Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Mar
18
Seg
Viseu: Semana bíblica sobre «Jovens, Bíblia e Fé»
Mar 18_Mar 21 todo o dia

Viseu, 18 mar 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu promove entre hoje e quinta-feira uma Semana Bíblica, no seminário daquela cidade, em sessões que decorrem entre as 20h30 e as 22h30, com o tema «Jovens, Bíblia e Fé».

Esta iniciativa é promovida pelo Secretariado da Educação Cristã da Diocese de Viseu e dá continuidade aos desafios pastorais do biénio 2017-2019, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo destes dias, frei Domenico Celebrin, da Ordem dos Frades Menores Conventuais da Comunidade de Coimbra e Juan Ambrósio, da Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, são oradores.

Frei Domenico Celebrin tem como repto desafiar os presentes à vivência da «Lectio Divina», proporcionando um “contacto mais direto e profundo com a Palavra através da meditação e introspeção”.

O professor Juan Ambrósio vai cingir a sua reflexão sobre a «Palavra de Deus, fonte de vida para os Jovens».

LFS

Abr
13
Sáb
Évora: Mora recebe Dia Diocesano da Juventude
Abr 13@10:00_17:00

Évora, 12 abr 2019 (Ecclesia) – O Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora convida “todos os jovens” a participarem num encontro a partir das 10h00 deste sábado, 13 de abril, em Mora.

“Não podes perder este encontro! Haverá lugar para muita partilha, reflexão e alegria”, destaca o Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil, em informação enviada à Agência ECCLESIA.

A organização convida os jovens a “mergulhar” no Dia Diocesano da Juventude 2019 que tem como tema ‘Discípulos Missionários’.

“Convida o teu grupo de jovens, grupo de amigos, grupo da paróquia… e não fiques de fora!”, reforça o departamento.

Mora vai receber o Dia Diocesano da Juventude 2019, entre as 10h00 e as 17h00 deste sábado, e do programa destaca-se, depois de um momento de Oração, o envio para a missão às 11h00.

O Departamento de Comunicação Social da Arquidiocese de Évora assinala que para mais informações pode ser consultada a página da Pastoral Juvenil na rede social Facebook e as inscrições são online.

CB

Viseu: Assembleia Diocesana de Jovens
Abr 13@10:00_16:00

Viseu, 28 mar 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu vai realizar uma assembleia de jovens, onde está previsto um encontro com o bispo D. Luciano Cordeiro, no dia 13 de abril, no Santuário do Senhor dos Caminhos, em Rãs, no Sátão.

‘Jovem, põe-te a caminho!’ é o tema/convite da Assembleia Diocesana da Juventude de Viseu onde têm como objetivos “preparar líderes” que possam escutar e acompanhar jovens “nos níveis arciprestal e paroquial”.

A juventude de Viseu vai promover também a receção do Sínodo dos Bispos 2018, que teve como tema ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, e no próximo dia 2 vai ser publicada a Exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco «Christus Vivit».

“Percorrer o caminho quaresmal com o bispo diocesano” é outro dos objetivos e está previsto um encontro e mensagem de D. Luciano Cordeiro aos jovens.

A assembleia diocesana da juventude de Viseu destina-se aos animadores de jovens, aos catequistas de crismandos e aos “jovens com potencial para ser animadores e catequistas”.

O Santuário do Senhor dos Caminhos, em Rãs, no Sátão, recebe o encontro que começa às 10h00 e termina com a oração de envio às 15h00, de 13 de abril.

A juventude de Viseu até à Jornada Mundial da Juventude de 2022, em Lisboa, está a viver o itinerário ‘A 7km – da JMJ PT2022/da felicidade’, com diversas propostas de encontro e reflexão que mobiliza a “escutar, ver, servir”.

CB

Abr
15
Seg
Évora: Arcebispo preside à Eucaristia no Estabelecimento Prisional
Abr 15@10:30

D. Francisco Senra Coelho Foto AE/MC

Évora, 15 abr 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora vai celebrar hoje uma Missa no Estabelecimento Prisional, assinalando a Semana Santa.

D. Francisco Senra Coelho comunica que vai celebrar a Eucaristia na prisão de Évora “desejando a todos Santas Festas Pascais”.

Numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA, agradece “o acolhimento atento e muito amigo que dispensaram” a diretora do Estabelecimento Prisional de Évora, demais membros da direção, os Guardas-prisionais, funcionários e “todos os presidiários”, na visita que realizou no início desta semana, dia 8 de abril.

Durante dois anos, de 1986 a 1988, o atual arcebispo de Évora foi capelão desta instituição por nomeação do arcebispo de então, “o saudoso D. Maurílio de Gouveia”.

