Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
2
Sáb
Fiéis Defuntos: Bispo de Coimbra preside no cemitério da Conchada
Nov 2@11:00

Coimbra, 31 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, preside, dia 02 de novembro, às 11h00, à celebração de Fiéis Defuntos no Cemitério da Conchada naquela cidade.

A Câmara Municipal de Coimbra “prontificou-se a apoiar as condições logísticas para a realização desta tão significativa celebração”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Como recordou o Papa Francisco (que desde 2016 tem celebrado o dia de finados num cemitério romano), este dia “é importante para recordar e fazer memória e isso nos deixa mais fortes, como pessoas e como povo”, salienta

Depois de ter cantado a glória e a felicidade de Todos os Santos que «gozam em Deus a serenidade da vida imortal», no primeiro dia de novembro, a Igreja, desde o início do século XI, consagra este dia à memória dos fiéis defuntos.

LFS

Nov
5
Ter
UCP: Simpósio «Teologia e Espaço Público nos 50 anos da Faculdade de Teologia»
Nov 5_Nov 6 todo o dia

Porto, 05 nov 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) encerra as comemorações do seu cinquentenário com um simpósio, no Porto, que decorre entre hoje e amanhã.

A iniciativa que decorre no Campus Foz da UCP – Porto tem como tema «Teologia e Espaço Público nos 50 anos da Faculdade de Teologia» e vai ter como oradores Julio Luis Martínez Martínez (Universidade Pontifícia Comillas), Maria Clara Bingemer (PUC-Rio), Lieven Boeve (Faculty of Theology and Religious Studies, Catholic University of Leuve), Pierangelo Sequeri (Presidente do Instituto João Paulo II – Roma) e vários oradores da Faculdade de Teologia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os dois dias serão marcados por conferências sob os temas «A pertinência pública do discurso teológico hoje», «Tendências teológicas na América Latina», «A teologia no mundo universitário» e «O impacto da cultura (pós)secular na transformação do discurso teológico», lê-se

No simpósio vai ser apresentado o álbum evocativo dos 50 anos da Faculdade de Teologia, redigido pelo jornalista António Marujo e com fotografias de António Pedro Ferreira

Na sessão de encerramento usam da palavra o bispo do Porto, D. Manuel Linda, e a diretora da Faculdade, Ana Jorge.

LFS

Nov
8
Sex
Igreja/Cultura: UCP recorda centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner
Nov 8_Nov 9 todo o dia

Porto, 07 nov 2019 (Ecclesia) – A Cátedra Poesia e Transcendência Sophia de Mello Breyner [UCP Porto], em parceria com a Faculdade de Teologia e o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, organiza um congresso, entre sexta-feira e sábado, no âmbito das relações entre estudos teológicos e literários, entre poesia e transcendência.

O colóquio terá lugar na Universidade Católica Portuguesa – Polo do Porto, e vai dar particular atenção aos seguintes eixos temáticos: “linguagem poética e linguagem teológica: continuidades e descontinuidades”; “linguagem poética e linguagem mística: inter[con]textualidades” e “linguagem poética e sagrado: aproximações estético-fenomenológicas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Trazida ao espanto da luz»: o assombro e a estranheza, o deslumbramento e o abismo, sugeridos pelo verso de Sophia de Mello Breyner Andresen, inspiram o primeiro congresso «no âmbito das hermenêuticas do religioso no espaço literário, com especial incidência sobre a sua dimensão poética» organizado no contexto do novo projeto Teotopias, refere o comunicado.

La elocuencia del mistério”, “O sagrado e o mistério como categorias de análise do religioso na literatura. Os casos de Dalila Pereira da Costa e de Mário Cláudio”, “Redenção e deformidade. A poética do estranhamento como discurso teológico da modernidade” e “Literatura y hospitalidad. El giro estético-dramático de la teologia” são os temas das conferências e painéis da manhã do primeiro dia.

Durante a tarde estão previstas seis intervenções, entre as quais “Razón teológica del arte literario”, “A salvação que habita a palavra. Um diálogo entre teólogos e poetas”, “A dimensão metafísica do banal profano. Graham Greene entre a literatura, o cinema e o ensaio”.

O programa prossegue na manhã de sábado com “«De mãos vazias perante a morte». Sobre o vazio de Deus em Vergílio Ferreira”; “«As coisas em que penso não existirão muitas vezes». A associação metonímica como princípio de continuidade em «Toda a Terra», de Ruy Belo”; “«De poderes abrir a vida». Sobre a casa na poesia de Daniel Faria e de Luiza Neto Jorge”; “«Silêncio de luz». Mística musical em Jorge de Sena”, “«Monoteísmo da razão e do coração, politeísmo da imaginação e da arte». A mitologia nova em Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner” e “Frei Agostinho da Cruz: um poeta para o nosso tempo”.

