Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
13
Sáb
Vida Consagrada: Eleição do mestre geral dos Dominicanos
Jul 13 todo o dia

Vietnam, 11 jul 2019 (Ecclesia) – A Ordem dos Pregadores (Dominicanos) está em Capítulo Geral, de 09 deste mês até 04 de agosto, no Vietnam, e no dia 13 deste mês vai ser eleito o novo mestre geral da Ordem que sucede a frei Bruno Cadoré.

O Provincial das Filipinas, o irmão Napoleon B. Sipalay Jr., é o porta-voz dos participantes deste encontro, e em declarações ao site da congregação dominicana recorda “o desafio” que o Papa Francisco tinha lançado a esta comunidade, para que “colocasse como prioridade o sofrimento de todas as pessoas do mundo”.

Espero que nas nossas comissões, especialmente na comissão dedicada à vida fraterna em que estou colocado, possamos discutir as matérias que são mais urgentes hoje (…) espero que possamos retomar esse fogo que tocou São Domingos e que esse fogo possa ser partilhado por todos neste Capítulo”, frisa aquele responsável.

Portugal também está presente nesta reunião magna dos dominicanos, com frei José Nunes e frei Filipe Rodrigues, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Vida Consagrada: Jubileu de Prata da Comunidade Cristo de Betânea
Jul 13 todo o dia

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A Comunidade Cristo de Betânea vai celebrar, este sábado, no Santuário do Sameiro (Braga) o seu Jubileu de Prata: 25 anos da aprovação dos seus estatutos na Igreja Católica.

A celebração jubilar de ação de graças, que “congregará membros, amigos, benfeitores e simpatizantes desta Comunidade, vindos de diversos pontos de Portugal e do estrangeiro (Brasil, Cabo Verde, Reino Unido e Timor)” naquele santuário vai ser presidida, às 11h00, pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesta Eucaristia “algumas Irmãs da Comunidade vão fazer os seus votos perpétuos”.

Foi a 13 de julho de 1994 que D. Eurico Dias Nogueira, então Arcebispo de Braga, aprovou os Estatutos desta Comunidade, como «Associação de Fiéis de Direito Diocesano».

A comunidade vai também assinalar os 25 anos de aprovação dos estatutos no Santuário de Fátima, com uma Eucaristia no dia 19 de julho de 2019, sexta-feira, que será celebrada, 17h00, na Capelinha das Aparições.

Atualmente, a Comunidade Cristo de Betânea está presente, com três casas, em Portugal, nas dioceses de Braga, Leiria-Fátima, e Portalegre e Castelo Branco e tem Fraternidades de membros externos nas dioceses de Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

No estrangeiro, a comunidade está presente no Brasil (Alagoas), Cabo Verde (Praia), Jersey (Ilhas do Canal) e Timor-Leste (Dili).

LFS

Porto: Diocese promove jornadas catequéticas com sete itinerários formativos
Jul 13@9:00_17:00

Jornadas Catequéticas 2018

Porto, 12 jul 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) do Porto promove as suas Jornadas Catequéticas, para catequistas e outros agentes educativos, este sábado, 13 de julho, entre as 09h00 e as 17h00, no Seminário de Vilar.

“Os catequistas vão participar nos encontros de partilha de experiências orientados por catequistas que tem desenvolvido projetos e materiais criativos nas suas paróquias no âmbito catequético”, explicou Isabel Oliveira do SDEC ao sítio online ‘Educris’.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a responsável adianta que a 15.ª edição destas jornadas vão disponibilizar sete itinerários formativos “de modo intensivo” que “pretendem ser um espaço de reflexão e formação para os agentes”, a partir da carta pastoral para este setor e a “necessária melhoria das práticas catequéticas”.

Os participantes, “mais de 320 catequistas”, vão poder inscrever-se num dos sete itinerários que o Secretariado Diocesano da Educação Cristã propõe, e que decorrem em simultâneo: ‘Métodos, interpretação e estudo de itinerários bíblicos: a vocação nas Escrituras’, com José Carlos Carvalho; ‘A arte de discernir e acompanhar em grupo eclesial: uma iniciação’, por Joaquim Santos; ‘Uma catequese ao serviço da iniciação cristã’, com Isabel Oliveira e Fernanda Sousa.

