Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
12
Sex
Açores: Santuário do Senhor Santo Cristo celebra 60 anos
Jul 12 todo o dia

Ponta Delgada, 20 fev 2019 (Ecclesia) – O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres na cidade de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel – Açores) está a celebrar o 60º aniversário da elevação a santuário diocesano.

Para comemorar esta efeméride (22 de abril de 1959) realizam-se várias atividades com destaque para um simpósio nos dias 11 e 12 de julho e um encontro (24 de maio) de reitores dos santuários diocesanos dos Açores, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 19 de março, o padre José da Silva Lima, da Diocese de Coimbra, faz uma conferência sobre «Santuário, arte de cuidar» e a 12 de julho, D. Carlos Azevedo, do Conselho Pontifício para a Cultura (Organismo da Santa Sé) aborda o tema «Viver em Cristo: Pleno humanismo de santidade».

O programa festivo conta ainda com a festa dos espinhos (dia 23 de março) e uma celebração de ação de graças (22 abril) pelo 60º aniversário deste santuário.

LFS

Jul
20
Sáb
Igreja: «Jesus Summer Fest» – um encontro para a juventude açoriana
Jul 20@9:00_23:59

Angra do Heroísmo, Açores, 19 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude de Angra está a organizar o ‘Jesus Summer Fest’, um encontro com música, espiritualidade, desporto e lazer, entre as 09h00 e a meia-noite de 20 de julho, no Relvão, em Ponta Delgada.

“Queremos aliar a espiritualidade e a fé com a música e demais atividades propostas numa perfeita simbiose, constituindo assim, uma oportunidade de evangelização dos jovens a partir dos próprios jovens e das diferentes atividades”, explicou o responsável da pastoral juvenil na diocese de Angra.

O padre Norberto Brum afirma que com atividades que “são do gosto e apreciadas pelos jovens” pretendem “proporcionar um dia de verão verdadeiramente diferente, mobilizador e, sobretudo, inspirador”, divulga o sítio online diocesano ‘Igreja Açores’.

A partir das 09h00, o ‘Jesus Summer Fest’ vai proporcionar desporto – incluindo desportos radicais -, workshops de promoção de hábitos de vida saudáveis, atividades promocionais de bons e saudáveis hábitos de alimentação, dinâmicas de grupo, concertos, DJ, uma “minifeira” com instituições ligadas à saúde, combate às dependências e voluntariado.

Até à meia-noite do dia 20 de julho, no Relvão, em Ponta Delgada, os jovens vão ter uma Tenda da Adoração e Eucaristia, a atuação do Dj Priest e da Banda Jota, da Diocese da Guarda, espaços de partilha e troca de experiências, jogos tradicionais, uma “minifeira” do Livro com literatura juvenil, entre outras propostas.

“Tudo se conjuga para que este multifestival seja um acontecimento marcante na vida dos nossos jovens neste verão, culminando a caminhada que foi feita ao longo deste ano pastoral”, destaca o padre Norberto Brum, divulga o sítio ‘Igreja Açores’.

O diretor Diocesano da Pastoral Juvenil de Angra assinala que querem um festival que “seja inclusivo, onde haja espaço para todos os jovens”, “como pede o Papa Francisco” no número 234 da Exortação ‘Cristo Vive’, e que coloque a manifesto “o desejo da Igreja chegar a todos” e seja “acolhedora, aberta e inclusiva”.

CB

 

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
28
Dom
Açores: D. João Lavrador nas comemorações dos 150 anos da Igreja de Santana
Jul 28 todo o dia

DR

Ponta Delgada, Açores, 24 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. João Lavrador, vai presidir, este domingo, às celebrações dos 150 anos da Igreja de Santana – Nordeste (Ilha de São Miguel – Açores) sendo a Eucaristia às 12h00 e pelas 20h00 a procissão pelas ruas da localidade.

As comemorações começam esta quarta-feira com duas conferências sobre esta efeméride por José Carlos Carneiro e Francisco Resendes e abertura de uma exposição fotográfica onde estão patentes registos dos padres que estiveram naquela paróquia e de algumas alfaias litúrgicas, refere o programa enviado à agência ECCLESIA.

As festividades naquela localidade da Ilha de São Miguel realizam-se de 24 a 31 deste mês e têm atividades lúdicas, desportivas e religiosas.

LFS

Ago
6
Ter
Igreja: Bispo de Viseu preside à festa do Senhor Bom Jesus do Pico
Ago 6 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 02 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à “festa principal” do Senhor Bom Jesus Milagroso, “uma das mais emblemáticas manifestações religiosas do Arquipélago dos Açores”, que começam com uma novena a partir de 27 de julho.