“«E se Deus nos falta?» Inquietações espirituais e formas de relação com Deus na literatura portuguesa contemporânea”, “O espanto da luz e a inocência da carne. A poesia de Sophia de Mello Breyner e de Adélia Prado”;  “O transcendente, o sagrado e o cristão na obra de Sophia de Mello Breyner”, “«No tempo dividido». Mistagogia da temporalidade na poesia de Sophia” são as conferências agendadas para a tarde, antecedendo um recital de poesia e a sessão de encerramento, que conta com a intervenção da reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil.

LFS

Igreja/Cultura: Sophia de Mello Breyner Andresen, a poeta e a cidadã inteira (c/vídeo)

Nov
16
Sáb
Coimbra: D. Virgílio Antunes preside à celebração da dedicação da catedral
Nov 16@18:00

Coimbra, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, preside, este sábado (16 de novembro) à celebração da dedicação da catedral daquela diocese.

Na Sé Velha, às 18h00 D. Virgílio Antunes preside à eucaristia da dedicação da Igreja catedral, “a mãe de todos as igrejas da diocese, expressão da identidade, da história e da construção do Povo de Deus em Coimbra, dedicada a Santa Maria de Coimbra”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Sé Velha de Coimbra localiza-se na freguesia da Almedina, na cidade e constitui um dos edifícios em estilo românico mais importantes do país.

Após a transferência da sede episcopal desde Conimbriga, no século V, a Catedral de Coimbra conheceu inúmeras vicissitudes históricas e manteve-se como pedra angular e sinal perene da comunhão da Igreja diocesana até aos nossos dias.

LFS

Nov
19
Ter
Coimbra: Concerto solidário apoia estudantes universitários
Nov 19@21:30

Coimbra, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Instituto Justiça e Paz de Coimbra promove, dia 19 de novembro, às 21h30, um concerto solidário com António Zambujo, André Sardet e Luís Travassos.

Esta iniciativa realiza-se no grande auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, e destina-se ao Fundo Solidário de apoio aos estudantes do Ensino Superior em dificuldades económicas, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Fundo Solidário vive apenas de donativos e este concerto constitui-se como um dos momentos mais importantes de recolha de fundos para continuar a atingir os seus objetivos.

“Valorizando a especificidade de cada pedido de ajuda e procurando encontrar um apoio satisfatório para cada estudante”, o Fundo alerta e mobiliza também toda a comunidade “para esta problemática, defende a igualdade de oportunidades na frequência do Ensino

Superior, combate o abandono escolar e promove o aproveitamento e a prossecução dos estudos”, lê-se.

LFS

Nov
23
Sáb
Igreja/Cultura: Cardeal Evaristo Arns homenageado em Felgueiras
Nov 23 todo o dia

Felgueiras, 23 set 2019 (Ecclesia) – O cardeal brasileiro, D. Paulo Evaristo Arns (1921-2016), vai ser homenageado, dia 23 de novembro, em Felgueiras (Diocese do Porto), no âmbito do festival «José Afonso – Festival Balada do Outono».

Na Escola Secundária de Felgueiras vai ser transmitido o documentário «Coragem! As muitas vidas do cardeal D. Paulo Evaristo Arns», dirigido por Ricardo Carvalho, alusivo à ditadura militar brasileira e apresentado o livro «D. Paulo Evaristo Arns – Um homem amado e perseguido», de Evanize Sydom e Marilda Ferri, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

D. Januário Torgal Ferreira e José Pacheco Pereira estarão presentes para falar do cardeal, da ditadura militar e de vários aspetos alusivos.

O cardeal Evaristo Arns (1921-2018), arcebispo-emérito e cardeal de São Paulo, combateu “muito corajosamente a ditadura militar brasileira (1964-1985)”, lê-se.

O festival «José Afonso – Festival Balada do Outono», começa no dia 5 de outubro e prolonga-se até 30 de novembro.

LFS

Igreja/Meditação: Seminário de Coimbra convida as pessoas a «tirar» um dia por mês
Nov 23 todo o dia

Coimbra, 23 nov 2019 (Ecclesia) – O Seminário de Coimbra propõe a partir de hoje, aos cristãos daquela diocese que tirem um dia por mês para descansar e para dar tempo a si mesmo.

