismo frutifique num caminho de santidade”.

LFS

Set
14
Sáb
Aveiro: Assembleia de animadores juvenis
Set 14@9:30

Aveiro, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese de Aveiro (DPJA) vai dar início, dia 14 deste mês, ao ano pastoral 2019-2020 com uma Assembleia de Animadores de Aveiro (A3).

Nesta assembleia o DPJA “quer dar a conhecer o seu projeto pastoral para o ano 2019-2020, bem como iniciar o caminho rumo à JMJ 2022”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A assembleia de animadores de jovens tem início às 09h30 e decorre no Seminário de Aveiro.

LFS

Set
21
Sáb
Aveiro: Inscrições para as aulas no Centro de Formação D. António Marcelino
Set 21 todo o dia

Aveiro, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro de Formação D. António Marcelino (CEFAM), em Aveiro, tem abertas as inscrições, até ao dia 21 de setembro, para continuidade do Curso Teológico-Pastoral (2º ano) e para novos alunos que queiram frequentar disciplinas de forma livre.

O CEFAM iniciou a sua atividade no ano letivo 2018-2019 e “foram já cerca de 60 os cristãos que frequentaram este primeiro ano”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste momento está a ser lecionado um curso teológico-pastoral, dirigido para leigos candidatos ao diaconado permanente, como também a todos que queiram seguir um plano de formação estruturado nas áreas da religião e da teologia, ou com interesse em frequentar algumas disciplinas que se apresentem como mais oportunas para uma formação pastoral mais cuidada, respondendo a uma melhor formação para os serviços realizados nas comunidades.

O Curso que está a ser ministrado está estruturado em três anos, mas qualquer cristão pode frequentar disciplinas em qualquer trimestre, à sua escolha e na modalidade que desejar, lê-se na nota.

LFS

Set
22
Dom
Aveiro: D. Manuel de Almeida Trindade é irmão a título póstumo na Irmandade de Santa Joana
Set 22@15:00

Aveiro, 16 set 2019 (Ecclesia) – A Irmandade de Santa Joana Princesa, em Aveiro, vai investir, dia 22 deste mês, às 15h00, D. Manuel de Almeida Trindade como irmão a título póstumo naquela instituição.

D. Manuel de Almeida Trindade (bispo de Aveiro entre 1962 e 1988) e Querubim do Valle Guimarães (provedor da irmandade entre 1935 e 1970) são os dois irmãos investidos a título póstumo numa celebração presidida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, na Igreja de Jesus daquela cidade, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na cerimónia vão ser também investidos como irmão honorários os filhos mais velhos de Duarte Pio de Bragança: Afonso de Santa Maria e Maria Francisca de Bragança

Na ocasião será descerrada uma lápide evocativa na sacristia da Igreja de Jesus.

LFS

Set
28
Sáb
Viana do Castelo: Abertura do ano pastoral sobre «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior»
Set 28 todo o dia

Viana do Castelo, 16 set 2019 (Ecclesia) – A abertura do ano pastoral na Diocese de Viana do Castelo realiza-se a 28 deste mês, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e é o terceiro ano de um triénio subordinado ao tema «Viana do Castelo em Júbilo – 40 anos de Diocese».

Neste ano (2019/20), a “atenção dos diocesanos” centra-se na temática «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na abertura do ano pastoral, na qual estará presente o bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, além da apresentação do subtema para este ano será apresentado o calendário diocesano, no qual consta a programação e calendarização das atividades pastorais com impacto diocesano de cada movimento.

Este tema geral «Viana do Castelo em Júbilo – 40 Anos de Diocese» foi desenvolvido, concretizado e vivido, ao longo do ano pastoral 2017/18, sob o mote: «Somos Igreja que agradece, sob a proteção dos Santos Bartolomeu dos Mártires e Paulo VI».

No último Ano Pastoral (2018/19), o lema foi «Somos Igreja que Evangeliza, sob a proteção de São Teotónio».

LFS

Set
29
Dom
Viana do Castelo: Assembleia diocesana de Catequese
Set 29 todo o dia

Viana do Castelo, 12 set 2019 (Ecclesia) – Na Escola Superior de Ciências Empresarias, em Valença, vai realiza-se, dia 29 deste mês, a assembleia de catequese da Diocese de Viana do Castelo.

“Novos desafios para a Catequese” é o tema da assembleia e também o tema da reflexão de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pela primeira vez, para além de todos os párocos e de todos os catequistas da diocese, a assembleia é “aberta às famílias que queiram associar-se, particularmente as que já estão envolvidas na catequese familiar, modelo que tem vindo a substituir a tradicional catequese da infância”, lê-se.

Ainda de manhã, será exibido um documentário sobre o objeto do encontro, “a que se seguirá informação muito relevante acerca da preparação dos adolescentes para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Lisboa em 2022, através do projeto “Say Yes”, que arranca já este ano pastoral”.