Na mensagem publicada no sítio online da Diocese de Évora, D. Francisco Senra Coelho agradece também “o excelente trabalho” realizado no Estabelecimento Prisional pelos padres Jesuítas, pelas Irmãs Doroteias e três cursillistas da Ultreia de Évora, que “ali exercem o serviço de escuta e diálogo, de oração e apoio espiritual”.

A nível nacional, a Igreja Católica “promove e coordena a sua presença e a ação” junto das pessoas reclusas através da Pastoral Penitenciária, um departamento da Conferência Episcopal Portuguesa.

CB

Abr
27
Sáb
Évora: «Marcha da Paz» com São João Paulo II em Campo Maior
Abr 27@21:00

Campo Maior, 22 abr 2019 (Ecclesia) – Na localidade de Campo Maior, Arquidiocese de Évora, realiza-se, dia 27 deste mês, uma «Marcha da Paz» com São João Paulo II.

Esta iniciativa tem início às 21h00 com a recitação da Coroa da Divina Misericórdia (na Igreja da Misericórdia) e 30 minutos depois faz-se uma marcha silenciosa pela paz nas ruas de Campo Maior, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade que é promovida pelo Movimento da Mensagem de Fátima de Évora e pelas paróquias de Campo Maior encerra com a Eucaristia na Igreja da Verbum Dei.

LFS

Jun
6
Qui
Vouzela: Exposição «A quem rezamos devoções nas épocas medieval e moderna»
Jun 6@16:00

Vouzela, 06 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Municipal de Vouzela inaugurou hoje a exposição ‘A quem rezamos devoções nas épocas medieval e moderna’, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que pode ser visitada até 5 de setembro.

A Diocese de Viseu informa que para sua “valorização” os trabalhos realizados pelos alunos foram integrados com “peças de arte” de algumas paróquias deste território.

A mostra ‘A quem rezamos…’ permitiu aos alunos o estudo de algumas devoções do período medieval e da transição para a Época Moderna e os trabalhos foram realizados em parceria com a disciplina de Educação Visual, por isso, foram também feitos alguns trabalhos de artes plásticas.

A diocese viseense informa que exposição inaugurada esta tarde pode ser visitada até 5 de setembro, no Museu Municipal de Vouzela.

CB

Jun
7
Sex
Évora: «Faith’s Night Out» realiza-se na Escola dos Salesianos
Jun 7 todo o dia

Évora, 31 mai 2019 (Ecclesia) – Na cidade de Évora, auditório da Escola dos Salesianos, vai realizar-se, dia 07 de junho, às 19h00, o «Faith’s Night Out», uma atividade promovida pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS).

Para dar o seu testemunho de fé vão estar presentes: Padre Fernando Lopes (“Operação STOP, Deus chama-te”); Manuel Guerra (“O horizonte está mais longe do que eu consigo ver”); Sofia Guedes (“Ser feliz é dar-se aos outros”); Rita Carvalho (“Papel, Deus e caneta”); Sandra Costa (“Estou aqui”), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) são um movimento católico dirigido aos jovens a partir dos 16 anos e que promove o encontro e a formação através de diversas atividades, que atualmente conta com cerca de 180 jovens em Évora e cerca de 3000 jovens a nível nacional.

Uma delas é o Faith’s Night Out (FNO), um evento que surgiu em 2013 na cidade de Lisboa, inspirado nas famosas TedTalks, com o objetivo de transmitir experiências de fé de uma forma simples e cativante.

LFS

Jun
15
Sáb
Campo Maior: Comemoração do centenário da Capelinha das Aparições de Fátima
Jun 15@21:00

Campo Maior, 31 mai 2019 (Ecclesia) – O Movimento da Mensagem de Fátima da Arquidiocese de Évora em parceria com o Município de Campo Maior, vai organizar um “momento de oração” pela unidade da Igreja e pela paz, dia 15 de Junho, às 21h00 no Museu Aberto de Campo Maior, dia do centenário da conclusão da Capelinha das Aparições em Fátima.

Este “momento único no país”, contará com a réplica da Capelinha das Aparições, com a imagem do Imaculado Coração de Maria que velou o corpo da Irmã Lúcia e ainda a oferta de um Ramo de Mil Rosas beges em papel, confecionadas por campomaiorenses, que simbolizam as mil Ave Marias pela paz, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta oração contará com a recitação do terço, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra e com a presença de “algumas figuras devotas de Nossa Senhora”, treinador Fernando Santos; jornalista Aura Miguel; comendador Rui Nabeiro; Branca Paúl, médica da Irmã Lúcia e Manuel Arouca, escritor e Argumentista.