As outras formações são sobre ‘O adolescente: conhecer, comunicar e acompanhar’ e ‘O adolescente: alegria e festa do encontro com Jesus Cristo’, respetivamente com João de Deus e André Coelho; «Iconografia Cristã: A Arte como caminho para a iniciação cristã e a vivência da fé», por Luís Casimiro e «Leitura orante da Palavra: métodos de planificação», com Ana Shultz, Fernando Pinheiro e Maurício Pinheiro, divulga o ‘Educris’.

CB/LFS

Portalegre: Ordenação sacerdotal de André Beato
Jul 13@15:00

Portalegre, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre – Castelo Branco recebe, este sábado, às 16h00, um novo padre com a ordenação presbiteral do diácono André Beato, de Nisa.

A ordenação, na Sé de Portalegre, presidida por D. Antonino Dias, é “um hoje feliz para toda a Igreja, para ele, para a sua família, para toda a comunidade diocesana”, escreveu o bispo de Portalegre – Castelo Branco.

A pastoral juvenil e vocacional “exige acompanhamento e proximidade” e os jovens “querem companheiros de caminho”, para procurarem juntos os “poços de água viva” nos quais podem “saciar a sede de plenitude que muitos deles sentem”, refere D. Antonino Dias.

No seu texto, o bispo de Portalegre – Castelo Branco reconhece que a “pastoral juvenil e vocacional é uma pastoral em saída” por isso “é preciso ir ao encontro dos jovens, não só dos próximos, também dos distantes”.

Com os jovens “é necessário ser perseverante, semear e esperar com paciência que a semente cresça” e a tarefa da Igreja “é semear”.

LFS

 

Portalegre-Castelo Branco: «Quero ser padre como Jesus tendo em atenção os tempos que vivemos» – André Beato

Aveiro: Exposição «Batismo: memórias e histórias»
Jul 13@16:00

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Diocese de Aveiro) organiza, de 13 de julho a 01 de setembro, a exposição «Batismo: memórias e histórias».

A exposição vai estar patente em vários locais da cidade de Aveiro: Museu de Aveiro/Santa Joana (portaria conventual); Livraria Santa Joana (montra) e Gato Malhado (montra), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No cartaz da exposição pode ler-se uma frase do Papa Francisco: “Deixa que a graça do teu batismo frutifique num caminho de santidade”.

LFS

Elvas: Fraternidade Leiga de São Domingos recorda os 40 «Mártires do Brasil»
Jul 13@17:30

Elvas, 02 jul 2019 (Ecclesia) – A Fraternidade Leiga de São Domingos de Elvas vai celebrar a memória do Beato Inácio de Azevedo e companheiros mártires, com a comunidade cristã elvense e a presença do arcebispo de Évora, nos próximos dias 12 e 13.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Fraternidade Leiga de São Domingos de Elvas informa que D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora, vai presidir à Eucaristia dos Mártires do Brasil, pelas 17h30, de 13 de julho, na igreja de São Domingos.

No final da Eucaristia vai tomar posse o novo conselho da fraternidade, para um triénio até 2022, que eleito em assembleia no dia 29 de junho.

A celebração litúrgica em honra dos 40 mártires no Brasil, onde se contam os Beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado que são naturais da cidade de Elvas, é precedida por uma Vigília com ofício de leitura no dia anterior, a 12 de julho, informa a Fraternidade Leiga de São Domingos.

Os 40 Mártires do Brasil foram beatificados pelo Papa Pio IX, a 11 de maio de 1854, e a sua memória celebra-se a 17 de julho; O Beato Inácio de Azevedo, padre Jesuíta, e os seus 39 companheiros sofreram o martírio nas Ilhas Canárias quando foram intercetados por navios de Calvinistas a caminho do Brasil, para onde iam evangelizar, no ano de 1570.

