Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Mai
26
Dom
Lisboa: Igreja da Boa Nova no Estoril acolhe Dia Diocesano da Liturgia
Mai 26 todo o dia

No programa da iniciativa destacam-se 13 ateliers de formação nesta área pastoral

Foto: Pormenor do cartaz do Dia Diocesano da Liturgia, Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 26 mai 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai promover hoje o Dia Diocesano da Liturgia, na igreja da Boa Nova, no Estoril.

Na mensagem dedicada a este evento, publicada online, o cardeal-patriarca de Lisboa destaca um setor fundamental que ajuda a “compreender melhor e celebrar mais conscientemente todos os sinais sacramentais da presença do Senhor”.

D. Manuel Clemente espera que o Dia Diocesano da Liturgia seja uma “forte experiência” em comunidade, de vivência e de comunhão à volta desta temática.

O Dia Diocesano da Liturgia acontece numa altura em que o respetivo Departamento de Liturgia se tem desdobrado em ações de formação junto das paróquias da região.

De acordo com o cardeal-patriarca, “foram muitos os que nelas participaram com gosto e proveito”.

“De vários lados chegam pedidos para mais ações deste género”, que “certamente acontecerão”, sublinha D. Manuel Clemente.

A atividade na igreja da Boa Nova, no Estoril, tem início previsto para as 09h30 e contará com uma intervenção do cardeal-patriarca de Lisboa pelas 11h30.

Depois do período da manhã, o destaque vai para a promoção de 13 ateliers formativos, com vários temas, como o significado do Domingo, dos Sacramentos, a importância de cuidar dos espaços litúrgicos, e o serviço de visita aos doentes.

Na Eucaristia de encerramento Dia Diocesano da Liturgia, marcada para as 16h00, são nomeados novos Ministros Extraordinários da Comunhão e Ministros Extraordinários das Exéquias.

JCP

Mai
29
Qua
Lisboa: Ciclo «E Deus nisto tudo?» na Paróquia do Campo Grande
Mai 29@21:30

Lisboa, 26 mar 2019 (Ecclesia) – A Igreja do Campo Grande (Lisboa) vai acolher, durante 11 semanas seguidas, um ciclo de conversas sobre «E Deus nisto tudo?» com personalidades de várias áreas e moderadas por Maria João Avillez.

O ciclo tem início dia 27 deste mês, às 21h30, com a atriz Maria Rueff e segue, dia 03 de abril, com o advogado e conselheiro de Estado, António Lobo Xavier, realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

A reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, é a convidada do dia 08 de abril, e a 17 de abril é musicólogo Ruy Vieira Nery e o fadista Peu Madureira que refletem sobre o tema central deste ciclo.

A iniciativa continua a 24 de abril com a jornalista e escritora Leonor Xavier e a 01 de maio é a vez do presidente do Conselho de Administração da Renova, Paulo Miguel Pereira da Silva, falar sobre «E Deus nisto tudo?».

O historiador da Ciência, Henrique Leitão, é orador do dia 08 de maio e o deputado José Manuel Pureza reflete sobre o assunto dia 15 de maio.

A 22 de maio a maestrina Joana Carneiro é a oradora e uma semana depois (29 de maio) é a vez do diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, António Filipe Pimentel, aprofundar o tema.

O ciclo encerra a 05 de junho com a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.

LFS

Igreja/Sociedade: Paróquia do Campo Grande promove ciclo de conversas com personalidades da sociedade portuguesa (c/vídeo)

Jun
1
Sáb
Lisboa: Festas de Santo António assinalam devoção religiosa
Jun 1_Jun 13 todo o dia

Lisboa, 10 mai 2019 (Ecclesia) – As festas em honra de Santo António têm início a partir do dia 1 de junho, na igreja na baixa de Lisboa, estendendo-se até ao dia 13, data da sua celebração no calendário litúrgico.

A Orquestra da Academia dos Amigos das Crianças inaugura a Trezena de Santo António com um concerto no dia 1 e na tarde de 11 as fadistas Alexandra, Maria da Fé e Lenita Gentil homenageiam as Marchas de Lisboa.

Ao longo da manhã do dia 13 diversas celebrações eucarísticas vão acontecer na igreja de Santo António à Sé, estando marcada uma procissão solene, às 17h, cujo percurso vai percorrer Alfama com imagens de Santo António e São Vicente, entre outras.

Nesse dia está ainda marcada a “Missa do Adeus”, encerrando a “festa religiosa na igreja”.

Desde o início do mês, até ao dia 12, decorre uma trezena preparatória das 11h e das 17h, com o Frei Albertino Rodrigues como pregador.

O programa completo poderá ser consultado no site da paróquia.