De tarde vai ser apresentado o programa do Secretariado Diocesano da Catequese para 2019-2020 e um “conjunto de interessantes testemunhos e memórias”.

LFS

Out
4
Sex
Igreja/Cultura: Inauguração da exposição sobre «a porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro»
Out 4@21:00

«As peças para o serviço do culto e devoção dos cristãos são marcadas por uma beleza ímpar» – D. António Moiteiro

Aveiro, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja de Aveiro e a empresa Vista Alegre inauguram hoje a nova exposição temporária ‘A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção’, às 21h00

“As peças de porcelana fabricadas pela Vista Alegre para o serviço do culto e devoção dos cristãos são marcadas por uma beleza ímpar, sempre destacando a sua delicadeza que nos atrai e nos eleva à Fonte da Beleza, Deus”, afirmou o bispo de Aveiro sobre esta mostra.

D. António Moiteiro assinala que a Vista Alegre mostrou-se, “desde cedo, audaz” no campo da arte da porcelana, sobretudo por ter “investido em ultrapassar as várias dificuldades deste caminho” e procurou conhecer para iniciar e “aperfeiçoar para melhor servir”.

“Somos todos testemunhas disto mesmo, e a Comunidade Cristã não é exceção”, acrescentou, divulga a diocese.

A exposição que vai ser inaugurada hoje mostra ao público a ligação entre “a arte da porcelana e a devoção” com peças das paróquias da Diocese de Aveiro, de colecionadores privados e do espólio do Museu Vista Alegre.

De entrada livre, a exposição ‘A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção’ pode ser visitada todos os dias, incluindo fins de semana, das 10h00 às 19h00, até 31 de dezembro, no Museu Vista Alegre.

CB

Out
5
Sáb
Viana do Castelo: Encontro diocesano de acólitos centrado no «Acolher como Jesus»
Out 5 todo o dia

Viana do Castelo, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Parque das Caldas de Monção, Igreja matriz e o centro paroquial vão acolher hoje o encontro de acólitos da Diocese de Viana do Castelo baseado no tema para o ano pastoral «Acolher como Jesus».

A iniciativa tem como objetivo “proporcionar aos acólitos um dia de celebração da fé, de convívio e de formação, assim como estreitar laços de amizade e consciencialização para uma maior sensibilidade de pertença” à igreja diocesana e “fomentar a criação de grupos de Acólitos nas comunidades onde ainda não existem”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 11h30 inicia-se um tempo de formação e a tarde começa com atividades lúdicas no parque das Caldas e, às 16h30, prepara-se a Eucaristia que terá lugar às 17h00.

A edição 2019 do encontro diocesano de acólitos termina, cerca das 18h00, com a foto de grupo.

LFS

Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS

Out
8
Ter
Universidade: Diocese de Aveiro promove bênção do estudante
Out 8@19:00

Aveiro, 07 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro vai presidir à bênção do estudante universitário, numa Missa de início do novo ano letivo, esta terça-feira, 8 de outubro, às 19h00.

“Marca o início do teu ano letivo de uma forma diferente”, destaca o Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) que dinamiza a celebração.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Aveiro, o CUFC convida os estudantes universitários e irem trajados à Eucaristia.

A Missa começa às 19h00, e o Centro Universitário Fé e Cultura adianta que depois oferece o jantar, num momento de convívio entre os estudantes.

O CUFC foi fundado a 25 de março de 1987 e tem ao dispor dos alunos biblioteca, sala de estudo; sala de reuniões, bar e café e ainda espaço para descontrair, bem como uma Capela onde celebram a Eucaristia aos domingos às 21h00 e de segunda a sexta-feira às 12h40.

CB

Out
25
Sex
Vila Real: Conferência sobre «Liturgia e Catequese» no Centro Católico de Cultura
Out 25@21:00

Foto 360portugal.com

Vila Real, 24 out 2019 (Ecclesia) – O Centro Católico de Cultura de Vila Real retoma, esta sexta-feira, às 21h00, as suas atividades formativas neste ano letivo com uma conferência sobre «Liturgia e Catequese».

O orador é o padre José Cardoso de Almeida, da Diocese de Viseu, que é formado em catequese no Instituto de São Dâmaso, em Madrid, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O ano letivo inicia com uma conferência “aberta a todos, padres e leigos”, tendo como título «Liturgia e Catequese» e vai abordar “as relações entre a prática litúrgica e a catequese em todas as idades, incluindo grupos de jovens, escuteiros, entre outros”, lê-se.

A conferência terá lugar no auditório do Seminário de Vila Real.

LFS

 

Out
27
Dom
Viana do Castelo: Bispo destaca importância do «acolhimento» e «significado especial» da peregrinação diocesana a Fátima
Out 27 todo o dia

«Só em Igreja se pode ser cristão», afirmou D. Anacleto Oliveira numa mensagem à diocese

Agência Ecclesia/MC

Viana do Castelo, 17 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo espera que a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima seja “uma vivência do acolhimento” e afirma que tem um “especial significado” ao realizar-se no início da ‘Semana da Diocese’, a 27 de outubro.