CB

Leiria: Aniversário da dedicação da igreja catedral
Jul 13@18:30

Leiria, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A comemoração dos 445 anos da dedicação da igreja catedral de Leiria realiza-se este sábado com uma celebração, às 18h30, presidida por D. António Marto.

Para além do aniversário que se comemora, a diocese tem “razões acrescidas para festejar” porque na mesma celebração, haverá a instituição no ministério de acólito do seminarista Jorge Fernandes e, ainda, o envio missionário de várias pessoas do grupo Ondjoyetu, dos Jovens Sem Fronteiras e do Instituto do Coração de Maria, para diferentes destinos e diversificada duração, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
14
Dom
Património: Obras dos Museus do Vaticano em exposição na China
Jul 14 todo o dia

Pequim, 28 mai 2019 (Ecclesia) – O Palace Museum em Pequim (China) tem patente, de hoje a 14 de julho, 76 obras de arte popular, arte budista e arte católica da coleção chinesa dos Museus do Vaticano.

“É a primeira vez que os Museus do Vaticano organizam uma mostra com a maior instituição cultural da China” que é “um gesto concreto de alto valor simbólico”, foi declarado no comunicado à imprensa de apresentação da exposição «Beauty Unites Us – Chinese Art from the Vatican Museum».

A exposição é organizada pelo padre Nicola Mapelli, responsável pelo Departamento Anima Mundi dos Museus do Vaticano e por Wang Yuegong, responsável pelo Department of Palace Life and Imperial Ritual, refere o site VaticanNews.

Entre as peças expostas é de “particular importância um grupo de obras realizadas por artistas chineses que testemunham o encontro entre o cristianismo e as tradições artísticas da China”.

A exposição tem também duas “extraordinárias obras-primas originais”, pintadas a óleo, da Pinacoteca Vaticana: o «Repouso durante a Fuga para o Egito» (1570-1573) de Barocci e «Adão e Eva no Paraíso Terrestre» (final do século XVII) de Peter Wenzel.

LFS

Braga: Ordenação de três padres diocesanos e um jesuíta
Jul 14@15:30

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – No Santuário do Sameiro, em Braga, vão ser ordenados, este domingo, às 15h30, três padres para a arquidiocese minhota e um para a Companhia de Jesus (Jesuítas).

Na celebração, presidida por D. Jorge Ortiga, vão ser ordenados os presbíteros Fernando Jorge Brandão Carneiro (Arciprestado de Vieira do Minho); José Tiago Pereira Varanda (Arciprestado de Cabeceiras de Basto);Vítor Hugo da Silva Gonçalves (Arciprestado de Terras de Bouro) e João Manuel Silva (Companhia de Jesus), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nestas ordenações há uma particularidade, o diácono José Tiago Pereira Varanda é invisual.

O diácono João Manuel Silva é natural de Braga e está a concluir os estudos de teologia em Boston (Estados Unidos da América).

LFS

Ordenações: Cego, Tiago Varanda vai ser um padre «igual aos outros» (c/vídeo)

Aveiro: Ordenação de dois sacerdotes na Sé
Jul 14@16:00

Aveiro, 13 jul 2019 (Ecclesia) – Os diáconos Jorge Gonçalves e Pedro Oliveira da Diocese de Aveiro vão ser ordenados dia 14 deste mês, às 16h00, na Sé de Aveiro.

As ordenações presbiterais vão ser presididas por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Porto: Ordenação de dois padres e cinco diáconos
Jul 14@16:00

Porto, 13 jul 2019 (Ecclesia) – Na Sé do Porto vão ser ordenados, este domingo, às 16h00, dois padres e cinco diáconos.

Na celebração, presidida por D. Manuel Linda, vão ser ordenados padres os diáconos Micael Danilo Brito da Silva (Penafiel) e Tiago Filipe da Costa Santos (Arouca), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

César Abílio Ventura Pinto; Filipe Martins de Sousa Vales; José Almonte Jesús; José da Silva Coelho e Misael Fermin Fermin Calderón vão ser ordenados diáconos.