LS

Lisboa: 1º encontro inter-religioso infantojuvenil
Jun 1@16:30

Lisboa, 27 mai 2019 (Ecclesia) – Os Pequenos Cantores da Paróquia de Nova Oeiras com o apoio da Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra e da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona levam a cabo, dia 01 de junho, pelas 16h30, no salão paroquial o «Canto pela Paz».

Nesta iniciativa “está confirmada a presença de grupos de crianças e jovens de cerca de 10 confissões religiosas que trarão a sua música ou mensagens de paz neste Dia Internacional da Criança”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Assumindo o cada vez “mais necessário espírito de diálogo inter-religioso”, nomeadamente no seguimento da recente Declaração de Abu Dhabi assinada pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã Ahmad Al-Tayyeb de Al-Azhar, esta iniciativa pretende “dar um contributo válido para o desenvolvimento de uma cultura da paz, chegando quer aos jovens, quer aos seus familiares num momento em que é tão importante o desenvolvimento do conhecimento e do respeito como forma de responder aos desafios lançados pelos fundamentalismos”, acentua.

LFS

Jun
2
Dom
Lisboa: Encontro de cristãos do oeste do patriarcado
Jun 2 todo o dia

Lisboa, 02 jun 2019 (Ecclesia) – A Plataforma de Diálogo e Intervenção Social (Ação Católica do Oeste do Patriarcado de Lisboa, a Fundação João XXIII e o Núcleo de Diálogo Social) promove hoje um encontro de cristãos do oeste, no Teatro Eduardo Brazão, em Bombarral.

Com o tema global «Ser Cristão no século XXI – Desafios para o Oeste», esta iniciativa propõe a análise dos “grandes desafios atuais que exigem a participação ativa e empenhada de todos os cristãos, designadamente naquelas áreas da educação e formação, da produção agrícola e alimentação e das novas vivências da espiritualidade”, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Ao longo do dia pretende-se abordar “novos caminhos/desafios de participação e intervenção cívica no Oeste numa perspetiva cristã, na linha das propostas da Encíclica «Laudato Sí» e da Exortação Apostólica aos Jovens e a todo o Povo de Deus, “Cristo Vive”, refere a nota.

No encontro, durante a manhã, vão ser apresentadas, simultaneamente, “em sessões parciais e partilhadas, vivências, formas de atuar e outros caminhos nas áreas da educação e formação, da agricultura e alimentação e de novas vivências da espiritualidade”.

Na parte da tarde, que começará com um pequeno concerto musical, haverá um painel intitulado “Ser cristão no século XXI” com a presença de personalidades com raízes ou intervenção, nesta região oeste, na educação, ambiente, agricultura e pescas, a cultura na autarquia ou na dimensão social.

LFS

PROGRAMA do ENCONTRO de CRISTÃOS do OESTE

Jun
4
Ter
Educação: Colégio do Amor de Deus organiza o «Cascais Summit»
Jun 4 todo o dia

Cascais, 29 mai 2019 (Ecclesia) – O Colégio do Amor de Deus de Cascais (Patriarcado de Lisboa) organiza, dia 04 de junho, entre as 10h00 e as 13h30, o «Cascais Summit» que tem como tema “Pensar e projetar dá-Te liberdade”.

O «Cascais Summit» é um projeto “encabeçado por uma equipa multidisciplinar que pretende não só implicar alunos do 9º ano e ensino secundário”, mas “também dar-lhes visibilidade através da partilha de informação útil, prática, impactante e inspiradora”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo da manhã realizam-se oito palestras que assumem “a importância na promoção do olhar e da reflexão sobre como se imagina o futuro, qual o impacto da aplicação dos caminhos possíveis para o construir e as implicações dessas escolhas neste processo”, realça.

O ponto de partida é uma afirmação do Papa Francisco (JMJ Panamá) quando este transmite que os jovens “não são o futuro, são o presente”

O painel de palestrantes “em solo consciente, comprometido e criativo”, é convidado a “inspirar, capacitar, fazer com que os jovens acreditem que também eles podem ser criadores do seu próprio roteiro”

LFS

Lisboa: Módulo formativo «Celebrar com a arte»
Jun 4_Jun 6 todo o dia

Lisboa, 31 mai 2019 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano de Formação Cristã (IDFC) do Patriarcado de Lisboa vai realizar, na Paróquia de Almargem do Bispo, de 04 a 06 de junho, um módulo formativo com o tema «Celebrar com a arte».

Esta ação vai ser orientada pelo padre António Pedro Boto, do Patriarcado  e decorre entre as 21h00 e as 22h30, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

UCP: Instituição e Cisco assinam parceria de programas de investigação e inovação
Jun 4@14:30

Lisboa, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai estabelecer, esta terça-feira, às 14h30, uma parceria com a Cisco para integração de soluções tecnológicas inovadoras no seu Campus e programas de investigação e inovação.