“Não se trata de uma festa apenas do Pico mas de todas as ilhas do triângulo (Pico, Faial, São Jorge)”, disse o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, o padre Marco Martinho, divulga o sítio diocesano ‘Igreja Açores’.

‘Ai de mim se não evangelizar é mote para as celebrações no santuário diocesano em São Mateus: A “festa principal”, a 6 de agosto, vai ser presidida por D. António Luciano, bispo da Diocese de Viseu que foi nomeado a 3 de maio de 2018.

A novena de preparação que este ano vai ter como pregador o padre Jacob Vasconcelos, diretor do Serviço da Catequese, Evangelização e Missão de Angra, começa dia 27 de julho.

O Senhor Bom Jesus Milagroso “é uma das mais emblemáticas” manifestações religiosas da Diocese de Angra e do Arquipélago dos Açores que conta com a participação de “milhares de forasteiros, sobretudo das ilhas vizinhas e também da diáspora”, entre 27 de julho até 7 de agosto.

O sítio online ‘Igreja Açores’ contextualiza que a festa que remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, cópia fiel das que se veneram”, mas a devoção que já existia era ao Senhor Crucificado”.

CB

Set
23
Seg
Açores: Encontro sobre «Santuários de Peregrinos ou de Turistas»
Set 23@20:30

Ponta Delgada, Açores, 20 set 2019 (Ecclesia) – Na Igreja de Santa Cruz da Lagoa, Ilha de São Miguel (Açores) realiza-se, dia 23 deste mês, o II encontro de Turismo em diálogo com o Património Religioso que tem como tema «Santuários de Peregrinos ou de Turistas»

A iniciativa, começa pelas 20h30, terá a moderação de Sara Sousa de Oliveira e reúne à mesma mesa o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cónego Adriano Borges, o padre Nemésio Medeiros, guia espiritual em Peregrinações à Terra Santa, Raquel Lima, que integra a equipa de interpretes de Língua Gestual Portuguesa, no Santuário de Fátima e Graça Silva Machado, peregrina dos Caminhos de Santiago, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O Encontro visa promover uma reflexão acerca do impacto do turismo no património religioso, partilhar ideias e experiências em torno desta temática, debater os desafios e obstáculos no acesso do turismo ao património religioso, bem como, compreender a influência do património religioso como meio de evangelização.

LFS

Set
28
Sáb
Viana do Castelo: Abertura do ano pastoral sobre «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior»
Set 28 todo o dia

Viana do Castelo, 16 set 2019 (Ecclesia) – A abertura do ano pastoral na Diocese de Viana do Castelo realiza-se a 28 deste mês, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e é o terceiro ano de um triénio subordinado ao tema «Viana do Castelo em Júbilo – 40 anos de Diocese».

Neste ano (2019/20), a “atenção dos diocesanos” centra-se na temática «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na abertura do ano pastoral, na qual estará presente o bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, além da apresentação do subtema para este ano será apresentado o calendário diocesano, no qual consta a programação e calendarização das atividades pastorais com impacto diocesano de cada movimento.

Este tema geral «Viana do Castelo em Júbilo – 40 Anos de Diocese» foi desenvolvido, concretizado e vivido, ao longo do ano pastoral 2017/18, sob o mote: «Somos Igreja que agradece, sob a proteção dos Santos Bartolomeu dos Mártires e Paulo VI».

No último Ano Pastoral (2018/19), o lema foi «Somos Igreja que Evangeliza, sob a proteção de São Teotónio».

LFS

Set
29
Dom
Viana do Castelo: Assembleia diocesana de Catequese
Set 29 todo o dia

Viana do Castelo, 12 set 2019 (Ecclesia) – Na Escola Superior de Ciências Empresarias, em Valença, vai realiza-se, dia 29 deste mês, a assembleia de catequese da Diocese de Viana do Castelo.

“Novos desafios para a Catequese” é o tema da assembleia e também o tema da reflexão de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pela primeira vez, para além de todos os párocos e de todos os catequistas da diocese, a assembleia é “aberta às famílias que queiram associar-se, particularmente as que já estão envolvidas na catequese familiar, modelo que tem vindo a substituir a tradicional catequese da infância”, lê-se.

Ainda de manhã, será exibido um documentário sobre o objeto do encontro, “a que se seguirá informação muito relevante acerca da preparação dos adolescentes para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Lisboa em 2022, através do projeto “Say Yes”, que arranca já este ano pastoral”.

De tarde vai ser apresentado o programa do Secretariado Diocesano da Catequese para 2019-2020 e um “conjunto de interessantes testemunhos e memórias”.