Os dois ordinandos da República Dominicana (Misael Fermin Fermin Calderón e José Almonte Jesús) são do Seminário Redemptoris Mater do Caminho Neo-Catecumenal.

LFS

Santarém: Ordenação sacerdotal de João Moita
Jul 14@16:00

Santarém, 13 jul 2019 (Ecclesia) – Na Sé de Santarém vai ser, este domingo, às 16h00, ordenado padre o diácono João Moita sendo a celebração presidida pelo bispo diocesano, D. José Traquina.

Um “novo e jovem padre para a diocese, é um dom de Deus”, pelo qual se deve “rezar e agradecer, e um grande estímulo para a Pastoral das Vocações na Diocese de Santarém”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
15
Seg
Aveiro: Diocese dinamiza Campo de Férias missionário «MissiOn 2019»
Jul 15_Jul 20 todo o dia

Aveiro, 14 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro está a organizar o Campo de Férias missionário “MissiOn 2019”, para jovens dos 16 aos 25 anos de idade, que vai realizar-se em Portugal, entre 15 e 20 de julho.

“No espaço de uma semana são convidados a rasgar horizontes e a dar um pouco mais de si aos outros, num lugar e ambiente diferente, atentos ao próximo”, informa a organização.

Entre 15 e 20 de julho, o Campo de Férias ‘MissiOn 2019’ vai proporcionar a partilha de tempos de diversão e desporto mas também “tempos formativos e espirituais”.

A atividade destina-se as jovens dos 16 aos 25 anos que estejam ligados à vida cristã da Diocese de Aveiro, como grupo de catequese e de jovens, catequistas, acólitos, a movimentos juvenis.

As inscrições, limitadas a 25 participantes, terminam no dia 5 de julho e o endereço de correio eletrónico para contacto é sdam@diocese-aveiro.pt para o qual deve ser enviada a inscrição com nome, morada, data de nascimento, paróquia; Os participantes menores têm de apresentar uma autorização do encarregado de educação.

O Serviço de Animação Missionária promove uma reunião de preparação, de participação obrigatória, no dia 6 de julho, pelas 10h00, no CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

CB

Jul
16
Ter
Coimbra: Seminário recorda lançamento da primeira pedra com várias atividades
Jul 16 todo o dia

Coimbra, 16 jul 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior de Coimbra estão a decorrer, ao longo do dia de hoje, várias atividades para comemorar o lançamento da primeira pedra, há 271 anos, daquela instituição.

Durante a manhã realizam-se várias atividades para crianças que são orientadas por Diana Fonseca e das 11h00 às 18h00, Carolina Ferreira e Cidália Santos fazem visitas guiadas ao Seminário Maior de Coimbra, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

O reitor do seminário, padre Nuno Santos, celebra, às 16h00, a eucaristia na igreja da instituição e, uma hora depois, vai ser inaugurado o espaço museológico Póvoa dos Reis com conferência de Jorge Paiva e Fátima Sales.

O concerto de órgão de tubos com Paulo Bernardino é às 19h00 e meia hora depois Jaime Castelo Branco e Miguel Figueiredo levam à cena a peça de teatro: Contos de Fajão.

LFS

Coimbra: Era preciso «refundar» a identidade do Seminário Maior para chegar «mais longe» – Padre Nuno Santos

 

Santarém: Aniversário da diocese e lançamento do ano pastoral
Jul 16@21:00

Santarém, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém celebra, dia 16 deste mês, os 44 anos da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé e vai ser lançado o novo ano pastoral.

O bispo diocesano, D. José Traquina, convida as comunidades a estarem presentes na Sé de Santarém nesse dia, às 21h00, e vai entregar a representantes dos conselhos pastorais das paróquias a nova carta pastoral, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Traquina apela à presença dos membros dos conselhos pastorais de cada paróquia, de cada movimento e instituto religioso na diocese, “de modo que estes preparem os seus programas pastorais respetivos em consonância com a proposta da Diocese de Santarém”, lê-se.

LFS