LFS

Jun
28
Sex
Évora: Schola Cantorum leva música de Fátima ao Alentejo
Jun 28_Jun 30 todo o dia

Peregrinação Nacional das Crianças

Évora, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A «Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima» vai realizar o II ciclo de concertos de verão, entre os dias 28 e 30 de junho, com dois concertos em terras alentejanas.

No dia 29, pelas 21h30, os pequenos cantores do coro infantil do Santuário de Fátima vão atuar na Igreja de Santiago, em Álcacer do Sal e no dia 30, pelas 17h00, realizam um concerto na Sé Catedral de Évora, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo e que assinala o encerramento das atividades do grupo, antes das férias, visa levar Fátima, nas vozes das crianças do coro infantojuvenil do santuário, a vários pontos do país; potenciar a atividade musical e promover e reforçar os laços de amizade no seio do grupo.

Nos dois concertos que irão realizar, os pequenos cantores irão interpretar reportório mariano e obras exclusivas da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, com o organista José Davide Barros e a flautista Ana Rita Ferreira, sob a direção de Paula Pereira.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima – coro infantil e juvenil do Santuário de Fátima – foi criado em outubro de 2003 e tem na sua formação atual cerca de 35 crianças e jovens, entre os 7 e os 20 anos de idade.

LFS

Jun
29
Sáb
Igreja/Música: Concerto com os 3 órgãos históricos da Igreja de São Francisco
Jun 29@18:00

Évora, 18 jun 2019 (Ecclesia) – A Igreja de São Francisco, em Évora, organiza, dia 29 deste mês, às 18h00, um concerto em que tocarão em simultâneo os 3 órgãos históricos da igreja construídos por Oldovino.

Nesta iniciativa, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, tocarão em simultâneo os 3 instrumentos históricos construídos no século XVIII pelo organeiro genovês Pascoal Caetano Oldovino: o da Capela-Mor, o da Tribuna Real e o mais pequeno, que se encontra no transepto direito da nave e tem a particularidade de ter sido o órgão pessoal de Pascoal Caetano Oldovino, deixado em testamento à igreja de S. Francisco, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA

Estes órgãos beneficiaram, durante um ano, de uma profunda operação de restauro dirigida pelo organeiro italiano Michel Formentelli em colaboração com a oficina de restauro de S. Francisco.

LFS

Jul
19
Sex
Igreja/Património: Concerto da Rota das Catedrais na Sé de Viseu
Jul 19 todo o dia

Viseu, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Viseu vai acolher, dia 19 deste mês, um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras integrado no projeto nacional Rota das Catedrais.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) estão a promover, de 28 de junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O concerto na Catedral de Viseu tem como soprano Isabel Alcobia; como contratenor João Paulo Azevedo e no órgão João Santos.

Obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) vão ser executadas pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

A catedral ou Sé de Viseu, que começou a ganhar significado maior com a implantação da nacionalidade, sempre acolheu fraternalmente as diferentes correntes estéticas surgidas no decorrer da sua já tão longa viagem pelo tempo.

LFS

Jul
23
Ter
Viseu: Bispo convida a viver o dia da Dedicação da Catedral
Jul 23@18:00

D. António Luciano adianta também que vão «lembrar os avós» na memória de São Joaquim e Santa Ana

Viseu, 20 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viseu convidou os fiéis a viver o dia  da Dedicação da Catedral em “ação de graças, gratidão e em clima de festa”, pelas 18h00 do próximo dia 23 de julho, lembrando o sentido e importância desta igreja.

“Todos os fiéis são convidados para a celebração solene da Eucaristia da Dedicação deste templo; Vivamos este dia em ação de graças, gratidão e em clima de festa”, escreveu D. António Luciano na sua ‘Palavra do Pastor’.

O bispo de Viseu sublinha que convida todos à reunião “à volta do altar da Catedral” para celebrarem festivamente a Eucaristia, “com o perfume da unção espiritual, da oração e da caridade fraterna” o altar “seja sempre um lugar sagrado”, centro aglutinador duma Igreja viva sempre unida ao bispo na “Igreja Mãe da Diocese e em todos os seus espaços e lugares”.

“Somos um povo que caminha junto em experiência sinodal, um povo em missão evangelizadora, um povo em comunhão, um povo em unidade, um povo em renovação. Somos a Igreja de Cristo, “Ele é a Cabeça da Igreja”, nós somos os seus membros em festa de louvor e ação de graças à Santíssima Trindade. Somos um povo que escuta a Palavra de Deus em caminhada de conversão pastoral e atenta às periferias”, desenvolveu.

D. António Luciano lembra que foi neste dia 23 de julho, em 2006, a ordenação episcopal e tomada de posse do bispo emérito D. Ilídio Leandro: “Por quem damos graças a Deus e por quem rezamos para que Deus lhe dê muita saúde e longos anos de vida e ministério. Parabéns! “Ad multos annus”.