“Esta peregrinação faz parte do jubileu dos quarenta anos da criação da Diocese. Neste terceiro e último ano somos convidados ao acolhimento. Para isso recorremos à proteção de Nossa Senhora, padroeira principal da Diocese, sob o título de «Santa Maria Maior» – «Maior» no modo como nos acolhe e nos incentiva a acolher, enquanto Mãe”, escreveu D: Anacleto Oliveira, numa mensagem aos diocesanos que vão peregrinar à Cova da Iria.

No documento enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Viana do Castelo, o seu bispo começa com a exclamação ‘temos Mãe!’, do Papa Francisco no Santuário de Fátima, pelo centenário das aparições, a 13 de maio de 2017.

“E repetiu: «Temos Mãe! Temos Mãe!». Não há dúvida: foi a maternidade de Maria que mais o atraiu a Fátima”, acrescenta o bispo de Viana de Castelo, explicando que pela “mesma razão” também peregrinam ao santuário, para encontrarem “com a Mãe do Céu que lá acolhe”.

“Queremos saborear o seu amor, para o partilhamos uns com os outros: com os companheiros de viagem; com os restantes diocesanos que para lá se deslocam; com peregrinos de outros lugares do País e do mundo. Acolhamo-los a todos, ao deixarmo-nos acolher por Maria, nossa Mãe querida”, desenvolveu.

Na mensagem para ser lida, em cada autocarro, no início da peregrinação, o bispo de Viana do Castelo salienta que foi com uma mensagem que se pode resumir nas palavras “oração e conversão” que Nossa Senhora se manifestou em Fátima.

Do programa da peregrinação destaca-se a recitação do Terço, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e passado uma hora a Eucaristia no altar do recinto de oração, todas as celebrações vão ser presididas por D. Anacleto Oliveira, no próximo dia 27.

O bispo de Viana do Castelo explica que com esta iniciativa começa a Semana da Diocese em que procuram anualmente “aprofundar a consciência” de que são membros da “grande família cristã que é a diocese”.

“Só em Igreja se pode ser cristão. E se eu preciso da Igreja, de igual modo ela precisa de mim”, acrescenta.

Numa carta aos sacerdotes de Viana do Castelo, o bispo diocesano lembra que a peregrinação “começa já com a viagem até Fátima”, recomenda que os autocarros sejam identificados com os cartazes alusivos à peregrinação que está integrada na Semana da Diocese 2019.

CB

Out
30
Qua
Aveiro: Teólogo Pablo D’Ors lança livro na Paróquia da Vera-Cruz
Out 30@21:30

Aveiro, 24 out 2019 (Ecclesia) – A Paróquia da Vera-Cruz, na Diocese de Aveiro, acolhe, às 21h30, o teólogo Pablo D’Ors e o lançamento do seu mais recente livro «O Amigo do Deserto», dia 30 deste mês.

Com a chancela da Quetzal Editores, o lançamento nasce de “uma parceria entre a paróquia e a Livraria Santa Joana” que apresentará o livro no salão paroquial, onde em setembro de 2018 o autor já esteve a abriu um ciclo de conversas abertas, “valorizando o tema do silêncio e da meditação e confirmando um caminho paroquial de valorização da espiritualidade como forma de vivência da fé”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com a publicação deste novo livro surge a “continuidade de uma temática de alcance espiritual” e a paróquia tem vindo a apostar em propostas culturais dentro de uma reflexão espiritual e cristã.

Com estas iniciativas o padre João Alves adianta que no seguimento da visita pastoral do bispo no ano 2017, em que pedia um maior diálogo com a cultura, a paróquia tem vindo a procurar afirmar uma opção mais clara e estruturada nesse âmbito e diálogo.

LFS

Nov
1
Sex
Viana do Castelo: «Pão das Almas» distribuído em paróquias de Caminha
Nov 1_Nov 2 todo o dia

Caminha, 30 out 2019 (Ecclesia) – A distribuição do «Pão das Almas» vai decorrer em algumas paróquias do arciprestado de Caminha (Diocese de Viana do Castelo), nos dias 01 e 02 de novembro.

No dia 1 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Arga de Cima (8h15), Arga de Baixo (9h30) e Arga de São João (11h00), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 2 de novembro, comemoração dos Fiéis Defuntos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Venade (6h30), Argela (16h00) e Azevedo (17h30), lê-se.

O pároco, padre Paulo Emanuel Dias, sublinha que esta tradição “vem de tempos antigos os pobres receberem pão aquando da celebração do funeral de alguém”.

Este costume ultrapassou as celebrações exequiais e, em algumas localidades, com o passar dos tempos, faz-se no dia de Todos os Santos e também no de Fiéis Defuntos.

O mordomo das almas distribui o pão no final da celebração da eucaristia, pedindo para que se reze pelas almas do purgatório, sobretudo as mais abandonadas.

LFS