O objetivo desta aliança é desenvolver “um novo Smart Campus 4.0, pioneiro em Portugal, que inclui um centro de inovação, integrando o programa de desenvolvimento de software Cisco DevNet e o Cisco Networking Academy para formação e desenvolvimento em competências digitais”, refere a UCP em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O «Campus do Futuro» vai proporcionar a “toda a comunidade académica tecnologia de vanguarda para o desenvolvimento de competências técnicas e empreendedoras”, lê-se.

A reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, destaca que esta parceria com a Cisco “demonstra a ambição partilhada de desenvolver práticas educativas e curriculares envolvendo competências digitais, e de utilizar a digitalização para o benefício dos nossos estudantes”.

A parceria “é um passo importante” no desenvolvimento tecnológico e perfil internacional e o novo Campus oferece “um espaço atrativo e inovador para os alunos e professores, que contribui para a atração de talento para Portugal”, sublinha.

“A UCP irá utilizar, ainda, o currículo do programa de Networking Academies da Cisco para o desenvolvimento de conhecimento e adoção de tecnologia inovadora no incentivo de atividades empreendedoras dos alunos, através da sua participação em experiências piloto nas áreas de IoT, Indústria 4.0 e Cibersegurança.”

Antonis Tsiboukis, da Cisco Portugal, considera que a “partilha de conhecimento e programas de inovação irá criar a oportunidade para os alunos evoluírem num mundo digital e contribuir para fazer de Portugal uma referência no Ensino Superior”.

LFS

 

Jun
5
Qua
Lisboa: Ciclo «E Deus nisto tudo?» na Paróquia do Campo Grande
Jun 5@21:30

Lisboa, 26 mar 2019 (Ecclesia) – A Igreja do Campo Grande (Lisboa) vai acolher, durante 11 semanas seguidas, um ciclo de conversas sobre «E Deus nisto tudo?» com personalidades de várias áreas e moderadas por Maria João Avillez.

O ciclo tem início dia 27 deste mês, às 21h30, com a atriz Maria Rueff e segue, dia 03 de abril, com o advogado e conselheiro de Estado, António Lobo Xavier, realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

A reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, é a convidada do dia 08 de abril, e a 17 de abril é musicólogo Ruy Vieira Nery e o fadista Peu Madureira que refletem sobre o tema central deste ciclo.

A iniciativa continua a 24 de abril com a jornalista e escritora Leonor Xavier e a 01 de maio é a vez do presidente do Conselho de Administração da Renova, Paulo Miguel Pereira da Silva, falar sobre «E Deus nisto tudo?».

O historiador da Ciência, Henrique Leitão, é orador do dia 08 de maio e o deputado José Manuel Pureza reflete sobre o assunto dia 15 de maio.

A 22 de maio a maestrina Joana Carneiro é a oradora e uma semana depois (29 de maio) é a vez do diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, António Filipe Pimentel, aprofundar o tema.

O ciclo encerra a 05 de junho com a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.

LFS

Igreja/Sociedade: Paróquia do Campo Grande promove ciclo de conversas com personalidades da sociedade portuguesa (c/vídeo)

Jun
7
Sex
Lisboa: Encontros «É bom estarmos aqui» na Ericeira
Jun 7@21:15

Lisboa, 07 jun 2019 (Ecclesia) – O selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, é um dos oradores dos quatros encontros sobre oração, com o tema «É bom estarmos aqui», organizados pelas paróquias da Ericeira e Carvoeira (Patriarcado de Lisboa).

Esta iniciativa, que vai decorrer no salão paroquial da Ericeira, sempre às 21h15, tem início esta sexta-feira, com o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar a falar sobre o «Pai Nosso», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

No dia seguinte, a irmã Sandra Bartolomeu, das Servas de Nossa Senhora de Fátima, reflete sobre «Meditação, silêncio e contemplação», enquanto a 17 de junho o treinador português vai falar sobre «A Palavra de Deus».

Os encontros terminam dia 19, com «A Missa», pelo padre Miguel Cabral.

LFS

Jun
8
Sáb
Igreja/Cultura: Festival de Música Antiga de Torres Vedras
Jun 8 todo o dia

Torres Vedras, 14 mai 2019 (Ecclesia) – O I Festival de Música Antiga de Torres Vedras realiza-se, de 4 de maio a 8 de junho, nas igrejas e espaços históricos do concelho daquela cidade da Diocese de Lisboa.

A próxima sessão vai ser no dia 18 deste mês, às 21h30, na igreja do Seminário de Penafirme e tem como interpretes o agrupamento barroco ARS Eloquentia e a soprano Susana Duarte, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este festival insere-se na estratégia de descentralização do município sendo uma forma de “sensibilizar a população para o património histórico do concelho”, lê-se.