“Peço ao povo santo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade, que não se esqueçam deste vosso Pastor e Bispo. Rezem por mim, neste primeiro aniversário de presença no meio de vós. Eu, de coração agradecido, também darei graças por cada um de vós”, escreve também.

O bispo de Viseu assinala ainda que no dia 26 de julho, memória de São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, vão “lembrar os avós” a quem pediu que ajudem “os netos na caminhada da fé”.

“Ajudai também os vossos filhos a serem bons filhos. Todos, avós, pais e filhos e netos a serdes boas famílias. Também eu rezo por vós e peço a Deus que vos ajude e abençoe. Parabéns, caros avós, por estardes a cumprir com amor e compaixão a vossa missão”, acrescentou D. António Luciano, no artigo publicado no sítio online da Diocese de Viseu.

CB

Jul
28
Dom
Évora: Escuteiros organizam acampamento regional
Jul 28@21:30

Évora, 28 jul 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora vai presidir à Eucaristia de abertura do acampamento regional (ACAREG) da Junta de Évora do Corpo Nacional de Escutas, pelas 21h30, deste domingo, em Ferreira do Zêzere.

A Arquidiocese de Évora informa que D. Francisco Senra Coelho vai presidir à Missa de abertura do XIX ACAREG que vai decorrer até 3 de agosto, no campo da região de Lisboa, o Centro de Atividades Escutistas de Ferreira do Zêzere.

O acampamento da Junta Regional de Évora do Corpo Nacional de Escutas (CNE – Escutismo Católico Português)  “deverá congregar cerca de 900 escuteiros” dos vários agrupamentos da diocese que vão ‘Unir a Terra Média’.

Esta região do CNE atualmente conta com 21 agrupamentos e as primeiras promessas na arquidiocese alentejana realizaram-se a 12 de julho de 1936, na igreja de São Francisco, mas a “primeira tentativa de fundação de um grupo do Corpo Nacional de Scouts em Évora data de 1929”, informa a junta regional na sua página na rede social Facebook.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português foi fundado em 27 de maio de 1923 e é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país.

A associação de educação não-formal tem como finalidade “a formação integral de crianças e jovens de ambos os géneros” tornando-os em cidadãos ativos, “sempre com o apoio de voluntários e à luz do Evangelho de Jesus Cristo e segundo a doutrina da Igreja Católica Romana que a associação professa, assume e difunde”.

CB

Ago
6
Ter
Igreja: Bispo de Viseu preside à festa do Senhor Bom Jesus do Pico
Ago 6 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 02 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à “festa principal” do Senhor Bom Jesus Milagroso, “uma das mais emblemáticas manifestações religiosas do Arquipélago dos Açores”, que começam com uma novena a partir de 27 de julho.

“Não se trata de uma festa apenas do Pico mas de todas as ilhas do triângulo (Pico, Faial, São Jorge)”, disse o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, o padre Marco Martinho, divulga o sítio diocesano ‘Igreja Açores’.

‘Ai de mim se não evangelizar é mote para as celebrações no santuário diocesano em São Mateus: A “festa principal”, a 6 de agosto, vai ser presidida por D. António Luciano, bispo da Diocese de Viseu que foi nomeado a 3 de maio de 2018.

A novena de preparação que este ano vai ter como pregador o padre Jacob Vasconcelos, diretor do Serviço da Catequese, Evangelização e Missão de Angra, começa dia 27 de julho.

O Senhor Bom Jesus Milagroso “é uma das mais emblemáticas” manifestações religiosas da Diocese de Angra e do Arquipélago dos Açores que conta com a participação de “milhares de forasteiros, sobretudo das ilhas vizinhas e também da diáspora”, entre 27 de julho até 7 de agosto.

O sítio online ‘Igreja Açores’ contextualiza que a festa que remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, cópia fiel das que se veneram”, mas a devoção que já existia era ao Senhor Crucificado”.

CB

Ago
7
Qua
Pastoral juvenil: Campo de trabalho missionário no Alandroal
Ago 7_Ago 14 todo o dia

Alandroal, 28 jun 2019 (Ecclesia) – A localidade do Alandroal (Arquidiocese de Évora) vai receber a oitava edição do «Dominismissio» de 07 a 14 de agosto e é promovida pela Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Esta semana, destinada a jovens entre os 15 e os 27 anos, os participantes “podem fazer a diferença junto das crianças, dos idosos e dos que mais precisam”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O comunicado realça que “do encontro com a pessoa de Jesus Cristo nasce a missão”, que parte do “coração, uma vez que são os corações os verdadeiros destinatários da atividade missionária do Povo de Deus”,

LFS