LFS

Out
5
Sáb
Viana do Castelo: Encontro diocesano de acólitos centrado no «Acolher como Jesus»
Out 5 todo o dia

Viana do Castelo, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Parque das Caldas de Monção, Igreja matriz e o centro paroquial vão acolher hoje o encontro de acólitos da Diocese de Viana do Castelo baseado no tema para o ano pastoral «Acolher como Jesus».

A iniciativa tem como objetivo “proporcionar aos acólitos um dia de celebração da fé, de convívio e de formação, assim como estreitar laços de amizade e consciencialização para uma maior sensibilidade de pertença” à igreja diocesana e “fomentar a criação de grupos de Acólitos nas comunidades onde ainda não existem”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 11h30 inicia-se um tempo de formação e a tarde começa com atividades lúdicas no parque das Caldas e, às 16h30, prepara-se a Eucaristia que terá lugar às 17h00.

A edição 2019 do encontro diocesano de acólitos termina, cerca das 18h00, com a foto de grupo.

LFS

Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS

Out
12
Sáb
Açores: Apresentação do Auto de São João de Deus no Dia Mundial da Saúde Mental
Out 12@21:30

Angra do Heroísmo, 07 out 2019 (Ecclesia) – No Dia Mundial da Saúde Mental, 12 de outubro, a Casa de Saúde de São Rafael (Angra do Heroísmo – Açores), apresenta a encenação do Auto de São João de Deus.

Esta atividade realiza-se, às 21h30, no Teatro Angrense (Ilha Terceira) com entrada gratuita e conta com a colaboração e participação de utentes, colaboradores e amigos daquela instituição, classes de ballet da professora Eduarda Rosa e do Coro do Seminário de Angra do Heroísmo, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Out
18
Sex
Açores: Seminário de Angra assinala Dia dos Bens Culturais da Igreja
Out 18@11:00_Out 19@13:00

Angra do Heroísmo, Açores, 16 out 2019 (Ecclesia) – O Seminário de Angra vai ter patente ao público a exposição de Arte Sacra ‘Deus está aqui’, pelo Dia dos Bens Culturais da Igreja, esta sexta-feira e sábado, dias 18 e 19, na Capela da Natividade.

“A exposição tem por objetivo assinalar este dia através de uma seleção de objetos de arte sacra, pertença desta instituição, deixando assim adivinhar os percursos de fé de tantos jovens açorianos que por aqui passaram ao longo dos últimos 156 anos e tantas mudanças de leitura e de relacionamento com o divino ao longo deste tempo”, informa a organização.

A mostra aberta ao público em geral divide-se por três espaços – capela, sacristia e antessala- e apresenta obras de pintura, escultura, têxteis, ourivesaria e documentos gráficos.

A exposição de Arte Sacra ‘Deus está aqui’ pode ser visitada das 11h00 às 19h00, desta sexta-feira, 18 de outubro – o Dia dos Bens Culturais da Igreja – e entre as 10h00 e as 13h00 do dia seguinte, na Capela da Natividade, do Seminário de Angra.

Segundo a organização, o tema é “não somente como uma resposta ao grande tema proposto na missiva do Vigário Geral de Angra – Deus já não habita aqui?”, mas também como “reafirmação” da capela e “da dinâmica que esta casa assume, ou não fosse ela a Casa Santa Mimosa de Deus, o coração da Diocese”.

O sítio online diocesano ‘Igreja Açores’ contextualiza que esta iniciativa é promovida no âmbito da disciplina de Arte e Património, que integra o plano curricular do Seminário de Angra, e envolve o trabalho da turma do 6.º ano, com a orientação da professora Marta Bretão.

A Diocese de Angra vai promover o Dia dos Bens Culturais da Igreja com conferências, exposições, lançamentos editoriais, apresentação de intervenções de reabilitação, visitas guiadas, concertos, entre outros, envolvendo arte religiosa, bibliotecas eclesiais, arquivos ou património imaterial, entre 17 e 20 de outubro.

“A vitalidade e especificidade dos Bens Culturais da Igreja reclamam, cada vez mais, uma articulação plena entre a comunidade religiosa, civil e científica”, afirmou o vigário-geral da diocese, cónego Hélder Fonseca Mendes, em carta enviada a todos os sacerdotes, párocos, onde incentiva todas as paróquias a promover iniciativas, divulga a diocese.

O Dia dos Bens Culturais da Igreja, no dia de São Lucas – pintor e patrono dos artistas – assinala-se desde 2011 com o intuito de promover “a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas”.

Segundo o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica em Portugal, esta data pretende também “debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios com que se confrontam”.