O I Festival de Música Antiga de Torres Vedras aparece também como “uma resposta de revitalização e valorização de todo esse património histórico existente nos vários locais do concelho de Torres Vedras, aliando a música da época praticada de forma historicamente informada, à beleza da arquitetura e acústica desses mesmos espaços”.

Os concertos terão a duração de 45/50 minutos e no início haverá uma breve contextualização histórica do espaço.

No dia 25 realiza-se na Igreja Matriz do Turcifal e tem como tema «Música e pedagogia em torno do novo antigo»

«A sonata da Chiesa barroca e clássica» é no dia 8 de junho na Igreja da Graça, Torres Vedras.

LFS

Lisboa: Encontros «É bom estarmos aqui» na Ericeira
Jun 8@21:15

Lisboa, 07 jun 2019 (Ecclesia) – O selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, é um dos oradores dos quatros encontros sobre oração, com o tema «É bom estarmos aqui», organizados pelas paróquias da Ericeira e Carvoeira (Patriarcado de Lisboa).

Esta iniciativa, que vai decorrer no salão paroquial da Ericeira, sempre às 21h15, tem início esta sexta-feira, com o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar a falar sobre o «Pai Nosso», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

No dia seguinte, a irmã Sandra Bartolomeu, das Servas de Nossa Senhora de Fátima, reflete sobre «Meditação, silêncio e contemplação», enquanto a 17 de junho o treinador português vai falar sobre «A Palavra de Deus».

Os encontros terminam dia 19, com «A Missa», pelo padre Miguel Cabral.

LFS

Jun
12
Qua
Lisboa: Festas de Santo António assinalam devoção religiosa
Jun 12_Jun 24 todo o dia

Lisboa, 10 mai 2019 (Ecclesia) – As festas em honra de Santo António têm início a partir do dia 1 de junho, na igreja na baixa de Lisboa, estendendo-se até ao dia 13, data da sua celebração no calendário litúrgico.

A Orquestra da Academia dos Amigos das Crianças inaugura a Trezena de Santo António com um concerto no dia 1 e na tarde de 11 as fadistas Alexandra, Maria da Fé e Lenita Gentil homenageiam as Marchas de Lisboa.

Ao longo da manhã do dia 13 diversas celebrações eucarísticas vão acontecer na igreja de Santo António à Sé, estando marcada uma procissão solene, às 17h, cujo percurso vai percorrer Alfama com imagens de Santo António e São Vicente, entre outras.

Nesse dia está ainda marcada a “Missa do Adeus”, encerrando a “festa religiosa na igreja”.

Desde o início do mês, até ao dia 12, decorre uma trezena preparatória das 11h e das 17h, com o Frei Albertino Rodrigues como pregador.

O programa completo poderá ser consultado no site da paróquia.

LS

Jun
13
Qui
Lisboa: Celebrações em honra de Santo António
Jun 13 todo o dia

Lisboa, 01 jun 2019 (Ecclesia) – As celebrações em honra de Santo António, que começam hoje na cidade de Lisboa, vão ficar marcadas pela Missa de Festa, dia 13 de junho, 12h00, na Igreja de Santo António à Sé.

Da parte da tarde, a partir das 17h00, tem lugar “a solene procissão, com as imagens de Santo António, São João Batista, São Miguel, Santo Estêvão, São Vicente e São Tiago, que percorre as ruas de Alfama e termina em frente à Sé”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Às 20h00, é celebrada a Missa do Adeus e o encerramento da festa religiosa, mas durante o dia, haverá “a veneração da imagem de Santo António, a visita à cripta, a bênção dos objetos religiosos e a distribuição do pão e cravos”.

LFS

Lisboa: Festas de Santo António assinalam devoção religiosa
Jun 13_Jun 25 todo o dia

Lisboa, 10 mai 2019 (Ecclesia) – As festas em honra de Santo António têm início a partir do dia 1 de junho, na igreja na baixa de Lisboa, estendendo-se até ao dia 13, data da sua celebração no calendário litúrgico.

A Orquestra da Academia dos Amigos das Crianças inaugura a Trezena de Santo António com um concerto no dia 1 e na tarde de 11 as fadistas Alexandra, Maria da Fé e Lenita Gentil homenageiam as Marchas de Lisboa.

Ao longo da manhã do dia 13 diversas celebrações eucarísticas vão acontecer na igreja de Santo António à Sé, estando marcada uma procissão solene, às 17h, cujo percurso vai percorrer Alfama com imagens de Santo António e São Vicente, entre outras.

Nesse dia está ainda marcada a “Missa do Adeus”, encerrando a “festa religiosa na igreja”.

Desde o início do mês, até ao dia 12, decorre uma trezena preparatória das 11h e das 17h, com o Frei Albertino Rodrigues como pregador.

O programa completo poderá ser consultado no site da paróquia.

LS