A iniciativa intitulada «SHABBATH 2019-2020» é um tempo e um espaço para as pessoas se reencontrarem com o “seu interior” e para se deixarem “elevar pelo sagrado”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O dia proposto é sempre ao sábado, das 09h30 às 17h00, no Seminário Maior de Coimbra, e a psicologia, a teologia, o silêncio, a meditação… são apenas instrumentos para reencontrar a paz interior e o sentido pleno da existência.

O ciclo começa hoje e o tema é «Há vida na minha agenda?» sendo orientado pelo padre Nuno Santos e Jacinta Paiva.

No dia 14 de dezembro, no mesmo local, e em contexto de advento o padre Nuno Santos fala para os jovens (até aos 35 anos) sobre «#conectar-me» e Jacinta Paiva reflete (para adultos) sobre «Trazer Deus dentro de mim», lê-se.

O padre franciscano Luis Oliveira, no dia 25 de janeiro, aborda o tema «Emoções – caminho de santidade» e no dia 22 de fevereiro (em contexto de quaresma) o padre Nuno Santos dá o contributo para os jovens (até aos 35 anos) sobre «#recentrar / redirecionar/ recalcular» e Jacinta Paiva reflete (para adultos) sobre «As sedes que me habitam», lê-se.

LFS

Nov
25
Seg
Publicações: Lançamento da obra «No Tempo e na Eternidade: Caminhos com Telmo Ferraz»
Nov 25@18:30

Porto, 18 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «No Tempo e na Eternidade: Caminhos com Telmo Ferraz» da autoria de Henrique Manuel Pereira vai ser apresentada dia 25 deste mês, às 18h30, no auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa- Porto.

A apresentação estará a cargo de Luís Amaral, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pretende celebrar o 94.º aniversário natalício de Telmo Ferraz, sacerdote da diocese de Bragança-Miranda ao serviço da Obra da Rua, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O autor que é professor da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto escreve sobre Telmo Ferraz que “O que quer que sobre ele diga ou escreva deixa-me sempre a impressão de ficar no limiar de algo profundo ou muito alto. Este livro celebra a vida e a amizade.”

LFS

Nov
27
Qua
Igreja/Prisões: Celebração dos 50 anos da Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos
Nov 27 todo o dia

Porto, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos (O.V.A.R.) celebra os seus 50 anos, dia 27 deste mês, no Porto, com atividades alusiva a este dado histórico.

As comemorações realizam-se na sede do Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo (Rua de Santa Catarina, nº 769) e durante o dia a comunidade pode dialogar sobre o “sistema prisional” e pelas 15h00 decorre uma “sessão solene de homenagem aos fundadores” com “lançamento de publicação alusiva”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, preside, às 18h00, na Capela Nossa Senhora da Boa Hora de Fradelos à eucaristia de ação de graças pelo 50º aniversário da O.V.A.R.

No último ano, duas instituições decidiram realçar o trabalho feito pela Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos: A Assembleia da República com a atribuição do prémio «Direitos Humanos 2018» e, já em 2019, a «Terra Justa-Causas e Valores da Humanidade» (promovida pela Câmara Municipal de Fafe) que, também, premiou a O.V.A.R. pela sua ação humanitária.

LFS

 

Nov
28
Qui
Coimbra: Cáritas diocesana promove reflexão sobre violência familiar
Nov 28@15:00

Coimbra, 19 nov 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai realizar, dia 28 deste mês, às 15h00, uma tertúlia sob a designação «Violência familiar: o lado MENOR».

A sessão terá lugar na Livraria Almedina (localizada no Estádio Cidade de Coimbra), e surge na “sequência do trabalho conjunto desenvolvido pelos equipamentos da Cáritas de Coimbra que atuam na área de intervenção de crianças e famílias em risco/perigo”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

A tertúlia “Violência familiar: o lado MENOR” irá abordar o impacto e as consequências traumáticas da violência doméstica em crianças, jovens e mulheres que vivenciaram, em contexto familiar, situações de violência continuada.

O objetivo consiste em “criar um momento de reflexão crítica sobre vertentes da violência doméstica pouco exploradas, menos visíveis e valorizadas, mas extremamente pertinentes para a (re)construção do presente e futuro das vítimas”, lê-se.

A sessão será moderada por Maria Rosário Ataíde (Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra), tendo como oradores José Pinto (Cruz Vermelha de Matosinhos), Natália Cardoso (APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e Goreti Cardoso (Akto – Direitos Humanos e Democracia).