CB

Out
25
Sex
Vila Real: Conferência sobre «Liturgia e Catequese» no Centro Católico de Cultura
Out 25@21:00

Foto 360portugal.com

Vila Real, 24 out 2019 (Ecclesia) – O Centro Católico de Cultura de Vila Real retoma, esta sexta-feira, às 21h00, as suas atividades formativas neste ano letivo com uma conferência sobre «Liturgia e Catequese».

O orador é o padre José Cardoso de Almeida, da Diocese de Viseu, que é formado em catequese no Instituto de São Dâmaso, em Madrid, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O ano letivo inicia com uma conferência “aberta a todos, padres e leigos”, tendo como título «Liturgia e Catequese» e vai abordar “as relações entre a prática litúrgica e a catequese em todas as idades, incluindo grupos de jovens, escuteiros, entre outros”, lê-se.

A conferência terá lugar no auditório do Seminário de Vila Real.

LFS

 

Out
27
Dom
Viana do Castelo: Bispo destaca importância do «acolhimento» e «significado especial» da peregrinação diocesana a Fátima
Out 27 todo o dia

«Só em Igreja se pode ser cristão», afirmou D. Anacleto Oliveira numa mensagem à diocese

Agência Ecclesia/MC

Viana do Castelo, 17 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo espera que a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima seja “uma vivência do acolhimento” e afirma que tem um “especial significado” ao realizar-se no início da ‘Semana da Diocese’, a 27 de outubro.

“Esta peregrinação faz parte do jubileu dos quarenta anos da criação da Diocese. Neste terceiro e último ano somos convidados ao acolhimento. Para isso recorremos à proteção de Nossa Senhora, padroeira principal da Diocese, sob o título de «Santa Maria Maior» – «Maior» no modo como nos acolhe e nos incentiva a acolher, enquanto Mãe”, escreveu D: Anacleto Oliveira, numa mensagem aos diocesanos que vão peregrinar à Cova da Iria.

No documento enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Viana do Castelo, o seu bispo começa com a exclamação ‘temos Mãe!’, do Papa Francisco no Santuário de Fátima, pelo centenário das aparições, a 13 de maio de 2017.

“E repetiu: «Temos Mãe! Temos Mãe!». Não há dúvida: foi a maternidade de Maria que mais o atraiu a Fátima”, acrescenta o bispo de Viana de Castelo, explicando que pela “mesma razão” também peregrinam ao santuário, para encontrarem “com a Mãe do Céu que lá acolhe”.

“Queremos saborear o seu amor, para o partilhamos uns com os outros: com os companheiros de viagem; com os restantes diocesanos que para lá se deslocam; com peregrinos de outros lugares do País e do mundo. Acolhamo-los a todos, ao deixarmo-nos acolher por Maria, nossa Mãe querida”, desenvolveu.

Na mensagem para ser lida, em cada autocarro, no início da peregrinação, o bispo de Viana do Castelo salienta que foi com uma mensagem que se pode resumir nas palavras “oração e conversão” que Nossa Senhora se manifestou em Fátima.

Do programa da peregrinação destaca-se a recitação do Terço, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e passado uma hora a Eucaristia no altar do recinto de oração, todas as celebrações vão ser presididas por D. Anacleto Oliveira, no próximo dia 27.

O bispo de Viana do Castelo explica que com esta iniciativa começa a Semana da Diocese em que procuram anualmente “aprofundar a consciência” de que são membros da “grande família cristã que é a diocese”.

“Só em Igreja se pode ser cristão. E se eu preciso da Igreja, de igual modo ela precisa de mim”, acrescenta.

Numa carta aos sacerdotes de Viana do Castelo, o bispo diocesano lembra que a peregrinação “começa já com a viagem até Fátima”, recomenda que os autocarros sejam identificados com os cartazes alusivos à peregrinação que está integrada na Semana da Diocese 2019.

CB

Nov
1
Sex
Media: Açores recebe o primeiro congresso lusófono de rádios de inspiração cristã
Nov 1_Nov 3 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 01 nov 2019 (Ecclesia) – A Associação de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC), com o apoio do Governo Regional dos Açores e do Município de Angra do Heroísmo, vai promover de hoje a domingo, o primeiro congresso Internacional de rádios lusófonas.

Esta atividade, que decorre Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira), pretende ser “um ponto de reflexão sobre o presente e o futuro de um sector que já viu a sua morte anunciada por diversas vezes, mas que tem tido sempre a capacidade de se reinventar e continuar a crescer junto dos seus ouvintes”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao mesmo tempo ocorrerá “uma feira que tem prevista a participação das mais conceituadas marcas de produtos para o sector”, lê-se no comunicado.

LFS