A tarde será ainda enriquecida com a dramatização do tema da Tertúlia pelos alunos do Curso de Animador Sociocultural da Escola Secundária D. Duarte e pela exposição fotográfica realizada pela Comunidade de Inserção Renascer no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

LFS

Nov
30
Sáb
Coimbra: Vigília para celebrar o dom da gravidez e da vida
Nov 30@21:00

Coimbra, 26 nov 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Família da Diocese de Coimbra promove, dia 30 deste mês, uma vigília para celebrar o dom da gravidez e da vida.

A celebração, que inclui a bênção das grávidas, é às 21h00, na Sé Nova daquela cidade, lê-se no convite enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Dez
3
Ter
UCP: Instituição junta-se à ação «Giving Tuesday», no dia da pessoa com deficiência
Dez 3 todo o dia

Porto, 02 dez 2019 (Ecclesia) – No âmbito do Dia da Pessoa com Deficiência, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) junta-se, esta quarta-feira, à mega ação solidária «Giving Tuesday»

Com o mote «Dá para mudar», Universidade Católica Portuguesa, polo do Porto, promove uma recolha de bens e um torneio de matrecos, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para assinalar o Dia da Pessoa com Deficiência, a UCP, em conjunto com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, a Associação Somos Nós e a APPACDM – Porto, organiza um torneio de matrecos entre grupos e associações de estudantes da UCP e utentes de associações de pessoas portadoras de deficiência.

Esta iniciativa visa “reduzir a indiferença ao celebrar a igualdade e fomentar momentos de convívio e diversão entre alunos e utentes”.

A “mega” recolha solidária, que se inicia também a 3 de dezembro, vai estender-se ao longo de todo o mês de dezembro, visando a recolha de bens alimentares, roupa, brinquedos entre outros, que irão reverter a favor de várias instituições parceiras da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

LFS

Dez
5
Qui
Porto: Debate sobre «Que Igreja (Não) Tem Futuro?»
Dez 5@21:00

Porto, 29 nov 2019 (Ecclesia) – O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e a ex-ministra da saúde e fundadora da Associação Dignitude, Maria de Belém Roseira, vão participar, 05 de dezembro, no debate «Que Igreja (Não) Tem Futuro?».

Esta iniciativa que se realiza na Casa Diocesana de Vilar, Porto, às 21h00, tem também como interveniente Guilherme d´Oliveira Martins, professor universitário e administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e o debate é moderado pelo padre Anselmo Borges, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

A obra «Conversas com Anselmo Borges – A vida, as religiões, Deus» de Anselmo Borges é o mote para este debate.

LFS

Dez
6
Sex
Porto: Novo Núncio Apostólico visita instituições da diocese
Dez 6_Dez 7 todo o dia

Porto, 26 nov 2019 (Ecclesia) – O novo Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, vai visitar, dias 06 e 07 de dezembro, várias instituições da Diocese do Porto.

“Está a ser ultimado um programa para essa permanência do embaixador da Santa Sé em Portugal na diocese do Porto do qual se destaca a visita aos seminários diocesanos, à casa sacerdotal, aos santuários diocesanos e à Obra Diocesana de Promoção Social, lê-se no site do jornal «Voz Portucalense».

D. Ivo Scapolo foi nomeado pelo Papa Francisco a 29 de agosto e apresentou as suas cartas credenciais ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa no dia 22 de novembro.

LFS

Portugal: Novo núncio destaca «boas relações» de colaboração Igreja-Estado

 

Dez
8
Dom
Igreja/Natal: Grupo de jovens «Fé e Obras» faz o «Presépio Vivo de Poiares»
Dez 8 todo o dia

Porto, 27 nov 2019 (Ecclesia) – O grupo de jovens «Fé e Obras» promove mais uma edição do «Presépio Vivo de Poiares» nos dias 08, 15 e 22 de dezembro e 05 de janeiro que terá lugar na antiga Escola Primária de Poiares (Peso da Régua), Diocese do Porto.

As várias sessões (08, 15 e 22 de dezembro e 05 de janeiro) decorrem sempre entre as 15h30 e as 17h30, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O objetivo deste presépio vivo, visa “colocar Jesus menino no centro do natal de cada um”.

Ali concretiza-se o “mistério cristão” que se desenvolve “num ambiente de alegria” e este presépio mostra “a relação que existe entre Cristo que nasce” e das pessoas que o acolhem de “braços abertos”.

O presépio mostra “todas as cenas bíblicas que antecedem o nascimento do Menino e também o que lhe sucede com a representação de várias cenas e ambientes típicos da época e a participação de mais de uma centena de figurantes”.

LFS